A etapa de encerramento do Circuito Nutry aconteceu no último domingo em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e contou com a participação de cerca de 700 atletas. Havia dois percursos à escolha dos participantes, um de cinco e outro de 10 quilômetros.
A manhã nublada amenizou o calor da região do Jardim Botânico, palco da competição que teve largada às 8h15 com uma aula de aquecimento comandada por professores da Cia Atlética. Logo em seguida foi dado o tiro inicial.
Nos cinco quilômetros os primeiros a cruzarem a linha foram Roberto de Castro e Francine Siqueira, com 18min40 e 23min49 respectivamente. Já nos 10 quilômetros Eduardo Lemos Camarero foi o primeiro, com o tempo de 35min34 e, entre as mulheres, a mais rápida foi Ilzete da Silva, de 38 anos, que completou a prova em 41min12.
O evento tem caráter participativo, motivo pelo qual não foi distribuída premiação aos vencedores, mas sim medalha de finisher a todos os que completaram. Os presentes também aproveitaram para recarregar as energias com a tenda de frutas, águas e produtos Nutry colocados à disposição e concorreram a brindes ao final do evento.
Corridas de Rua · 28 nov, 2007
O santista Fábio Carvalho luta pelo título do Troféu Brasil de Triathlon neste domingo em casa, ocasião em que disputará a sétima e última etapa da competição em casa. Ele pode se dar o luxo de chegar atrás de seus rivais diretos, o goiano bicampeão do torneio Santiago Ascenço e o santista companheiro de treinos, Fred Monteiro.
A situação que vive é contrária à do ano passado, ocasião em que venceu com folga a disputa final, mas levou o vice-campeonato por uma diferença de 1,5 ponto no resultado acumulado. Agora, espero vencer de novo, mas desta vez, se ganhar, não tem surpresas, eu fico com o título. A torcida será importante, assim como no ano passado. Moro em Santos e gosto muito da cidade e do povo, comenta o atleta natural de Mogi-Mirim, que está com 28 anos.
Depois de duas vitórias e dois vices na temporada, ele ocupa a segunda posição no acumulado geral, atrás de Santiago (sem contar os descartes) e diz que uma vitória na etapa passada o deixaria mais tranqüilo. Na ocasião ele liderava, mas foi surpreendido por Reinaldo Colucci. O Troféu Brasil é um circuito muito longo e você tem de estar bem o ano todo. Independente do resultado da próxima etapa, o Fred e o Santi estão de parabéns por serem tão constantes a temporada toda, ressalta Fabinho.
Ele fez um período de preparação com treinos de velocidade para a disputa deste domingo e acredita que se sairá bem. Depois de uma temporada forte, ele espera poder aproveitar com tranqüilidade as merecidas férias com o título na mão. Não vejo a hora de poder tirar as minhas férias, curtir um pouco com a minha namorada e família.
Entre as mulheres Carla Moreno já garantiu o título por antecipação na quinta etapa, já que venceu as cinco primeiras disputas do ano e pôde comemorar o hexa. A briga pelo vice ainda está aberta com a santista Fernanda Garcia, a argentina Maria Soledad Omar (duas vezes vice) e a campineira Vanessa Gianinni, que vem de vitória no Long Distance no último final de semana. A largada, chegada e transições serão na Praia do Gonzaga, com os amadores largando primeiro, a partir das 8h e os profissionais às 9h20.
Triathlon · 28 nov, 2007
Costumo dizer que a Corpore fez eu ser mal acostumado. Na verdade, a primeira corrida que participei foi organizada pela entidade, que é reconhecida pelo alto grau de excelência organizacional, assim para agradar um corredor, que tem padrão Corpore no DNA, tem que fazer bem feito. Felizmente o Brasil, para determinadas competições, já atingiu padrões internacionais, mas pode evoluir ainda mais.
Em meados dos anos 90 quando o Circuito Corpore reunia por etapa cerca de 500 atletas e o ambiente era livre da muvuca atual (que não quer dizer desorganização), uma das coisas que eu mais gostava era de presenciar a premiação. Troféu para os atletas que compunham o pódio e sorteio de brindes para todos os participantes em um clima bastante divertido e camarada. Dava-se risada dos números que passavam raspando pelo seu, escutando se fosse o cinco e não o seis eu ganhava, aquele mais feliz que ia aos pulos e berros correndo em direção ao palco dizendo fui eu, acertei, fui eu!
