Sexta 18/04
Endereço: Hynes Convention Center, número 900, Boylston St, Boston.
Sábado 19/04
Domingo 20/04
Segunda-feira 21/04
Obs.: os horários a cima são locais.
Maratona · 25 nov, 2007
São Paulo - Para comemorar o dia da consciência negra, que aconteceu no último dia 20 de novembro, a Corpore realizou nesse domingo (25) na capital paulista a corrida SP Classic Samsung Zumbi dos Palmares. Cerca de 12 mil pessoas participaram da competição que teve largada e chegada no estacionamento da Assembléia Legislativa.
Todos os participantes percorreram dez quilômetros e o pódio dessa vez ficou com os atletas quenianos Titus Kibii (29min37) e Nancy Kipron (34min04). Representantes da cultura africana, eles completaram a corrida sem muita dificuldade. De acordo com Coquinho, treinador dos quenianos, os vencedores vieram participar de uma temporada de três meses de treinos e competições no Brasil. Esse grupo que correu hoje vai embora no dia três de dezembro e chega um novo grupo para disputar Volta da Pampulha e São Silvestre, conta.
No masculino o melhor brasileiro da prova foi Luis Paulo Antunes com a terceira colocação em 30min04. Essa foi uma corrida complicada porque eu venho de uma semana de treinos pesada. Estou treinando para a Volta da Pampulha, revela o brasileiro que pretende ficar entre os cinco primeiros colocados da corrida mineira. Esta será realizada no dia dois de dezembro em Belo Horizonte.
Já no feminino a melhor brasileira foi Maria Zeferina Baldaia. Ela ficou com a segunda colocação no tempo de 34min40. A atleta, que mora em Sertãozinho, São Paulo, também se prepara para a Volta da Pampulha. Fiquei muito feliz com o meu resultado. Isso mostra que estou no caminho certo para a Pampulha, conta.
Outro atleta de elite que esteve presente na prova foi o ultramaratonista Valmir Nunes. Mas dessa vez a corrida foi apenas um passatempo. Ele completou os 10 quilômetros longe dos primeiro colocados, em 1h14min. Hoje corri com minha esposa e um amigo. Fui bem tranqüilo e dessa vez vi a corrida com outros olhos. Gostei de estar no meio dos corredores e sentir o clima da prova para os amadores, diz o ultramaratonista.
De acordo com Valmir, no próximo mês ele vai operar o pé esquerdo e por isso terá que ficar três meses parado, apenas com treinos de pouco impacto. Mas seu próximo desafio já está definido, uma ultramaratona no mês de maio na Itália.
A festa na SP Classic ficou com os atletas amadores. Mesmo com objetivos diferentes, cada um dos 10 mil participantes se esforçou para cruzar a linha de chegada, mas nem todos conseguiram.
O paulista Luis Antonio Schiavon, 54 anos, acordou cedo, se preparou, mas teve que abandonar a prova no quilômetro cinco. Eu acabei pisando em falso e virei meu pé. Tentei seguir adiante e não consegui, revela. Mesmo assim Luis não perdeu o bom humor e foi acompanhar a chegada dos outros participantes.
Já para Cristiane Lapa, 38 anos, a corrida foi muito boa mas o calor foi intenso. Esportista há oito anos, Cristiane começou a correr por causa de um namorado e não parou mais. Eu comecei motivada por ele. Hoje não namoro mais ele e sei que ele parou de correr. Eu estou aqui firme e forte, revela.
Resultados:
Feminino
Nancy Kipron 34min04
Maria Zeferina Baldaia 34min40
Chentai Rionotuki 34min57
Masculino
Titus Kibii 29min37
Kiprono Chemwolo 29min44
Luis Paulo Antunes 30min04
Corridas de Rua · 25 nov, 2007
O ano de 1995 foi quando comecei a correr inclusive participando de minha primeira maratona. Foi também quando fiz minha primeira corrida de 10 quilômetros. Inscrito estava lá em um domingo pela manhã junto com outros 600 gatos pingados. Postados na largada ao lado do Momento das Bandeiras e pelo que me lembro, o pórtico resumia-se a uma pintura da linha de largada no chão.
A prova estava marcada para acontecer em duas voltas pelo parque do Ibirapuera, mas 15 minutos antes da largada teve que ser modificada. Assim pela primeira vez corria o famoso Rubem Berta em que vamos quase até o Aeroporto de Congonhas e voltamos para o parque do Ibirapuera.
