Perfil aventura: Lynne Cox, a nadadora que desbrava muito mais do que barreiras esportivas

Gabriel Gameiro | Perfil · 04 jan, 2018

Lynne Cox é uma nadadora de longa distância, escritora e palestrante norte americana. Ela é mais conhecida por ser a primeira pessoa a nadar entre os Estados Unidos e a União Soviética, no Estreito de Bering, em 1987. Uma façanha que foi reconhecida por aliviar as tensões da Guerra Fria entre o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, e o líder soviético Mikhail Gorbachev.

Foto: wbur/reprodução

Foto: wbur/reprodução

Em 1971, ela e seus companheiros de equipe foram o primeiro grupo de adolescentes a completar o cruzamento da Ilha de Santa Catalina na Califórnia. Em 1976, ela foi a primeira pessoa a nadar no Estreito de Magalhães no Chile e a primeira a nadar em torno do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul.

Em maio de 1992, Lynne nadou no Lago Titicaca, nos Andes, que a 12.507 metros de altitude, é considerado o maior lago navegável do mundo. Enquanto a água do Titicaca, a cerca de 14ºC, é mais quente que a do Estreito de Bering, a alta elevação ofereceu um desafio maior.

Participe da Corrida a Fantasia 2018. Clique aqui e inscreva-se!

Outra das suas realizações foi nadar mais de 1,6 km na Antártida. Cox estava na água por 25 minutos, nadando 1.96 km. O livro que conta a história dessa aventura, Natação para a Antártica, foi publicado em 2004. Em agosto de 2006, juntou-se aos nadadores locais e nadou pelo rio Ohio em Cincinnati até Newport, Kentucky, para chamar a atenção para os planos de diminuir os padrões de qualidade da água para o rio Ohio.

Ao longo de mais de 35 anos, abrangendo um período igual a oito Jogos Olímpicos, Lynne conseguiu nadar definindo recordes mundiais, abrindo fronteiras, contribuiu para pesquisas médicas, apoiou causas ambientais e inspirou pessoas a superar grandes obstáculos. Ela bateu duas vezes o recorde geral do cruzamento mais rápido do Canal da Mancha, da Inglaterra para a França e completou mais de 60 mergulhos desafiadores em torno do mundo.

Foto: Reprodução/Lynnecox.com

Foto: Reprodução/Lynnecox.com

Lynne é uma palestrante talentosa e compartilha sua história inspiradora por todo o mundo. Ela motiva o público descrevendo como se pode superar obstáculos extraordinários para alcançar grandes coisas. Os livros de Lynne documentaram suas extraordinárias realizações atléticas (Natação para a Antártica), relataram sua inspiradora aventura salvando uma filhote de baleia cinzenta (Grayson), documentaram o mundo da exploração (Sul com o Sol) e compartilhavam seus 40 anos de experiência com seus companheiros atletas (Manual para águas abertas).

Lynne publicou um livro para crianças – Elizabeth, rainha do mar. Seu sexto livro (Nadando na pia) foi publicado em 6 de setembro de 2016 e lançado em brochura em junho de 2017, contando mais as histórias inspiradoras de Lynne.

Gabriel Gameiro

Ver todos os posts

Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.

Outras deste autor