Outros

Encontro Famílias Ativas movimenta Parque do Ibirapuera

O sábado (2) foi de diversão e busca por uma vida mais ativa pelos ciclistas que estiveram no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Cerca de 10 famílias se reuniram na manhã ensolarada para trocar experiências sobre atividades físicas e saúde, além de passearem com suas bikes em um percurso animado.

Diversão foi garantida para as crianças Foto: Christina Volpe/Webrun Diversão foi garantida para as crianças Foto: Christina Volpe/Webrun

Fabio Nitschke Gomes, do blog Ativitae foi um dos organizadores do evento. Ele contou que tem dois filhos e desde pequeno os estimula no esporte. “Eles tornaram crianças super interessadas, esse ambiente é o normal para eles. A vontade de pedalar e ter uma vida mais saudável veio naturalmente, eles são o
tipo de crianças que podemos levar para fazer caminhadas e passeios mais naturais sem problema algum”, diz.

Fábio já pedalou mais de 3.500 quilômetros com seus filhos Foto: Christina Volpe/Webrun Fábio já pedalou mais de 3.500 quilômetros com seus filhos Foto: Christina Volpe/Webrun

Para ele o encontro foi especial também pela troca de experiências, fora do mundo digital. “No blog falamos muito do outdoor, então nada melhor do que ir para a vida real e estarmos juntos. A principal ideia é mostrar que é possível sim manter uma vida ativa, cheia de esporte com os filhos em qualquer fase”, diz. “Já pedalei quase 3.500 quilômetros com os meninos entre passeios na cidade e outros”, diz.

Um dos filhos de Fabio, o pequeno Théo, estava feliz e bem animado com o passeio. “Eu gostei muito de hoje, adoro pedalar”. Consciente, ele já mostra que a nova geração vem com um pensamento diferenciado. “Meu passeio favorito é andar de bicicleta na ciclovia. O lugar que mais gosto é na Paulista, acho que a cidade tinha que ter mais ciclovias”.

Théo fez até pose pra foto Foto: Christina Volpe/Webrun Théo fez até pose pra foto Foto: Christina Volpe/Webrun

Fábia Soncini, jornalista e criadora do projeto Brasil Especial também estava presente. A jornalista é mãe de Luna, que tem paralisia cerebral, e desde seu nascimento a família transformou sua rotina e hoje eles vão a eventos para mostrar que é possível viver fora dos brinquedos eletrônicos, independente da situação da criança. “Depois que começamos a passear com ela, tanto com o carrinho de corrida, quanto com o bike trailer percebemos que seu desempenho melhorou muito”, diz.

Família unida no esporte Foto: Christina Volpe/Webrun Família unida no esporte Foto: Christina Volpe/Webrun

Segundo Fábia o nascimento de sua filha foi um incentivo para começar um esporte novo. “Só meu marido pedalava antes, então foi uma mudança total na minha vida. Já fizemos o caminho de Santiago de Compostela, Caminho da Fé e o da Luz, entre muitos outros”, diz.

Um dos papais que esteve presente no evento era Felipe Coelho Barreto, ele e sua esposa Bruna, têm dois filhos e procuravam incessantemente uma forma para andar de bike com as crianças. “Nós adorávamos passear, mas com a chegada dos meninos tivemos que revezar os passeios para um ficar com eles e outro ir pedalar. Um dia vimos o bike trailer e piramos, na mesma hora já pesquisamos o que era aquilo. Uma semana depois já tínhamos encomendado o nosso e isso salvou os domingos, já que agora podemos levar a família inteira, picnic, bola e todo o resto. Aproveitamos muito”, diz.

Grupo reunido no Ibirapuera neste sábado Foto: Christina Volpe/Webrun Grupo reunido no Ibirapuera neste sábado Foto: Christina Volpe/Webrun

O evento teve apoio do Ativitae, Bike Trailer Brasil, Cilclofemini, Bike.Tv, Kailash, Thule e nós do Webrun. Em breve haverá uma próxima edição.

Pequeno se diverte em bike trailer Foto: Christina Volpe/Webrun Pequeno se diverte em bike trailer Foto: Christina Volpe/Webrun


Encontro Famílias Ativas movimenta Parque do Ibirapuera

Corridas de Rua · 04 jul, 2016

O sábado (2) foi de diversão e busca por uma vida mais ativa pelos ciclistas que estiveram no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Cerca de 10 famílias se reuniram na manhã ensolarada para trocar experiências sobre atividades físicas e saúde, além de passearem com suas bikes em um percurso animado.

Diversão foi garantida para as crianças Foto: Christina Volpe/Webrun Diversão foi garantida para as crianças Foto: Christina Volpe/Webrun

Fabio Nitschke Gomes, do blog Ativitae foi um dos organizadores do evento. Ele contou que tem dois filhos e desde pequeno os estimula no esporte. “Eles tornaram crianças super interessadas, esse ambiente é o normal para eles. A vontade de pedalar e ter uma vida mais saudável veio naturalmente, eles são o
tipo de crianças que podemos levar para fazer caminhadas e passeios mais naturais sem problema algum”, diz.

Fábio já pedalou mais de 3.500 quilômetros com seus filhos Foto: Christina Volpe/Webrun Fábio já pedalou mais de 3.500 quilômetros com seus filhos Foto: Christina Volpe/Webrun

Para ele o encontro foi especial também pela troca de experiências, fora do mundo digital. “No blog falamos muito do outdoor, então nada melhor do que ir para a vida real e estarmos juntos. A principal ideia é mostrar que é possível sim manter uma vida ativa, cheia de esporte com os filhos em qualquer fase”, diz. “Já pedalei quase 3.500 quilômetros com os meninos entre passeios na cidade e outros”, diz.

Um dos filhos de Fabio, o pequeno Théo, estava feliz e bem animado com o passeio. “Eu gostei muito de hoje, adoro pedalar”. Consciente, ele já mostra que a nova geração vem com um pensamento diferenciado. “Meu passeio favorito é andar de bicicleta na ciclovia. O lugar que mais gosto é na Paulista, acho que a cidade tinha que ter mais ciclovias”.

Théo fez até pose pra foto Foto: Christina Volpe/Webrun Théo fez até pose pra foto Foto: Christina Volpe/Webrun

Fábia Soncini, jornalista e criadora do projeto Brasil Especial também estava presente. A jornalista é mãe de Luna, que tem paralisia cerebral, e desde seu nascimento a família transformou sua rotina e hoje eles vão a eventos para mostrar que é possível viver fora dos brinquedos eletrônicos, independente da situação da criança. “Depois que começamos a passear com ela, tanto com o carrinho de corrida, quanto com o bike trailer percebemos que seu desempenho melhorou muito”, diz.

Família unida no esporte Foto: Christina Volpe/Webrun Família unida no esporte Foto: Christina Volpe/Webrun

Segundo Fábia o nascimento de sua filha foi um incentivo para começar um esporte novo. “Só meu marido pedalava antes, então foi uma mudança total na minha vida. Já fizemos o caminho de Santiago de Compostela, Caminho da Fé e o da Luz, entre muitos outros”, diz.

Um dos papais que esteve presente no evento era Felipe Coelho Barreto, ele e sua esposa Bruna, têm dois filhos e procuravam incessantemente uma forma para andar de bike com as crianças. “Nós adorávamos passear, mas com a chegada dos meninos tivemos que revezar os passeios para um ficar com eles e outro ir pedalar. Um dia vimos o bike trailer e piramos, na mesma hora já pesquisamos o que era aquilo. Uma semana depois já tínhamos encomendado o nosso e isso salvou os domingos, já que agora podemos levar a família inteira, picnic, bola e todo o resto. Aproveitamos muito”, diz.

Grupo reunido no Ibirapuera neste sábado Foto: Christina Volpe/Webrun Grupo reunido no Ibirapuera neste sábado Foto: Christina Volpe/Webrun

O evento teve apoio do Ativitae, Bike Trailer Brasil, Cilclofemini, Bike.Tv, Kailash, Thule e nós do Webrun. Em breve haverá uma próxima edição.

Pequeno se diverte em bike trailer Foto: Christina Volpe/Webrun Pequeno se diverte em bike trailer Foto: Christina Volpe/Webrun

Você conhece os benefícios do chimarrão e do tereré?

O chimarrão é preparado com água quente, já o tereré é feito com água fria, sendo que nas duas bebidas é usada a erva-mate. É fato que esses líquidos estão muito presentes na vida dos gaúchos, além disso, quem vai viajar para Santa Catarina, Paraná ou outras regiões do Brasil também pode experimentá-los.

