Triathlon · 19 set, 2006
No próximo domingo (24) Santos recebe a quinta etapa do Troféu Brasil de Triathlon, com largada e chegada na praia do Gonzaga. A largada da elite será às 9h20 para uma disputa de 1500 metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Já os amadores largam às 8h para competir a metade das distâncias.
Entre os destaques da categoria feminina está Ana Boccanera, que obteve um quarto lugar na prova de abertura, um vice na terceira etapa e ocupa a sexta colocação na geral. Após um período de competições na Europa ela ainda acredita no tricampeonato consecutivo do torneio. Acabei de chegar da Europa, onde disputei as seletivas do Pan. Estou com ritmo de competição, treinei bastante por lá e estou bastante confiante, comenta a triatleta.
Outras atletas que também estão no páreo pelo título são Carla Moreno, que lidera o ranking com 100% de aproveitamento, assim como Maria Omar e Fernanda Garcia, segunda e terceira colocadas respectivamente. Os eventos da competição começam no sábado, com a entrega dos kits, inscrições de última hora e a Expo Troféu Brasil.
Atletismo · 19 set, 2006
Agência Mundial de Controle Antidoping (Wada) não irá banir o uso de tendas que simulam a altitude como forma de treinamento. Esse tipo de equipamento entrou na lista de discussão da Wada, depois do último Tour de France. A agência pretendia colocar o produto na mesma lista de substâncias proibidas no esporte.
Mas no início dessa semana, o presidente da Wada, Dick Pound, disse que não irá proibir o método de treinamento, mas o assunto não sairá da sua lista de discussão. Isso não significa que a gente aprova. Simplesmente nesse estágio não podemos banir o treinamento, conta Pound.
Atualmente muitos atletas de elite, quando não têm a possibilidade de treinarem na altitude, equipam suas casas com câmaras que liberam pouco oxigênio e com isso fazem o corpo produzir mais glóbulos vermelhos. Estes melhoram a performance do atleta.
Grandes nomes do atletismo americano usam esse método. O técnico dos maratonistas da Nike, Alberto Salazar, disse em entrevista ao New York Times que se as tendas de altitude fossem proibidas, o efeito nos Estados Unidos iria ser devastador. Segundo o treinador, quatro dos seus atletas fazem o uso das tendas.
Brasil - No Brasil o uso de câmaras hipobáricas não é comum. Segundo o treinador do maratonista Vanderlei Cordeiro, Ricardo D´Angelo, os fundistas brasileiros não utilizam esse método. Pelo que eu sei, no atletismo brasileiro nenhum atleta já utilizou ou utiliza essas câmaras como recurso para melhorar a condição física. Eu só tenho o conhecimento que alguns triathletas já usaram isso, revela.
Triathlon · 18 set, 2006
O triathleta Santiago Ascenço participa da quinta etapa do Troféu Brasil de Triathlon que acontece no próximo domingo em Santos. Esse ano ele quer buscar o bicampeonato da competição que terá largada e chegada na Praia do Gonzaga. Ao todo os participantes percorrerão 1,5km de natação, 40km de bike e 10km de corrida.
Agora o meu foco é o totalmente o Troféu Brasil, já que a situação do Pan está indefinida. Nem os dirigentes sabem o que vai ser, conta o competidor, referindo-se à seleção dos atletas para os Jogos Pan-Americanos do Rio. Estou muito animado para o bicampeonato, acrescenta.
Com um bom aproveitamento no campeonato, 403,5 pontos contra 387 do santista Fábio Carvalho, seu principal oponente, ele quer mais. Estou muito animado para o bicampeonato, porém sei que principalmente o Fabinho se dá muito bem em Santos e como as três últimas etapas serão nesse percurso, o trabalho fica mais duro, revela.
