Caminhada · 11 out, 2006
Durante a atividade física, os músculos produzem grande quantidade de calor que deve dissipar-se ao ambiente, caso contrário, ocorrerá um aumento da temperatura central do corpo. A sudorese é uma resposta fisiológica que tenta limitar este aumento de temperatura. Contudo, se ocorrer perda de líquidos e esta não for compensada com a ingestão de fluídos, haverá um desequilíbrio na regulação da temperatura, diminuição do rendimento e, possivelmente, da saúde.
A recomendação para ingestão de líquidos antes, durante e depois dos treinos e competições visa prevenir a desidratação, que prejudica o funcionamento normal do organismo e o desempenho.
1) A ingestão de 250ml a 600ml de fluídos cerca de 2 horas ANTES do exercício, garante o início da atividade com um nível adequado de hidratação, além de tempo suficiente para eliminar o excesso de líquidos.
2) Durante a atividade física. A ingestão de fluidos deve compensar ou repor tanto quanto for possível a quantidade de líquidos perdida pela sudorese. Pode-se calcular a quantidade de líquido perdida pesando o atleta antes e depois do exercício: cada 100 gramas de peso perdido representam aproximadamente 100ml de suor. Para isso recomenda-se de 125ml a 500ml em intervalos regulares, a cada 20 minutos.
ATENÇÃO: a quantidade e freqüência devem ajustar-se de acordo com a sudorese, tolerância e a velocidade de esvaziamento gástrico de cada indivíduo.
3) Após os treinos e competições, uma hidratação adequada restabelece o equilíbrio de água e eletrólitos, sendo essencial no processo de recuperação. O volume a ser consumido deverá ser maior (pelo menos 50% a mais) que o volume de suor perdido. Também deve ocorrer reposição de sódio e potássio, adicionados nos líquidos (fluídos) ou através da ingestão de alimentos ricos em tais nutrientes (banana, laranja, batata, água de coco, tomate, folhas verde-escura, etc).
Estudos indicam que a ingestão de fluídos é máxima quando os mesmos estão frescos (15 a 20ºC).
Dicas para o dia-a-dia
Seguindo essas orientações tenho certeza de que seu corpo irá se manter hidratado durante os treinos, não prejudicando o rendimento dos exercícios e sua saúde. Mexa-se e bom treino!
![]() |
|
Triathlon · 10 out, 2006
O triathleta brasileiro Ivan Albano participa no sábado (21) do Ironman do Havaí. A prova é o mundial da modalidade e acontece na ilha de Kona. Mais de 1.500 atletas de diversas nacionalidades estarão presentes no evento que conta com 3,8km de natação, 180km de bicicleta e mais 42km de corrida.
Essa será a primeira vez que o brasileiro participa da competição na categoria profissional. Triathleta há 15 anos, Albano já disputou quatro edições do Ironman do Havaí, porém, todas como amador. Há um ano atrás ele não tinha patrocinador, participava das competições apenas pelo amor ao esporte.
Agora, patrocinado pela Powerbar e InsideOutsports, ele almeja chegar entre os 10 primeiros colocados da prova e marcar o seu nome na famosa lista top 10 do Havaí. Sou bem realista e sei que e bem difícil chegar entre os 10 primeiros. Porém, sou igual aos outros e garanto que estou bem preparado para isso. Nada é impossível, se eu acordar num grande dia tenho certeza que vou conseguir, revela.
A jornada para seu atual sonho não foi fácil. Morador de Mogi-Mirim (SP), ele se mudou para os Estados Unidos para se dedicar integralmente ao treinamento. Minha preparação para o mundial do Havaí foi toda feita aqui nos Estados Unidos. Decide vir para cá, pois além da altitude e dos lugares perfeitos para treinar, os melhores atletas de todos esportes também passam uma temporada aqui (em Boulder, Colorado) ou até mesmo moram aqui, conta o brasileiro.
Segundo o atleta, estar ao lado de feras no esporte é um estímulo maior. Para o Havaí, ele treinava todos os dias cerca de seis a sete horas. Agora, uma semana antes da prova, Albano diminui seus treinos.
O Ironman do Havaí não é uma prova fácil e por ter experiência na competição, Albano pode obter alguma vantagem sob seus adversários. Mesmo assim algumas coisas são imprevisíveis. Nesta prova é muito difícil prever alguma coisa, pois as condições climáticas sem dúvida são o maior adversário de todos os competidores. O clima pode variar muito, ter muito calor, vento e umidade alta.
