Sempre muito efusivo em suas comemorações, Iazaldir Feitoza inovou no último sábado (10/08) após a vitória nos 50 quilômetros do XTerra Costa Verde. Depois de cruzar a linha de chegada, ele escalou o pórtico para saudar o público que o aplaudia, composto principalmente pelos corredores da Night Run 18 km, que aguardavam para largar.
Direto de Mangaratiba (RJ) - Iazaldir correu por redenção, já que na etapa anterior, em Ilhabela, teve alguns problemas e ficou em segundo lugar. Dessa vez ele tinha como motivação faturar o bicampeonato (venceu em 2012) e baixar o seu tempo.
Mas ele não teve vida fácil, já que outros bons atletas também estavam presentes, entre eles Carlos Magno e Odilon de Jesus Leandro. Odilon foi quem mais deu combate e virou uma sombra de Iazaldir até pelo menos a metade da prova.
![]() |
| Iazaldir incorporou o homem aranha. Foto: Alexandre Koda/ Webrun |
Depois de algumas travessias de rios, trilhas fechadas e algumas "pirambeiras", o carioca conseguiu se livrar da marcação cerrada no terço final da prova e passou a se preocupar apenas com sua tentativa de recorde. Sem perder o foco em nenhum momento ele continuou sua jornada até apontar no funil de chegada e receber os aplausos do público.
Depois de 4h05min25* ele ainda teve forças para escalar o pórtico de chegada ao melhor estilo homem aranha e acenar para o grande número de presentes. "A vida é um tobogã, com sobes e desces, vitórias e derrotas. Hoje eu estava pronto para vencer e prometi para o meu filho que essa medalha seria para ele".
Felipe Moletta presenteia o pai com vitória no XTerra Mangaratiba
Iaza relata ainda que quanto mais técnico o percurso, melhor . "Eu não gosto de trechos planos, tem que ter subida e descida forte, porque assim você vê quem é quem. Esse lugar é maravilhoso e tem uma energia ótima", completa o corredor que melhorou em 20 minutos o tempo do ano anterior.
Vice - Em segundo lugar chegou Odilon de Jesus (4h16min12), que mais uma vez bateu na trave do título após o vice em Ilhabela e Mangaratiba esse ano. "Eu me preparei bastante para vencer aqui, mas no meio da prova senti dor no abdome. Próximo do quilômetro 18 tive problemas, consegui me recuperar a ponto de não perder o vice, mas foi impossível alcançar o primeiro colocado, pois ele desce muito bem", relata.
![]() |
| Odilon brigou até a metade da prova pela liderança. Foto: Alexandre Koda/ Webrun |
O terceiro colocado foi Carlos Magno (4h30min*), que vinha de uma vitória na etapa de Ilhabela, mas que não conseguiu acompanhar o ritmo forte dos dois primeiros. "Foi uma prova forte de início, tive um problema muscular na panturrilha logo na primeira subida, mas tentei superar toda a minha dor para chegar entre os três primeiros".
Night Run - Além do enrudance de 50 quilômetros, o XTerra teve ainda uma noght run de nove e 18 quilômetros. Na prova maior a vitória ficou com um ilustre competidor, o argentino radicado em Niterói Ezequiel Morales, que se inscreveu com o intuito de fazer um treino para suas provas de triathlon.
"A ideia era só brincar, mas acabei entrando no espírito da prova e corri para vencer", relata Ezequiel. "Eu não conhecia o percurso, então acompanhei o líder durante um bom tempo até perceber que dava para atacar e chegar em primeiro", completa.
A etapa de Mangaratiba foi a segunda do Circuito Endurance, que terá seu encerramento na prova de Tiradentes, a ser disputada entre os dias 28 e 29 de setembro. As inscrições já estão abertas pelo site oficial, o www.xterrabrasil.com.br.
Corrida de Montanha · 11 ago, 2013
Sempre muito efusivo em suas comemorações, Iazaldir Feitoza inovou no último sábado (10/08) após a vitória nos 50 quilômetros do XTerra Costa Verde. Depois de cruzar a linha de chegada, ele escalou o pórtico para saudar o público que o aplaudia, composto principalmente pelos corredores da Night Run 18 km, que aguardavam para largar.
Direto de Mangaratiba (RJ) - Iazaldir correu por redenção, já que na etapa anterior, em Ilhabela, teve alguns problemas e ficou em segundo lugar. Dessa vez ele tinha como motivação faturar o bicampeonato (venceu em 2012) e baixar o seu tempo.
Mas ele não teve vida fácil, já que outros bons atletas também estavam presentes, entre eles Carlos Magno e Odilon de Jesus Leandro. Odilon foi quem mais deu combate e virou uma sombra de Iazaldir até pelo menos a metade da prova.
![]() |
| Iazaldir incorporou o homem aranha. Foto: Alexandre Koda/ Webrun |
Depois de algumas travessias de rios, trilhas fechadas e algumas "pirambeiras", o carioca conseguiu se livrar da marcação cerrada no terço final da prova e passou a se preocupar apenas com sua tentativa de recorde. Sem perder o foco em nenhum momento ele continuou sua jornada até apontar no funil de chegada e receber os aplausos do público.
Depois de 4h05min25* ele ainda teve forças para escalar o pórtico de chegada ao melhor estilo homem aranha e acenar para o grande número de presentes. "A vida é um tobogã, com sobes e desces, vitórias e derrotas. Hoje eu estava pronto para vencer e prometi para o meu filho que essa medalha seria para ele".
Felipe Moletta presenteia o pai com vitória no XTerra Mangaratiba
Iaza relata ainda que quanto mais técnico o percurso, melhor . "Eu não gosto de trechos planos, tem que ter subida e descida forte, porque assim você vê quem é quem. Esse lugar é maravilhoso e tem uma energia ótima", completa o corredor que melhorou em 20 minutos o tempo do ano anterior.
Vice - Em segundo lugar chegou Odilon de Jesus (4h16min12), que mais uma vez bateu na trave do título após o vice em Ilhabela e Mangaratiba esse ano. "Eu me preparei bastante para vencer aqui, mas no meio da prova senti dor no abdome. Próximo do quilômetro 18 tive problemas, consegui me recuperar a ponto de não perder o vice, mas foi impossível alcançar o primeiro colocado, pois ele desce muito bem", relata.
![]() |
| Odilon brigou até a metade da prova pela liderança. Foto: Alexandre Koda/ Webrun |
O terceiro colocado foi Carlos Magno (4h30min*), que vinha de uma vitória na etapa de Ilhabela, mas que não conseguiu acompanhar o ritmo forte dos dois primeiros. "Foi uma prova forte de início, tive um problema muscular na panturrilha logo na primeira subida, mas tentei superar toda a minha dor para chegar entre os três primeiros".