A programação do evento começa no sábado (dia 23) no Clube Sírio Libanês, que fica na av. Ana Costa, 473 (próximo à área de transição da prova). Das 13 às 19h serão realizadas a entrega dos kits, novas inscrições e a Expo Troféu Brasil. A partir das 15 horas os atletas da elite participam do simpósio técnico e às 17h começa o simpósio par aos amadores.
Triathlon · 16 set, 2006
A etapa Guarujá do Circuito Biathlon Series foi confirmada para o dia sete de outubro, litoral paulista. A largada será dada na Paria da Enseada às 14h e os participantes terão que enfrentar um percurso com 500m de natação, 3km de corrida e no revezamento 1.000m de natação e 6km de corrida.
Haverá também uma prova infantil com 300m de natação e 1500m de corrida. Segundo os organizadores, o percurso da corrida acontecerá na areia da praia. As inscrições para a prova já estão abertas e aqueles que se inscreverem até o dia 10 de setembro recebem desconto.
Até essa data a categoria individual custa R$45, revezamento R$90 e infantil R$35. Depois os preços sobem para R$50 individual, R$100 revezamento e R$40 infantil. Estas podem ser feitas na loja HeartView Sports de São Paulo, que fica na av. Faria Lima, número 1827. Mais informações pelo e-mail [email protected].
Caminhada · 14 set, 2006
O cardiologista Dr. Nabil Ghorayeb fez um pré-lançamento nessa última terça-feira, em São Paulo, do livro Ninguém Morre de Véspera. Segundo a editora, a publicação tem linguagem simples e procura transmitir toda a experiência de um médico interessado no bem-estar de seus pacientes.
A preocupação do Dr. Nabil extrapola a sua especialidade. No livro ele vai além e busca a origem de diversos tratamentos, algumas curiosidades sobre equipamentos médicos e a contribuição de profissionais de áreas afins, como a nutrição e a educação física. Pois para ele, não basta simplesmente medir a pressão ou aferir os batimentos cardíacos, se o indivíduo cultiva maus hábitos, é preciso integrar os diversos segmentos que o abrangem em sua totalidade.
O lançamento do livro para o público será no dia três de outubro às 19h na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, São Paulo. O público será recepcionado com coquetel e o Dr. Nabil Ghorayeb irá distribuir autógrafos. O livro Ninguém Morre de Véspera é da editora Phorte e custa R$29.
Atletismo · 14 set, 2006
Porém as atuais taxas cobradas são abusivas. A maratona de São Paulo, por exemplo, competição que reúne 10 mil pessoas e tem um percurso de 42 quilômetros, teve que pagar ao CET cerca de 250 mil reais para ter o apoio no trânsito, fechamento de algumas ruas e o deslocamento da prova.
Por isso o vereador Aurélio Miguel junto com Ademar da Guia entraram com um projeto de lei para liberar esse tipo de custo dos organizadores. Mas no início de setembro o projeto foi vetado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.
Quando aprovaram a lei, a idéia era dar uma ajuda em relação ao CET, mas as taxas que impuseram são proibitivas. Ninguém consegue organizar uma prova pagando isso. Teve uma prova da Corpore que custou 61 mil reais. E isso não é só no esporte. A Bienal do Livro, por exemplo, teve que pagar 350 mil reais. Isso vai tornar inviáveis os eventos na cidade de São Paulo, revela o vereador. A cidade de São Paulo hoje em dia vive de serviços, de grandes eventos, feiras. A gente tem que incentivar isso e não banir, acrescenta.
Segundo Cristiano Barbosa, responsável pelo Departamento de Corridas de Rua da Federação Paulista de Atletismo (FPA), as taxas do CET são cobradas para pagar os funcionários. Está sendo cobrada a hora dos funcionários do CET para a prova. Isso varia de R$45 a R$70 a hora de cada funcionário, dependendo do cargo e função, conta Barbosa.