Acho que por isso que eu fique feliz quando recebi um mailing nesta semana da Corpore avisando e enfatizando que a Corrida Shalom agora em dezembro, fará boa distribuição de brindes a começar com uma passagem aérea para Montevidéu e televisor 32 polegadas.
Mas se naquela época se fazia a alegria das pessoas com simples bonés, camisetas, quando muito um tênis, imagine agora com esses prêmios mais valiosos. Aliás, só como exemplo, mas obviamente respeitando as devidas proporções, todos os inscritos na Volkswagen Run concorreram ao sorteio de um automóvel OKm ao final do evento.
Boa sorte!
Corridas de Rua · 28 nov, 2007
No último domingo aconteceu em Pirassununga a última etapa do RBK Premier Long Distance, competição de 1,9 quilômetro de natação, 90 de ciclismo e 21 de corrida. Num circuito montado dentro da Academia da Força Aérea. Os vencedores da etapa foram Reinaldo Colucci e Vanessa Gianinni e do campeonato Rita Corrêa e Guilherme Manocchio.
A prova marcou também a quebra de recordes, com o aumento na participação de atletas, num total de 1.100 e também com o tempo de Colucci, de 3h42min59, que bateu sua marca anterior de 3h50min em 2005. Aqui em Pirassununga a prova foi de altíssimo nível. Estou muito feliz com o resultado e, claro, com o recorde, explica o atleta de 22 anos.
Manocchio chegou em segundo e, mesmo sem ter vencido nenhuma etapa, a regularidade falou mais alto e ele ficou com o título após as quatro etapas (ele foi 2º no Rio de Janeiro, 3º em Ubatuba e 2º em Caiobá). O Reinaldo, que está em uma grande fase, venceu merecidamente. Mas, juntando todos os meus resultados na temporada, consegui faturar o circuito. Foi um campeonato muito importante e disputado. Estou satisfeito com os meus resultados, explica o campeão que levou para casa além de prêmio em dinheiro, um capacete personalizado.
Superação - Quem também comemorou muito foi a atleta de Campinas Vanessa Gianinni, que chorou após cruzar na primeira colocação. Atualmente em sua melhor fase desde que passou a competir entre os profissionais, ela liderou de ponta a ponta para fechar com 4h23min21seg, mesmo sentindo dores na perna direita. Esse ano será inesquecível para mim. Particularmente gosto muito de competir em Pirassununga e, por isso, fiz questão de estar presente no circuito. Valeu muito competir aqui.
Já a campeã do Circuito sofreu com um princípio de pneumonia, o que a deixou debilitada, mas competiu apenas para terminar a prova e garantir o título. Tive vontade de parar por várias vezes durante a prova, mas felizmente cruzei a linha de chegada e ainda fiquei na quinta colocação entre as atletas profissionais. O objetivo foi cumprido e estou muito feliz pela conquista que foi com muito sacrifício, ressalta Rita.
O evento contou também com uma disputa de Short Distance, na qual os atletas disputaram 900m de natação; 22,5 km ciclismo e seis de corrida, além da Super Kids, dividida nas categorias sete a 10 anos e 11 a 14 anos. A primeira etapa do Circuito de 2008 já tem data e acontecerá no dia dois de março em Caiobá (PR).
Triathlon · 27 nov, 2007
Se você participou da corrida SP Classic Samsung Zumbi dos Palmares, agora pode ver e rever o momento da sua chegada. A prova, que foi realizada no último domingo, em São Paulo, reuniu cerca de 12 mil pessoas e o Webrun ficou de olho em todos os momentos da linha de chegada.
Para assistir o Vídeo da Sua Chegada basta acessar esse link, digitar seu número de peito, ou nome e se cadastrar. Veja e reveja o momento mais importante da corrida e mostre para seus amigos. Quem disse que você não era capaz de completar uma prova de dez quilômetros?
E se você ainda não sabe o que rolou na SP Classic, quer se interar mais e ver as fotos da prova, leia a matéria com a cobertura da competição aqui.