Night Run - Além do enrudance de 50 quilômetros, o XTerra teve ainda uma noght run de nove e 18 quilômetros. Na prova maior a vitória ficou com um ilustre competidor, o argentino radicado em Niterói Ezequiel Morales, que se inscreveu com o intuito de fazer um treino para suas provas de triathlon.
"A ideia era só brincar, mas acabei entrando no espírito da prova e corri para vencer", relata Ezequiel. "Eu não conhecia o percurso, então acompanhei o líder durante um bom tempo até perceber que dava para atacar e chegar em primeiro", completa.
A etapa de Mangaratiba foi a segunda do Circuito Endurance, que terá seu encerramento na prova de Tiradentes, a ser disputada entre os dias 28 e 29 de setembro. As inscrições já estão abertas pelo site oficial, o www.xterrabrasil.com.br.
Chegar em casa depois de um dia estressante e ter vontade de devorar um pacote de biscoitos ou uma caixa de bombons: quem nunca teve esse desejo? Afogar as mágoas na comida pode ser um alívio momentâneo, mas transformar a gula em hábito pode gerar diversos danos à saúde física e psicológica do indivíduo.
De acordo com o psicólogo Rogério Alonso, comer compulsivamente pode ter diversas causas, mas a principal é o descontentamento entre a pessoa com o mundo que a cerca e com ela mesma. A estrutura da personalidade de cada um influencia no modo em que ela irá lidar com a pressão cotidiana. Pessoas que não têm muita tolerância acabam precisando da ajuda da comida, explica.
A ansiedade que leva muitas pessoas a comer frequentemente está ligada a sentimentos de culpa, baixa autoestima, vergonha, insatisfação, frustração e remorso. A comida funciona como uma espécie de muleta ou válvula de escape para superar essas sensações desprazerosa, conta o psicólogo.
Conheça três mitos e quatro fatos sobre emagrecimento
Além disso, pessoas compulsivas não conseguirão afogar suas mágoas em alimentos saudáveis, mas sim nas comidas com açúcar, gordura e carboidratos. A gordura vem do chocolate, o açúcar dos doces e refrigerantes e o carboidrato dos biscoitos e bolachas. Não são alimentos fundamentais para sobreviver, complementa Rogério.
Isso ocorre porque quando esses produtos são digeridos, liberam um hormônio neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. É como enganar o cérebro. A pessoa tem a sensação de felicidade sem se sentir feliz, explica o profissional.
![]() |
| Compulsivos buscam conforto em alimentos ricos em açúcar, gordura e carboidratos. Foto: Cássio Oliveira/ stock.xchng |
Sintomas - Segundo o psicólogo, um dos principais sinais de que o hábito está se tornando uma doença é o aumento expressivo do peso e a incapacidade de reversão do quadro. Quando a pessoa nota que as roupas não cabem mais e todos os indivíduos que convivem com ela notam que a barriga está começando a protuberar, há algo errado, enumera.
A próxima etapa é a tentativa de realizar diversas dietas e entrar em uma luta constante com a balança, porém essa tarefa se torna árdua uma vez que o corpo carrega os quilinhos a mais. Não há confiança o suficiente e, mesmo sentindo que está tentando emagrecer, não existe resultado. Por conta disso, a frustração aparece e aumenta ainda mais a ansiedade do doente, levando-o a comer novamente, exemplifica Rogério.
Por último, uma visita ao médico pode mostrar mudanças drásticas no resultado dos exames. Aumento da pressão arterial, diabetes e colesterol são sinais de que a saúde começa a ruir.
Não leve para a primavera os quilinhos a mais do inverno
Doenças que se misturam - Em alguns poucos casos, os compulsivos também podem desenvolver a bulimia, ato de provocar o vômito depois de ingerir alimentos em excesso. Uma parte da doença é parecida, mas se o alimento não sofre digestão, ele não libera seratonina. Então, os compulsivos precisam dessa sensação de bem estar, enquanto o bulímico não consegue suportar a sensação do alimento no seu organismo, explica o psicólogo.
Tratamento - Rogério Alonso afirma que é possível que um indivíduo perceba que possui o transtorno e conseguir se curar sozinho, mas as chances são pequenas e normalmente ocorrem no início da doença. Perceber que a quantidade e a qualidade dos alimentos não está correta é o primeiro passo para a cura.
Caso contrário, existe a necessidade do acompanhamento de quatro profissionais: psicólogo, psiquiatra, nutricionista e endocrinologista. O psiquiatra entrará com a medicação para controlar a ansiedade e depressão, o psicólogo designa estratégias para mudanças alimentares e fortalecimento da auto-estima, o nutricionista irá prescrever o tipo de alimentação que esta pessoa deve seguir e o endocrinologista irá fornecer medicamentos que irão ajudar na diminuição do apetite e até regular distúrbios hormonais que podem ter sido alterados com a compulsão, conclui.
Atletismo · 09 ago, 2013
Chegar em casa depois de um dia estressante e ter vontade de devorar um pacote de biscoitos ou uma caixa de bombons: quem nunca teve esse desejo? Afogar as mágoas na comida pode ser um alívio momentâneo, mas transformar a gula em hábito pode gerar diversos danos à saúde física e psicológica do indivíduo.
De acordo com o psicólogo Rogério Alonso, comer compulsivamente pode ter diversas causas, mas a principal é o descontentamento entre a pessoa com o mundo que a cerca e com ela mesma. A estrutura da personalidade de cada um influencia no modo em que ela irá lidar com a pressão cotidiana. Pessoas que não têm muita tolerância acabam precisando da ajuda da comida, explica.
A ansiedade que leva muitas pessoas a comer frequentemente está ligada a sentimentos de culpa, baixa autoestima, vergonha, insatisfação, frustração e remorso. A comida funciona como uma espécie de muleta ou válvula de escape para superar essas sensações desprazerosa, conta o psicólogo.
Conheça três mitos e quatro fatos sobre emagrecimento
Além disso, pessoas compulsivas não conseguirão afogar suas mágoas em alimentos saudáveis, mas sim nas comidas com açúcar, gordura e carboidratos. A gordura vem do chocolate, o açúcar dos doces e refrigerantes e o carboidrato dos biscoitos e bolachas. Não são alimentos fundamentais para sobreviver, complementa Rogério.