Para aqueles que vão estar pela primeira vez no Havaí a dica do triathleta é tentar absorver toda a energia da ilha. Por nenhum momento tente brigar com a natureza deste lugar. Mantenha a calma e o respeito pela ilha e tudo de bom irá acontecer.
O Ironman do Havaí acontece no sábado, 21 de outubro, na ilha de Kona no Havaí. Além de Albano, outros brasileiros, como a triathleta Fernanda Keller, também estarão na competição.
Triathlon · 03 out, 2006
O ciclista Luciano Pagliarini confirmou presença no Desafio 24H que acontece em novembro na cidade de Fortaleza. A prova de ciclismo tem a duração de 24 horas e reunirá equipes de no máximo oito pessoas, que se revezarão num percurso de 13km. Vence aquele que fizer a maior quilometragem durante o período de 24 horas.
O paranaense Luciano Pagliarini, que atualmente mora na Itália e coleciona importantes títulos no ciclismo, virá até o Brasil para a disputa nacional. Aos 28 anos ele já participou de provas como o Tour de France, a Volta da Espanha, Giro dItalia, Olimpíadas, além de alguns campeonatos mundiais.
Segundo o atleta, sua temporada de provas termina no dia oito de outubro com Paris-Tours, na França. Porém, no mês de novembro ele estará de férias no Brasil e irá disputar o Desafio 24H.
Estou muito empolgado para participar da prova, pois acredito muito no potencial deste evento que vem crescendo a cada ano. Os organizadores estão mais experientes e esse ano, com certeza, será ainda melhor. Será um grande prazer pedalar nas estradas do Ceara", conta.
As inscrições para o evento continuam abertas e podem ser feitas na Federação Cearense de Ciclismo (telefone (85) 3474-2574) ou no site oficial do evento: www.desafio24h.com.br.
Atletismo · 03 out, 2006
Para a maioria de nós, a temporada de corrida vem chegando ao fim. Todavia, isso não significa que o atleta cessará de treinar e por isso ficará fora de forma e ganhará peso. Pelo contrário! O que mais queremos é manter a nossa condição física, que vem sendo adquirida com tanto suor, certo?
De qualquer modo, a cartilha do treinamento preconiza que, após um período de seis a oito meses de muitas provas, intervalados, fartleks e longões, devemos necessariamente mudar os estímulos e grupos musculares aos quais o nosso organismo está habituado a treinar. Exceto para aqueles que ainda têm alguma prova importante para cumprir até o final deste ano.
Os demais deveriam pensar seriamente em diminuir a freqüência de treinos de corrida e agregar novas e diferentes atividades durante as próximas quatro a oito semanas. É claro que devemos manter uma freqüência mínima de dois treinos de corrida semanais, mas seria muito benéfico substituir os treinamentos restantes por natação, ciclismo, tênis, futebol, etc.
Ao variar o tipo de atividade, o organismo recebe estímulo para adaptar-se a diferentes solicitações musculares e metabólicas, ao mesmo tempo em que vai recuperando os sistemas que foram sobrecarregados durante toda uma temporada. Fazendo uma analogia, é o mesmo que fazemos quando tiramos férias, isto é, procuramos relaxar e mudar de atividades e até mesmo locais.
Para aqueles que nunca fizeram uma mudança de ares, sugiro iniciar apenas uma única e nova atividade, introduzindo-a gradativamente à semana, tanto em termos de intensidade como duração. Por exemplo, para alguém que deseja se aventurar numa quadra dando suas raquetadas, comece por uma aula ou um bate-bola de no máximo 30 minutos por semana, fazendo alongamentos antes e depois da atividade.
O dia seguinte provavelmente será marcado por algum cansaço diferente e uma outra dor muscular. Todavia, isso é um bom sinal, indicação que o corpo foi submetido a um tipo diferente de sobrecarga.
O grande desafio, na minha opinião é justamente DIMINUIR o volume de corrida. Muitos atletas temem perder condicionamento, algo que acontecerá somente se não for respeitada a regra de manter entre dois e três treinos semanais de corrida de 30 minutos.
Recomendo iniciar este processo já mês de outubro, acrescentando uma nova atividade, uma vez por semana durante 30 minutos. O aumento na duração e freqüência desta nova modalidade deverá ser feito com sensibilidade, à medida que o corredor sentir que pode suportar mais estímulos desta natureza.