Corridas de Rua · 27 nov, 2007
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) emitiu o primeiro Permit* para a temporada 2008, reconhecendo a Corrida de Reis do Centro Oeste, que será realizada no dia seis de janeiro do ano que vem em Cuiabá. Desde que o sistema foi implantado, essa competição tem sido sempre a primeira a obter o reconhecimento, já que se tornou uma tradição do calendário nacional.
A disputa será de 10 quilômetros pelas avenidas de Cuiabá e Várzea Grande e conta com premiação em dinheiro, troféus para os cinco melhores na geral e para os três melhores nas categorias, além de um carro zero quilômetro. As inscrições já estão abertas no site oficial do evento, o www.corridadereis.com.br.
A Confederação informa ainda que até o último dia 23 de novembro 27 provas nacionais haviam sido reconhecidas, o maior número desde a implantação do sistema. Segundo a entidade, isso demonstra a preocupação dos organizadores das provas em realizar seus eventos dentro das Regras e Normas internacionais, tendo seus resultados reconhecidos em todo o mundo.
*Permit é o nome dado ao documento fornecido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que atesta que a referida competição está dentro das normas exigidas pela entidade e pela Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo).
Corridas de Rua · 27 nov, 2007
No próximo domingo acontece em Belo Horizonte (MG) a nona edição da Volta da Pampulha, competição de 17.800 metros que serve de seletiva para a São Silvestre. A equipe do Cruzeiro estará com força total nesta competição, num total de 19 atletas, sendo quatro mulheres e 15 homens.
O principal destaque é o atual campeão Franck Caldeira, ouro na São Silvestre e na maratona dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro esse ano. O atleta de 24 anos vai liderar o grupo que conta ainda com João Ferreira de Lima, o João da Bota, líder do ranking nacional de corridas de rua da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Há dois anos no clube, João desponta como um dos principais corredores da agremiação, aos 34 anos de idade e mês passado foi o terceiro melhor brasileiro e sul-americano no Mundial de Corridas de Rua em Udine (Itália). Estou treinando bastante e espero conseguir competir tudo aquilo que faço nos treinos. Estou confiante, mas sei que não será fácil, ressalta o atleta que é natural de Grão Mogol, a 50 quilômetros de Montes Claros.
Outros integrantes - Outros nomes confirmados são Benedito Donizetti, José do Nascimento Souza, Luis Paulo da Silva Antunes, Francisco Barbosa dos Santos, Antônio Ferreira da Silva, Cristiano da Silva Machado, Ivanildo Pereira dos Anjos, Franklin Barcelos, Leonardo Vieira Guedes, Luiz Carlos Fernandes da Silva, Wendel Divino Cruz, Marcos Alexandre Elias e Nélio Pereira de Moura entre os homens. Já entre as mulheres, estarão presentes Edielza Alves dos Santos, Andréa Celeste Benites, Claudete Maria de Souza e Roselaine de Souza Silva.
A equipe feminina tentará evitar que o título fique mais uma vez com a mineira Lucélia Perez, uma das principais fundistas do Brasil. Acho que essa edição é a mais forte de todas. A corrida será bastante equilibrada. De um lado brasileiros consagrados, do outro, quenianos fortes que estarão reforçados pelo recordista da prova. Com certeza vencerá aquele que tiver mais capacidade e sorte. Estou confiante e vamos lutar para o título ficar no Brasil e principalmente no Cruzeiro, disse o técnico Alexandre Minardi.
A largada acontecerá a partir das 8h50 para os cadeirantes; 9h30 para a elite feminina e 9h50 para a elite masculina, geral masculina e feminina e outras categorias de atletas com deficiência em pelotão único.
Corridas de Rua · 27 nov, 2007
No dia dois de dezembro acontece nas ruas de Mogi das Cruzes o Desafio de Corrida Fast Run Flexpé Sport Nex/ Balance, competição que terá distâncias de cinco, 10 e 15 quilômetros, além de uma caminhada solidária. As inscrições seguem abertas, confira os valores.
De acordo com os organizadores, o objetivo da competição é mesclar esporte, saúde, bem estar, qualidade de vida e informação, sempre com muita diversão e competição de forma responsável e consciente. O percurso será plano e o propiciará aos corredores marcarem um bom tempo.