Todo mundo que pratica esporte tem uma saúde melhor. Um estudo da Organização Mundial de Saúde diz que para cada dólar investido no esporte, se economiza três na prevenção da saúde. Então a gente tem que estimular a população para praticar esporte. Infelizmente os governantes ainda não sabem da importância do esporte na vida dos paulistanos e esse tipo de taxa só desestimula, finaliza Aurélio Miguel, que insiste no projeto e agora vai derrubar o veto.
Triathlon · 12 set, 2006
Após uma temporada nos Estados Unidos para participar de algumas competições, o triatleta Fábio Carvalho volta ao Brasil na próxima segunda feira (18) para iniciar os preparativos da disputa da 5ª etapa do Troféu Brasil de Triathlon, que acontece dia 24, em Santos.
Atualmente Fábio ocupa a segunda posição no ranking e pretende conquistar o título. Acredito que posso ser campeão do Circuito e sei que isso só depende de mim. Treinei bem em San Diego e vou voltar com tudo para o Brasil, comenta.
O triatleta competiu no último dia 10 a prova LA Triathlon, em Los Angeles e no próximo domingo (17) vai correr o Nautica Malibu Triathlon, em Zuma Beach, Califórnia. Ele conta que gostou da prova de Los Angesles, principalmente pelo alto nível e comenta a estratégia utilizada. Em LA fiz uma boa prova, mas esperava mais. Sai no primeiro grupo da água, no pedal perdi o contato com os líderes, mas ainda fiz uma boa corrida. É sempre bom competir com atletas desse nível.
As etapas - Na disputa do Troféu Brasil ele começou com uma vitória em Santos, na segunda etapa (na USP) ficou gripado na quinta feira antes da prova e obteve uma quinta colocação e a terceira etapa, em Goiânia, ele descartou devido à uma virose. Na etapa de Nova Lima (MG) ele foi o segundo colocado, atrás de Santiago Ascenço, atual líder.
Fui segundo em um percurso que não tem muito as minhas características. Por isso foi um resultado ótimo. Agora, a briga está entre eu, o Santiago e o Maurinho, comenta Fábio, se referindo à Mauro Miyasiro. Por competir em casa, ele afirma que poderá levar certa vantagem, pois terá a torcida a favor, vai correr em um percurso próximo de sua residência e poderá dormir mais tranqüilo.
A prova será disputada na Praia do Gonzaga, com distâncias de 1.500 metros de natação, 40 km de bike e 10 km de corrida para a elite. Os amadores vão disputar a metade dessas distâncias.
Mito 4: Se treinar para uma maratona, queimarei toda a gordura. Ser maratonista não é garantia de ser magro. A maioria dos maratonistas de mais de quatro horas tem entre cinco e 10 quilos de peso extra apesar de correr habitualmente, especialmente as mulheres com mais de 35 anos. Isto acontece porque o treinamento fica centrado na resistência, e as pessoas esquecem de cuidar da massa muscular. Quanto maior é a massa muscular, mais calorias se queimam ao longo do dia.
Solução Feminina: as mulheres têm menos porcentagem de massa muscular e devem fazer um trabalho específico de musculação entre duas e três vezes por semana para ganhar músculos e perder gordura, correr apenas não basta. Ir à academia te aborrece? Consiga uma tabela de exercícios para fazer em casa e obrigue-se a fazer também treinos intervalados pelo menos uma vez por semana, ou faça circuitos fechados.
Mito 5: O casal que corre junto, emagrece junto.
A verdade é que um homem normal só precisa começar a correr para emagrecer até seis, sete quilos em um mês, comendo de forma saudável e sem seguir uma dieta para perder peso. Em compensação, a maioria das mulheres não perde quilos só com começar a correr, inclusive podem chegar a ganhar peso, apesar de que perdem sim, volume e começam a notar que a roupa vai ficando grande. Há duas explicações para isso. Por um lado a maioria das mulheres pesa menos que os homens, portanto gastam menos calorias para o mesmo nível de atividade pelo simples fato de que tem que deslocar menos peso ao correr.
A outra explicação está em que as mulheres têm maior porcentagem de gordura que os homens para ter reserva extra como mães em potencial. Um homem normal tem uma porcentagem de gordura entre 10 e 15 %, enquanto uma mulher normal tem entre 20 e 30 % de gordura, grande parte da qual é impossível de eliminar e está localizada em suas curvas femininas. A realidade é que as mulheres são o autêntico sexo eficiente e tem um metabolismo muito econômico que guarda gordura para sobreviver nas épocas de escassez.
Solução Feminina: é preciso enganar ao metabolismo. Por um lado fazendo do exercício um hábito para toda vida, mas não fazer sempre o mesmo, assim conseguirá se manter no peso e tonificada. Por outro lado, nunca passe fome, para que não se inicie o mecanismo de economia energética do organismo. Para conseguí-lo deve-se comer ao menos cinco vezes ao dia. Evite passar mais de três horas sem comer, coma alimentos ricos em fibras que se digerem mais lentamente e com um índice glicêmico baixo para não provocar desequilíbrios de glicose no sangue. As pequenas comidas como frutas, saladas, verduras, carnes e peixes grelhados, são as mais aconselhadas.
Mito 6: Emagrecer é apenas questão de matemática.
Segundo cálculos, para perder meio quilo de gordura é preciso queimar 4.500 kcal (1gr de gordura = 9 kcal, 500gr x 9 = 4.500 kcal), portanto comendo menos calorias e treinando mais, certamente emagrecerá. No entanto um estudo realizado na Universidade de Columbia revelou que as mulheres são mais eficientes do ponto de vista energético, o que as prejudica na hora de emagrecer, pois para perder meio quilo de gordura necessitam queimar mais calorias, umas 5.500 kcal aproximadamente.
Solução Feminina: para emagrecer apenas um quilo deve-se comer menos calorias e treinar mais que um homem. A solução está em escolher alimentos baixos em calorias e ricos em fibras para não passar fome e planificar o treinamento variando a intensidade e a resistência para despistar a eficiência feminina.
Mito 7: se te sobra peso é porque comes muito.
Deixe o preconceito de lado e esqueça de julgar a primeira vista. Muitas mulheres comem pouco e treinam muito e apesar de não estarem gordas, não conseguem perder os pneuzinhos. Todos somos um produto de nossos genes, e da mesma forma que não podes crescer por mais alongamentos que faças, tampouco podes ter uma figura de modelo à base de passar fome e treinar sem descanso.
Solução Feminina: aprenda a aceitar-te, esqueça dos quilos e da dieta e procure levar uma alimentação saudável e fazer exercício para estar melhor, ter saúde, eliminar o stress e o mais importante: divertir-se. Se você tem curvas, desfrute delas e aprenda a viver com elas.
Caminhada · 12 set, 2006
Mito 4: Se treinar para uma maratona, queimarei toda a gordura. Ser maratonista não é garantia de ser magro. A maioria dos maratonistas de mais de quatro horas tem entre cinco e 10 quilos de peso extra apesar de correr habitualmente, especialmente as mulheres com mais de 35 anos. Isto acontece porque o treinamento fica centrado na resistência, e as pessoas esquecem de cuidar da massa muscular. Quanto maior é a massa muscular, mais calorias se queimam ao longo do dia.
Solução Feminina: as mulheres têm menos porcentagem de massa muscular e devem fazer um trabalho específico de musculação entre duas e três vezes por semana para ganhar músculos e perder gordura, correr apenas não basta. Ir à academia te aborrece? Consiga uma tabela de exercícios para fazer em casa e obrigue-se a fazer também treinos intervalados pelo menos uma vez por semana, ou faça circuitos fechados.
Mito 5: O casal que corre junto, emagrece junto.
A verdade é que um homem normal só precisa começar a correr para emagrecer até seis, sete quilos em um mês, comendo de forma saudável e sem seguir uma dieta para perder peso. Em compensação, a maioria das mulheres não perde quilos só com começar a correr, inclusive podem chegar a ganhar peso, apesar de que perdem sim, volume e começam a notar que a roupa vai ficando grande. Há duas explicações para isso. Por um lado a maioria das mulheres pesa menos que os homens, portanto gastam menos calorias para o mesmo nível de atividade pelo simples fato de que tem que deslocar menos peso ao correr.
A outra explicação está em que as mulheres têm maior porcentagem de gordura que os homens para ter reserva extra como mães em potencial. Um homem normal tem uma porcentagem de gordura entre 10 e 15 %, enquanto uma mulher normal tem entre 20 e 30 % de gordura, grande parte da qual é impossível de eliminar e está localizada em suas curvas femininas. A realidade é que as mulheres são o autêntico sexo eficiente e tem um metabolismo muito econômico que guarda gordura para sobreviver nas épocas de escassez.
Solução Feminina: é preciso enganar ao metabolismo. Por um lado fazendo do exercício um hábito para toda vida, mas não fazer sempre o mesmo, assim conseguirá se manter no peso e tonificada. Por outro lado, nunca passe fome, para que não se inicie o mecanismo de economia energética do organismo. Para conseguí-lo deve-se comer ao menos cinco vezes ao dia. Evite passar mais de três horas sem comer, coma alimentos ricos em fibras que se digerem mais lentamente e com um índice glicêmico baixo para não provocar desequilíbrios de glicose no sangue. As pequenas comidas como frutas, saladas, verduras, carnes e peixes grelhados, são as mais aconselhadas.
Mito 6: Emagrecer é apenas questão de matemática.
Segundo cálculos, para perder meio quilo de gordura é preciso queimar 4.500 kcal (1gr de gordura = 9 kcal, 500gr x 9 = 4.500 kcal), portanto comendo menos calorias e treinando mais, certamente emagrecerá. No entanto um estudo realizado na Universidade de Columbia revelou que as mulheres são mais eficientes do ponto de vista energético, o que as prejudica na hora de emagrecer, pois para perder meio quilo de gordura necessitam queimar mais calorias, umas 5.500 kcal aproximadamente.
Solução Feminina: para emagrecer apenas um quilo deve-se comer menos calorias e treinar mais que um homem. A solução está em escolher alimentos baixos em calorias e ricos em fibras para não passar fome e planificar o treinamento variando a intensidade e a resistência para despistar a eficiência feminina.
Mito 7: se te sobra peso é porque comes muito.
Deixe o preconceito de lado e esqueça de julgar a primeira vista. Muitas mulheres comem pouco e treinam muito e apesar de não estarem gordas, não conseguem perder os pneuzinhos. Todos somos um produto de nossos genes, e da mesma forma que não podes crescer por mais alongamentos que faças, tampouco podes ter uma figura de modelo à base de passar fome e treinar sem descanso.
Solução Feminina: aprenda a aceitar-te, esqueça dos quilos e da dieta e procure levar uma alimentação saudável e fazer exercício para estar melhor, ter saúde, eliminar o stress e o mais importante: divertir-se. Se você tem curvas, desfrute delas e aprenda a viver com elas.
Também conhecido como Parque Eduardo Gomes, o aterro possui um milhão e 200 mil metros quadrados de área verde à beira mar e se estende do aeroporto Santos Dummont até a Enseada do Botafogo. Em 1951 a idéia original era ampliar o bairro do Flamengo, construindo pistas de alta velocidade para desafogar o trânsito do corredor central para a Zona Sul.
Porém, com a interferência da socialite Lota Macedo Soares, que era muito influente entre os políticos, o projeto original foi modificado e o aterro se transformou em um parque. É nessa região que acontecem grande parte das corridas de rua do Rio de Janeiro, como por exemplo a Corrida de São Sebastião.
Aos domingos e feriados, as pistas de trafego são fechadas ao trânsito transformando o Aterro em uma imensa área de lazer. Nestas ocasiões, dependendo do horário, você terá dificuldade em fazer um treino de ciclismo, mas para passear de bicicleta, skate ou patins é um excelente local.
