Completar o objetivo no Ironman é motivo de muita comemoração (foto: Renato Cukier/ www.webrun.com.br)
Os brasileiros Fábio Carvalho e Fred Monteiro comentam suas preparações para o Ironman Brasil, prova que acontece em Florianópolis (SC) no próximo dia 25, e apontam os principais favoritos ao título. Além do Ironman, os dois visam também a conquista do Troféu Brasil de Triathlon.
São Paulo – Faltando duas semanas para a competição de 3,8 quilômetros de natação, 180 de ciclismo e 42 de corrida, ambos já encerraram o treinamento e agora estão na fase de descanso, para evitar chegarem fadigados. Este ano comecei bem mais cedo em relação ao ano passado. Treinei 12 semanas de forma bem intensa e deu tudo certo, a preparação foi certinha, redonda, ressalta Fábio.
Em sua carga máxima de treinos ele chegou a rodar 500 quilômetros de bike, de 80 a 90 de corrida e 20 de natação por semana. Treinei o ciclismo de forma mais intensa, pois é a modalidade que toma mais tempo durante a prova, mas enfatizei também a corrida, para que eu possa dar o meu melhor, completa o atleta que mora e treina em Santos.
Percurso – Este ano o percurso de bike sofreu alterações no trajeto, já que foram eliminados alguns trechos de retorno em Jurerê, mas segundo Fábio a única mudança significativa é o fato deles pegarem um pouco mais de vento. Já sobre a expectativa de resultados, ele diz que o objetivo principal é obter a vaga no Mundial do Havaí.
Quero primeiramente classificar e, se a vitória vier, será uma conseqüência, não tenho isso como meta, enfatiza o triathleta que ano passado teve que abandonar no trecho de ciclismo devido a um problema de saúde. Na ocasião, ele começou a urinar com muita freqüência, pois teve uma hiponatremia, desidratou e teve uma lavagem orgânica, perdendo todos os seus nutrientes.
Quem também vem com força total para a disputa é Fred Monteiro, que ganhou ainda mais confiança após o vice-campeonato do Triathlon Internacional de Lisboa no fim de abril. Fiz uma preparação de quase três meses e a primeira fase foi finalizada com o resultado positivo em Lisboa. Agora vou descansar e me alimentar bem, porque no dia tudo pode acontecer.
Sobre o volume de treino, ele diz que não gosta de chegar ao extremo e costuma trabalhar seqüências, em vez de realizar uma sobrecarga em cada modalidade. A natação é onde eu me saio melhor e obtenho ótimo desempenho, mas nos treinos gosto muito da corrida, comenta o competidor de 32 anos.
Ele segue rumo à sua quinta participação no Ironman Brasil e lembra que ainda sente um pouco de frio na barriga, antes de uma disputa. Toda prova tem uma certa ansiedade, se ela não existir é porque você não está nem aí para a competição. No próximo dia 25 ele pretende fazer o melhor para obter a vaga no Havaí, por isso não faz prognósticos de tempo e resultado antecipadamente.
Favoritos: Oscar Galindez, Olaf Sabatschus, entre outros que já venceram a competição são apontados como favoritos para vencer a prova, mas alguns brasileiros também podem surpreender. Entre os brasileiros, o favorito é o Fábio Carvalho, todos acham que ele é o grande nome desta prova, comenta Fred.
Fabinho prefere passar a bola para o colega e ainda aponta outro brasileiro como destaque. O Fred e o Ivan Albano vêm muito forte e para mim são os favoritos do país. Apesar de tirarem a responsabilidade um do outro em relação à vitória no Ironman, ambos pretendem vencer a edição deste ano do Troféu Brasil de Triathlon.
Competi apenas a primeira etapa, pois na segunda estava em Lisboa, mas o Troféu é um dos meus objetivos este ano, ressalta Fred que ano passado terminou na terceira colocação do campeonato. Já Fabinho irá em busca do bicampeonato esse ano. Vou conciliar os treinos e não quero perder a velocidade para seguir na briga pelo bicampeonato no Troféu.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda