Quenianos vencem SP Classic

São Paulo - Para comemorar o dia da consciência negra, que aconteceu no último dia 20 de novembro, a Corpore realizou nesse domingo (25) na capital paulista a corrida SP Classic Samsung Zumbi dos Palmares. Cerca de 12 mil pessoas participaram da competição que teve largada e chegada no estacionamento da Assembléia Legislativa.

Todos os participantes percorreram dez quilômetros e o pódio dessa vez ficou com os atletas quenianos Titus Kibii (29min37) e Nancy Kipron (34min04). Representantes da cultura africana, eles completaram a corrida sem muita dificuldade. De acordo com Coquinho, treinador dos quenianos, os vencedores vieram participar de uma temporada de três meses de treinos e competições no Brasil. “Esse grupo que correu hoje vai embora no dia três de dezembro e chega um novo grupo para disputar Volta da Pampulha e São Silvestre”, conta.

No masculino o melhor brasileiro da prova foi Luis Paulo Antunes com a terceira colocação em 30min04. “Essa foi uma corrida complicada porque eu venho de uma semana de treinos pesada. Estou treinando para a Volta da Pampulha”, revela o brasileiro que pretende ficar entre os cinco primeiros colocados da corrida mineira. Esta será realizada no dia dois de dezembro em Belo Horizonte.

Já no feminino a melhor brasileira foi Maria Zeferina Baldaia. Ela ficou com a segunda colocação no tempo de 34min40. A atleta, que mora em Sertãozinho, São Paulo, também se prepara para a Volta da Pampulha. “Fiquei muito feliz com o meu resultado. Isso mostra que estou no caminho certo para a Pampulha”, conta.

Outro atleta de elite que esteve presente na prova foi o ultramaratonista Valmir Nunes. Mas dessa vez a corrida foi apenas um passatempo. Ele completou os 10 quilômetros longe dos primeiro colocados, em 1h14min. “Hoje corri com minha esposa e um amigo. Fui bem tranqüilo e dessa vez vi a corrida com outros olhos. Gostei de estar no meio dos corredores e sentir o clima da prova para os amadores”, diz o ultramaratonista.

De acordo com Valmir, no próximo mês ele vai operar o pé esquerdo e por isso terá que ficar três meses parado, apenas com treinos de pouco impacto. Mas seu próximo desafio já está definido, uma ultramaratona no mês de maio na Itália.

A festa na SP Classic ficou com os atletas amadores. Mesmo com objetivos diferentes, cada um dos 10 mil participantes se esforçou para cruzar a linha de chegada, mas nem todos conseguiram.

O paulista Luis Antonio Schiavon, 54 anos, acordou cedo, se preparou, mas teve que abandonar a prova no quilômetro cinco. “Eu acabei pisando em falso e virei meu pé. Tentei seguir adiante e não consegui”, revela. Mesmo assim Luis não perdeu o bom humor e foi acompanhar a chegada dos outros participantes.

Já para Cristiane Lapa, 38 anos, a corrida foi muito boa mas o calor foi intenso. Esportista há oito anos, Cristiane começou a correr por causa de um namorado e não parou mais. “Eu comecei motivada por ele. Hoje não namoro mais ele e sei que ele parou de correr. Eu estou aqui firme e forte”, revela.

Resultados:

Feminino
Nancy Kipron – 34min04
Maria Zeferina Baldaia – 34min40
Chentai Rionotuki – 34min57

Masculino
Titus Kibii – 29min37
Kiprono Chemwolo – 29min44
Luis Paulo Antunes – 30min04

Corridas de Rua · 25 nov, 2007


Uma prova para entrar na história

O ano de 1995 foi quando comecei a correr inclusive participando de minha primeira maratona. Foi também quando fiz minha primeira corrida de 10 quilômetros. Inscrito estava lá em um domingo pela manhã junto com outros 600 gatos pingados. Postados na largada ao lado do Momento das Bandeiras e pelo que me lembro, o “pórtico” resumia-se a uma pintura da linha de largada no chão.

