Kids

Fraturas por stress: perigo à vista

Nessa primeira parte da coluna sobre as fraturas por stress, Dr. Neto explica como elas podem surgir e quais fatores podem aumentar os riscos de lesão. No próximo mês ele dará continuidade ao tema e passará algumas estatísticas e formas de tratamento.

Inicialmente descrita em recrutas militares por um cirurgião alemão, as fraturas por stress representam uma das lesões mais incapacitantes para os corredores de longa distância. Seus estudos iniciais foram realizados com radiografias planas até o eventual advento da cintilografia óssea, exame que foi desenvolvido a partir de 1971 e que utiliza a leitura corporal de um rádio fármaco (substância radioativa marcada com tecnécio-99m) injetado na veia do paciente.

As fraturas de stress são lesões ósseas causadas por uma sobrecarga onde o local acometido apresenta uma alteração do processo fisiológico de remodelação óssea. Em outras palavras, o osso enfrenta estágios de remodelação natural em resposta às situações de aplicação de carga, durante as quais ocorrem destruição e formação de tecido ósseo. Quando há um desequilíbrio entre estes processos, o tecido entra em fadiga e não consegue se regenerar adequadamente, culminando com o aparecimento das fraturas.

As fraturas de stress resultam de uma sobrecarga cíclica e repetitiva sobre a estrutura óssea e não de eventos traumáticos agudos. Os estudos apontam duas teorias para explicar a origem das fraturas de stress em atletas.

Teorias - A primeira delas afirma que o enfraquecimento da musculatura que envolve os ossos reduz sua capacidade de absorção de impacto que passa a ser direcionado às extremidades inferiores e promove a redistribuição de forças para o osso, aumentando o stress para pontos focais. Dessa forma explica-se o mecanismo pelo qual estas fraturas acometem os membros inferiores.

A segunda teoria afirma que a tração muscular através do osso, resultante de movimentos esportivos, é capaz de gerar forças repetitivas suficientes para o próprio desenvolvimento das fraturas de stress que acometem os ossos dos membros superiores.

Diversos fatores de risco são considerados predisponentes para o surgimento das fraturas de stress: idade, sexo, raça (brancos são mais suscetíveis do que negros), nível de atividade, nível de condicionamento físico, distúrbios hormonais, desequilíbrios alimentares, características biomecânicas (assimetria de membros inferiores, diminuição da largura da tíbia, valgismo ou varismo de joelhos, pronação dos pés). A modificação súbita nas características do treinamento também pode ser um fator.

A tríade da mulher atleta representa um fator de risco importante para o sexo feminino, cerca de três a 12 vezes maior do que para o homem e caracteriza-se pela presença de distúrbios dietéticos (baixa ingestão calórica, bulimia, anorexia nervosa, administração de diuréticos ou laxativos). Outros fatores são alterações menstruais (oligomenorréia - fluxo menstrual diminuído, ou amenorréia - fluxo menstrual ausente) e osteoporose (diminuição da quantidade de cálcio na matriz óssea).


Fraturas por stress: perigo à vista

Atletismo · 22 set, 2010

Nessa primeira parte da coluna sobre as fraturas por stress, Dr. Neto explica como elas podem surgir e quais fatores podem aumentar os riscos de lesão. No próximo mês ele dará continuidade ao tema e passará algumas estatísticas e formas de tratamento.

Inicialmente descrita em recrutas militares por um cirurgião alemão, as fraturas por stress representam uma das lesões mais incapacitantes para os corredores de longa distância. Seus estudos iniciais foram realizados com radiografias planas até o eventual advento da cintilografia óssea, exame que foi desenvolvido a partir de 1971 e que utiliza a leitura corporal de um rádio fármaco (substância radioativa marcada com tecnécio-99m) injetado na veia do paciente.

As fraturas de stress são lesões ósseas causadas por uma sobrecarga onde o local acometido apresenta uma alteração do processo fisiológico de remodelação óssea. Em outras palavras, o osso enfrenta estágios de remodelação natural em resposta às situações de aplicação de carga, durante as quais ocorrem destruição e formação de tecido ósseo. Quando há um desequilíbrio entre estes processos, o tecido entra em fadiga e não consegue se regenerar adequadamente, culminando com o aparecimento das fraturas.

