Quantas vezes você se pegou pensando naquela prova de corrida que tanto queria fazer? Você já está inscrito, seus treinos estão em dia, mas dias antes percebe que está preocupado, mais ansioso. Nós chamamos isso de ansiedade pré –prova. E um dia antes, por mais que você tente, seu sono não vem. Aí você lembra que pode não acordar na hora certa para estar na largada no momento certo. E aquilo que era para ser um grande momento passa a ser um pesadelo.
E detalhe: Tudo vai correr bem se você se preparou corretamente. O que você faz diante disso?
Mas não para por aí. Durante sua prova tão sonhada, pensamentos negativos flutuam na sua cabeça. O que estou fazendo aqui? Nossa, só foi 2km e já estou cansado. Por que fui me meter nessa prova? O medo de “bater no muro”, quebrar, pode aparecer também. E as tensões naturalmente vão aparecer, podendo dificultar seu desempenho.
E ainda: será que vou conseguir cumprir a expectativa do meu treinador? Preciso levar a medalha para casa, minha família espera que eu faça isso, e se não terminar não terei minha medalha.
Preciso diminuir meu tempo. Será que vou conseguir? E muitos outros sentimentos e pensamentos que possam surgir. Se observarmos todos esses pensamentos e sentimentos trazem stress para o atleta.
Mas o que fazer?
Vamos aprender a criar estratégias para lidar com esse stress. Chamamos isso de “Coping”.
Tudo isso que relatei acima pode ocorrer com um atleta, mas como sempre digo: quem corre gosta de correr. E por que se estressar? Teoricamente, não devíamos passar por isso. Afinal é o esporte que elegemos para a vida.
Conscientemente sabemos que não há necessidade de se estressar, mas nosso inconsciente parece não saber disso. Esses pensamentos e sentimentos ocorrem de acordo com a autocobrança que o atleta faz a si mesmo. De acordo com sua história de vida.
Sugiro a vocês que sofrem com isso algumas estratégias para que tornem suas provas mais prazerosas.
Se existe algum problema a ser resolvido no seu treino, ou até mesmo algum ajuste de alimentação, ou força, é hora de resolver. Resolver ajuda a minimizar seu stress. Pois você se sentirá mais autoconfiante.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
Se pensarmos na ansiedade como uma emoção que está te atrapalhando, faça uma pergunta a si mesmo: do que estou com medo? Ansiedade é o sentimento que vem por medo de algo. E você vai perceber que a pergunta “quebra” um pouco sua ansiedade, pois se identificar seu medo, vai perceber que sua ansiedade vai diminuir. Se o seu medo está ligado à alguma experiencia do passado que não foi boa, hora de procurar ajuda de um profissional qualificado, assim como um psicólogo. Pode também buscar apoio com seu treinador ou colegas de equipe. Isso sempre ajuda muito.
Tente olhar para tudo isso com outros olhos, se as experiencias passadas não foram boas, reavalie o que aconteceu e use como aprendizagem. As frustrações nos ensinam muito. E por fim aceite seu stress, não finja que ele não existe, enfrente-o. Aprenda a controlar seus pensamentos negativos e suas emoções. Não lute contra os pensamentos negativos, deixe os passar, mas pense em algo positivo, que pode te motivar e trazer bons sentimentos.
Sabemos que pensamentos negativos roubam a energia do seu corpo. E aquela prova vai ser de fato um sonho realizado, e não mais um pesadelo estressante.
Vai e corre!!! Curta o caminho e alcance seus objetivos de forma mais leve.