O chimarrão é preparado com água quente e erva-mate. Foto: Tiago Pádua/Flickr O chimarrão é preparado com água quente e erva-mate. Foto: Tiago Pádua/Flickr

Mas, será que essas bebidas trazem benefícios para a saúde? De acordo com Maristela Resch, nutricionista mestre em endocrinologia, o chimarrão e o tereré possuem alcaloides, sendo o principal a cafeína. Isso significa que os líquidos eliminam o cansaço, tanto físico como mental. “Proporcionam mais energia na hora de enfrentar uma atividade física, pois são termogênicos – função que auxilia na redução das gorduras. As bebidas ainda têm capacidade diurética, beneficiando quem tem retenção de líquidos”, explica.

A especialista ainda afirma que a erva-mate, utilizada no preparo das bebidas, contribui para o sistema digestivo, combatendo a constipação intestinal, conhecida popularmente como prisão de ventre. “A erva-mate possui alguns minerais como ferro, fósforo, potássio e manganês, importantes para uma dieta equilibrada. Também possui compostos fenólicos, que combatem o envelhecimento celular agindo como antioxidantes”, completa a nutricionista.

Por fim, Maristela Resch lista algumas recomendações importantes para o consumo do chimarrão e do tereré.

O tereré é feito com água fria e servido em uma guampa (chifre do boi). Foto: Abriles_/Flickr O tereré é feito com água fria e servido em uma guampa (chifre do boi). Foto: Abriles_/Flickr

  • O consumo do chimarrão muito quente pode levar a lesões na parte interna da boca e da garganta, o que pode favorecer a formação de tumores e câncer no esôfago. A temperatura ideal para o preparo da bebida é de 64 graus.
  • As duas bebidas diminuem a absorção de ferro. Então, as pessoas com anemia devem evitá-las.
  • Os líquidos também podem causar queda da glicose por possuírem propriedade hipoglicemiante e, por este motivo, devem ser consumidas com moderação.
  • Podem também aumentar a pressão, e devem ser evitadas por hipertensos. Importante frisar que os sintomas de aumento ou redução da pressão arterial estão ligados a cada indivíduo. O ideal é não ultrapassar seis cuias (recipiente para tomar chimarrão) ao dia.
  • Não substitua a água por nenhuma dessas bebidas.

  • Você conhece os benefícios do chimarrão e do tereré?

    Outros · 28 jun, 2016

    O chimarrão é preparado com água quente, já o tereré é feito com água fria, sendo que nas duas bebidas é usada a erva-mate. É fato que esses líquidos estão muito presentes na vida dos gaúchos, além disso, quem vai viajar para Santa Catarina, Paraná ou outras regiões do Brasil também pode experimentá-los.

    O chimarrão é preparado com água quente e erva-mate. Foto: Tiago Pádua/Flickr O chimarrão é preparado com água quente e erva-mate. Foto: Tiago Pádua/Flickr

    Mas, será que essas bebidas trazem benefícios para a saúde? De acordo com Maristela Resch, nutricionista mestre em endocrinologia, o chimarrão e o tereré possuem alcaloides, sendo o principal a cafeína. Isso significa que os líquidos eliminam o cansaço, tanto físico como mental. “Proporcionam mais energia na hora de enfrentar uma atividade física, pois são termogênicos – função que auxilia na redução das gorduras. As bebidas ainda têm capacidade diurética, beneficiando quem tem retenção de líquidos”, explica.

    A especialista ainda afirma que a erva-mate, utilizada no preparo das bebidas, contribui para o sistema digestivo, combatendo a constipação intestinal, conhecida popularmente como prisão de ventre. “A erva-mate possui alguns minerais como ferro, fósforo, potássio e manganês, importantes para uma dieta equilibrada. Também possui compostos fenólicos, que combatem o envelhecimento celular agindo como antioxidantes”, completa a nutricionista.

    Por fim, Maristela Resch lista algumas recomendações importantes para o consumo do chimarrão e do tereré.

    O tereré é feito com água fria e servido em uma guampa (chifre do boi). Foto: Abriles_/Flickr O tereré é feito com água fria e servido em uma guampa (chifre do boi). Foto: Abriles_/Flickr

  • O consumo do chimarrão muito quente pode levar a lesões na parte interna da boca e da garganta, o que pode favorecer a formação de tumores e câncer no esôfago. A temperatura ideal para o preparo da bebida é de 64 graus.
  • As duas bebidas diminuem a absorção de ferro. Então, as pessoas com anemia devem evitá-las.
  • Os líquidos também podem causar queda da glicose por possuírem propriedade hipoglicemiante e, por este motivo, devem ser consumidas com moderação.
  • Podem também aumentar a pressão, e devem ser evitadas por hipertensos. Importante frisar que os sintomas de aumento ou redução da pressão arterial estão ligados a cada indivíduo. O ideal é não ultrapassar seis cuias (recipiente para tomar chimarrão) ao dia.
  • Não substitua a água por nenhuma dessas bebidas.
  • Saiba como aproveitar a festa junina sem sair da dieta

    Maçã do amor, cocada, cachorro-quente e paçoca são algumas das tentações encontradas nas festas juninas. É fato que manter a dieta saudável durante esses arraiás não é fácil até mesmo para os esportistas. De acordo com a nutricionista Julia Vasconcellos, o bolo de milho e a maçã do amor contêm muito açúcar. Já o salsichão e o cachorro-quente são “vilões” pelo excesso de gordura.

    Quer um lanche gostoso e saudável? Vá de pipoca!

    Manter a dieta saudável durante as festas juninas não é fácil até mesmo para os esportistas. Foto: Carla Nichiata/Fotolia Manter a dieta saudável durante as festas juninas não é fácil até mesmo para os esportistas. Foto: Carla Nichiata/Fotolia

    Então, o que precisa ser feito para manter a alimentação balanceada também nessa época do ano? “Uma dica é não ir para a festa junina com muita fome. Faça um lanche leve antes para não chegar morrendo de fome e atacar tudo desesperadamente. Pense no que você gosta mais e só coma o que realmente valer a pena”, orienta Julia. Além disso, é importante lembrar que a atividade física é sempre uma boa aliada da dieta.

    A boa notícia é que aquela escapadinha para comer algumas besteiras está liberada. Neste caso, a especialista orienta o consumo dos alimentos menos calóricos: espiga de milho, pipoca, paçoca, quentão, e um pequeno pedaço de cocada e de pé de moleque. Lembrando que o ideal é escolher no máximo duas dessas opções.

    “Caso você exagere nos alimentos calóricos, volte à dieta saudável na refeição seguinte ou no dia seguinte. Assim você não vai agredir o seu organismo engordando e emagrecendo como no chamado efeito sanfona”, diz Julia.

    Cuidado: a maçã do amor contém muito açúcar! Foto: Michelle Dennis/stock.xchng Cuidado: a maçã do amor contém muito açúcar! Foto: Michelle Dennis/stock.xchng

    Comidinhas típicas de festa junina
    Já para aqueles que querem controlar ainda mais a alimentação, a nutricionista Fernanda Caldas separou alguns alimentos e o valor calórico de cada um deles.

    Espiga de milho – uma unidade equivale a 140 calorias.
    Pipoca salgada sem manteiga – um saco pequeno equivale a 112 calorias
    Bolo de milho - uma fatia grande equivale a 365 calorias
    Salsichão - uma unidade equivale a 445 calorias
    Cachorro-quente - uma unidade equivale a 330 calorias
    Canjica - uma xícara de chá equivale a 250 calorias
    Cocada - uma unidade pequena equivale a 139 calorias
    Paçoca - uma unidade equivale a 104 calorias
    Pé de moleque - uma unidade pequena equivale a 115 calorias
    Maçã do amor - uma unidade equivale a 361 calorias
    Quentão - um copo de 200 mililitros equivale a 178 calorias

    Receitas saudáveis
    E que tal fazer a sua própria festa junina saudável? A dona do blog Vida Saudável, Niki Verdot, apresenta três receitas simples para manter a dieta e mesmo assim ter pratos deliciosos no seu arraial.

    ESPETINHO DOCE COM BRIGADEIRO FIT

    Ingredientes:
    - 2 xícaras de biomassa de banana verde;
    - 1/2 de xícara de leite de coco ou leite de amêndoas;
    - 2/3 de xícara de cacau 70% (em pó ou derretido);
    - Raspas de chocolate 70% cacau para enrolar.