Informações Úteis
| Endereço | Avenida Infante Dom Henrique |
| Estado | Rio de Janeiro |
| Cidade | Rio de Janeiro |
| Telefone para contato | (21) 2285-7029 |
| Horário de Funcionamento | Livre |
| Entrada Grátis | Sim |
| Estacionamento | Sim. É possível estacionar ao lado do monumento Estácio de Sá, na Marina da Glória ou ao lado do MAM. Todos esses locais cobram um preço fixo. Também é possível estacionar gratuitamente junto aos prédios ou ruas adjacentes, mas dependendo do horário você pode ter dificuldades para parar o carro. |
| Sanitários | Sim. Porém, os sanitários públicos são poucos, sendo preferível procurar um bar ou restaurante. |
| Bebedouros | Não. Porém, existem muitos vendedores de coco, água mineral e refrigerantes. |
| Guarda Volume | Não |
| Permitido a entrada de ciclistas | Sim. O local conta com uma ciclovia de 8,5km de extensão que abriga a Volta do Rio de ciclismo, prova da América Latina que mais conta pontos para a União Ciclística Internacional. |
| Espaço para crianças | Sim. O Aterro oferece playground com diversos brinquedos como balanço, casinha e escorregador, além de um teatro de fantoches. |
| Vestiário | Não |
| Equipamentos para o auxílio de exercícios físicos | Sim. Ao longo do Aterro existem diversos aparelhos. |
| Possibilidade para cadeirantes treinarem | Sim |
| Segurança | Sim. A segurança é boa na área de lazer aos fins de semana, mas razoável no dias de semana. |
Percursos de corrida
MAM até o Obelisco (Monumento a Estácio de Sá, fundador da cidade): Esse percurso é totalmente fechado ao trânsito todos os dias da semana e se localiza próximo ao mar em uma ciclovia, que na realidade era um caminho por onde um bondinho fazia um belo passeio. São 7,6 quilômetros (ida e volta) com marcação de 500 em 500 metros. Avenida: nos dias em que o aterro fica fechado para o trânsito, é possível treinar no asfalto da avenida ou na grama, em um percurso de sete quilômetros (ida e volta). Existem várias marcações de corridas, mas quase todas com o inconveniente de ser apenas a cada 1000 metros.Dicas:
Aos fins de semana, quando o Aterro vira um local de lazer, dependendo do horário você terá dificuldade em fazer um treino de ciclismo, mas para passear de bicicleta, skate ou patins é excelente. Aos fins de semana é possível alugar bicicletasAs informações para a elaboração do guia do Aterro do Flamengo foram obtidas com a ajuda do professor Antônio Carlos, que ministra treinos no local.
Antônio Carlos Ferreira é treinador de corrida e responsável técnico pelo Clube de Corrida Mitokondria, www.mitokondria.cjb.net. Ele ministra treinos no Rio de Janeiro, atua como personal trainner e fotógrafo. Contato: [email protected]
Caminhada · 11 set, 2006
Também conhecido como Parque Eduardo Gomes, o aterro possui um milhão e 200 mil metros quadrados de área verde à beira mar e se estende do aeroporto Santos Dummont até a Enseada do Botafogo. Em 1951 a idéia original era ampliar o bairro do Flamengo, construindo pistas de alta velocidade para desafogar o trânsito do corredor central para a Zona Sul.
Porém, com a interferência da socialite Lota Macedo Soares, que era muito influente entre os políticos, o projeto original foi modificado e o aterro se transformou em um parque. É nessa região que acontecem grande parte das corridas de rua do Rio de Janeiro, como por exemplo a Corrida de São Sebastião.
Aos domingos e feriados, as pistas de trafego são fechadas ao trânsito transformando o Aterro em uma imensa área de lazer. Nestas ocasiões, dependendo do horário, você terá dificuldade em fazer um treino de ciclismo, mas para passear de bicicleta, skate ou patins é um excelente local.