Faça isso por pelo menos quatro semanas, sendo oito semanas o ideal. Agindo assim, aquela vontade de treinar e de melhorar suas marcas aumentará substancialmente. E a próxima temporada já está chegando.
Triathlon · 03 out, 2006
A sexta etapa do Troféu Brasil de Triathlon será decisiva para o torneio. Isso porque a competição é a penúltima do ano e o ranking do circuito está apertado. O líder do Troféu Brasil é o triathleta Santiago Ascenço. Ele tem 524,5 pontos, mas o segundo colocado, Fábio Carvalho, está com 500 pontos e o terceiro, José Mauro Miyasiro, 452.
Na disputa feminina a briga pela liderança ainda é maior. Carla Moreno lidera o ranking, mas a Argentina Maria Soledad Omar está apenas com um ponto de diferença da líder, totalizando 569. Fernanda Garcia, principal revelação feminina do triathlon santista, ocupa a terceira colocação no ranking, com 535,5.
Fiquei de fora da etapa passada, porque fui disputar o Circuito Mundial na China, já pensando nas Olimpíadas. Mas nesta próxima vou disputar, pensando em garantir um grande resultado na minha casa, conta Carla Moreno.
A sexta etapa do Troféu Brasil de Triathlon será no dia 22 de outubro em Santos. A última etapa do circuito, que definirá os vencedores no ano, acontece no dia três de dezembro também em Santos.
Triathlon · 29 set, 2006
As inscrições para o Desafio 24H de Ciclismo, que acontece no mês de novembro em Fortaleza, vão até o dia 20 de outubro. A prova consiste de 24 horas ininterruptas de ciclismo e vence aquele que percorrer a maior quilometragem.
O Desafio será realizado entre os dias quatro e cinco de novembro no Beach Park. Podem participar da competição ciclistas nas categorias solo, duplas, quartetos, sextos e corporativo. Este último para oito pessoas. Segundo os organizadores, esse ano o percurso irá apenas até o trecho conhecido como Japão. Ao todo a volta terá 12,9km.
As inscrições para a categoria solo custam R$170. As duplas pagam R$340, os quartetos R$680, os sextetos R$1020 e a categoria corporativa R$1360. Os interessados podem garantir uma vaga no site oficial da prova: www.desafio24h.com.br
O próximo domingo (30) é dia de eleição presidencial no Brasil. Por isso neste fim de semana não há nenhuma corrida de rua marcada no país, afinal todos os brasileiros devem votar.
Em decorrer disso, muitos pensaram em não fazer nada nesse fim de semana, mas um treino de corrida pode ser uma opção agradável de lazer. Na capital paulista muitos parques possuem pistas de corrida e suporte para os esportistas como o Ibirapuera, a USP, o Parque Água Branca entre outros.
Aqueles que moram no litoral, correr à beira mar pode ser uma forma relaxante de recuperar as energias do dia-a-dia. Portanto para sair da rotina de treinos nesse fim de semana conheça alguns lugares de corrida aqui.
Atletismo · 28 set, 2006
O próximo domingo (30) é dia de eleição presidencial no Brasil. Por isso neste fim de semana não há nenhuma corrida de rua marcada no país, afinal todos os brasileiros devem votar.
Em decorrer disso, muitos pensaram em não fazer nada nesse fim de semana, mas um treino de corrida pode ser uma opção agradável de lazer. Na capital paulista muitos parques possuem pistas de corrida e suporte para os esportistas como o Ibirapuera, a USP, o Parque Água Branca entre outros.
Aqueles que moram no litoral, correr à beira mar pode ser uma forma relaxante de recuperar as energias do dia-a-dia. Portanto para sair da rotina de treinos nesse fim de semana conheça alguns lugares de corrida aqui.
Triathlon · 25 set, 2006
O triathleta Juraci Moreira já tem vaga garantida para os Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro. Mesmo sem completar a etapa de Beijing, na China, que aconteceu no último sábado, ele abriu vantagem dos demais brasileiros.
Por causa do 11º e o 12º lugar nas etapas da Hungria e Alemanha, Juraci saiu na frente em relação aos outros brasileiros. Agora resta apenas uma vaga para representar o Brasil na modalidade Triathlon do Pan.