    Modo de preparo:
    Colocar uvas ou morangos em espetos de churrasco e acomodá-los em um prato untado com óleo de coco. Misturar todos os ingredientes em uma panela com fogo médio até chegar ao ponto. Banhar os espetos com o brigadeiro fit e escorrer o excesso. Polvilhar raspas de chocolate 70% cacau, se desejar. Espere o chocolate secar e sirva-os gelados.

    Essa receita do bolo de milho light rende 16 porções. Foto: Rogerio Neves/Flickr Essa receita do bolo de milho light rende 16 porções. Foto: Rogerio Neves/Flickr

    BOLO DE MILHO LIGHT

    Ingredientes:
    - 2 xícaras de chá de milho;
    - 1 xícara de chá de açúcar mascavo;
    - 2 xícaras de chá de leite desnatado;
    - 4 colheres de sopa de farinha de trigo integral;
    - 4 colheres de sopa de queijo minas ralado;
    - 4 ovos inteiros;
    - 2 colheres de sopa de margarina light;
    - 1 colher de sopa de fermento em pó.

    Modo de preparo:
    Bata os ingredientes no liquidificador. Despeje a mistura em uma assadeira média untada e leve ao forno moderado até dourar. Rendimento: 16 porções.

    ESPETINHO DOCE COM BEIJINHO FIT

    Ingredientes:
    - 5 colheres de sopa de leite em pó desnatado;
    - 5 colheres de sopa de coco ralado fresco;
    - 2 colheres de adoçante culinário;
    - Leite de coco light ou leite líquido desnatado;
    - Morangos ou uvas.

    Modo de preparo:
    Misturar o leite em pó desnatado, o coco ralado fresco e o adoçante culinário. Misturar de pouquinho em pouquinho três colheres de sopa de leite de coco light ou leite líquido desnatado até chegar na consistência de enrolar. Tome cuidado, pois se colocar muito líquido de uma vez poderá perder o ponto. Depois que chegar ao ponto de enrolar, abrir pequenas porções de beijinho na mão, colocar uma uva ou um morango no centro, e fechar as bordas. Modelar o restante e colocar em espetos de churrasco. Dica: Passar óleo de coco na mão para enrolar os beijinhos com mais facilidade.


    Saiba como aproveitar a festa junina sem sair da dieta

    Corridas de Rua · 14 jun, 2016

    Maçã do amor, cocada, cachorro-quente e paçoca são algumas das tentações encontradas nas festas juninas. É fato que manter a dieta saudável durante esses arraiás não é fácil até mesmo para os esportistas. De acordo com a nutricionista Julia Vasconcellos, o bolo de milho e a maçã do amor contêm muito açúcar. Já o salsichão e o cachorro-quente são “vilões” pelo excesso de gordura.

    Quer um lanche gostoso e saudável? Vá de pipoca!

    Manter a dieta saudável durante as festas juninas não é fácil até mesmo para os esportistas. Foto: Carla Nichiata/Fotolia Manter a dieta saudável durante as festas juninas não é fácil até mesmo para os esportistas. Foto: Carla Nichiata/Fotolia

    Então, o que precisa ser feito para manter a alimentação balanceada também nessa época do ano? “Uma dica é não ir para a festa junina com muita fome. Faça um lanche leve antes para não chegar morrendo de fome e atacar tudo desesperadamente. Pense no que você gosta mais e só coma o que realmente valer a pena”, orienta Julia. Além disso, é importante lembrar que a atividade física é sempre uma boa aliada da dieta.

    A boa notícia é que aquela escapadinha para comer algumas besteiras está liberada. Neste caso, a especialista orienta o consumo dos alimentos menos calóricos: espiga de milho, pipoca, paçoca, quentão, e um pequeno pedaço de cocada e de pé de moleque. Lembrando que o ideal é escolher no máximo duas dessas opções.

    “Caso você exagere nos alimentos calóricos, volte à dieta saudável na refeição seguinte ou no dia seguinte. Assim você não vai agredir o seu organismo engordando e emagrecendo como no chamado efeito sanfona”, diz Julia.

    Cuidado: a maçã do amor contém muito açúcar! Foto: Michelle Dennis/stock.xchng Cuidado: a maçã do amor contém muito açúcar! Foto: Michelle Dennis/stock.xchng

    Comidinhas típicas de festa junina
    Já para aqueles que querem controlar ainda mais a alimentação, a nutricionista Fernanda Caldas separou alguns alimentos e o valor calórico de cada um deles.

    Espiga de milho – uma unidade equivale a 140 calorias.
    Pipoca salgada sem manteiga – um saco pequeno equivale a 112 calorias
    Bolo de milho - uma fatia grande equivale a 365 calorias
    Salsichão - uma unidade equivale a 445 calorias
    Cachorro-quente - uma unidade equivale a 330 calorias
    Canjica - uma xícara de chá equivale a 250 calorias
    Cocada - uma unidade pequena equivale a 139 calorias
    Paçoca - uma unidade equivale a 104 calorias
    Pé de moleque - uma unidade pequena equivale a 115 calorias
    Maçã do amor - uma unidade equivale a 361 calorias
    Quentão - um copo de 200 mililitros equivale a 178 calorias

    Receitas saudáveis
    E que tal fazer a sua própria festa junina saudável? A dona do blog Vida Saudável, Niki Verdot, apresenta três receitas simples para manter a dieta e mesmo assim ter pratos deliciosos no seu arraial.

    ESPETINHO DOCE COM BRIGADEIRO FIT

    Ingredientes:
    - 2 xícaras de biomassa de banana verde;
    - 1/2 de xícara de leite de coco ou leite de amêndoas;
    - 2/3 de xícara de cacau 70% (em pó ou derretido);
    - Raspas de chocolate 70% cacau para enrolar.

    Modo de preparo:
    Colocar uvas ou morangos em espetos de churrasco e acomodá-los em um prato untado com óleo de coco. Misturar todos os ingredientes em uma panela com fogo médio até chegar ao ponto. Banhar os espetos com o brigadeiro fit e escorrer o excesso. Polvilhar raspas de chocolate 70% cacau, se desejar. Espere o chocolate secar e sirva-os gelados.

    Essa receita do bolo de milho light rende 16 porções. Foto: Rogerio Neves/Flickr Essa receita do bolo de milho light rende 16 porções. Foto: Rogerio Neves/Flickr

    BOLO DE MILHO LIGHT

    Ingredientes:
    - 2 xícaras de chá de milho;
    - 1 xícara de chá de açúcar mascavo;
    - 2 xícaras de chá de leite desnatado;
    - 4 colheres de sopa de farinha de trigo integral;
    - 4 colheres de sopa de queijo minas ralado;
    - 4 ovos inteiros;
    - 2 colheres de sopa de margarina light;
    - 1 colher de sopa de fermento em pó.

    Modo de preparo:
    Bata os ingredientes no liquidificador. Despeje a mistura em uma assadeira média untada e leve ao forno moderado até dourar. Rendimento: 16 porções.

    ESPETINHO DOCE COM BEIJINHO FIT

    Ingredientes:
    - 5 colheres de sopa de leite em pó desnatado;
    - 5 colheres de sopa de coco ralado fresco;
    - 2 colheres de adoçante culinário;
    - Leite de coco light ou leite líquido desnatado;
    - Morangos ou uvas.

    Modo de preparo:
    Misturar o leite em pó desnatado, o coco ralado fresco e o adoçante culinário. Misturar de pouquinho em pouquinho três colheres de sopa de leite de coco light ou leite líquido desnatado até chegar na consistência de enrolar. Tome cuidado, pois se colocar muito líquido de uma vez poderá perder o ponto. Depois que chegar ao ponto de enrolar, abrir pequenas porções de beijinho na mão, colocar uma uva ou um morango no centro, e fechar as bordas. Modelar o restante e colocar em espetos de churrasco. Dica: Passar óleo de coco na mão para enrolar os beijinhos com mais facilidade.

    Thule apresenta ProRide 598 para ciclistas

    AThule ProRide um dos produtos mais escolhidos por ciclistas apresenta uma nova opção, é a redesenhada ProRide 598. A interface livre de ferramentas possibilita mudar o suporte de um lado para o outro do seu carro permitindo que as bicicletas sejam facilmente embarcadas ou desembarcadas em qualquer lado do teto do carro.

    Enquanto o suporte de quadro e a bandeja para apoio das rodas são de designs únicos e asseguram automaticamente o posicionamento correto permitindo um rápido carregamento sem esforço. Melhor ainda a Thule ProRide 598 é adequada para quase qualquer bicicleta de até 20 kg, incluindo fatbikes com o uso de um simples acessório.

    Carregar sua bicicleta neste suporte é mais seguro e fácil, a Thule ProRide 598 oferece estabilidade imediata quando você coloca a bicicleta sobre o transportador Foto: Christina Volpe/Webrun Carregar sua bicicleta neste suporte é mais seguro e fácil, a Thule ProRide 598 oferece estabilidade imediata quando você coloca a bicicleta sobre o transportador Foto: Christina Volpe/Webrun

    Carregar sua bicicleta neste suporte é mais seguro e fácil, a Thule ProRide 598 oferece estabilidade imediata quando você coloca a bicicleta sobre o transportador. O novo torquímetro também garante que ela seja presa corretamente, sem nenhuma pressão excessiva, controlando a força que vai para o quadro da bicicleta. A haste que abraça o quadro, num ângulo de 360 graus, possui um acabamento emborrachado e macio para adaptar-se perfeitamente ao quadro da bicicleta e melhor distribuir a pressão, minimizando o risco danos durante a armação ou montagem incorreta. Esta mesma haste, devido ao seu formato impede que a bicicleta venha a cair durante a montagem, bem como adiciona segurança extra durante o transporte.

    O seguro sistema de fecho antifurto One Key System, permite o bloqueio das bicicletas no transportador Thule, desta maneira ela estará também protegida quando o veiculo estiver estacionado.


    Thule apresenta ProRide 598 para ciclistas

    Outros · 26 abr, 2016

    AThule ProRide um dos produtos mais escolhidos por ciclistas apresenta uma nova opção, é a redesenhada ProRide 598. A interface livre de ferramentas possibilita mudar o suporte de um lado para o outro do seu carro permitindo que as bicicletas sejam facilmente embarcadas ou desembarcadas em qualquer lado do teto do carro.

    Enquanto o suporte de quadro e a bandeja para apoio das rodas são de designs únicos e asseguram automaticamente o posicionamento correto permitindo um rápido carregamento sem esforço. Melhor ainda a Thule ProRide 598 é adequada para quase qualquer bicicleta de até 20 kg, incluindo fatbikes com o uso de um simples acessório.

    Carregar sua bicicleta neste suporte é mais seguro e fácil, a Thule ProRide 598 oferece estabilidade imediata quando você coloca a bicicleta sobre o transportador Foto: Christina Volpe/Webrun Carregar sua bicicleta neste suporte é mais seguro e fácil, a Thule ProRide 598 oferece estabilidade imediata quando você coloca a bicicleta sobre o transportador Foto: Christina Volpe/Webrun

    Carregar sua bicicleta neste suporte é mais seguro e fácil, a Thule ProRide 598 oferece estabilidade imediata quando você coloca a bicicleta sobre o transportador. O novo torquímetro também garante que ela seja presa corretamente, sem nenhuma pressão excessiva, controlando a força que vai para o quadro da bicicleta. A haste que abraça o quadro, num ângulo de 360 graus, possui um acabamento emborrachado e macio para adaptar-se perfeitamente ao quadro da bicicleta e melhor distribuir a pressão, minimizando o risco danos durante a armação ou montagem incorreta. Esta mesma haste, devido ao seu formato impede que a bicicleta venha a cair durante a montagem, bem como adiciona segurança extra durante o transporte.

    O seguro sistema de fecho antifurto One Key System, permite o bloqueio das bicicletas no transportador Thule, desta maneira ela estará também protegida quando o veiculo estiver estacionado.

    Festas de fim de ano: saiba como manter a dieta até nesses dias

    Mesas recheadas dos mais diversos pratos, bebidas para brindar e um espírito natalino que invade as casas dos brasileiros. Além disso, tem também o Ano Novo, que para muitos é um momento de reflexão, confraternização e de definir novas metas. Mas e como fica a dieta nesses dias?

    No fim de ano, são muitas as tentações em relação à alimentação. Foto: gpointstudio/Fotolia No fim de ano, são muitas as tentações em relação à alimentação. Foto: gpointstudio/Fotolia

    Segundo Fabiana Honda, nutricionista da PB Nutrição, o problema é que muitos alimentos típicos dessas festas têm origem europeia, onde nessa época do ano é frio, e, portanto, costumam ser mais calóricos e gordurosos. “Para a nossa ceia ficar mais saudável, podemos adequá-la com alimentos mais leves, como frutas e vegetais frescos, típicos do nosso verão”, diz.

    Outro ponto importante a destacar é que existem outras comemorações além da virada de ano e a festa natalina. É nesse mês de dezembro que as empresas também realizam confraternizações ou que até mesmo os amigos resolvem se reunir para festejar. Então, são muitas as tentações em relação à alimentação. “Melhor sempre planejar o que vai comer antes de montar o prato, pois normalmente quem decide pegar um pouquinho de tudo, acaba exagerando mais”, sugere a nutricionista.

    A especialista ainda alerta para os alimentos muito elaborados e processados, que podem ser considerados os “vilões” da dieta. “Alimentos ricos em aditivos, como conservantes, corantes, adoçantes artificiais e gorduras trans trazem muitos prejuízos à saúde quando consumidos em grande quantidade”, explica.

    Na sobremesa, a dica é preferir as frutas secas ou frescas. Foto: cook_inspire/Fotolia Na sobremesa, a dica é preferir as frutas secas ou frescas. Foto: cook_inspire/Fotolia

    Será que você realmente conhece a culinária japonesa?

    Para os pratos que serão feitos em casa, o conselho é utilizar poucos ingredientes, priorizando temperos naturais e evitando a adição de cremes, óleos, açúcar e farinha. “Por exemplo, as carnes podem ser assadas ou grelhadas ao invés de empanadas e fritas. Já os legumes no vapor, ao invés de gratinados com cremes”, fala Fabiana.

    É essencial lembrar que as guloseimas não podem ser a atração principal desses encontros entre familiares e amigos. Uma sugestão é se alimentar bem ao longo do dia para não chegar com tanta fome nas festas.

    “Para tornar a ceia de Natal mais saudável, podemos consumir uma salada de vegetais frescos como entrada, carnes magras assadas (peru, lombo ou uma carne vermelha magra) e como acompanhamento um carboidrato como arroz, farofa ou um couscous marroquino com legumes. E de sobremesa, preferir as frutas secas ou frescas”, sugere Fabiana.

    Caso a pessoa tenha exagerado em um dia de festa, a dica da nutricionista é voltar à dieta adequada no dia seguinte, aumentando a ingestão de frutas, verduras e líquidos para favorecer o bom funcionamento do corpo. “O organismo consegue lidar com um dia de exagero, caso, nos outros dias, seja mantido um padrão de dieta. Muitas oscilações é que são prejudiciais”, fala.

    Em relação aos drinks, o ideal é intercalar a ingestão de bebidas alcoólicas com sucos e água para manter o corpo hidratado e favorecer a eliminação do álcool.


    Festas de fim de ano: saiba como manter a dieta até nesses dias

    Mulheres · 22 dez, 2015

    Mesas recheadas dos mais diversos pratos, bebidas para brindar e um espírito natalino que invade as casas dos brasileiros. Além disso, tem também o Ano Novo, que para muitos é um momento de reflexão, confraternização e de definir novas metas. Mas e como fica a dieta nesses dias?

    No fim de ano, são muitas as tentações em relação à alimentação. Foto: gpointstudio/Fotolia No fim de ano, são muitas as tentações em relação à alimentação. Foto: gpointstudio/Fotolia

    Segundo Fabiana Honda, nutricionista da PB Nutrição, o problema é que muitos alimentos típicos dessas festas têm origem europeia, onde nessa época do ano é frio, e, portanto, costumam ser mais calóricos e gordurosos. “Para a nossa ceia ficar mais saudável, podemos adequá-la com alimentos mais leves, como frutas e vegetais frescos, típicos do nosso verão”, diz.

    Outro ponto importante a destacar é que existem outras comemorações além da virada de ano e a festa natalina. É nesse mês de dezembro que as empresas também realizam confraternizações ou que até mesmo os amigos resolvem se reunir para festejar. Então, são muitas as tentações em relação à alimentação. “Melhor sempre planejar o que vai comer antes de montar o prato, pois normalmente quem decide pegar um pouquinho de tudo, acaba exagerando mais”, sugere a nutricionista.

    A especialista ainda alerta para os alimentos muito elaborados e processados, que podem ser considerados os “vilões” da dieta. “Alimentos ricos em aditivos, como conservantes, corantes, adoçantes artificiais e gorduras trans trazem muitos prejuízos à saúde quando consumidos em grande quantidade”, explica.

    Na sobremesa, a dica é preferir as frutas secas ou frescas. Foto: cook_inspire/Fotolia Na sobremesa, a dica é preferir as frutas secas ou frescas. Foto: cook_inspire/Fotolia

    Será que você realmente conhece a culinária japonesa?

    Para os pratos que serão feitos em casa, o conselho é utilizar poucos ingredientes, priorizando temperos naturais e evitando a adição de cremes, óleos, açúcar e farinha. “Por exemplo, as carnes podem ser assadas ou grelhadas ao invés de empanadas e fritas. Já os legumes no vapor, ao invés de gratinados com cremes”, fala Fabiana.

    É essencial lembrar que as guloseimas não podem ser a atração principal desses encontros entre familiares e amigos. Uma sugestão é se alimentar bem ao longo do dia para não chegar com tanta fome nas festas.

    “Para tornar a ceia de Natal mais saudável, podemos consumir uma salada de vegetais frescos como entrada, carnes magras assadas (peru, lombo ou uma carne vermelha magra) e como acompanhamento um carboidrato como arroz, farofa ou um couscous marroquino com legumes. E de sobremesa, preferir as frutas secas ou frescas”, sugere Fabiana.

    Caso a pessoa tenha exagerado em um dia de festa, a dica da nutricionista é voltar à dieta adequada no dia seguinte, aumentando a ingestão de frutas, verduras e líquidos para favorecer o bom funcionamento do corpo. “O organismo consegue lidar com um dia de exagero, caso, nos outros dias, seja mantido um padrão de dieta. Muitas oscilações é que são prejudiciais”, fala.

    Em relação aos drinks, o ideal é intercalar a ingestão de bebidas alcoólicas com sucos e água para manter o corpo hidratado e favorecer a eliminação do álcool.

    Será que correr maquiada faz mal à pele?

    Praticar um esporte e manter a vaidade em dia é o sonho de toda mulher, ainda mais quando a maquiagem auxilia na proteção da pele. Mas será que vale passar todos os produtos como se fosse para uma festa? Para esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto, o Webrun conversou com Michele Haikal, dermatologista especialista em medicina antienvelhecimento e ciências nutricionais associadas ao exercício físico.

    O cuidado com o rosto é fundamental. Foto: johoo/Fotolia O cuidado com o rosto é fundamental. Foto: johoo/Fotolia

    Proteção solar
    O cuidado com o rosto é fundamental, ainda mais para a mulherada que corre até embaixo do sol forte. “Passar um protetor solar em pó com tom de pele ajuda a fixar mais e a não escorrer tanto com o suor”, diz Michele.

    Vale destacar também a importância do uso de protetores labiais, que protegem a região dos raios de sol cancerígenos. Segundo a dermatologista, praticantes de esportes outdoor ou pessoas que tomaram muito sol podem ser acometidas pela queilite actínica (lesão pré-maligna que acomete principalmente o lábio inferior). O problema pode ser ainda maior, já que isso pode se transformar em um tumor maligno da pele.

    Olhos em destaque
    Mas e se a corredora quer dar um up nos olhos para correr? “O curvex deve ser aplicado corretamente, sem pinçar a borda da pálpebra e sem se aproximar muito dessa área para evitar a inflamação de glândulas locais ou dos cílios”, orienta a dermatologista.

    A especialista ainda enfatiza que as mulheres devem escolher um rímel mais firme, que não borre fácil ou escorra dentro dos olhos.

    Corredoras que tomaram muito sol podem ser acometidas pela queilite actínica. Foto: Maridav/Fotolia Corredoras que tomaram muito sol podem ser acometidas pela queilite actínica. Foto: Maridav/Fotolia

    Sensibilidade na pele
    Para quem tem sensibilidade à maquiagem comum, a boa notícia é que existem cosméticos orgânicos. Porém, Michele afirma que a melhor saída para a esportista é usar protetor solar com base em gel-creme ou fluido oil-free. Depois disso, é só passar um protetor em forma de pó compacto por cima para deixar o produto mais firme na pele.

    “Se for um protetor em creme, que hidrate muito a pele, facilmente ele irá escorrer e sair. O problema é que essa saída irregular pode gerar manchas na pele e deixá-la exposta, facilitando a ocorrência do câncer de pele. Além disso, essa exposição também causa envelhecimento precoce”, alerta a especialista.


    Será que correr maquiada faz mal à pele?

    Corrida de Montanha · 11 dez, 2015

    Praticar um esporte e manter a vaidade em dia é o sonho de toda mulher, ainda mais quando a maquiagem auxilia na proteção da pele. Mas será que vale passar todos os produtos como se fosse para uma festa? Para esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto, o Webrun conversou com Michele Haikal, dermatologista especialista em medicina antienvelhecimento e ciências nutricionais associadas ao exercício físico.

    O cuidado com o rosto é fundamental. Foto: johoo/Fotolia O cuidado com o rosto é fundamental. Foto: johoo/Fotolia

    Proteção solar
    O cuidado com o rosto é fundamental, ainda mais para a mulherada que corre até embaixo do sol forte. “Passar um protetor solar em pó com tom de pele ajuda a fixar mais e a não escorrer tanto com o suor”, diz Michele.

    Vale destacar também a importância do uso de protetores labiais, que protegem a região dos raios de sol cancerígenos. Segundo a dermatologista, praticantes de esportes outdoor ou pessoas que tomaram muito sol podem ser acometidas pela queilite actínica (lesão pré-maligna que acomete principalmente o lábio inferior). O problema pode ser ainda maior, já que isso pode se transformar em um tumor maligno da pele.

    Olhos em destaque
    Mas e se a corredora quer dar um up nos olhos para correr? “O curvex deve ser aplicado corretamente, sem pinçar a borda da pálpebra e sem se aproximar muito dessa área para evitar a inflamação de glândulas locais ou dos cílios”, orienta a dermatologista.

    A especialista ainda enfatiza que as mulheres devem escolher um rímel mais firme, que não borre fácil ou escorra dentro dos olhos.

    Corredoras que tomaram muito sol podem ser acometidas pela queilite actínica. Foto: Maridav/Fotolia Corredoras que tomaram muito sol podem ser acometidas pela queilite actínica. Foto: Maridav/Fotolia

    Sensibilidade na pele
    Para quem tem sensibilidade à maquiagem comum, a boa notícia é que existem cosméticos orgânicos. Porém, Michele afirma que a melhor saída para a esportista é usar protetor solar com base em gel-creme ou fluido oil-free. Depois disso, é só passar um protetor em forma de pó compacto por cima para deixar o produto mais firme na pele.

    “Se for um protetor em creme, que hidrate muito a pele, facilmente ele irá escorrer e sair. O problema é que essa saída irregular pode gerar manchas na pele e deixá-la exposta, facilitando a ocorrência do câncer de pele. Além disso, essa exposição também causa envelhecimento precoce”, alerta a especialista.

    Atividade física ajuda a prevenir ataque cardíaco

    Dor torácica, náuseas, mal estar e falta de ar são alguns dos sintomas de um problema que vem preocupando muitos brasileiros. Segundo dados do Ministério da Saúde, acontecem aproximadamente 300 mil infartos por ano no país, sendo que desses casos, cerca de 100 mil pessoas acabam morrendo. Pensando nisso, conversamos com o cardiologista Alexandre Sousa para entender as causas dessa doença e como pode ser feita a prevenção.

    Existem fatores de risco que podem contribuir com o infarto. Foto: Dirima/Fotolia Existem fatores de risco que podem contribuir com o infarto. Foto: Dirima/Fotolia

    De acordo com o médico, o infarto do miocárdio ou ataque cardíaco é causado pela redução súbita do fluxo de sangue ao músculo do coração. “Esta obstrução geralmente é causada por um coágulo de sangue que ‘fecha’ uma artéria que nutre o coração, mas podem também ser obstruções parciais com grande redução do fluxo ou espasmo (contração dos músculos dentro das artérias do coração)”, explica Alexandre.

    É importante destacar que existem fatores de risco que podem contribuir com o infarto, como obesidade, tabagismo, sedentarismo, má alimentação, colesterol alto e hipertensão. “Estes fatores ‘explicam’ a doença em quase 90% dos casos, ou seja, de cada dez infartos, nove são motivados por estes fatores”, diz o médico.

    Mas será que esse problema atinge mais homens ou mulheres? Alexandre afirma que pessoas do sexo feminino acabam tendo menos risco, pois possuem uma ‘proteção’ hormonal. “Com esta proteção o risco permanece baixo até cerca de dez anos após a menopausa, quando as taxas de infarto se equivalem em homens e mulheres”, conta.

    O primeiro passo é fazer um check-up para verificar como está a saúde. Foto: Viacheslav Iakobchuk/Fotolia O primeiro passo é fazer um check-up para verificar como está a saúde. Foto: Viacheslav Iakobchuk/Fotolia

    Todas as teorias do esporte funcionam na prática?

    A boa notícia é que a atividade física pode ser uma importante aliada na prevenção dessa doença, sendo indicada para todas as pessoas, independente da faixa etária. Além das mudanças de hábitos, existem medicamentos para a redução dos riscos. “São remédios para impedir a formação de um coágulo, para o colesterol e para hipertensão, este último especialmente quando o dano ao músculo cardíaco é grande”, diz o especialista.

    Lembrando que ninguém deve se automedicar! O primeiro passo é fazer um check-up para verificar como está a saúde. “O médico avalia os fatores de risco para classificá-los de forma adequada. Com base nisso, alguns exames podem ser solicitados. O diagnóstico de fatores de risco que não causam sintomas (como colesterol alto e glicemia elevada), mas que estão associados a risco aumentado, também deve ser prioridade”, finaliza Alexandre.


    Atividade física ajuda a prevenir ataque cardíaco

    Caminhada · 08 dez, 2015

    Dor torácica, náuseas, mal estar e falta de ar são alguns dos sintomas de um problema que vem preocupando muitos brasileiros. Segundo dados do Ministério da Saúde, acontecem aproximadamente 300 mil infartos por ano no país, sendo que desses casos, cerca de 100 mil pessoas acabam morrendo. Pensando nisso, conversamos com o cardiologista Alexandre Sousa para entender as causas dessa doença e como pode ser feita a prevenção.

    Existem fatores de risco que podem contribuir com o infarto. Foto: Dirima/Fotolia Existem fatores de risco que podem contribuir com o infarto. Foto: Dirima/Fotolia

    De acordo com o médico, o infarto do miocárdio ou ataque cardíaco é causado pela redução súbita do fluxo de sangue ao músculo do coração. “Esta obstrução geralmente é causada por um coágulo de sangue que ‘fecha’ uma artéria que nutre o coração, mas podem também ser obstruções parciais com grande redução do fluxo ou espasmo (contração dos músculos dentro das artérias do coração)”, explica Alexandre.

    É importante destacar que existem fatores de risco que podem contribuir com o infarto, como obesidade, tabagismo, sedentarismo, má alimentação, colesterol alto e hipertensão. “Estes fatores ‘explicam’ a doença em quase 90% dos casos, ou seja, de cada dez infartos, nove são motivados por estes fatores”, diz o médico.

    Mas será que esse problema atinge mais homens ou mulheres? Alexandre afirma que pessoas do sexo feminino acabam tendo menos risco, pois possuem uma ‘proteção’ hormonal. “Com esta proteção o risco permanece baixo até cerca de dez anos após a menopausa, quando as taxas de infarto se equivalem em homens e mulheres”, conta.

    O primeiro passo é fazer um check-up para verificar como está a saúde. Foto: Viacheslav Iakobchuk/Fotolia O primeiro passo é fazer um check-up para verificar como está a saúde. Foto: Viacheslav Iakobchuk/Fotolia

    Todas as teorias do esporte funcionam na prática?

    A boa notícia é que a atividade física pode ser uma importante aliada na prevenção dessa doença, sendo indicada para todas as pessoas, independente da faixa etária. Além das mudanças de hábitos, existem medicamentos para a redução dos riscos. “São remédios para impedir a formação de um coágulo, para o colesterol e para hipertensão, este último especialmente quando o dano ao músculo cardíaco é grande”, diz o especialista.

    Lembrando que ninguém deve se automedicar! O primeiro passo é fazer um check-up para verificar como está a saúde. “O médico avalia os fatores de risco para classificá-los de forma adequada. Com base nisso, alguns exames podem ser solicitados. O diagnóstico de fatores de risco que não causam sintomas (como colesterol alto e glicemia elevada), mas que estão associados a risco aumentado, também deve ser prioridade”, finaliza Alexandre.

    Será que você realmente conhece a culinária japonesa?

    A comida japonesa invadiu tantos os restaurantes quanto as casas dos brasileiros. Temaki, sushi, wasabi e sashimi são alguns dos pratos adorados por muitos, porém também existem aquelas pessoas que não apreciam essa culinária. Mas quais são os mitos e verdades dessa alimentação?

    A comida japonesa invadiu tantos os restaurantes quanto às casas dos brasileiros. Foto: Laitr Keiows/CC BY-SA 3.0 A comida japonesa invadiu tantos os restaurantes quanto às casas dos brasileiros. Foto: Laitr Keiows/CC BY-SA 3.0

    O Webrun conversou com a nutricionista Marcia Kojima Soares para tirar as dúvidas sobre esse assunto. Segundo ela, o ato de comer é muito mais que nutrir o corpo para mantê-lo funcionando, é uma celebração à vida.

    “A culinária japonesa representa bem esse conceito, começando pelo cuidado na escolha dos ingredientes, que geralmente são frescos, e na preparação que busca retirar de cada ingrediente o máximo de sabor”, diz. A especialista ainda destaca que as porções pequenas são servidas em pratos separados para que cada preparação possa ter o destaque que merece.

    EMAGRECIMENTO
    Muitas pessoas associam a dieta japonesa com a perda de peso, mas vale lembrar que nessa culinária também existem pratos calóricos. “Um exemplo é o Hot roll, bastante apreciado pelos ocidentais, que apesar de ser um sushi, é frito, portanto agrega mais calorias que um sushi de peixe cru”, fala a nutricionista.

    Na verdade, o que importa mesmo é manter uma alimentação equilibrada, sem excessos, além de ter hábitos de vida saudáveis.

    MAIS JOVEM
    De acordo com Marcia, esse tipo de comida pode ajudar a retardar o envelhecimento por conta de alimentos como as algas marinhas e o chá verde, que são ricos em antioxidantes. “Essas substâncias são capazes de combater os radicais livres produzidos normalmente pelo nosso organismo ou introduzidos através de exposição ao sol, poluição, entre outros fatores”, explica.

    O temaki não deve ser a única fonte de cálcio. Foto: Arashiyama/CC BY-SA 3.0 O temaki não deve ser a única fonte de cálcio. Foto: Arashiyama/CC BY-SA 3.0

    TEMAKIS E SUSHIS
    Os temakis conquistaram tanto os brasileiros, que já é possível encontrar muitas temakerias espalhadas pelos shoppings e ruas das cidades. Também vale enfatizar o sucesso do sushi que é o prato preferido de muitas pessoas. Mas a questão é: eles realmente são ricos em cálcio?

    A nutricionista explica que as algas possuem uma quantidade razoável de cálcio, porém um temaki é preparado com meia folha de nori (feita a partir de algas marinhas). Assim, se a pessoa comer uma unidade não vai atingir a necessidade diária recomendada do mineral. “Tem também a questão da biodisponibilidade, pois nosso organismo aproveita melhor o cálcio derivado de produtos lácteos. Eu não recomendaria temakis e sushis como única fonte de cálcio e sim como uma fonte complementar da dieta”, completa.

    SHOYU
    Um dos ingredientes mais disseminado no mundo, o shoyu (molho de soja) acaba sendo muito utilizado, afinal um hábito comum entre as pessoas é mergulhá-lo no sushi ou em outro prato japonês. Porém, é importante saber que ele não deve consumido em excesso. “Pode elevar a pressão arterial em pessoas com pré-disposição, já que tem um elevado teor de sódio.”, enfatiza Marcia.

    MENOPAUSA
    O missô (pasta fermentada de soja) vem conquistando paladares pelo mundo todo com seu sabor salgado e textura que parece com a de manteiga de amendoim. Ainda por cima, ele traz benefícios para as mulheres. “É um alimento rico em isoflavonas, já que é derivado da fermentação da soja. As isoflavonas são fitoestrógenos (substâncias vegetais que possuem uma ação muito parecida com o estrogênio no nosso organismo) e são indicadas para amenizar as ondas de calor decorrentes da menopausa”, explica a nutricionista.