Informações Úteis
| Endereço | Avenida Infante Dom Henrique |
| Estado | Rio de Janeiro |
| Cidade | Rio de Janeiro |
| Telefone para contato | (21) 2285-7029 |
| Horário de Funcionamento | Livre |
| Entrada Grátis | Sim |
| Estacionamento | Sim. É possível estacionar ao lado do monumento Estácio de Sá, na Marina da Glória ou ao lado do MAM. Todos esses locais cobram um preço fixo. Também é possível estacionar gratuitamente junto aos prédios ou ruas adjacentes, mas dependendo do horário você pode ter dificuldades para parar o carro. |
| Sanitários | Sim. Porém, os sanitários públicos são poucos, sendo preferível procurar um bar ou restaurante. |
| Bebedouros | Não. Porém, existem muitos vendedores de coco, água mineral e refrigerantes. |
| Guarda Volume | Não |
| Permitido a entrada de ciclistas | Sim. O local conta com uma ciclovia de 8,5km de extensão que abriga a Volta do Rio de ciclismo, prova da América Latina que mais conta pontos para a União Ciclística Internacional. |
| Espaço para crianças | Sim. O Aterro oferece playground com diversos brinquedos como balanço, casinha e escorregador, além de um teatro de fantoches. |
| Vestiário | Não |
| Equipamentos para o auxílio de exercícios físicos | Sim. Ao longo do Aterro existem diversos aparelhos. |
| Possibilidade para cadeirantes treinarem | Sim |
| Segurança | Sim. A segurança é boa na área de lazer aos fins de semana, mas razoável no dias de semana. |
Percursos de corrida
MAM até o Obelisco (Monumento a Estácio de Sá, fundador da cidade): Esse percurso é totalmente fechado ao trânsito todos os dias da semana e se localiza próximo ao mar em uma ciclovia, que na realidade era um caminho por onde um bondinho fazia um belo passeio. São 7,6 quilômetros (ida e volta) com marcação de 500 em 500 metros. Avenida: nos dias em que o aterro fica fechado para o trânsito, é possível treinar no asfalto da avenida ou na grama, em um percurso de sete quilômetros (ida e volta). Existem várias marcações de corridas, mas quase todas com o inconveniente de ser apenas a cada 1000 metros.Dicas:
Aos fins de semana, quando o Aterro vira um local de lazer, dependendo do horário você terá dificuldade em fazer um treino de ciclismo, mas para passear de bicicleta, skate ou patins é excelente. Aos fins de semana é possível alugar bicicletasAs informações para a elaboração do guia do Aterro do Flamengo foram obtidas com a ajuda do professor Antônio Carlos, que ministra treinos no local.
Antônio Carlos Ferreira é treinador de corrida e responsável técnico pelo Clube de Corrida Mitokondria, www.mitokondria.cjb.net. Ele ministra treinos no Rio de Janeiro, atua como personal trainner e fotógrafo. Contato: [email protected]
Triathlon · 11 set, 2006
A triathleta Fernanda Schiliró morreu nesse último domingo após ser atropelada na Rodovia Castello Branco, em São Paulo. A brasileira pedalava na estrada paulista com mais quatro pessoas e um carro de apoio, quando se desequilibrou e foi atropelada por uma kombi e um ônibus.
Segundo agências de notícias, o acidente aconteceu por volta das 9h do domingo e Fernanda morreu na hora. Ela treinava para o Mundial de Ironman no Havaí, que acontece no próximo mês.
Em São Paulo, os triathletas costumam treinar a modalidade bicicleta nas rodovias do estado. Isto porque é possível percorrer distâncias longas que simulam as mesmas distâncias dos eventos esportivos. No Ironman, por exemplo, o trecho de bike tem 180 quilômetros de extensão.
Alimentação · 17 jun, 2026
Saúde · 17 jun, 2026
Atletismo · 17 jun, 2026