Mas um detalhe: faltando 5 minutos para a largada o tempo começa a se fechar. Um pingo, dois pingos e um temporal desaba sob nossas cabeças, soa a corneta, a largada é dada, fomos e voltamos e a chuva continuava a aumentar. Parei na fila das medalhas comprimento um cara que chegou logo atrás de mim e começamos a conversar. E lembro até hoje do teor da conversa que girava em torno de que se tínhamos chegado juntos naquela prova podíamos montar uma dupla para correr o Revezamento do Pão de Açúcar. A dupla não vingou mas a amizade com o Beto Iannuzzi dura até hoje.
Papo vem, papo vai e a chuva que já era forte virou torrencial. Chegamos na baia e ganhei uma medalha de latão, porém valiosíssima, era minha primeira medalha. Começa ventar os banners que compõem o palco da premiação ficam pendurados, os organizadores chamam atenção dos poucos corredores que restam e zelando pela segurança dão por encerrada a prova sem a realização da tradicional entrega dos troféus e sorteios de brindes para nós mortais corredores.
Essa prova relatada acima foi muito importante para mim por vários motivos e ela é hoje muito importante para o calendário brasileiro de corridas de rua, já que ela leva o nome de São Paulo Classic 10K, e acontece hoje em sua 13ª edição e levará ao mesmo local da primeira edição mais de 12 mil corredores inscritos.
Corridas de Rua · 25 nov, 2007
Estou indo agora participar aqui em São Paulo de um simpósio da Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Rua (AIMS), que é a principal entidade focada em corridas de rua do mundo. Atualmente a AIMS congrega cerca de 240 provas internacionais que seguem as normas do atletismo de rua estabelecidas pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Possuir a chancela AIMS significa seguir padrões internacionais de organização e ter respaldo de seriedade.
O simpósio faz parte da programação da São Paulo Classic 10K Samsung que rola amanhã em sua 13ª edição. Serão discutidos temas de interesse da comunidade de corridas no Brasil e no mundo e ainda será apresentado o projeto sobre o AIMS World Congress que vai acontecer pela primeira vez no Brasil no ano de 2009.
É o Brasil se posicionando no cenário internacional de corridas de rua, no caso específico, resultado do irrepreensível trabalho da Corpore.
Corridas de Rua · 24 nov, 2007
As inscrições para a corrida Volta da Pampulha foram encerradas. De acordo com os organizadores, 9.800 atletas irão participar da competição que acontece no dia dois de dezembro em Belo Horizonte.
Os participantes irão enfrentar 17,8 quilômetros de prova, um pouco mais dos 15 quilômetros da São Silvestre. Por isso a Pampulha é considerada uma preparação para a tradicional corrida paulista que acontece no último dia do ano.
A entrega do kit dos corredores, composto de camiseta, número de peito e chip de cronometragem, começa no dia 29, das 15h às 20h, no Iate Tênis Clube, que fica na Avenida Dr. Otacílio Negrão de Lima, 1.350, na Pampulha. Os inscritos poderão retirar o material ainda no dia 30, das 9h às 20h, e no dia primeiro, das 9h às 16h, no mesmo local. No dia dois, dia da prova, não haverá entrega de kit.
Os principais atletas do Brasil já confirmaram participação na corrida, que terá largada e chegada na Praça Alberto Dalva Simão. Entre eles estão os atuais campeões Franck Caldeira e Lucélia Peres de Oliveira, vencedores também da São Silvestre do ano passado.
Corridas de Rua · 24 nov, 2007
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou essa semana os critérios de convocação requeridos para a Olimpíada de Pequim ano que vem. Os índices foram estabelecidos pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e os critérios pelo Conselho Técnico da CBAt, após reunião em São Paulo.
Todos os atletas que já alcançaram o índice A desde janeiro deste ano, época em que os resultados começaram a valer, terão que fazer pelo menos o índice B até 20 de julho de 2008, prazo final estabelecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para inscrição de atletas nos Jogos. Cada nação poderá inscrever até três atletas por prova com índice A e, caso nenhum competidor alcance essa marca em determinado evento, o Comitê poderá inscrever algum com índice B, desde que obtido em 2008, até dia 20 de julho.
Caso haja mais de três atletas com índice A em uma mesma prova, serão convocados o campeão e o vice do Troféu Brasil de Atletismo (25 a 29/06 de 2008), assim como o líder do Ranking Brasileiro até o dia 20/07. Caso os vencedores do Troféu não alcancem índice, serão convocados os subseqüentes do Ranking.
