Hegemonia queniana e disputas acirradas nos últimos metros marcam a Maratona de Nova York 2025

Carolina Abrantes | Major Marathon · 02 nov, 2025

Hegemonia queniana e disputas acirradas nos últimos metros marcam a Maratona de Nova York 2025
Foto: Reprodução Abbot World Marathon Majors

Fechando as Majors de 2025, a Maratona de Nova York foi disputada neste domingo (2), e além de ser marcada pela hegemonia queniana, teve chegadas emocionantes. Hellen Obiri garantiu a vitória e quebra de recorde da prova e no masculino, a disputa foi acirrada até o final, os quenianos Kipruto e Mutiso cruzaram a linha de chegada no mesmo segundo, o resultado precisou ser revisado no Photo Finish.

Novo recorde na prova feminina

A queniana Hellen Obiri brilhou ao vencer a prova feminina em 2h19min51s, quebrando o recorde do percurso, até então de 2h22min31s, estabelecido em 2003. Obiri se tornou bicampeã da Maratona de Nova York abrindo vantagem nos metros finais e deixando para trás as também quenianas Sharon Lokedi (2h20min07s) e Sheila Chepkirui (2h20min24s).

Além do feito histórico de Obiri, a prova ficou marcada pelo fato das três primeiras colocadas correrem abaixo do antigo recorde. A americana Fiona O’Keeffe também se destacou ao terminar na quarta colocação com o tempo de 2h22min49s, o melhor já registrado por uma atleta local na história da prova.

Hegemonia queniana e disputas acirradas nos últimos metros marcam a Maratona de Nova York 2025
Foto: Reprodução Abbot World Marathon Majors

Chegada impressionante no masculino

Entre a elite masculina, a prova foi disputada até o último, os quenianos Benson Kipruto e Alexander Mutiso cruzaram a linha de chegada ao mesmo tempo, com 2h08min09s. Mas a vitória ficou com Kipruto por centésimos, após a chegada ser revisada no Photo Finish. O também queniano Albert Korir completou o pódio com 2h08min57s, confirmando mais uma vez a hegemonia do Quênia na edição deste ano.

Com a vitória, Kipruto tornou-se campeão de quatro Majors: Boston, Chicago, Tóquio e Nova York, se consolidando como um dos maratonistas mais consistentes da atualidade.

A Maratona de Nova York 2025 também contou com a participação de Eliud Kipchoge, que correu a prova pela primeira vez e finalizou-a na 17ª colocação com o tempo de 2h14min36s. O queniano, lenda do atletismo, finalmente conquistou sua medalha de “Six Star Finisher”.

Principais resultados:

Feminino:
1. Hellen Obiri (Quênia) – 2h19min51s
2. Sharon Lokedi (Quênia) – 2h20min07s
3. Sheila Chepkirui (Quênia) – 2h20min24s

Masculino:
1. Benson Kipruto (Quênia) – 2h08min09s
2. Alexander Mutiso (Quênia) – 2h08min09s
3. Albert Korir (Quênia) – 2h08min57s

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Carolina Abrantes

Ver todos os posts

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.