Ajustando alguns acessórios do kit

Há quase duas semanas surgiu minha primeira bolha nos pés e hoje somada as outras duas que resolveram aparecer totalizam-se três, todas no pé direito. A última surgiu depois de um treino de 21 quilômetros na última sexta-feira (23). Como estou revezando os tênis a culpa recaiu sobre as meias, o que eu pude comprovar hoje.

No treino desta manhã (12km) estrei um par de meias tecnológica da Nike, as anteriores que eu estava usando eram de algodão. Com as novas meias não houve nenhum desconforto, ao contrário de quando usava as de algodão, que davam uma grande ardência na sola do pé e na ponta dos dedos após o treino.

Pois é correndo e aprendendo. Se algum tempo atrás alguém me perguntasse qual seria meu próximo investimento jamais imaginaria que fossem alguns pares de meias. Meus pés pelo visto agradecem.

Corridas de Rua · 26 nov, 2007


Track&Field cumpre sua terceira etapa de corrida em São Paulo

O circuito de corridas Track&Field Run Series cumpre a terceira e última etapa de 2007 com a competição deste domingo, 25 de novembro. Cerca de dois mil corredores deram a largada da prova mais rápida de São Paulo para os 10 km.

A maioria dos atletas que participam dos circuitos paulistas usa essa corrida para melhorar seus tempos e recordes pessoais, por ser um circuito plano e exige menos dos atletas. É certo que tempo só pode ser comparado com a mesma prova, por isso que a Track&Field estimula os corredores a buscar seus desafios e romper seus limites pessoais a cada corrida.

É o caso de José Eduardo Barella, jornalista, 44 anos, que começou a correr neste ano sob orientação técnica de Wanderlei de Oliveira da Run For Life, e vinha perseguindo a meta de abaixo de 1 hora.

“Comecei a treinar em janeiro e eu tinha esse objetivo de abaixar o tempo de 1 hora nos 10 km, mas aos poucos você vai aprendendo que tem de acertar o ritmo. Dessa vez consegui, durante duas semanas, manter meus treinamentos indicados na planilha, cuidei da alimentação, enfim, fiz tudo como se manda o figurino e conclui a prova em 58min30seg. Foi meu recorde pessoal nos 10 km”, destacou o editor de internacional do Estadão que vai fazer sua primeira São Silvestre no final do ano.

Na outra ponta, Edson Stefano, corredor há pouco mais de três anos, utiliza o circuito Track&Field para avançar seu desempenho. “Ao longo do ano tenho atingido nos 10 km resultados ao redor de 38 minutos alto e baixo mas neste circuito carimbei minha medalha nos 37 minutos e estou muito feliz”, concluiu Stefano que também é treinado pela Run For Life.

E entre as mulheres o destaque é para Ana Luíza Garcez, ex-menina de rua que se tornou exemplo de superação e já marcou 39 minutos nesta corrida.

“Eu gosto muito de correr a Track&Field. Desde o começo das provas, quando inaugurou o Shopping Villa-Lobos, quem ganhou a corrida feminina fui eu. E toda vez que venho para essa corrida chego entre as vencedoras. Eu agradeço sempre à Track&Field, porque eu fui a última a fazer a inscrição e elas me disseram: ‘Você tem de correr. Você é especial para nós’, puxa, fiquei muito feliz”, emociona-se Ana.

O circuito Track&Field Run Series trará novidades para 2008 com quarto provas em São Paulo e a inclusão de Curitiba (PR) e Ribeirão Preto ao circuito nacional, de acordo com informações de Marina Castelo Branco, diretora de marketing da Track & Field.

“O circuito começou com três provas em 2003, depois passamos para seis, nove e no ano que vem serão 20 provas pelo Brasil que inclui Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Campinas e as novas etapas de Curitiba e Ribeirão Preto”, declarou Castelo Branco neste domingo.

De acordo com a diretora de marketing da empresa, no ano que vem haverá novidades em São Paulo com opções de 5 km e 10 km, incluindo corredores de dois níveis.

“Nas provas de fora de São Paulo, com limite de 1.500 inscrições já fazemos circuito misto de 5 e 10 km, agora vamos trazer para São Paulo”, comentou.

De acordo com Castelo Branco, as inscrições são limitadas a 2.000 pessoas porque a Track&Field visa oferecer uma prova de corrida de qualidade aos atletas. O diferencial desta competição é que os atletas podem se inscrever para todas as provas do circuito no início do ano, de uma só vez.

Somente a prova de São Paulo contou com 180 pessoas no staff. “Para a Latin Sports, a Track&Field é mais um evento de sucesso. Cada vez mais a gente procura trabalhar com eventos que tenha qualidade e alguma ação diferenciada, onde a gente pode oferecer aos atletas, comentou também diretora de marketing da Latin Sports, Lidiane Regina de Souza.

Masculino:

1) Djalma Santos Mariano: 31min51seg
2) José Luis da Silva: 32min10seg
3) Carlos Moreira dos Santos: 32min31seg
4) Antonio Fernandes: 33min03seg
5) Alexsandro Mendes: 33min44seg

Feminino:

1) Cris Carvalho: 39min36seg
2) Juliana Pereira Veras: 40min33seg
3) Odete Conceição dos Santos: 40min53seg
4) Ana Luiza dos Anjos Garcez: 41min22
5) Juliana Gomes: 43min05seg

Arnaldo de Sousa é jornalista e corredor. Já fez a Track&Field em 39h12seg (em Julho) e neste domingo correu para 41h25.

Corridas de Rua · 26 nov, 2007


Quenianos vencem SP Classic

São Paulo - Para comemorar o dia da consciência negra, que aconteceu no último dia 20 de novembro, a Corpore realizou nesse domingo (25) na capital paulista a corrida SP Classic Samsung Zumbi dos Palmares. Cerca de 12 mil pessoas participaram da competição que teve largada e chegada no estacionamento da Assembléia Legislativa.

Todos os participantes percorreram dez quilômetros e o pódio dessa vez ficou com os atletas quenianos Titus Kibii (29min37) e Nancy Kipron (34min04). Representantes da cultura africana, eles completaram a corrida sem muita dificuldade. De acordo com Coquinho, treinador dos quenianos, os vencedores vieram participar de uma temporada de três meses de treinos e competições no Brasil. “Esse grupo que correu hoje vai embora no dia três de dezembro e chega um novo grupo para disputar Volta da Pampulha e São Silvestre”, conta.

No masculino o melhor brasileiro da prova foi Luis Paulo Antunes com a terceira colocação em 30min04. “Essa foi uma corrida complicada porque eu venho de uma semana de treinos pesada. Estou treinando para a Volta da Pampulha”, revela o brasileiro que pretende ficar entre os cinco primeiros colocados da corrida mineira. Esta será realizada no dia dois de dezembro em Belo Horizonte.

Já no feminino a melhor brasileira foi Maria Zeferina Baldaia. Ela ficou com a segunda colocação no tempo de 34min40. A atleta, que mora em Sertãozinho, São Paulo, também se prepara para a Volta da Pampulha. “Fiquei muito feliz com o meu resultado. Isso mostra que estou no caminho certo para a Pampulha”, conta.

Outro atleta de elite que esteve presente na prova foi o ultramaratonista Valmir Nunes. Mas dessa vez a corrida foi apenas um passatempo. Ele completou os 10 quilômetros longe dos primeiro colocados, em 1h14min. “Hoje corri com minha esposa e um amigo. Fui bem tranqüilo e dessa vez vi a corrida com outros olhos. Gostei de estar no meio dos corredores e sentir o clima da prova para os amadores”, diz o ultramaratonista.

De acordo com Valmir, no próximo mês ele vai operar o pé esquerdo e por isso terá que ficar três meses parado, apenas com treinos de pouco impacto. Mas seu próximo desafio já está definido, uma ultramaratona no mês de maio na Itália.

A festa na SP Classic ficou com os atletas amadores. Mesmo com objetivos diferentes, cada um dos 10 mil participantes se esforçou para cruzar a linha de chegada, mas nem todos conseguiram.

O paulista Luis Antonio Schiavon, 54 anos, acordou cedo, se preparou, mas teve que abandonar a prova no quilômetro cinco. “Eu acabei pisando em falso e virei meu pé. Tentei seguir adiante e não consegui”, revela. Mesmo assim Luis não perdeu o bom humor e foi acompanhar a chegada dos outros participantes.

Já para Cristiane Lapa, 38 anos, a corrida foi muito boa mas o calor foi intenso. Esportista há oito anos, Cristiane começou a correr por causa de um namorado e não parou mais. “Eu comecei motivada por ele. Hoje não namoro mais ele e sei que ele parou de correr. Eu estou aqui firme e forte”, revela.

Resultados:

Feminino
Nancy Kipron – 34min04
Maria Zeferina Baldaia – 34min40
Chentai Rionotuki – 34min57

Masculino
Titus Kibii – 29min37
Kiprono Chemwolo – 29min44
Luis Paulo Antunes – 30min04

Corridas de Rua · 25 nov, 2007


Uma prova para entrar na história

O ano de 1995 foi quando comecei a correr inclusive participando de minha primeira maratona. Foi também quando fiz minha primeira corrida de 10 quilômetros. Inscrito estava lá em um domingo pela manhã junto com outros 600 gatos pingados. Postados na largada ao lado do Momento das Bandeiras e pelo que me lembro, o “pórtico” resumia-se a uma pintura da linha de largada no chão.

A prova estava marcada para acontecer em duas voltas pelo parque do Ibirapuera, mas 15 minutos antes da largada teve que ser modificada. Assim pela primeira vez corria o famoso Rubem Berta em que vamos quase até o Aeroporto de Congonhas e voltamos para o parque do Ibirapuera.

Mas um detalhe: faltando 5 minutos para a largada o tempo começa a se fechar. Um pingo, dois pingos e um temporal desaba sob nossas cabeças, soa a corneta, a largada é dada, fomos e voltamos e a chuva continuava a aumentar. Parei na fila das medalhas comprimento um cara que chegou logo atrás de mim e começamos a conversar. E lembro até hoje do teor da conversa que girava em torno de que se “tínhamos chegado juntos naquela prova podíamos montar uma dupla para correr o Revezamento do Pão de Açúcar”. A dupla não vingou mas a amizade com o Beto Iannuzzi dura até hoje.

Papo vem, papo vai e a chuva que já era forte virou torrencial. Chegamos na baia e ganhei uma medalha de latão, porém valiosíssima, era minha primeira medalha. Começa ventar os banners que compõem o palco da premiação ficam pendurados, os organizadores chamam atenção dos poucos corredores que restam e zelando pela segurança dão por encerrada a prova sem a realização da tradicional entrega dos troféus e sorteios de brindes para nós mortais corredores.

Essa prova relatada acima foi muito importante para mim por vários motivos e ela é hoje muito importante para o calendário brasileiro de corridas de rua, já que ela leva o nome de São Paulo Classic 10K, e acontece hoje em sua 13ª edição e levará ao mesmo local da primeira edição mais de 12 mil corredores inscritos.

Corridas de Rua · 25 nov, 2007