Índice B - Nas competições em que não houver atletas com índice A e houver mais de um com índice B, a convocação será para o campeão do Troféu Brasil. Caso ele não obtenha o tempo necessário, será convocado o primeiro do Ranking em 20 de julho.
Os qualificados atualmente são Vicente Lenilson (100m; 200m), José Carlos Moreira (100m); Sandro Viana (200m); Fabiano Peçanha e Kleberson Davide (800m); Hudson de Souza (1.500m); Marilson Gomes dos Santos (10.000m); Anselmo Gomes da Silva (110 m com barreiras), Fábio Gomes da Silva (salto com vara) e Jadel Gregório (salto triplo).
No feminino aparecem Lucimar Moura (100m, 200m), Fabiana Murer (salto com vara), Maurren Maggi (salto em distância, salto triplo), Keila Costa (salto em distância, salto triplo), Elisângela Adriano (lançamento do disco).
Nas provas de revezamento 4x100m e 4x400m, participarão as 16 melhores equipes (uma de cada país), de acordo com o Ranking da IAAF entre 1/01/2007 e 16/07/2008. Até o momento, a melhor posição do Brasil é no 4x100m masculino, com 37seg99 e 38seg27 obtidas na final e semifinal do Mundial de Osaka. A equipe teve Vicente Lenilson, Rafael Ribeiro, Basílio de Moraes Júnior e Sandro Viana.
Na Maratona e marcha de 50 km valem os índices obtidos entre 1/01/2007 e 11/05/2008 e serão convocados os três primeiros do Ranking Brasileiro no período, desde que tenham Índice "A". Caso nenhum atleta obtenha a marca, será chamado o atleta com índice B alcançado entre 1/01/2007 e 11/05/2008.
Com o Índice A na maratona masculina estão qualificados: 1º Marilson Gomes dos Santos, 2º Clodoaldo Gomes da Silva, 3º Franck Caldeira, 4º José Teles de Souza, 5º Geovane de Jesus Santos.
No feminino, duas atletas têm a mesma marca (Índice B): Marizete Moreira dos Santos e Sirlene Pinho. Ambas ostentam o tempo de 2h39min08, a primeira em Roma e a segunda Em Buenos Aires e, caso elas não obtenham tempos diferentes, o Conselho Técnico definirá a representante brasileira. Nos 50 km marcha masculina, Mário José dos Santos Júnior tem o Índice B.
O torneio de atletismo, ponto alto dos Jogos de Pequim, será disputado de 15 a 24 de agosto de 2008.
Homens*
| Evento | Índice A | Índice B |
| 100 metros | 10seg21 | 10seg28 |
| 200 metros | 20seg59 | 20seg75 |
| 400 metros | 45seg55 | 45seg95 |
| 800 metros | 1min46seg00 | 1min47seg00 |
| 1.500 metros | 3min36seg60 | 3min39seg00 |
| 5.000 metros | 13min21seg50 | 13min28seg00 |
| 10 mil metros | 27min50seg00 | 28min10seg00 |
| Maratona | 2h15min00 | 2h18min00 |
| 20 KM Marcha Atlética | 1h23min00 | 1h24min30 |
| 50 Km Marcha Atlética | 4h00min00 | 4h07min00 |
Mulheres*
| Evento | Índice A | Índice B |
| 100 metros | 11seg32 | 11seg42 |
| 200 metros | 23seg | 23seg20 |
| 400 metros | 51seg55 | 52seg35 |
| 800 metros | 2min00seg00 | 2min01seg30 |
| 1.500 metros | 4min07seg00 | 4min08seg00 |
| 5.000 metros | 15min09seg00 | 15min24seg00 |
| 10 mil metros | 31min45seg00 | 32min20seg00 |
| Maratona | 2h37min00 | 2h42min00 |
| 20 KM Marcha Atlética | 1h33min30 | 1h38min00 |
*Fonte: Site oficial da IAAF
Atletismo · 23 nov, 2007
No próximo dia dois de dezembro acontece em São Paulo a Corrida Monte Líbano, competição que esse ano chega à sua 25ª edição e se tornou uma das opções de provas festivas de final de ano em São Paulo. O percurso é de 5,7 quilômetros e passará pelas Avenidas República do Líbano, IV Centenário, Sagres e Ibirapuera.