A prova estava marcada para acontecer em duas voltas pelo parque do Ibirapuera, mas 15 minutos antes da largada teve que ser modificada. Assim pela primeira vez corria o famoso Rubem Berta em que vamos quase até o Aeroporto de Congonhas e voltamos para o parque do Ibirapuera.

Mas um detalhe: faltando 5 minutos para a largada o tempo começa a se fechar. Um pingo, dois pingos e um temporal desaba sob nossas cabeças, soa a corneta, a largada é dada, fomos e voltamos e a chuva continuava a aumentar. Parei na fila das medalhas comprimento um cara que chegou logo atrás de mim e começamos a conversar. E lembro até hoje do teor da conversa que girava em torno de que se “tínhamos chegado juntos naquela prova podíamos montar uma dupla para correr o Revezamento do Pão de Açúcar”. A dupla não vingou mas a amizade com o Beto Iannuzzi dura até hoje.

Papo vem, papo vai e a chuva que já era forte virou torrencial. Chegamos na baia e ganhei uma medalha de latão, porém valiosíssima, era minha primeira medalha. Começa ventar os banners que compõem o palco da premiação ficam pendurados, os organizadores chamam atenção dos poucos corredores que restam e zelando pela segurança dão por encerrada a prova sem a realização da tradicional entrega dos troféus e sorteios de brindes para nós mortais corredores.

Essa prova relatada acima foi muito importante para mim por vários motivos e ela é hoje muito importante para o calendário brasileiro de corridas de rua, já que ela leva o nome de São Paulo Classic 10K, e acontece hoje em sua 13ª edição e levará ao mesmo local da primeira edição mais de 12 mil corredores inscritos.

Corridas de Rua · 25 nov, 2007


CBAt divulga critérios de convocação para Pequim

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou essa semana os critérios de convocação requeridos para a Olimpíada de Pequim ano que vem. Os índices foram estabelecidos pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e os critérios pelo Conselho Técnico da CBAt, após reunião em São Paulo.

Todos os atletas que já alcançaram o índice “A” desde janeiro deste ano, época em que os resultados começaram a valer, terão que fazer pelo menos o índice “B” até 20 de julho de 2008, prazo final estabelecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para inscrição de atletas nos Jogos. Cada nação poderá inscrever até três atletas por prova com índice “A” e, caso nenhum competidor alcance essa marca em determinado evento, o Comitê poderá inscrever algum com índice “B”, desde que obtido em 2008, até dia 20 de julho.

Caso haja mais de três atletas com índice “A” em uma mesma prova, serão convocados o campeão e o vice do Troféu Brasil de Atletismo (25 a 29/06 de 2008), assim como o líder do Ranking Brasileiro até o dia 20/07. Caso os vencedores do Troféu não alcancem índice, serão convocados os subseqüentes do Ranking.

Índice B - Nas competições em que não houver atletas com índice “A” e houver mais de um com índice “B”, a convocação será para o campeão do Troféu Brasil. Caso ele não obtenha o tempo necessário, será convocado o primeiro do Ranking em 20 de julho.

Os qualificados atualmente são Vicente Lenilson (100m; 200m), José Carlos Moreira (100m); Sandro Viana (200m); Fabiano Peçanha e Kleberson Davide (800m); Hudson de Souza (1.500m); Marilson Gomes dos Santos (10.000m); Anselmo Gomes da Silva (110 m com barreiras), Fábio Gomes da Silva (salto com vara) e Jadel Gregório (salto triplo).

No feminino aparecem Lucimar Moura (100m, 200m), Fabiana Murer (salto com vara), Maurren Maggi (salto em distância, salto triplo), Keila Costa (salto em distância, salto triplo), Elisângela Adriano (lançamento do disco).

Nas provas de revezamento 4x100m e 4x400m, participarão as 16 melhores equipes (uma de cada país), de acordo com o Ranking da IAAF entre 1/01/2007 e 16/07/2008. Até o momento, a melhor posição do Brasil é no 4x100m masculino, com 37seg99 e 38seg27 obtidas na final e semifinal do Mundial de Osaka. A equipe teve Vicente Lenilson, Rafael Ribeiro, Basílio de Moraes Júnior e Sandro Viana.

