Melhor brasileiro na São Silvestre 2007 dá dicas para a prova

Redação Webrun | Corridas de Rua · 17 dez, 2008

Anoé na chegada da São Silvestre 2007 (foto: David Santos Jr./ Webrun)
Anoé na chegada da São Silvestre 2007 (foto: David Santos Jr./ Webrun)

Anoé dos Santos Dias foi o brasileiro melhor colocado na Corrida Internacional de São Silvestre do ano passado, ao obter a terceira colocação atrás apenas dos quenianos Robert Cheruiyot e Patrick Ivuti. Surpresa para o público, ele diz que conseguiu encaixar bem os treinamentos durante a temporada para ter um bom desempenho.

Anoé é atleta profissional há três anos e nesse tempo já tem importantes dicas e macetes para a prova. Este ano, assim como em 2007, a organização do evento colocou à disposição 20 mil vagas, um número suficiente para a realização da prova e também para causar algum tumulto na hora da largada.

“Para chegar bem na São Silvestre a pessoa tem que ter treinado pelo menos três meses antes”, ressalta o competidor que é natural de Munhoz de Melo, no norte do Paraná. Segundo ele, os primeiros quilômetros devem ter uma atenção especial. Ele faz um alerta para a hora da largada, momento em que é necessária muita atenção para evitar acidentes. “Os corredores devem sair reto, não queiram trocar de faixa logo de cara”.

Depois de largar na Avenida Paulista os corredores iniciam um trecho de declive rumo à Rua da Consolação, trecho onde muitas pessoas se empolgam e acabam quebrando alguns quilômetros à frente. “Não pode se empolgar nas descidas, é preciso sair num ritmo moderado porque a dificuldade virá mais para frente”, enfatiza Anoé.

Os atletas de elite costumam pegar água em vários postos de hidratação, mas não necessariamente bebem toda a água, já que jogam parte do líquido na cabeça para baixar a temperatura do corpo. “Se estiver calor, pegue água em todos os postos, mas não beba tudo, para não ficar com a barriga pesada”, finaliza Anoé que já foi trabalhador rural.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!