    GESTANTES
    Em relação às gestantes, Marcia não aconselha a comida japonesa, já que nesse período a mulher deve evitar a ingestão de peixes e frutos do mar crus. “Consumir uma carne crua ou mal passada pode funcionar como uma roleta russa, afinal pode ou não estar contaminada com algum tipo de microrganismo. Na dúvida é melhor não arriscar”, orienta.

    COMER SEM EXAGEROS
    Por fim, a nutricionista afirma que o equilíbrio é a palavra-chave para uma alimentação saudável. Por exemplo, uma pessoa não precisa parar de comer tempurá só pelo fato de ser um alimento frito que contém muitas calorias. O segredo é comer esporadicamente, dividindo com os amigos ou consumindo meia porção.

    “É importante estar informado sobre o que está ingerindo e utilizar essas informações nas escolhas do dia a dia, mas sem que isso se transforme em motivo de angústia ao fazer as escolhas alimentares”, finaliza.


    Será que você realmente conhece a culinária japonesa?

    Mulheres · 02 dez, 2015

    A comida japonesa invadiu tantos os restaurantes quanto as casas dos brasileiros. Temaki, sushi, wasabi e sashimi são alguns dos pratos adorados por muitos, porém também existem aquelas pessoas que não apreciam essa culinária. Mas quais são os mitos e verdades dessa alimentação?

    A comida japonesa invadiu tantos os restaurantes quanto às casas dos brasileiros. Foto: Laitr Keiows/CC BY-SA 3.0 A comida japonesa invadiu tantos os restaurantes quanto às casas dos brasileiros. Foto: Laitr Keiows/CC BY-SA 3.0

    O Webrun conversou com a nutricionista Marcia Kojima Soares para tirar as dúvidas sobre esse assunto. Segundo ela, o ato de comer é muito mais que nutrir o corpo para mantê-lo funcionando, é uma celebração à vida.

    “A culinária japonesa representa bem esse conceito, começando pelo cuidado na escolha dos ingredientes, que geralmente são frescos, e na preparação que busca retirar de cada ingrediente o máximo de sabor”, diz. A especialista ainda destaca que as porções pequenas são servidas em pratos separados para que cada preparação possa ter o destaque que merece.

    EMAGRECIMENTO
    Muitas pessoas associam a dieta japonesa com a perda de peso, mas vale lembrar que nessa culinária também existem pratos calóricos. “Um exemplo é o Hot roll, bastante apreciado pelos ocidentais, que apesar de ser um sushi, é frito, portanto agrega mais calorias que um sushi de peixe cru”, fala a nutricionista.

    Na verdade, o que importa mesmo é manter uma alimentação equilibrada, sem excessos, além de ter hábitos de vida saudáveis.

    MAIS JOVEM
    De acordo com Marcia, esse tipo de comida pode ajudar a retardar o envelhecimento por conta de alimentos como as algas marinhas e o chá verde, que são ricos em antioxidantes. “Essas substâncias são capazes de combater os radicais livres produzidos normalmente pelo nosso organismo ou introduzidos através de exposição ao sol, poluição, entre outros fatores”, explica.

    O temaki não deve ser a única fonte de cálcio. Foto: Arashiyama/CC BY-SA 3.0 O temaki não deve ser a única fonte de cálcio. Foto: Arashiyama/CC BY-SA 3.0

    TEMAKIS E SUSHIS
    Os temakis conquistaram tanto os brasileiros, que já é possível encontrar muitas temakerias espalhadas pelos shoppings e ruas das cidades. Também vale enfatizar o sucesso do sushi que é o prato preferido de muitas pessoas. Mas a questão é: eles realmente são ricos em cálcio?

    A nutricionista explica que as algas possuem uma quantidade razoável de cálcio, porém um temaki é preparado com meia folha de nori (feita a partir de algas marinhas). Assim, se a pessoa comer uma unidade não vai atingir a necessidade diária recomendada do mineral. “Tem também a questão da biodisponibilidade, pois nosso organismo aproveita melhor o cálcio derivado de produtos lácteos. Eu não recomendaria temakis e sushis como única fonte de cálcio e sim como uma fonte complementar da dieta”, completa.

    SHOYU
    Um dos ingredientes mais disseminado no mundo, o shoyu (molho de soja) acaba sendo muito utilizado, afinal um hábito comum entre as pessoas é mergulhá-lo no sushi ou em outro prato japonês. Porém, é importante saber que ele não deve consumido em excesso. “Pode elevar a pressão arterial em pessoas com pré-disposição, já que tem um elevado teor de sódio.”, enfatiza Marcia.

    MENOPAUSA
    O missô (pasta fermentada de soja) vem conquistando paladares pelo mundo todo com seu sabor salgado e textura que parece com a de manteiga de amendoim. Ainda por cima, ele traz benefícios para as mulheres. “É um alimento rico em isoflavonas, já que é derivado da fermentação da soja. As isoflavonas são fitoestrógenos (substâncias vegetais que possuem uma ação muito parecida com o estrogênio no nosso organismo) e são indicadas para amenizar as ondas de calor decorrentes da menopausa”, explica a nutricionista.

    GESTANTES
    Em relação às gestantes, Marcia não aconselha a comida japonesa, já que nesse período a mulher deve evitar a ingestão de peixes e frutos do mar crus. “Consumir uma carne crua ou mal passada pode funcionar como uma roleta russa, afinal pode ou não estar contaminada com algum tipo de microrganismo. Na dúvida é melhor não arriscar”, orienta.

    COMER SEM EXAGEROS
    Por fim, a nutricionista afirma que o equilíbrio é a palavra-chave para uma alimentação saudável. Por exemplo, uma pessoa não precisa parar de comer tempurá só pelo fato de ser um alimento frito que contém muitas calorias. O segredo é comer esporadicamente, dividindo com os amigos ou consumindo meia porção.

    “É importante estar informado sobre o que está ingerindo e utilizar essas informações nas escolhas do dia a dia, mas sem que isso se transforme em motivo de angústia ao fazer as escolhas alimentares”, finaliza.

    Novembro Azul: exercícios ajudam na prevenção do câncer de próstata

    Depois do Outubro Rosa, agora é a vez de conscientizar os homens sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, essa doença é mais incidente que o câncer de mama. Além disso, uma pesquisa realizada pela associação em 2013 revelou que 47% dos homens entrevistados nunca fizeram o exame de toque retal, que é essencial para identificar o problema.

    Todo homem a partir dos 50 anos deve consultar o urologista. Foto: Jakub Jirsák/Fotolia Todo homem a partir dos 50 anos deve consultar o urologista. Foto: Jakub Jirsák/Fotolia

    Segundo o urologista Luiz Takano, a obesidade e o tabagismo atuam como fatores de risco. O problema é que esse câncer em fase inicial não apresenta nenhum sintoma, por isso que todo homem a partir dos 50 anos deve consultar o médico. Se houver história familiar da doença, as consultas devem começar aos 45 anos. “Para a detecção precoce do câncer realizamos o exame digital retal da próstata, também conhecido como exame de toque, e o exame de sangue para dosagem do PSA (antígeno prostático específico)”, explica.

    Para Luiz, os homens que apresentam testosterona elevada possuem maior risco de desenvolver o câncer de próstata. “Estudos sugerem que indivíduos que praticam atividade física intensa apresentam níveis mais baixos desse hormônio, embora ainda dentro da faixa normal, o que poderia explicar a menor incidência desse tumor em atletas”, diz.

    A atividade física precisa ser acompanhada por um profissional capacitado. Foto: Focus Pocus LTD/Fotolia A atividade física precisa ser acompanhada por um profissional capacitado. Foto: Focus Pocus LTD/Fotolia

    Já Tiago Martinelli, fisioterapeuta e educador físico da Oncocamp, afirma que a prática de exercícios físicos tem papel fundamental na prevenção de futuras complicações que podem acometer os pacientes, como doenças cardiovasculares e diabetes. “Há também diminuição da fadiga, melhora na realização das funções do dia a dia, e consequentemente na qualidade de vida”, fala.

    Então, para prevenir esse tipo de câncer é importante que a pessoa tenha hábitos saudáveis e uma vida mais ativa. “O estilo de vida moderno com dieta rica em carnes vermelhas, gordura animal e embutidos e o sedentarismo, pode levar ao acúmulo de gordura corporal. Este excesso de gordura pode estar diretamente relacionado com o desenvolvimento do câncer de próstata”, diz o educador físico.