Na Maratona e marcha de 50 km valem os índices obtidos entre 1/01/2007 e 11/05/2008 e serão convocados os três primeiros do Ranking Brasileiro no período, desde que tenham Índice "A". Caso nenhum atleta obtenha a marca, será chamado o atleta com índice “B” alcançado entre 1/01/2007 e 11/05/2008.

Com o Índice “A” na maratona masculina estão qualificados: 1º Marilson Gomes dos Santos, 2º Clodoaldo Gomes da Silva, 3º Franck Caldeira, 4º José Teles de Souza, 5º Geovane de Jesus Santos.

No feminino, duas atletas têm a mesma marca (Índice B): Marizete Moreira dos Santos e Sirlene Pinho. Ambas ostentam o tempo de 2h39min08, a primeira em Roma e a segunda Em Buenos Aires e, caso elas não obtenham tempos diferentes, o Conselho Técnico definirá a representante brasileira. Nos 50 km marcha masculina, Mário José dos Santos Júnior tem o Índice B.

O torneio de atletismo, ponto alto dos Jogos de Pequim, será disputado de 15 a 24 de agosto de 2008.

Homens*

EventoÍndice AÍndice B
100 metros10seg2110seg28
200 metros20seg5920seg75
400 metros45seg5545seg95
800 metros1min46seg001min47seg00
1.500 metros3min36seg603min39seg00
5.000 metros13min21seg5013min28seg00
10 mil metros27min50seg0028min10seg00
Maratona2h15min002h18min00
20 KM Marcha Atlética1h23min001h24min30
50 Km Marcha Atlética4h00min004h07min00

Mulheres*

EventoÍndice AÍndice B
100 metros11seg3211seg42
200 metros23seg23seg20
400 metros51seg5552seg35
800 metros2min00seg002min01seg30
1.500 metros4min07seg004min08seg00
5.000 metros15min09seg0015min24seg00
10 mil metros31min45seg0032min20seg00
Maratona2h37min002h42min00
20 KM Marcha Atlética1h33min301h38min00

*Fonte: Site oficial da IAAF

Atletismo · 23 nov, 2007


Por que devo começar a correr e continuar correndo?

A maioria das pessoas que me procura para iniciar um treinamento de corrida já tem algum objetivo – aprender a correr, melhorar seu tempo, emagrecer, correr a São Silvestre. As metas pessoais são as mais variadas. O que posso complementar é que, além de buscar atingir seu objetivo, com o treinamento, o indivíduo melhora sua qualidade de vida como um todo, pois a atividade física, a corrida é um ótimo exemplo, ajuda na (o):

  • aumento da auto-estima;
  • aumento do condicionamento físico;
  • melhora da disposição;
  • diminuição do mau-humor;
  • prevenção de doenças cardiovasculares;
  • prevenção da osteoporose;
  • diminuição do colesterol ruim;
  • aumento do colesterol bom;
  • diminuição da hipertensão;
  • combate ao estresse;
  • prevenção à trombose (principalmente em mulheres);
  • combate à obesidade, entre outros tantos benefícios.

    Claro que antes de dar início a qualquer tipo de atividade física, é imprescindível que se faça um check-up cardiológico e, se possível (principalmente se a atividade em questão for correr), também um ortopédico, para se evitar qualquer tipo de “surpresas” no meio do caminho.

    Contudo, tenho percebido que, com o objetivo atingido, a motivação diminui e a tendência do indivíduo parar de correr é bastante grande. É, então, que acontece todo aquele processo de “desadaptação” - no começo a pessoa sente falta do exercício, mas como o corpo é naturalmente preguiçoso, esta “falta” vai ficando cada vez menor, até que passa totalmente e o sedentarismo volta à ativa.

    Se a pessoa está acostumada a treinar sozinha, este processo costuma ser mais rápido ainda. O que precisamos ter em mente é que a corrida tem que ser algo prazeroso – a não ser em casos onde a pessoa tem as provas como seu ganha-pão, é claro. Você vai perceber que vai haver épocas em que você vai estar totalmente “pilhado” e o seu desempenho vai corresponder a isso.