As inscrições podem ser feitas pelo Webrun, sob os valores de R$ 30 para qualquer uma das provas para atletas até 65 anos e R$ 25 para aqueles com idade superior a 65. Para efetivar a participação, basta clicar aqui e preencher todos os dados necessários.
Corridas de Rua · 27 nov, 2007
O brasileiro Alexandre Ribeiro faturou o vice-campeonato do Mundial de Ultraman, competição de 10km de natação, 421 de ciclismo e 84 km de corrida, disputado nos últimos dias 23 a 25 em Big Island, Havaí. Ele fechou com o tempo total de 23h05min04, atrás do atleta da Suécia Jonas Colting, que completou em 21h59min44.
Alexandre foi campeão da prova nas últimas duas vezes que participou, em 2003 e 2005 e tem como melhor tempo 22h20min. Atrás do brasileiro chegaram Tim Sheeper, dos Estados Unidos (23h19min03); Peter Mueller, da Suíça (24h29min51) e Miro Kregar, da Eslovênia (24h45min26).
Desde o primeiro dia Ribeiro fez uma prova de recuperação, ao enfrentar um mar mexido e com fortes correntezas, condições que impossibilitaram os baixos tempos dos anos anteriores. Ele cumpriu a primeira etapa em 3h07min, na sétima posição, 39 minutos atrás do líder Jonas Colting, da Suécia.
Recuperação - Depois de terminar os 145 quilômetros de bike na segunda colocação, atrás apenas de Colting, ele fechou o dia de estréia na terceira colocação geral. No sábado ele pedalou os 276 quilômetros em terreno montanhoso durante um bom tempo junto aos líderes, mas errou o caminho em um trecho do percurso onde não era permitida a presença das equipes de apoio, o que o fez perder cerca de 50 minutos e cair para o terceiro posto geral.
No último dia de prova ele sabia da responsabilidade de realizar uma boa corrida, sua maior especialidade, para garantir uma boa posição entre os líderes. Na dupla maratona (84 quilômetros) assumiu a ponta logo no começo, mas foi ultrapassado pelo esloveno Miro Kregar, que fez a melhor parcial da modalidade (6h27min).
Foi uma prova muito difícil e desgastante desde a primeira etapa, quando saí da água em sétimo e com fortes dores nas costas. Consegui me recuperar no ciclismo, que foi disputado sob muito calor e fortes ventos, mas infelizmente acabei errando em uma estrada em direção a Waimea e me distanciei dos primeiros colocados, ressalta Alexandre.
De olho no Tri - Ele diz ainda que procurou não desanimar e focar esforços em fazer uma corrida de recuperação, de olho na segunda colocação. Estou muito feliz com o resultado e disposto a voltar à ilha para continuar brigando pelo tri, completa.
Entre as mulheres, a vitória ficou com a americana Shanna Armstrong, com o tempo de 26h43min e a única brasileira na disputa, Vanuza Maciel, de Florianópolis, fechou na quarta posição, em 29h44min. Dos 32 competidores que largaram, 27 completaram o percurso.
Triathlon · 27 nov, 2007
No press release da Reebok, o lançamento da tecnologia The Pump está datada como 1986, mas somente dez anos depois usei por dois anos três pares com essa tecnologia e até hoje foi o melhor tênis de corrida que eu tive. Caía como uma luva, aliás esse era o conceito do meu modelo Reebok The Pump, que por não ter amarras seja por cordões ou velcro, eram suas bolsas de ar cheias por uma mini bomba que moldava o tênis ao seu pé. Era um tênis arrojado e que hoje ainda seria futurístico.
Foi com ele que corri a primeira maratona sub três horas ou fiz 38min baixo nos 10 quilômetros. E é lógico que com ele eu só saia se estivesse naqueles dias de atrair a atenção dos olhares para meus pés. Como diríamos na década de 80, o negócio era "cheguei"!
Já em Nova York durante a maratona, perto da Bedford Street no Brooklin, vários afro-americanos apontavam para o tênis amarelo ovo que estava causando o maior furor e alvoroço entre eles. Eu pensei: "na terra dos tênis é nóis!
Mas hoje em dia o pior erro que um corredor pode cometer é se apegar a um modelo especifico de tênis, já que a cada ano o mesmo modelo pode ter mudanças que tornam o antecessor peça de museu e assim vamos em frente!
