É possível treinar em 8 semanas para maratona?

Redação Webrun | Maratona · 04 abr, 2008

Nome: Luciano Ortega
Idade: 37 anos
Dúvida: Corri a meia-maratona internacional de SP (21km – 1h51min), distância que nunca tinha efetuado. Há dois anos já fiz exames cardíacos (tudo normal), sou magro (71quilos e 1,80m) e venho treinando rotineiramente. Há tempo para treinar especificamente para a Maratona de SP que ocorrerá em junho próximo? Há algum risco? Como treinar e qual a alimentação?

Resposta: Olá Luciano! Você fez a sua meia maratona abaixo de duas horas para um iniciante isso é muito bom. Você correu praticamente a 5,29 o km, meu conselho é que não tenha pressa. Você conseguiria até de repente terminar a prova, mas eu não sei mais nada de você e dos seus treinamentos, além do que você me passou.

Tudo na vida tem uma maturidade e na corrida não é diferente, eu costumo pedir aos meus alunos para fazerem uma maratona só depois de dois a três anos de treinamentos. Mas cada um sabe de si. Eu sinceramente acho que você não deveria correr. Tudo bem que você se deu bem na meia, mas só faltam oito semanas e não é suficiente. As distâncias não podem ser aumentadas assim de 21 para 42 quilômetros.

Tome cuidado, procure um treinador, peça planilhas on line, faça um trabalho orientado. Esse é o meu conselho. Quanto a alimentação o indicado é a mais natural possível com carboidratos, proteínas, frutas, verduras e legumes. E não esqueça de procurar uma nutricionista que vai te ajudar nessa sua preparação. Cuide-se! Treine! Você verá a diferença.

Resposta concedida pela treinadora Yara Coltro. Professora de educação física formada pela OSEC, técnica nível I da IAAF e também da Cbat. Já foi colunista da Band News FM e hoje é diretora da IRONMAN Assessoria Esportiva.

Este texto foi escrito por: Redação Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!