Mesas recheadas dos mais diversos pratos, bebidas para brindar e um espírito natalino que invade as casas dos brasileiros. Além disso, tem também o Ano Novo, que para muitos é um momento de reflexão, confraternização e de definir novas metas. Mas e como fica a dieta nesses dias?
No fim de ano, são muitas as tentações em relação à alimentação. Foto: gpointstudio/FotoliaSegundo Fabiana Honda, nutricionista da PB Nutrição, o problema é que muitos alimentos típicos dessas festas têm origem europeia, onde nessa época do ano é frio, e, portanto, costumam ser mais calóricos e gordurosos. Para a nossa ceia ficar mais saudável, podemos adequá-la com alimentos mais leves, como frutas e vegetais frescos, típicos do nosso verão, diz.
Outro ponto importante a destacar é que existem outras comemorações além da virada de ano e a festa natalina. É nesse mês de dezembro que as empresas também realizam confraternizações ou que até mesmo os amigos resolvem se reunir para festejar. Então, são muitas as tentações em relação à alimentação. Melhor sempre planejar o que vai comer antes de montar o prato, pois normalmente quem decide pegar um pouquinho de tudo, acaba exagerando mais, sugere a nutricionista.
A especialista ainda alerta para os alimentos muito elaborados e processados, que podem ser considerados os vilões da dieta. Alimentos ricos em aditivos, como conservantes, corantes, adoçantes artificiais e gorduras trans trazem muitos prejuízos à saúde quando consumidos em grande quantidade, explica.
Na sobremesa, a dica é preferir as frutas secas ou frescas. Foto: cook_inspire/FotoliaPara os pratos que serão feitos em casa, o conselho é utilizar poucos ingredientes, priorizando temperos naturais e evitando a adição de cremes, óleos, açúcar e farinha. Por exemplo, as carnes podem ser assadas ou grelhadas ao invés de empanadas e fritas. Já os legumes no vapor, ao invés de gratinados com cremes, fala Fabiana.
É essencial lembrar que as guloseimas não podem ser a atração principal desses encontros entre familiares e amigos. Uma sugestão é se alimentar bem ao longo do dia para não chegar com tanta fome nas festas.
Para tornar a ceia de Natal mais saudável, podemos consumir uma salada de vegetais frescos como entrada, carnes magras assadas (peru, lombo ou uma carne vermelha magra) e como acompanhamento um carboidrato como arroz, farofa ou um couscous marroquino com legumes. E de sobremesa, preferir as frutas secas ou frescas, sugere Fabiana.
Caso a pessoa tenha exagerado em um dia de festa, a dica da nutricionista é voltar à dieta adequada no dia seguinte, aumentando a ingestão de frutas, verduras e líquidos para favorecer o bom funcionamento do corpo. O organismo consegue lidar com um dia de exagero, caso, nos outros dias, seja mantido um padrão de dieta. Muitas oscilações é que são prejudiciais, fala.
Em relação aos drinks, o ideal é intercalar a ingestão de bebidas alcoólicas com sucos e água para manter o corpo hidratado e favorecer a eliminação do álcool.
Este texto foi escrito por: Denise Duarte