  • Por outro lado, vão acontecer fases em que o trabalho vai estar “pegando”, você não vai conseguir treinar direito, pois estará mais cansado, mais de “saco-cheio”. É nessa hora que você tem que aliviar as cobranças pessoais e usar o treino como uma maneira de descarregar seu estresse, sem se preocupar demais que o rendimento está caindo um pouco. Mas não se preocupe. Desde que você não pare de treinar totalmente e não “meta o pé na jaca” por completo, tipo engordando 10 kg, assim que esta fase “negra” passar (e pode ter certeza de que passa), você consegue voltar aos treinos com o mesmo vigor de antes.

    Portanto, antes de dizer que “cansou de correr”, reveja seus objetivos – lembre-se de que correr com uma galera costuma ser bastante divertido. Você pode conhecer a cidade onde mora correndo. Por exemplo, de final de semana, escolha um ponto turístico pelo qual você nunca passou a pé e vá até lá correndo com alguns amigos. Tenho certeza de que será uma experiência diferente. Só tome alguns cuidados básicos, como:

  • leve dinheiro para água e táxi / ônibus, se necessário;
  • nada de correr na rua ouvindo música alta, pois é preciso escutar o barulho do trânsito;
  • dê preferência aos carros, motos e bikes, pois dificilmente acontecerá alguma coisa a eles no caso de acidente;
  • preste atenção aos buracos e desníveis das ruas;
  • prefira correr em ruas mais tranqüilas.

    Usando a corrida como meio de descarregar seu estresse diário, você consegue manter sua forma física, além de preparar seu organismo para suportar melhor as cargas opressivas do seu dia-a-dia. Então, corra e tenha uma vida mais equilibrada! Um grande abraço e até a próxima.

  • Corridas de Rua · 23 nov, 2007


    Samsung homenageia Dia da Consciência Negra

    Neste domingo acontece em São Paulo a corrida Samsung 10k Corpore São Paulo Classic, competição que homenageará o Dia Nacional da Consciência Negra, com a entrega do 6º Troféu Zumbi dos Palmares. A largada acontece a partir das 8h na Rua Pedro Álvares Cabral (em frente à Assembléia Legislativa).

    A arena da prova será no estacionamento da Assembléia e o percurso passará pelas Avenidas Pedro Álvares Cabral, onde será a largada, República do Líbano, 23 de maio e Rubem Berta retornando pelas mesmas até a linha de chegada de volta ao ponto original. De acordo com a Corpore, que organiza o evento, a expectativa é reunir cerca de 12 mil participantes.

    Entre os destaques nacionais estão Sergio Celestino da Silva, José Telles de Sousa, Juliano Geno da Silva, Carly Jose Cardoso, William Salgado Gomes, Daniel da Silva Freitas e Miguel de Queiroz Filho, que vão disputar os primeiros lugares com um grupo de quenianos. Kiprono Chemwolo Mutai, James Rotich, Mutai Kipkemei, Kimutai Kiplimo, Kosegei Kenneth Kiplimo, Clarles Korir e Titus Kibii serão os africanos na disputa.

    Já entre as mulheres, Chemtai Rionotukei, Nancy Kipron, Eunice Kirwa e Jacqueline Chebor vão disputar o podium com Maria Zeferina Baldaia, Rosangela Faria, Adriana Aparecida da Silva e Maria Helena de Jesus Lima. A prova tem chancela da AIMS (Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Rua), da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e da FPA (Federação Paulista de Atletismo).

    O prêmio líquido será de R$ 27 mil entre os 10 melhores colocados e todos que completarem receberão medalha de participação e concorrerão a produtos da Samsung em sorteios. Haverá também premiação (6º Troféu Zumbi dos Palmares) para o primeiro atleta e para a primeira atleta que vencerem a Prova e o Troféu Fleury, para os cinco primeiros médicos (masculino e feminino).

    Corridas de Rua · 23 nov, 2007