"Gostaria de ter tido melhores condições para repetir um bom resultado na etapa de Beijing, mas com o resfriado, depois as câimbras e, ainda, o altíssimo nível dos 90 triathletas que largaram, ficou impossível terminar a disputa. Nesse tipo de prova tem que estar 100%, conta Juraci.
O triathleta volta ao Brasil após uma temporada de 50 dias no exterior. "Não participava do Circuito Mundial desde as Olimpíadas de Atenas. Consegui completar duas etapas entre os top 15 do mundo. Retorno ao Brasil com o meu objetivo realizado. Já participei de duas olimpíadas e nunca havia conseguido a classificação para um Pan. Agora quero treinar da melhor maneira possível para dar uma medalha ao Brasil ano que vem no Rio de Janeiro", adianta.
A próxima competição do brasileiro será os Jogos Sul-americanos, na Argentina em novembro. Na última edição deste evento, em 2002, ele foi medalha de prata.
Triathlon · 25 set, 2006
Oscar Galindez participou da quinta etapa do Troféu Brasil de Triathlon nesse domingo (24) e faturou o primeiro lugar. O argentino radicado no Brasil disputou 3,8 quilômetros de natação, 180 de ciclismo e 42,1 de corrida em com o tempo de 1h42min41.
A chuva que caía atrapalhou bastante a natação, as bóias acabaram soltas e isso prejudicou, comentou Galindez. Porém, o campeão soube lidar com as adversidades para ganhar mais uma vez. Fora a chuva, fiz uma boa prova. Consegui pedalar e correr muito bem e conquistei a vitória.
Hoje Oscar embarca para os Estados Unidos, onde vai intensificar seus treinamentos para o Ironman do Havaí, que acontece em 21 de outubro na ilha de Kailua-Kona. O Ironman é disputado nas distâncias de 3,8 km de natação, 180 de ciclismo e 42,1 de corrida.
Feminino - Na disputa das mulheres Ana Boccanera venceu de ponta a ponta, cruzando a linha de chegada em 2h05min01. A natação difícil nivelou muito a prova e não tive tanta vantagem. Então, decidi forçar bem no ciclismo, comentou a campeã. Depois na corrida, comecei meio travada, mas quando vi a Soledad tive de correr mais forte para não perder a diferença.
A segunda colocada foi a argentina Maria Soledad Omar com 2h06min09. Faltou um pouco mais na corrida. Forcei no pedal, mas não deu, lamentou a triatleta que agora vai se preservar para as duas próximas etapas.
O terceiro lugar ficou com a atleta da casa Fernanda Garcia (2h07min26), que comemorou muito sua melhor colocação entre as profissionais. Estou muito feliz pela colocação, ainda mais em casa, perto dos meus pais, amigos, comentou a atleta de 23 anos. Foi uma prova bem difícil, o mar prejudicou, mas estava com uma bike nova e acho que isso me entusiasmou a pedalar melhor. Depois fiz uma corrida muito boa.
Triathlon · 22 set, 2006
No próximo domingo acontece a quinta etapa do Troféu Brasil de Triathlon, com largada de chegada na praia do Gonzaga, e a disputa pelo título deve ser bem acirrada. Fábio Carvalho, Santiago Ascenço e Mauro Miyasiro, além do argentino Ezequiel Morales possuem chances de levar a melhor.
Atualmente na quinta colocação do ranking, Mauro Miyasiro acredita que a disputa das próximas etapas pode favorecê-lo. Eles são grandes atletas, que tiveram bons resultados na etapa anterior, mas estou confiante de que posso fazer uma ótima prova e tenho certeza que o campeonato será decidido somente na última etapa.
Na primeira etapa Maurinho, como é conhecido, teve um 11º lugar na primeira etapa devido à uma penalização no ciclismo, porém na segunda etapa, na USP, ele teve um bom desempenho e foi superado apenas por três estrangeiros. Infelizmente o meu resultado na primeira etapa me deixa um pouco atrás na disputa pelo título, mas com as próximas três provas acontecendo em Santos, é possível uma recuperação, comenta o triatleta.
Participar de uma competição em casa é um diferencial para ele, que terá o apoio da torcida e não vai se desgastar com viagens. Competir em casa é bom, todavia essa é uma prova que todo mundo conhece e gosta de fazer. Então, nós santistas não temos tanta vantagem.
Alimentação · 17 jun, 2026
Saúde · 17 jun, 2026
Atletismo · 17 jun, 2026