Ano passado a vitória ficou com Leandro dos Santos Oliveira entre os não sócios, com o tempo de 17min24 e com Arthur Rabay entre os sócios, com o tempo total de 19min16. Já entre as mulheres, Gisele Tartuce foi a primeira sócia a cruzar, com 25min55, enquanto Renata Bitar foi a primeira não sócia a fechar o trajeto, ao marcar 23min38.
Ano passado 600 pessoas participaram e, segundo a assistente administrativa do Clube Monte Líbano, em entrevista ao site da Secretaria de Esportes, o pessoal adora essa prova e todo mundo sempre elogia a organização. A largada será dada às 8h em frente à sede do Clube, na Avenida Republica do Líbano, 2267, região do Ibirapuera.
As inscrições já estão abertas, custam R$ 25 e devem ser feitas diretamente no Clube, até o próximo domingo (25) ou término das vagas. Para informações adicionais, basta ligar para o telefone (11) 5088-7070.
Corridas de Rua · 23 nov, 2007
Dias desses estava girando pela Cidade Universitária e pude observar que o perigo mora ao lado, já que é grande o número de cachorros soltos dentro da USP, um dos mais tradicionais redutos de corredores da capital paulista. Diferente dos mimosos pets domésticos, os da USP representam perigo, já que se agrupam em matilhas.
Na USP passar por um deles enquanto corremos é muito fácil, eles passam por nós despercebidos e achamos até legal. Mas quando se juntam para dar seu footing aí a coisa complica. Querendo variar o percurso da volta de seis quilômetros me aventurei lá pelos lados da Praça do Relógio e quando menos espero estava no meio de vários cachorros. Deveria ser coisa de 10 a 15 animais, um deles veio se engraçar e eu dei uma bronca (interiormente eu estava com muito medo) e ele se afastou.
A ordem nessas circunstâncias é manter a calma e parar de correr. É importante demonstrar a ele que você esta só de passagem e não quer ameaçar seu território. Isso é o básico que podemos fazer, porém, o fator sorte deve ser observado. E se o cachorro não esta nem aí com suas broncas?
Cabe a prefeitura da Cidade Universitária delinear um plano e afastar o perigo. Por outro lado, o que nós corredores podemos fazer para ajudar a tornar a USP mais segura? Você já teve alguma experiência ruim com cães durante sua corrida, comente no link abaixo.
Corridas de Rua · 23 nov, 2007
Claro que antes de dar início a qualquer tipo de atividade física, é imprescindível que se faça um check-up cardiológico e, se possível (principalmente se a atividade em questão for correr), também um ortopédico, para se evitar qualquer tipo de surpresas no meio do caminho.
Contudo, tenho percebido que, com o objetivo atingido, a motivação diminui e a tendência do indivíduo parar de correr é bastante grande. É, então, que acontece todo aquele processo de desadaptação - no começo a pessoa sente falta do exercício, mas como o corpo é naturalmente preguiçoso, esta falta vai ficando cada vez menor, até que passa totalmente e o sedentarismo volta à ativa.
Se a pessoa está acostumada a treinar sozinha, este processo costuma ser mais rápido ainda. O que precisamos ter em mente é que a corrida tem que ser algo prazeroso a não ser em casos onde a pessoa tem as provas como seu ganha-pão, é claro. Você vai perceber que vai haver épocas em que você vai estar totalmente pilhado e o seu desempenho vai corresponder a isso.
Portanto, antes de dizer que cansou de correr, reveja seus objetivos lembre-se de que correr com uma galera costuma ser bastante divertido. Você pode conhecer a cidade onde mora correndo. Por exemplo, de final de semana, escolha um ponto turístico pelo qual você nunca passou a pé e vá até lá correndo com alguns amigos. Tenho certeza de que será uma experiência diferente. Só tome alguns cuidados básicos, como:
Usando a corrida como meio de descarregar seu estresse diário, você consegue manter sua forma física, além de preparar seu organismo para suportar melhor as cargas opressivas do seu dia-a-dia. Então, corra e tenha uma vida mais equilibrada! Um grande abraço e até a próxima.
Corridas de Rua · 23 nov, 2007
Neste domingo acontece a edição 2007 da Maratona de Curitiba, evento que contará também com uma caminhada e uma prova de 10 quilômetros, todas com os kits sendo entregues entre hoje e amanhã. Também será possível realizar as inscrições de última hora para a corrida e maratona, que tem 100 e 200 vagas remanescentes respectivamente.