Isso ocorre porque quando esses produtos são digeridos, liberam um hormônio neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. É como enganar o cérebro. A pessoa tem a sensação de felicidade sem se sentir feliz, explica o profissional.
![]() |
| Compulsivos buscam conforto em alimentos ricos em açúcar, gordura e carboidratos. Foto: Cássio Oliveira/ stock.xchng |
Sintomas - Segundo o psicólogo, um dos principais sinais de que o hábito está se tornando uma doença é o aumento expressivo do peso e a incapacidade de reversão do quadro. Quando a pessoa nota que as roupas não cabem mais e todos os indivíduos que convivem com ela notam que a barriga está começando a protuberar, há algo errado, enumera.
A próxima etapa é a tentativa de realizar diversas dietas e entrar em uma luta constante com a balança, porém essa tarefa se torna árdua uma vez que o corpo carrega os quilinhos a mais. Não há confiança o suficiente e, mesmo sentindo que está tentando emagrecer, não existe resultado. Por conta disso, a frustração aparece e aumenta ainda mais a ansiedade do doente, levando-o a comer novamente, exemplifica Rogério.
Por último, uma visita ao médico pode mostrar mudanças drásticas no resultado dos exames. Aumento da pressão arterial, diabetes e colesterol são sinais de que a saúde começa a ruir.
Não leve para a primavera os quilinhos a mais do inverno
Doenças que se misturam - Em alguns poucos casos, os compulsivos também podem desenvolver a bulimia, ato de provocar o vômito depois de ingerir alimentos em excesso. Uma parte da doença é parecida, mas se o alimento não sofre digestão, ele não libera seratonina. Então, os compulsivos precisam dessa sensação de bem estar, enquanto o bulímico não consegue suportar a sensação do alimento no seu organismo, explica o psicólogo.
Tratamento - Rogério Alonso afirma que é possível que um indivíduo perceba que possui o transtorno e conseguir se curar sozinho, mas as chances são pequenas e normalmente ocorrem no início da doença. Perceber que a quantidade e a qualidade dos alimentos não está correta é o primeiro passo para a cura.
Caso contrário, existe a necessidade do acompanhamento de quatro profissionais: psicólogo, psiquiatra, nutricionista e endocrinologista. O psiquiatra entrará com a medicação para controlar a ansiedade e depressão, o psicólogo designa estratégias para mudanças alimentares e fortalecimento da auto-estima, o nutricionista irá prescrever o tipo de alimentação que esta pessoa deve seguir e o endocrinologista irá fornecer medicamentos que irão ajudar na diminuição do apetite e até regular distúrbios hormonais que podem ter sido alterados com a compulsão, conclui.
Você sabia que 80% dos brasileiros têm ou já tiveram dor nas costas? A boa notícia é que, muitas vezes, ela pode ser superada com medidas simples e econômicas. Quer saber como? Então vamos lá.
A dor nas costas é um mal que atormenta a vida de muita gente. Porém, em 90% dos casos, ela decorre de vícios posturais e/ou hábitos inadequados que as pessoas adotam em sua rotina.
Lombalgia nem sempre é excesso de esforço. Entenda cada tipo de dor
Causas de dor nas costas- Manter uma postura arqueada, permanecer muito tempo sentado, permanecer muito tempo em pé, usar calçado inadequado, carregar peso excessivo, ignorar as regras de ergonomia, estar acima do peso, fumar, ser sedentário, dormir pouco, ter joelhos ou pés em posição viciosa (para dentro ou para fora), ter desvio na coluna ou hérnia de disco, são algumas das possíveis causas de dor nas costas.
Como combater a dor nas costas- Sendo a dor nas costas decorrente de vícios posturais e/ou hábitos inadequados, muitas vezes uma simples mudança de hábitos é suficiente para superá-la. Vamos aos exemplos: quem permanece muito tempo sentado deve respeitar as regras de ergonomia e adotar uma postura correta: as costas necessitam de apoio e devem ficar em contato com o encosto da cadeira, em ângulo de 90 a 110 graus.
Abdômen e lombar fortalecidos ajudam a evitar dores nas costas
É conveniente que a cadeira tenha braços de apoio, evitando assim a sobrecarga dos ombros e os pés devem estar apoiados no chão. Fazer pausas no trabalho, caminhar um pouco, beber água e amassar uma bolinha massageadora, são atitudes que ajudam a combater a dor nas costas.
![]() |
| A dor nas costas acomete homens e mulheres. Medidas simples ajudam a evitar esse incômodo - Foto: Blickwinkel/ Imago/ Fotoarena |
Quem permanece muito tempo em pé deve manter uma postura ereta: os ombros retos e o abdome firme. Procure usar meias elásticas, caminhar um pouco e beber água. O uso frequente de sapatos de salto alto deve ser evitado. Deve-se dar preferência aos sapatos de salto baixo ou sandálias.
Salto alto: aprenda a usar o calçado sem comprometer a saúde
Carregar objetos pesados durante o trabalho ou mesmo peso excessivo em bolsas ou mochilas, também são atitudes que devem ser evitadas, pois sobrecarregam a coluna, gerando dor nas costas.Vários outros exemplos poderiam ser mencionados, mas vamos ficar apenas nesses.
A dor nas costas e os exercícios- Existem exercícios específicos para prevenir ou controlar a dor nas costas: flexão ou extensão da coluna, fortalecimento dos músculos abdominais, alongamento dos músculos das costas são alguns deles.
A prática de exercícios aeróbicos também está indicada, já que ter um bom condicionamento físico às vezes confere maior proteção contra a dor nas costas do que os exercícios específicos.
Portanto, exercite-se, durma bem e hidrate-se! Beber água com regularidade pode evitar o ressecamento dos discos intervertebrais, outra causa de dor nas costas.
Atletismo · 09 ago, 2013
Você sabia que 80% dos brasileiros têm ou já tiveram dor nas costas? A boa notícia é que, muitas vezes, ela pode ser superada com medidas simples e econômicas. Quer saber como? Então vamos lá.
A dor nas costas é um mal que atormenta a vida de muita gente. Porém, em 90% dos casos, ela decorre de vícios posturais e/ou hábitos inadequados que as pessoas adotam em sua rotina.
Lombalgia nem sempre é excesso de esforço. Entenda cada tipo de dor
Causas de dor nas costas- Manter uma postura arqueada, permanecer muito tempo sentado, permanecer muito tempo em pé, usar calçado inadequado, carregar peso excessivo, ignorar as regras de ergonomia, estar acima do peso, fumar, ser sedentário, dormir pouco, ter joelhos ou pés em posição viciosa (para dentro ou para fora), ter desvio na coluna ou hérnia de disco, são algumas das possíveis causas de dor nas costas.