Corridas de Rua · 27 nov, 2007
No último final de semana aconteceu em Monte Carlo (Mônaco) a cerimônia de premiação de melhor atleta do ano pela Fundação Internacional de Atletismo (IAF), que teve como vencedores o americano Tyson Gay e a etíope Meseret Defar. Confira a lista completa de premiados, que receberam as coroas das mãos do príncipe Albert II e outras autoridades.
Seguir os passos de Carl Lewis (primeiro vencedor do prêmio) é uma grande honra, ressalta o tricampeão mundial Tyson Gay. Já Meseret Defar estava muito feliz com a nomeação e diz não ter palavras para expressar a felicidade. È um momento muito especial para mim e para as mulheres da Etiópia, principalmente aquelas que lutam duro e não tem oportunidade de chegar a um nível de alto rendimento. Dedico o prêmio à elas.
Defar venceu todas as competições que disputou esse ano e marcou dois Recordes Mundiais, como os 9min10seg47 na prova de duas milhas e os 8min23seg72 nos 3.000m indoor em Stuttgart (Alemanha). Já o prêmio de Performance do Ano masculino foi para o jamaicano Asafa Powell, pela quebra do Recorde Mundial nos 100m e entre as mulheres para a saltadora Blanka Vlasic.
Prêmios
Atletismo · 26 nov, 2007
O brasileiro Mauro Teixeira Pinto, de Brasília, faturou a 11ª edição da Maratona de Curitiba, competição que contou com 4.266 participantes. Com uma arrancada final ele conseguiu se sobressair sobre o queniano Charles Korir, que dominou a maior parte dos 42.195 metros da competição.
Mauro cruzou em 2h19min23, enquanto Korir chegou em 2h20min13 e a vencedora do feminino, a também queniana Jaqueline Chebor, completou em 2h47min22. "O queniano estava num ritmo forte. A torcida gritou bastante, diziam vamos lá Brasil. Eu dei tudo que pude e consegui. Foi maravilhoso, é muita emoção", ressalta o campeão. Já Korir, afirma que estará de volta ano que vem para buscar o título. "A organização é muito boa. Esta foi minha primeira vez na Maratona de Curitiba e pretendo voltar no ano que vem para buscar o primeiro lugar".
Jaqueline, que assim como seu compatriota participou da Maratona das Águas de Curitiba, em outubro, diz que está com sorte no Paraná. Gostei muito de Curitiba, tanto da cidade como da maratona". O terceiro colocado entre os homens foi Adriano Bastos (2h20min25), seguido por José Gutemberg, que detém o recorde da Maratona, com 2h17min57 e entre as mulheres Rosa Barbosa, que venceu ano passado, ficou em segundo 2h48min10s e Ilda Alves dos Santos ficou em terceiro, com 2h49min34s.
Visão da prova - Bastos ressalta que correu junto com Claudir Rodrigues e Gutembergue do quilômetro 26 ao 32, enquanto Mauro e Korir avançavam à frente. "Víamos o Mauro e o queniano aumentarem cada vez mais a vantagem e o outro queniano já quebrado cada vez mais próximo de nós, até ultrapassarmos ele no quilômetro 31, o que me deu mais confiança e um lugar melhor no pódio já garantido".
O evento contou também com uma corrida de 10 quilômetros, vencida por Roberto Rodrigues de Oliveira com o tempo de 31min38seg40 e no feminino pela santista Érica da Silva Camargo, com 39min04seg35. Já na categoria Cadeirantes, Wendel Silva Soares, de Brasília, obteve o tetracampeonato após marcar 1h56min57, novo recorde da competição.
"A temperatura ajudou para uma boa prova, comenta Wendel, que também elogiou a organização da competição. O segundo lugar ficou para Carlos Roberto Oliveira, ao marcar 2h11min05 e o terceiro com Jaciel Antônio Paulino, após marcar 2h22min59.
O secretário municipal do Esporte e Lazer, Neivo Beraldin, adiantou os planos para a Maratona de 2008. Ele disse que pretende buscar novas parcerias ou ainda uma instituição, como é feito nos Estados Unidos, no Canadá e Europa, onde o poder público entra apenas como apoiador das maratonas.
Maratona · 26 nov, 2007