O kit é composto por bolsa, camiseta, número de identificação, chip de controle, boné e manual do atleta para a maratona, enquanto os atletas dos 10 quilômetros receberão bolsa, camiseta, número de identificação, chip e manual. Já os da caminhada receberão sacola, camiseta, viseira, número de identificação e manual.
No momento da retirada, é necessário apresentar um documento de identificação e o comprovante da taxa de pagamento da maratona ou da corrida, enquanto os caminhantes deverão apresentar o documento e levar uma lata de leite, caso ainda não tenham efetuado essa doação. Ao todo serão 2.300 corredores na prova principal, 1.500 corredores nos 10 km e mil na caminhada.
Nesta sexta-feira a entrega acontece a partir das 14h na praça Oswaldo Cruz, na Rua Brigadeiro franco, s/nº, em frente ao Shopping Curitiba, no Centro e serão encerradas às 18h do sábado no ginásio localizado na praça. Já as inscrições extras poderão ser feitas sob o valor de R$ 70 para a maratona e R$ 40 para a corrida.
Maratona · 23 nov, 2007
Neste domingo acontece em São Paulo a corrida Samsung 10k Corpore São Paulo Classic, competição que homenageará o Dia Nacional da Consciência Negra, com a entrega do 6º Troféu Zumbi dos Palmares. A largada acontece a partir das 8h na Rua Pedro Álvares Cabral (em frente à Assembléia Legislativa).
A arena da prova será no estacionamento da Assembléia e o percurso passará pelas Avenidas Pedro Álvares Cabral, onde será a largada, República do Líbano, 23 de maio e Rubem Berta retornando pelas mesmas até a linha de chegada de volta ao ponto original. De acordo com a Corpore, que organiza o evento, a expectativa é reunir cerca de 12 mil participantes.
Entre os destaques nacionais estão Sergio Celestino da Silva, José Telles de Sousa, Juliano Geno da Silva, Carly Jose Cardoso, William Salgado Gomes, Daniel da Silva Freitas e Miguel de Queiroz Filho, que vão disputar os primeiros lugares com um grupo de quenianos. Kiprono Chemwolo Mutai, James Rotich, Mutai Kipkemei, Kimutai Kiplimo, Kosegei Kenneth Kiplimo, Clarles Korir e Titus Kibii serão os africanos na disputa.
Já entre as mulheres, Chemtai Rionotukei, Nancy Kipron, Eunice Kirwa e Jacqueline Chebor vão disputar o podium com Maria Zeferina Baldaia, Rosangela Faria, Adriana Aparecida da Silva e Maria Helena de Jesus Lima. A prova tem chancela da AIMS (Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Rua), da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e da FPA (Federação Paulista de Atletismo).
O prêmio líquido será de R$ 27 mil entre os 10 melhores colocados e todos que completarem receberão medalha de participação e concorrerão a produtos da Samsung em sorteios. Haverá também premiação (6º Troféu Zumbi dos Palmares) para o primeiro atleta e para a primeira atleta que vencerem a Prova e o Troféu Fleury, para os cinco primeiros médicos (masculino e feminino).
Corridas de Rua · 23 nov, 2007
No dia nove de dezembro a loja esportiva Decathlon promoverá a primeira edição da Family Run Decathlon New Balance, competição que tem como objetivo reunir a família para a prática esportiva. Os participantes terão a opção de correr seis quilômetros, ou caminhar quatro.
De acordo com os organizadores, os pais poderão deixar os filhos numa área de recreação montada no local do evento, com entretenimento e brinquedos e sob supervisão de monitores. As disputas ocorrerão na área externa da loja de Campinas, com largada no estacionamento da loja às 9h.
Os três melhores colocados na categoria geral masculina e o primeiro em cada faixa etária receberão um par de tênis e as três melhores mulheres no geral e a campeã por faixa etária serão premiadas com um monitor cardíaco. Já para os atletas da caminhada haverá sorteio de pares de tênis.
As inscrições são limitadas em 350 atletas para corredores e 150 para caminhantes, no período de sete de novembro a dois de dezembro, ou até ser atingido o limite determinado pela organização. Podem ser feitas por fax na Proworld - (19) 3294-4949, ou ainda no balcão de atendimento da Decathlon Campinas.
Caminhada · 22 nov, 2007