Como combater a dor nas costas- Sendo a dor nas costas decorrente de vícios posturais e/ou hábitos inadequados, muitas vezes uma simples mudança de hábitos é suficiente para superá-la. Vamos aos exemplos: quem permanece muito tempo sentado deve respeitar as regras de ergonomia e adotar uma postura correta: as costas necessitam de apoio e devem ficar em contato com o encosto da cadeira, em ângulo de 90 a 110 graus.
Abdômen e lombar fortalecidos ajudam a evitar dores nas costas
É conveniente que a cadeira tenha braços de apoio, evitando assim a sobrecarga dos ombros e os pés devem estar apoiados no chão. Fazer pausas no trabalho, caminhar um pouco, beber água e amassar uma bolinha massageadora, são atitudes que ajudam a combater a dor nas costas.
![]() |
| A dor nas costas acomete homens e mulheres. Medidas simples ajudam a evitar esse incômodo - Foto: Blickwinkel/ Imago/ Fotoarena |
Quem permanece muito tempo em pé deve manter uma postura ereta: os ombros retos e o abdome firme. Procure usar meias elásticas, caminhar um pouco e beber água. O uso frequente de sapatos de salto alto deve ser evitado. Deve-se dar preferência aos sapatos de salto baixo ou sandálias.
Salto alto: aprenda a usar o calçado sem comprometer a saúde
Carregar objetos pesados durante o trabalho ou mesmo peso excessivo em bolsas ou mochilas, também são atitudes que devem ser evitadas, pois sobrecarregam a coluna, gerando dor nas costas.Vários outros exemplos poderiam ser mencionados, mas vamos ficar apenas nesses.
A dor nas costas e os exercícios- Existem exercícios específicos para prevenir ou controlar a dor nas costas: flexão ou extensão da coluna, fortalecimento dos músculos abdominais, alongamento dos músculos das costas são alguns deles.
A prática de exercícios aeróbicos também está indicada, já que ter um bom condicionamento físico às vezes confere maior proteção contra a dor nas costas do que os exercícios específicos.
Portanto, exercite-se, durma bem e hidrate-se! Beber água com regularidade pode evitar o ressecamento dos discos intervertebrais, outra causa de dor nas costas.
Tendo em vista o conforto e estilo, a Fila lança uma nova linha de vestuário para acompanhar o ritmo dos esportistas. A coleção conta com camisetas, regatas e shorts que prometem acompanhar o movimento do atleta.
Dia dos pais: confira dicas de presentes para o seu pai atleta
"O novo momento da marca é de oferecer looks que impõem, além de qualidade, muito estilo para os esportistas. A marca sempre dá uma atenção especial aos detalhes e preocupa-se com o caimento perfeito de suas peças, explica o gerente de inteligência de marcas, Renato Sutti, e completa: criação dos produtos parte da interpretação que a Fila faz da moda com o viés do esporte, entregando peças diferenciadas e fashions para todos os estilos e momentos".
![]() |
| Camiseta masculina tem saída para fones. Foto: Divulgação/ Fila |
Para os homens - Intitulada Geomove, a linha conta com camisetas de área de respiro à laser na área das axilas e saídas exclusivas para fones de ouvido, para o esportista que não abre mão de ouvir sua música preferida enquanto treina. Os shorts tem uma sunga interna que facilita a movimentação e diminui a sensação de incômodo na corrida.
The North Face lança colete para ajudar atletas a encarar o frio
Feminio - Já para as mulheres, a linha Blossom chega com fator de proteção solar 50, para proteger a pele nos dias mais quentes. Nos membros inferiores, recorte entrepernas e tecido com maior respirabilidade.
Atletismo · 09 ago, 2013
Tendo em vista o conforto e estilo, a Fila lança uma nova linha de vestuário para acompanhar o ritmo dos esportistas. A coleção conta com camisetas, regatas e shorts que prometem acompanhar o movimento do atleta.
Dia dos pais: confira dicas de presentes para o seu pai atleta
"O novo momento da marca é de oferecer looks que impõem, além de qualidade, muito estilo para os esportistas. A marca sempre dá uma atenção especial aos detalhes e preocupa-se com o caimento perfeito de suas peças, explica o gerente de inteligência de marcas, Renato Sutti, e completa: criação dos produtos parte da interpretação que a Fila faz da moda com o viés do esporte, entregando peças diferenciadas e fashions para todos os estilos e momentos".
![]() |
| Camiseta masculina tem saída para fones. Foto: Divulgação/ Fila |
Para os homens - Intitulada Geomove, a linha conta com camisetas de área de respiro à laser na área das axilas e saídas exclusivas para fones de ouvido, para o esportista que não abre mão de ouvir sua música preferida enquanto treina. Os shorts tem uma sunga interna que facilita a movimentação e diminui a sensação de incômodo na corrida.
The North Face lança colete para ajudar atletas a encarar o frio
Feminio - Já para as mulheres, a linha Blossom chega com fator de proteção solar 50, para proteger a pele nos dias mais quentes. Nos membros inferiores, recorte entrepernas e tecido com maior respirabilidade.
Dias quentes e frios se misturam no inverno brasileiro e é difícil planejar a roupa que será usada no dia seguinte, mesmo com as previsões do tempo. Enquanto o sol convida para um bom treino ao ar livre, as baixas temperaturas pedem comidas e bebidas quentes, além do aconchego do cobertor.
A falta de exercícios somada à procura do organismo por alimentos calóricos para poder confortar o corpo têm somente um resultado: acúmulo de gordura. Muitas vezes nem estamos com fome, mas procuramos ingerir bebidas e alimentos quentes para nos sentirmos aquecidos, resume a nutricionista da empresa Personal Diet, Joyce Nunes de Oliveira.
A vontade de comer mais em dias frios ocorre porque o corpo precisa da digestão para gerar energia e, consequentemente, calor para o corpo. Porém, o inverno brasileiro não é tão rigoroso a ponto de exigir grandes esforços de nosso organismo para manter o equilíbrio térmico, completa Joyce.
Gripe: alimentação pode ajudar o sistema imunológico
É comum imaginar que o corpo armazene gordura no inverno para vencer o frio, assim como acontece com os animais na hibernação, mas deve-se lembrar que o gasto energético humano continua o mesmo, enquanto os bichos permanecem esse período dormindo e poupando energia. Comer para ter a sensação de conforto é diferente de se alimentar para repor as energias, explica a nutricionista.
