Diariamente, grande parte das pessoas se submetem a diversas atividades e, por consequência, nem sempre têm tempo suficiente para uma refeição saudável. Assim, a opção mais prática são as comidas prontas e industrializadas ou aquele lanche rápido no fast food. A questão é que com a má alimentação, vem junto problemas e doenças decorrentes desses hábitos nada benéficos.
Segundo Máximo Asinelli, nutrólogo na Clínica Asinelli, pular refeições, comer alimentos ricos em gorduras, consumir industrializados em excesso e outras atitudes deste tipo diminuem a disponibilidade de nutrientes – que são necessários ao bom funcionamento do organismo, o que resulta no processo de doenças.
Gorduras saturadas, frituras e carne vermelha gorda são os que mais levam tempo para serem digeridos. “Eles exigem muito mais do organismo, justamente porque requerem um gasto energético maior para a sua metabolização. Portanto, se você quer evitar a indisposição, procure consumir alimentos mais leves”, afirma.
+ Conheça aqui o seu próximo desafio na corrida de rua!
Máximo pontua que “as verduras com a tonalidade verde-escuro como: couve, brócolis, escarola e espinafre também não podem faltar, pois são ricas em vitamina A, E , D e Ácido fólico. Os sucos verdes preparados com abacaxi, couve ou hortelã podem ser indicados para quem precisa de mais disposição.”
As principais doenças causadas pela má alimentação são:
Obesidade: surge derivado a uma alimentação rica em matéria gorda, açucarada e excesso de proteínas.
Colesterol alto: o aumento de colesterol na corrente sangu0ínea pode ocasionar entupimento de veias e artérias causando o infarto e derrame. Provém de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que você ingere.
Hipertensão arterial: doença que surge derivado ao excesso de sal na alimentação.
+ Conheça qual será seu próximo desafio na corrida de rua!
Desnutrição: surge devido a uma alimentação baixa em calorias e nutrientes.
Doenças degenerativas: surgem devido à prática de uma alimentação com alto teor de gorduras saturadas, colesterol e ao elevado consumo de calorias.
Prisão de ventre: problema de saúde derivado do consumo excessivo de alimentos refinados, como a farinha, o açúcar, a carne, as gorduras. E também devido ao consumo insuficiente de fibras oriundas de vegetais e frutas.
Anemia nutricional: resultante da insuficiência do consumo de ferro e ácido fólico devido ao consumo excessivo de açúcares, gorduras e alimentos refinados. “Ainda que pareça mentira, a maior parte destas doenças pode ser prevenida no âmbito da própria casa, aplicando-se regras simples: a força de vontade”, finaliza o nutrólogo.
Leia também:
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!