Confira os 6 principais conselhos para uma coluna mais saudável

Redação Webrun | Bem Estar · 22 mar, 2023

Após mais de três anos desde que a Organização Mundial de Saúde decretou uma pandemia, muitas pessoas foram obrigadas a mudar suas rotinas de trabalho, estudos e lazer, adiando consultas e evitando hospitais. Mesmo agora, onde vivemos uma situação normalidade, o estresse natural que a situação provocou, somado a postura incorreta, falta de atividade física, problemas genéticos ou outros motivos, a dor na região das costas continua sendo bastante comum na população em geral.

Confira os 6 principais conselhos para uma coluna mais saudável

Foto: Adobe Stock

Para o Dr. André Evaristo Marcondes, ortopedista e especialista em coluna do Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês: “Há um conjunto de fatores que levam as pessoas a buscarem um diagnóstico de suas dores nos consultórios: ergonomia incorreta para adaptação do trabalho em casa, estresse, falta de alongamento, falta de atividade física e excesso de tempo gasto em aparelhos eletrônicos”, observa.

Segundo o médico, o início de mais um ano deve servir como incentivo para que as pessoas busquem ajuda médica. Para que 2023 comece mais leve e sem dor, é importante mudar hábitos desde já. “Durante o fim de ano, muitos pacientes adiam suas visitas médicas usando como desculpa o recesso do período. Agora, vale reforçar que 2023 já começou e que a busca por uma coluna saudável deve ser uma prioridade este ano”, comenta o cirurgião.

A seguir, o Dr. André Evaristo oferece seis conselhos para que a sua coluna vertebral não seja um problema. Confira abaixo:

Acompanhamento médico: o diagnóstico precoce de uma eventual patologia na coluna pode fazer toda a diferença no seu tratamento. Procure ajuda especializada se tiver muito incômodo na região durante alguns dias.

Atividade física para fortalecimento muscular: além de benefícios para todo  corpo, a realização de exercícios ajuda a fortalecer os músculos do abdômen e costas, importantes para amparar a coluna em sua atividade de suportar o peso de toda nossa estrutura corporal.

Cuide de suas emoções e autoestima: muitas vezes, o profissional de coluna, ao avaliar um paciente, pode indicar um tratamento multidisciplinar com psicólogos ou psicanalistas, para abranger a autoestima da pessoa, pois a doença também pode desencadear muita tristeza, entre outros fatores emocionais.

Procure se alimentar de forma saudável: a alimentação interfere na saúde da coluna, visto que um corpo bem hidratado e com todos os nutrientes de que precisa reflete em uma coluna mais forte, capaz de sustentar a pessoa nas atividades desempenhadas durante o dia a dia.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Corrija sua postura: sem dúvida esta é a dica mais simples e fácil de se aplicar. Evite sentar-se sem apoio nas costas, ficar muito tempo com a cabeça baixa, abaixar somente o dorso para pegar objetos pesados no chão, sem flexão das pernas.

Ergonomia na hora do trabalho: aqueles que trabalham em escritório ou home office, as dicas são: o monitor do computador deve ficar na altura dos olhos, pés devem tocar totalmente o chão, cadeira com altura que deixe os cotovelos em um ângulo de 90º com a mesa (colar a base da coluna no encosto), ao sentar, os joelhos devem ficar a 90º do chão, a cada 50 minutos trabalhados, fazer 10 minutos de descanso, utilizar headphone caso tenha que ficar com as mãos livres durante uma call.

Vale lembrar que a dor nas costas nem sempre é tratada com procedimentos cirúrgicos, é necessário a realização de uma consulta, fazer a avaliação do caso e dar andamento ao tratamento de acordo com a necessidade que cada um apresentar.  “Por fim, deixo uma dica extra: ao usar o celular evite curvar-se muito. Procure mantê-lo na direção dos olhos, pois isso diminui a angulação e o peso do pescoço na coluna cervical. Com as dicas acima tenho certeza de que sua coluna estará em débito com você em 2023”, finaliza o Dr. André Evaristo.

Leia também:

ESPORTE DE ALTA PERFORMANCE E O MUNDO CORPORATIVO

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!