Os atletas devem estar atentos aos horários em que devem passar pelos postos de troca (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
Mais uma edição do Revezamento Volta à Ilha será realizada no próximo sábado (24/04) e contará com a participação de 3.500 inscritos. Divididos em 385 equipes, brasileiros, argentinos, uruguaios, americanos e europeus buscam superar os 150 quilômetros do percurso no menor tempo possível. O primeiro pelotão sairá às 4h, enquanto os atletas de elite iniciarão o desafio a partir das 7h15, sendo que a chegada dos primeiros colocados está prevista para às 16h.
Os atletas e suas equipes atravessarão praias, dunas, estradas e outros desafios incluídos no roteiro da prova que passa por 20 pontos turísticos da cidade. Entre os trechos mais complicados, estão o Morro do Sertão, com uma subida de 250 metros em terra batida entre os Açores e o Ribeirão da Ilha, e as areias fofas do Campeche e do Moçambique. Os trechos foram escolhidos pela beleza da paisagem e também pelo nível de exigência que proporcionam aos atletas, explica o professor Carlos Duarte, organizador da prova.
A Paquetá Esportes Asics, de Porto Alegre, é a atual equipe campeã da prova na categoria principal e busca o pentacampeonato em 2010. O recorde histórico da competição data de 2002 e pertence ao Exército Brasileiro, que completou os 155 quilômetros de corrida (distância estipulada naquele ano) em 8h21min50. Há outras sete categorias competitivas, com destaque para a Feminina e a de Duplas, que vêm crescendo a cada edição.
Este texto foi escrito por: Webrun