    Para quem é sedentário e está acima do peso, a sugestão é realizar as seguintes atividades: caminhada, corrida, natação, bike, tênis, futebol e musculação. De acordo com a Sociedade Americana de Câncer, o recomendado é 150 minutos por semana de exercícios de baixa a moderada intensidade ou 75 minutos por semana de exercícios de alta intensidade.

    Mas antes de se exercitar, a pessoa precisa da liberação médica. Depois disso, a atividade física precisa ser acompanhada por um profissional capacitado. Tiago explica que o exercício de musculação de alta intensidade e curta duração é o mais indicado para pacientes que acabaram de descobrir a doença ou que foram diagnosticados há mais tempo. “Ele traz melhores resultados na reversão dos efeitos colaterais ao tratamento de quimioterapia e principalmente hormonal. Além disso, por ser realizado em menor tempo (de 20 a 30 minutos), a adesão por tempo prolongado costuma ser maior”, finaliza o educador físico.


    Novembro Azul: exercícios ajudam na prevenção do câncer de próstata

    Caminhada · 24 nov, 2015

    Depois do Outubro Rosa, agora é a vez de conscientizar os homens sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, essa doença é mais incidente que o câncer de mama. Além disso, uma pesquisa realizada pela associação em 2013 revelou que 47% dos homens entrevistados nunca fizeram o exame de toque retal, que é essencial para identificar o problema.

    Todo homem a partir dos 50 anos deve consultar o urologista. Foto: Jakub Jirsák/Fotolia Todo homem a partir dos 50 anos deve consultar o urologista. Foto: Jakub Jirsák/Fotolia

    Segundo o urologista Luiz Takano, a obesidade e o tabagismo atuam como fatores de risco. O problema é que esse câncer em fase inicial não apresenta nenhum sintoma, por isso que todo homem a partir dos 50 anos deve consultar o médico. Se houver história familiar da doença, as consultas devem começar aos 45 anos. “Para a detecção precoce do câncer realizamos o exame digital retal da próstata, também conhecido como exame de toque, e o exame de sangue para dosagem do PSA (antígeno prostático específico)”, explica.

    Para Luiz, os homens que apresentam testosterona elevada possuem maior risco de desenvolver o câncer de próstata. “Estudos sugerem que indivíduos que praticam atividade física intensa apresentam níveis mais baixos desse hormônio, embora ainda dentro da faixa normal, o que poderia explicar a menor incidência desse tumor em atletas”, diz.

    A atividade física precisa ser acompanhada por um profissional capacitado. Foto: Focus Pocus LTD/Fotolia A atividade física precisa ser acompanhada por um profissional capacitado. Foto: Focus Pocus LTD/Fotolia

    Já Tiago Martinelli, fisioterapeuta e educador físico da Oncocamp, afirma que a prática de exercícios físicos tem papel fundamental na prevenção de futuras complicações que podem acometer os pacientes, como doenças cardiovasculares e diabetes. “Há também diminuição da fadiga, melhora na realização das funções do dia a dia, e consequentemente na qualidade de vida”, fala.

    Então, para prevenir esse tipo de câncer é importante que a pessoa tenha hábitos saudáveis e uma vida mais ativa. “O estilo de vida moderno com dieta rica em carnes vermelhas, gordura animal e embutidos e o sedentarismo, pode levar ao acúmulo de gordura corporal. Este excesso de gordura pode estar diretamente relacionado com o desenvolvimento do câncer de próstata”, diz o educador físico.

    Para quem é sedentário e está acima do peso, a sugestão é realizar as seguintes atividades: caminhada, corrida, natação, bike, tênis, futebol e musculação. De acordo com a Sociedade Americana de Câncer, o recomendado é 150 minutos por semana de exercícios de baixa a moderada intensidade ou 75 minutos por semana de exercícios de alta intensidade.

    Mas antes de se exercitar, a pessoa precisa da liberação médica. Depois disso, a atividade física precisa ser acompanhada por um profissional capacitado. Tiago explica que o exercício de musculação de alta intensidade e curta duração é o mais indicado para pacientes que acabaram de descobrir a doença ou que foram diagnosticados há mais tempo. “Ele traz melhores resultados na reversão dos efeitos colaterais ao tratamento de quimioterapia e principalmente hormonal. Além disso, por ser realizado em menor tempo (de 20 a 30 minutos), a adesão por tempo prolongado costuma ser maior”, finaliza o educador físico.

    Tradicional Corrida da Virada Joseense chega a quinta edição

    A quinta edição da tradicional Corrida da Virada Joseense será no dia 31 de dezembro, às 8h, e as inscrições já estão abertas! O evento conta com corridas de cinco e 15 quilômetros e caminhada de cinco quilômetros, com percurso na Estrada Municipal Pedro Moacir de Almeida - Vargem Grande. Tanto a largada quanto a chegada serão na Arena montada no Clube de Campo Luso Brasileiro, em São José dos Campos (SP).

    Na edição de 2014 participaram da corrida mais de mil corredores de diversas regiões do país. Foto: divulgação Na edição de 2014 participaram da corrida mais de mil corredores de diversas regiões do país. Foto: divulgação

    Na edição de 2014 participaram da corrida mais de mil corredores de diversas regiões do país. Os interessados em já garantir sua inscrição podem aproveitar os valores do primeiro lote até o dia 30 de novembro, no valor de R$ 58,00, onde está incluso o estacionamento no local/arena da prova: Clube de Campo Luso Brasileiro. As inscrições acontecem até o dia 18 de dezembro ou atingindo o limite técnico.

    Para Luiz Lobo, a cada ano, o trabalho da organização é ainda maior. “É uma corrida especial, nosso trabalho é grande em realizar mais uma edição de sucesso e com a melhor estrutura possível para os participantes”. As provas serão realizadas nas categorias feminina e masculina para corredores a partir de 14 anos para a prova de cinco quilômetros e 18 anos para a prova de 15 quilômetros.

    Kits – Serão entregues aos participantes junto com o chip e número de peito, um kit com camiseta e chinelo alusivos ao evento, e após a prova um kit com medalha de participação, isotônico, água e frutas para todos devidamente inscritos na conclusão da prova (mediante entrega do cupom integrante do número de peito).

    As inscrições para a 5ª Corrida da Virada Joseense podem ser realizadas através do site www.minhasinscricoes.com.br.


    Tradicional Corrida da Virada Joseense chega a quinta edição

    Corridas de Rua · 16 nov, 2015

    A quinta edição da tradicional Corrida da Virada Joseense será no dia 31 de dezembro, às 8h, e as inscrições já estão abertas! O evento conta com corridas de cinco e 15 quilômetros e caminhada de cinco quilômetros, com percurso na Estrada Municipal Pedro Moacir de Almeida - Vargem Grande. Tanto a largada quanto a chegada serão na Arena montada no Clube de Campo Luso Brasileiro, em São José dos Campos (SP).

    Na edição de 2014 participaram da corrida mais de mil corredores de diversas regiões do país. Foto: divulgação Na edição de 2014 participaram da corrida mais de mil corredores de diversas regiões do país. Foto: divulgação

    Na edição de 2014 participaram da corrida mais de mil corredores de diversas regiões do país. Os interessados em já garantir sua inscrição podem aproveitar os valores do primeiro lote até o dia 30 de novembro, no valor de R$ 58,00, onde está incluso o estacionamento no local/arena da prova: Clube de Campo Luso Brasileiro. As inscrições acontecem até o dia 18 de dezembro ou atingindo o limite técnico.

    Para Luiz Lobo, a cada ano, o trabalho da organização é ainda maior. “É uma corrida especial, nosso trabalho é grande em realizar mais uma edição de sucesso e com a melhor estrutura possível para os participantes”. As provas serão realizadas nas categorias feminina e masculina para corredores a partir de 14 anos para a prova de cinco quilômetros e 18 anos para a prova de 15 quilômetros.

    Kits – Serão entregues aos participantes junto com o chip e número de peito, um kit com camiseta e chinelo alusivos ao evento, e após a prova um kit com medalha de participação, isotônico, água e frutas para todos devidamente inscritos na conclusão da prova (mediante entrega do cupom integrante do número de peito).

    As inscrições para a 5ª Corrida da Virada Joseense podem ser realizadas através do site www.minhasinscricoes.com.br.