Portanto, existe razão para comer mais no inverno, mas não o suficiente para descuidar da alimentação e levar alguns quilinhos a mais para a próxima estação. O recomendado é comer lanches leves de três em três horas e não esquecer da hidratação. Beba água, mesmo se não tiver sede, sugere a profissional.
![]() |
| Castanhas, nozes e amêndoas são opções de lanche da tarde para quem segue uma dieta. Foto: Foto: Iain Buchanan/Licença Creative Commons |
O que comer? - Não é preciso se render aos alimentos repletos de açúcar e gordura para conseguir se sentir bem. Prefira alimentos mais quentes e picantes. Troque as saladas frias por preparações refogadas, grelhadas ou assadas. Todos os tipos de feijões, grãos integrais e batatas também são recomendados, indica Joyce.
Para quem deseja seguir uma dieta, ela dá uma dica: investir em sementes e oleaginosas, como as castanhas, nozes e amêndoas. Na hora do preparo de alimentos, temperos como coentro, cominho, curry, páprica picante, gengibre, cebola e canela são as opções, enumera.
Na hora da escolha da bebida, o tradicional chocolate quente está fora do cardápio. Preparar um chá de ervas ou leite com cacau e canela são escolhas nutritivas e saborosas, afirma a nutricionista.
Como praticar atividade física sem debilitar a saúde no inverno
Apesar das sopas serem quentes e reconfortantes, Joyce alerta: cuidado com os ingredientes que elas podem conter. Deve-se ficar longe de paio, bacon, creme de leite, entre outros. Esses ingredientes não só engordam como estão relacionados à doenças crônicas e degenerativas.
Longe da gripe - Os alimentos são os principais aliados da saúde para manter o corpo longe das gripes e resfriados. Alho, cogumelos e frutas cítricas ajudam a combater essas doenças. Os peixes, que são ricos em zinco, também fortalecem as células de defesa, enquanto as sopas e caldos mantêm o corpo aquecido e turbinam o sistema imunológico, conclui a nutricionista.
Atletismo · 08 ago, 2013
Dias quentes e frios se misturam no inverno brasileiro e é difícil planejar a roupa que será usada no dia seguinte, mesmo com as previsões do tempo. Enquanto o sol convida para um bom treino ao ar livre, as baixas temperaturas pedem comidas e bebidas quentes, além do aconchego do cobertor.
A falta de exercícios somada à procura do organismo por alimentos calóricos para poder confortar o corpo têm somente um resultado: acúmulo de gordura. Muitas vezes nem estamos com fome, mas procuramos ingerir bebidas e alimentos quentes para nos sentirmos aquecidos, resume a nutricionista da empresa Personal Diet, Joyce Nunes de Oliveira.
A vontade de comer mais em dias frios ocorre porque o corpo precisa da digestão para gerar energia e, consequentemente, calor para o corpo. Porém, o inverno brasileiro não é tão rigoroso a ponto de exigir grandes esforços de nosso organismo para manter o equilíbrio térmico, completa Joyce.
Gripe: alimentação pode ajudar o sistema imunológico
É comum imaginar que o corpo armazene gordura no inverno para vencer o frio, assim como acontece com os animais na hibernação, mas deve-se lembrar que o gasto energético humano continua o mesmo, enquanto os bichos permanecem esse período dormindo e poupando energia. Comer para ter a sensação de conforto é diferente de se alimentar para repor as energias, explica a nutricionista.
Portanto, existe razão para comer mais no inverno, mas não o suficiente para descuidar da alimentação e levar alguns quilinhos a mais para a próxima estação. O recomendado é comer lanches leves de três em três horas e não esquecer da hidratação. Beba água, mesmo se não tiver sede, sugere a profissional.
![]() |
| Castanhas, nozes e amêndoas são opções de lanche da tarde para quem segue uma dieta. Foto: Foto: Iain Buchanan/Licença Creative Commons |
O que comer? - Não é preciso se render aos alimentos repletos de açúcar e gordura para conseguir se sentir bem. Prefira alimentos mais quentes e picantes. Troque as saladas frias por preparações refogadas, grelhadas ou assadas. Todos os tipos de feijões, grãos integrais e batatas também são recomendados, indica Joyce.
Para quem deseja seguir uma dieta, ela dá uma dica: investir em sementes e oleaginosas, como as castanhas, nozes e amêndoas. Na hora do preparo de alimentos, temperos como coentro, cominho, curry, páprica picante, gengibre, cebola e canela são as opções, enumera.
Na hora da escolha da bebida, o tradicional chocolate quente está fora do cardápio. Preparar um chá de ervas ou leite com cacau e canela são escolhas nutritivas e saborosas, afirma a nutricionista.
Como praticar atividade física sem debilitar a saúde no inverno
Apesar das sopas serem quentes e reconfortantes, Joyce alerta: cuidado com os ingredientes que elas podem conter. Deve-se ficar longe de paio, bacon, creme de leite, entre outros. Esses ingredientes não só engordam como estão relacionados à doenças crônicas e degenerativas.
Longe da gripe - Os alimentos são os principais aliados da saúde para manter o corpo longe das gripes e resfriados. Alho, cogumelos e frutas cítricas ajudam a combater essas doenças. Os peixes, que são ricos em zinco, também fortalecem as células de defesa, enquanto as sopas e caldos mantêm o corpo aquecido e turbinam o sistema imunológico, conclui a nutricionista.
Acessório indispensável no guarda roupa feminino, os sapatos de salto alto misturam sensualidade, elegância e autoconfiança. Usados principalmente durante a noite, o calçado muitas vezes faz parte da rotina de algumas mulheres que, fora da academia, não aceitam descer do salto.
Porém, o hábito pode trazer consequências para a saúde. O salto alto é um dos piores tipos de calçado que existe e a orientação é para que as mulheres optem por usá-lo, no máximo, por meio período do dia, explica o ortopedista Dr. André Felipe Ninomiya.
Salto alto pode ocasionar diversas lesões nas corredoras
Caso seja impossível deixar o "companheiro" no armário, o médico sugere que as mulheres deem preferência para os modelos que exijam menos esforço dos pés e coluna. Não existe salto adequado, mas o melhor a se fazer é evitar os sapatos com bico fino e salto agulha.
O sapato com salto anabela, uma espécie de plataforma que abrange toda a planta do pé, também é uma opção para o público feminino. Inclusive, este tipo de calçado é indicado para o tratamento de patologias nos pés, completa o Dr. Ninomiya.
