Lynne Cox é uma nadadora de longa distância, escritora e palestrante norte americana. Ela é mais conhecida por ser a primeira pessoa a nadar entre os Estados Unidos e a União Soviética, no Estreito de Bering, em 1987. Uma façanha que foi reconhecida por aliviar as tensões da Guerra Fria entre o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, e o líder soviético Mikhail Gorbachev.
Em 1971, ela e seus companheiros de equipe foram o primeiro grupo de adolescentes a completar o cruzamento da Ilha de Santa Catalina na Califórnia. Em 1976, ela foi a primeira pessoa a nadar no Estreito de Magalhães no Chile e a primeira a nadar em torno do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul.
Em maio de 1992, Lynne nadou no Lago Titicaca, nos Andes, que a 12.507 metros de altitude, é considerado o maior lago navegável do mundo. Enquanto a água do Titicaca, a cerca de 14ºC, é mais quente que a do Estreito de Bering, a alta elevação ofereceu um desafio maior.
Participe da Corrida a Fantasia 2018. Clique aqui e inscreva-se!
Outra das suas realizações foi nadar mais de 1,6 km na Antártida. Cox estava na água por 25 minutos, nadando 1.96 km. O livro que conta a história dessa aventura, Natação para a Antártica, foi publicado em 2004. Em agosto de 2006, juntou-se aos nadadores locais e nadou pelo rio Ohio em Cincinnati até Newport, Kentucky, para chamar a atenção para os planos de diminuir os padrões de qualidade da água para o rio Ohio.
Ao longo de mais de 35 anos, abrangendo um período igual a oito Jogos Olímpicos, Lynne conseguiu nadar definindo recordes mundiais, abrindo fronteiras, contribuiu para pesquisas médicas, apoiou causas ambientais e inspirou pessoas a superar grandes obstáculos. Ela bateu duas vezes o recorde geral do cruzamento mais rápido do Canal da Mancha, da Inglaterra para a França e completou mais de 60 mergulhos desafiadores em torno do mundo.
Lynne é uma palestrante talentosa e compartilha sua história inspiradora por todo o mundo. Ela motiva o público descrevendo como se pode superar obstáculos extraordinários para alcançar grandes coisas. Os livros de Lynne documentaram suas extraordinárias realizações atléticas (Natação para a Antártica), relataram sua inspiradora aventura salvando uma filhote de baleia cinzenta (Grayson), documentaram o mundo da exploração (Sul com o Sol) e compartilhavam seus 40 anos de experiência com seus companheiros atletas (Manual para águas abertas).
Lynne publicou um livro para crianças – Elizabeth, rainha do mar. Seu sexto livro (Nadando na pia) foi publicado em 6 de setembro de 2016 e lançado em brochura em junho de 2017, contando mais as histórias inspiradoras de Lynne.