No final do dia, é essencial fazer o alongamento do calcâneo para garantir a saúde do tendão de Aquiles e evitar possíveis problemas na região.
![]() |
| Ortopedista desaconselha uso de salto agulha. Foto: Domínio Público |
Perigos do salto - As mulheres devem ficar atentas aos problemas que o acessório pode causar. Bolhas, olho de peixe e calos podem ser causados pelo uso excessivo ou má qualidade do produto.
Segundo o profissional, o sapato também mexe com o centro de gravidade do corpo e quem fica responsável por equilibrar o corpo é a coluna. O uso crônico do salto trará problemas na região, como por exemplo o aparecimento da hérnia de disco.
Além disso, o uso desenfreado do bico fino causa deformidade do hálux, nome científico para o dedão do pé. Quando as estruturas ósseas ficam posicionadas da mesma forma e por muito tempo, ela permanecerá assim. Para reverter esse quadro, a paciente terá que passar por cirurgia, alerta o ortopedista.
Joelho das mulheres sofre com o uso de saltos altos
Pisada - Corredoras com pisada supinada devem tomar cuidado com o uso do calçado. Esse público é o que mais sofre, porque tendem a deixar o tornozelo instável, aumentando o risco de torções, conclui o médico.
Atletismo · 06 ago, 2013
Acessório indispensável no guarda roupa feminino, os sapatos de salto alto misturam sensualidade, elegância e autoconfiança. Usados principalmente durante a noite, o calçado muitas vezes faz parte da rotina de algumas mulheres que, fora da academia, não aceitam descer do salto.
Porém, o hábito pode trazer consequências para a saúde. O salto alto é um dos piores tipos de calçado que existe e a orientação é para que as mulheres optem por usá-lo, no máximo, por meio período do dia, explica o ortopedista Dr. André Felipe Ninomiya.
Salto alto pode ocasionar diversas lesões nas corredoras
Caso seja impossível deixar o "companheiro" no armário, o médico sugere que as mulheres deem preferência para os modelos que exijam menos esforço dos pés e coluna. Não existe salto adequado, mas o melhor a se fazer é evitar os sapatos com bico fino e salto agulha.
O sapato com salto anabela, uma espécie de plataforma que abrange toda a planta do pé, também é uma opção para o público feminino. Inclusive, este tipo de calçado é indicado para o tratamento de patologias nos pés, completa o Dr. Ninomiya.
No final do dia, é essencial fazer o alongamento do calcâneo para garantir a saúde do tendão de Aquiles e evitar possíveis problemas na região.
![]() |
| Ortopedista desaconselha uso de salto agulha. Foto: Domínio Público |
Perigos do salto - As mulheres devem ficar atentas aos problemas que o acessório pode causar. Bolhas, olho de peixe e calos podem ser causados pelo uso excessivo ou má qualidade do produto.
Segundo o profissional, o sapato também mexe com o centro de gravidade do corpo e quem fica responsável por equilibrar o corpo é a coluna. O uso crônico do salto trará problemas na região, como por exemplo o aparecimento da hérnia de disco.
Além disso, o uso desenfreado do bico fino causa deformidade do hálux, nome científico para o dedão do pé. Quando as estruturas ósseas ficam posicionadas da mesma forma e por muito tempo, ela permanecerá assim. Para reverter esse quadro, a paciente terá que passar por cirurgia, alerta o ortopedista.
Joelho das mulheres sofre com o uso de saltos altos
Pisada - Corredoras com pisada supinada devem tomar cuidado com o uso do calçado. Esse público é o que mais sofre, porque tendem a deixar o tornozelo instável, aumentando o risco de torções, conclui o médico.
Uma patologia rara, chamada de Doença de Chacot Too, pode causar sintomas que dificultam a corrida, pois leva a atrofia do músculo da panturrilha e provoca dedos em garra. Também conhecida como atrofia peronial muscular (APM) é um conjunto de neuropatias (doenças neurológicas) genéticas que afetam os nervos periféricos e apresentam sintomas muito variados. A doença atinge os nervos que realizam a ligação entre a medula espinhal e os músculos, comprometendo a condução dos impulsos nervosos.
Tendinite Patelar: o pesadelo de muitos corredores
Apesar de ser rara, é uma doença que provoca danos na bainha de mielina (cobertura) das células nervosas dos nervos periféricos e a degeneração das mesmas, responsáveis pela condução dos impulsos. Dessa forma, a condução é alterada nos nervos acometidos, prejudicando a sensibilidade dos membros (pernas e pés), movimento, cognição e outras funções também.
![]() |
| No músculo afetado os tecidos ficam desorganizados |
Ao exame físico, a doença se caracteriza pela atrofia muscular progressiva da panturrilha, elevação do arco plantar (pé cavo) e dedos em garra. Pode trazer problemas com a marcha, mas não altera a expectativa de vida tampouco causa retardo mental.
Diagnóstico - O diagnóstico da doença é obtido através de minuciosa história clínica, incluindo o levantamento da herança genética do paciente, exame físico, em especial o exame neurológico com testes sensitivos e reflexos de tendões e o resultado da eletroneuromiografia, exame que verifica a condição da integridade dos impulsos nervosos através da atividade bioelétrica dos músculos.
Frequentemente a doença de Charcot é descoberta durante as duas primeiras décadas de vida e evolui pouco a partir daí. O tratamento se resume a sessões de fisioterapia e o uso eventual de próteses ortopédicas para o melhor suporte dos pés.
Alimentação é estímulo positivo para ganho muscular
Corredores portadores desta síndrome podem correr, porém devem alertar seus treinadores em relação à doença e necessitam permanecer atentos aos sintomas de desconforto em pernas e pés, pois possuem alterações de sensibilidade. Portanto, o volume e intensidade dos treinos deve ser muito bem dosada e mantida em limites seguros.
Atletismo · 05 ago, 2013
Uma patologia rara, chamada de Doença de Chacot Too, pode causar sintomas que dificultam a corrida, pois leva a atrofia do músculo da panturrilha e provoca dedos em garra. Também conhecida como atrofia peronial muscular (APM) é um conjunto de neuropatias (doenças neurológicas) genéticas que afetam os nervos periféricos e apresentam sintomas muito variados. A doença atinge os nervos que realizam a ligação entre a medula espinhal e os músculos, comprometendo a condução dos impulsos nervosos.
Tendinite Patelar: o pesadelo de muitos corredores
Apesar de ser rara, é uma doença que provoca danos na bainha de mielina (cobertura) das células nervosas dos nervos periféricos e a degeneração das mesmas, responsáveis pela condução dos impulsos. Dessa forma, a condução é alterada nos nervos acometidos, prejudicando a sensibilidade dos membros (pernas e pés), movimento, cognição e outras funções também.
![]() |
| No músculo afetado os tecidos ficam desorganizados |
Ao exame físico, a doença se caracteriza pela atrofia muscular progressiva da panturrilha, elevação do arco plantar (pé cavo) e dedos em garra. Pode trazer problemas com a marcha, mas não altera a expectativa de vida tampouco causa retardo mental.
Diagnóstico - O diagnóstico da doença é obtido através de minuciosa história clínica, incluindo o levantamento da herança genética do paciente, exame físico, em especial o exame neurológico com testes sensitivos e reflexos de tendões e o resultado da eletroneuromiografia, exame que verifica a condição da integridade dos impulsos nervosos através da atividade bioelétrica dos músculos.
Frequentemente a doença de Charcot é descoberta durante as duas primeiras décadas de vida e evolui pouco a partir daí. O tratamento se resume a sessões de fisioterapia e o uso eventual de próteses ortopédicas para o melhor suporte dos pés.
Alimentação é estímulo positivo para ganho muscular
Corredores portadores desta síndrome podem correr, porém devem alertar seus treinadores em relação à doença e necessitam permanecer atentos aos sintomas de desconforto em pernas e pés, pois possuem alterações de sensibilidade. Portanto, o volume e intensidade dos treinos deve ser muito bem dosada e mantida em limites seguros.
Atletismo · 05 ago, 2013
Vídeos de superação têm ganhado cada vez mais espaço na internet, principalmente quando são publicadas no Facebook. A possibilidade de compartilhar experiências de vida e a luta de deficientes foi mais um passo em busca da diminuição do preconceito.
Uma produção que tem emocionado os internautas é o A Vida que Você Escolheu, uma produção de Renato Cabral, que inicia com a frase "Só existe um tipo de deficiência: a atitude negativa". Nela, a voz do locutor aparece por trás de uma música instrumental para narrar um texto sobre o significado de viver.
Os atores principais são Letícia Ferreira, uma cadeirante campeã mundial de natação, Roberto Carlos Silva, deficiente físico e vice-campeão mundial de triathlon, e Pedro Cordeiro, uma criança que desenvolveu uma síndrome rara no primeiro ano de vida.
Apesar de o vídeo exibir as diversas conquistas e acontecimentos de pessoas com algum tipo de deficiência, em nenhum momento no texto elas são explícitas. Todos os públicos se identificam com o tema.
Ter um corpo saudável e musculoso, livre de gorduras, é um dos principais objetivos ao fazer inscrição nas academias ou começar um treinamento. O processo inicia com o ganho de massa magra (conhecido como bulking) e perda de porcentagem da gordura corporal (cutting). Porém, no primeiro estágio é comum ver a pessoa comer sem restrições; um grande erro.
Conhecido como bulking sujo, o hábito de ingerir qualquer tipo de alimento, sem se preocupar com a quantidade de gordura e açúcares, pode não só ter o efeito contrário como prejudicar a saúde. A prática é feita por indivíduos que acreditam que conseguirão perder essa gordura quando entrarem na fase do cutting.
Existem dois tipos de ganho de massa: a de massa gorda e a de massa magra. É preciso sempre ganhar massa magra e perder massa gorda, isto é importante tanto para a estética quanto para a saúde, na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, explica a nutricionista Bianca Bianchi. Por isso, não ter hora para comer e ingerir mais nutrientes do que o organismo necessita não trará benefícios e pode até atrapalhar o rendimento.
É comum especialistas deixarem os atletas mais à vontade para comer o que os agrada nesse período, pelo fato de que esses alimentos terão que ser extremamente restritos na segunda fase (cutting). A dica é comer de três em três horas e evitar gorduras, frituras, doces e guloseimas. O atleta deve preferir frutas, legumes, saladas, alimentos integrais (fibras), leites e derivados desnatados ou semidesnatados, completa Bianca.
![]() |
| Sem restrições à ingestão de gorduras, indivíduo ganha massa gorda e engorda. Foto: © Garuti | Dreamstime Stock Photos & Stock Free Images |
Dieta - Segundo a nutricionista, deve-se tomar cuidado ao seguir dietas da moda, porque cada pessoa tem a sua necessidade energética e pode ingerir mais ou menos do que organismo precisa. Para a síntese e manutenção da massa magra, a dieta deve ser seguida, bem como as recomendações nutricionais, mantendo sempre o equilíbrio
Bianca conta que um erro bastante comum é as pessoas acreditarem que alimentos ricos em carboidratos devem ser eliminado das refeições. Uma das principais funções dos carboidratos é fornecer energia imediata para a contração muscular, de forma muito mais eficiente em comparação com os lipídeos, o que promove ganho de massa magra e, em médio e longo prazo, a perda de massa gorda, diz.
A ingestão de proteínas também é necessária, porém não em grandes quantidades. O excesso de proteínas é oxidada na mitocôndria e não é direcionada para a síntese muscular, complementa a profissional.
Suplementação - O suplemento adequado e controlado, aliado à uma dieta e exercícios, ajuda a trazer resultados positivos mais rápidos. Porém, não são todas as substâncias que ajudarão o atleta, por isso um/(a) nutricionista sempre deve ser consultado antes de consumi-las.
Bianca também alerta para a necessidade de uma alimentação saudável. Os suplementos que trazem maiores resultados para a finalidade em ganho de massa magra são, estimulantes ou proteínas ou principalmente creatinina,conclui.
Atletismo · 01 ago, 2013
Ter um corpo saudável e musculoso, livre de gorduras, é um dos principais objetivos ao fazer inscrição nas academias ou começar um treinamento. O processo inicia com o ganho de massa magra (conhecido como bulking) e perda de porcentagem da gordura corporal (cutting). Porém, no primeiro estágio é comum ver a pessoa comer sem restrições; um grande erro.
Conhecido como bulking sujo, o hábito de ingerir qualquer tipo de alimento, sem se preocupar com a quantidade de gordura e açúcares, pode não só ter o efeito contrário como prejudicar a saúde. A prática é feita por indivíduos que acreditam que conseguirão perder essa gordura quando entrarem na fase do cutting.
Existem dois tipos de ganho de massa: a de massa gorda e a de massa magra. É preciso sempre ganhar massa magra e perder massa gorda, isto é importante tanto para a estética quanto para a saúde, na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, explica a nutricionista Bianca Bianchi. Por isso, não ter hora para comer e ingerir mais nutrientes do que o organismo necessita não trará benefícios e pode até atrapalhar o rendimento.
É comum especialistas deixarem os atletas mais à vontade para comer o que os agrada nesse período, pelo fato de que esses alimentos terão que ser extremamente restritos na segunda fase (cutting). A dica é comer de três em três horas e evitar gorduras, frituras, doces e guloseimas. O atleta deve preferir frutas, legumes, saladas, alimentos integrais (fibras), leites e derivados desnatados ou semidesnatados, completa Bianca.
![]() |
| Sem restrições à ingestão de gorduras, indivíduo ganha massa gorda e engorda. Foto: © Garuti | Dreamstime Stock Photos & Stock Free Images |
Dieta - Segundo a nutricionista, deve-se tomar cuidado ao seguir dietas da moda, porque cada pessoa tem a sua necessidade energética e pode ingerir mais ou menos do que organismo precisa. Para a síntese e manutenção da massa magra, a dieta deve ser seguida, bem como as recomendações nutricionais, mantendo sempre o equilíbrio
Bianca conta que um erro bastante comum é as pessoas acreditarem que alimentos ricos em carboidratos devem ser eliminado das refeições. Uma das principais funções dos carboidratos é fornecer energia imediata para a contração muscular, de forma muito mais eficiente em comparação com os lipídeos, o que promove ganho de massa magra e, em médio e longo prazo, a perda de massa gorda, diz.
A ingestão de proteínas também é necessária, porém não em grandes quantidades. O excesso de proteínas é oxidada na mitocôndria e não é direcionada para a síntese muscular, complementa a profissional.
Suplementação - O suplemento adequado e controlado, aliado à uma dieta e exercícios, ajuda a trazer resultados positivos mais rápidos. Porém, não são todas as substâncias que ajudarão o atleta, por isso um/(a) nutricionista sempre deve ser consultado antes de consumi-las.
Bianca também alerta para a necessidade de uma alimentação saudável. Os suplementos que trazem maiores resultados para a finalidade em ganho de massa magra são, estimulantes ou proteínas ou principalmente creatinina,conclui.
Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para praticar alguma atividade física e o final de semana parece propício para uma caminhada ou corrida no parque. Porém, estabelecer um treino somente nesses dias e acreditar que está apto a competir é uma armadilha que traz grandes consequências.
De acordo com o fisiologista do exercício e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Dr. Paulo Roberto Correia, fazer exercícios nos dias de descanso faz bem para a saúde, mas não quando o objetivo é superação. Neste caso, não existe uma programação, portanto essas pessoas não estão acostumadas com o treinamento e o seu organismo não está preparado para esse esforço, explica.
Pets na corrida: quando levar o amigo de quatro patas para provas
O especialista também explica que, para ser considerado um atleta, é preciso treinamento e competição. Um atleta de elite treina todos os dias, tem uma boa alimentação e um descanso de qualidade. Porém, é possível competir normalmente com uma rotina de treino três vezes por semana, não menos que isso, afirma.
Essa programação é necessária para que o organismo se habitue com o esforço, seja capaz de aumentar distâncias e diminuir o tempo. A recuperação de um treino de resistência é rápida, cerca de oito horas depois a pessoa é capaz de fazer até o mesmo tempo. Passado 48 horas, o corpo conserva o efeito desse treinamento, porém depois disso o ganho é perdido, conta o fisiologista.
![]() |
| Treinar de final de semana é saudável, desde que não seja para competições. Foto: Gloria Cheng/ stock.xchng |
Sem preparo - Quando o esportista insiste em ultrapassar seus limites, mesmo sem preparo, ele passa mal e pode sofrer com o desconforto. O primeiro sinal que o corpo dá são as dores musculares e cãimbras. Depois, podem ocorrer processos inflamatórios que tornam-se crônicos e ficam muito mais difíceis de serem tratados, orienta Dr. Paulo Roberto.
Atletas consideram Maratona dos Perdidos prova mais difícil do Brasil
O profissional também conta que é comum o treino ser mais desgastante para que o atleta tenha mais facilidade na hora da competição. "Quando o treinamento ocorre somente no final de semana, certamente essas pessoas irão sofrer na prova, conclui.
Por isso, manter um ritmo leve, alimentar-se bem e respeitar os limites do organismo são pré-requisitos para um bom treinamento no final de semana.
Atletismo · 31 jul, 2013
Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para praticar alguma atividade física e o final de semana parece propício para uma caminhada ou corrida no parque. Porém, estabelecer um treino somente nesses dias e acreditar que está apto a competir é uma armadilha que traz grandes consequências.
De acordo com o fisiologista do exercício e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Dr. Paulo Roberto Correia, fazer exercícios nos dias de descanso faz bem para a saúde, mas não quando o objetivo é superação. Neste caso, não existe uma programação, portanto essas pessoas não estão acostumadas com o treinamento e o seu organismo não está preparado para esse esforço, explica.
Pets na corrida: quando levar o amigo de quatro patas para provas
O especialista também explica que, para ser considerado um atleta, é preciso treinamento e competição. Um atleta de elite treina todos os dias, tem uma boa alimentação e um descanso de qualidade. Porém, é possível competir normalmente com uma rotina de treino três vezes por semana, não menos que isso, afirma.
Essa programação é necessária para que o organismo se habitue com o esforço, seja capaz de aumentar distâncias e diminuir o tempo. A recuperação de um treino de resistência é rápida, cerca de oito horas depois a pessoa é capaz de fazer até o mesmo tempo. Passado 48 horas, o corpo conserva o efeito desse treinamento, porém depois disso o ganho é perdido, conta o fisiologista.
![]() |
| Treinar de final de semana é saudável, desde que não seja para competições. Foto: Gloria Cheng/ stock.xchng |
Sem preparo - Quando o esportista insiste em ultrapassar seus limites, mesmo sem preparo, ele passa mal e pode sofrer com o desconforto. O primeiro sinal que o corpo dá são as dores musculares e cãimbras. Depois, podem ocorrer processos inflamatórios que tornam-se crônicos e ficam muito mais difíceis de serem tratados, orienta Dr. Paulo Roberto.
Atletas consideram Maratona dos Perdidos prova mais difícil do Brasil
O profissional também conta que é comum o treino ser mais desgastante para que o atleta tenha mais facilidade na hora da competição. "Quando o treinamento ocorre somente no final de semana, certamente essas pessoas irão sofrer na prova, conclui.
Por isso, manter um ritmo leve, alimentar-se bem e respeitar os limites do organismo são pré-requisitos para um bom treinamento no final de semana.