As fraturas de stress resultam de uma sobrecarga cíclica e repetitiva sobre a estrutura óssea e não de eventos traumáticos agudos. Os estudos apontam duas teorias para explicar a origem das fraturas de stress em atletas.

Teorias - A primeira delas afirma que o enfraquecimento da musculatura que envolve os ossos reduz sua capacidade de absorção de impacto que passa a ser direcionado às extremidades inferiores e promove a redistribuição de forças para o osso, aumentando o stress para pontos focais. Dessa forma explica-se o mecanismo pelo qual estas fraturas acometem os membros inferiores.

A segunda teoria afirma que a tração muscular através do osso, resultante de movimentos esportivos, é capaz de gerar forças repetitivas suficientes para o próprio desenvolvimento das fraturas de stress que acometem os ossos dos membros superiores.

Diversos fatores de risco são considerados predisponentes para o surgimento das fraturas de stress: idade, sexo, raça (brancos são mais suscetíveis do que negros), nível de atividade, nível de condicionamento físico, distúrbios hormonais, desequilíbrios alimentares, características biomecânicas (assimetria de membros inferiores, diminuição da largura da tíbia, valgismo ou varismo de joelhos, pronação dos pés). A modificação súbita nas características do treinamento também pode ser um fator.

A tríade da mulher atleta representa um fator de risco importante para o sexo feminino, cerca de três a 12 vezes maior do que para o homem e caracteriza-se pela presença de distúrbios dietéticos (baixa ingestão calórica, bulimia, anorexia nervosa, administração de diuréticos ou laxativos). Outros fatores são alterações menstruais (oligomenorréia - fluxo menstrual diminuído, ou amenorréia - fluxo menstrual ausente) e osteoporose (diminuição da quantidade de cálcio na matriz óssea).

Corrida noturna em trilha é uma das atrações do circuito Xterra

O Xterra Nigth Trail Run, uma das principais atrações do circuito Xterra, já está marcado para o sábado (18/09) e reunirá atletas de todo o país na mais esperada corrida noturna do ano, em Ilhabela, litoral norte de São Paulo.

A prova, além de muito animada, com clima de festa, oferecerá os percursos de cinco e nove quilômetros nas trilhas de areia, terra e pedra de Ilhabela. Os três primeiros colocados serão premiados de acordo com cada categoria. Após a premiação, haverá uma apresentação do Frejat, às 22h.

Na última etapa do Xterra Regional, em Manaus, a Trail Run teve recorde no número de competidores, com mais de mil atletas nas corridas de cinco e dez quilômetros. Para o próximo final de semana, além da corrida noturna de sábado, às 21h, outra prova do Xterra desafiará os atletas, o triathlon com 1,5 quilômetro de natação, 29 de bike e nove de corrida.

O Swim Challenge, outra competição marcada para o domingo (19/09), na praia do Perequê, é uma prova de natação no estilo maratona aquática, na qual o nadador escolherá a distância de 1,5 quilômetros ou o trajeto de três quilômetros. Os vencedores do evento ganharão inscrições para a Travessia dos Bravos, que acontece em dezembro, no Rio de Janeiro.

Ainda no dia 19 haverá a Moutain Bik Cup para os melhores bikers do país, que percorrerão 40 quilômetros de descidas íngremes em uma das trilhas mais difíceis do circuito. Já o Xterra Kids Running é uma corrida com distâncias variadas, aberta para crianças de todas as idades. Diversão garantida para pais e filhos.

As inscrições para o Xterra Regional Ilhabela estão abertas até o dia 15/9 e podem ser feitas no site
www.xterrabrasil.com.br.


Corrida noturna em trilha é uma das atrações do circuito Xterra

Corridas de Rua · 10 set, 2010

O Xterra Nigth Trail Run, uma das principais atrações do circuito Xterra, já está marcado para o sábado (18/09) e reunirá atletas de todo o país na mais esperada corrida noturna do ano, em Ilhabela, litoral norte de São Paulo.

A prova, além de muito animada, com clima de festa, oferecerá os percursos de cinco e nove quilômetros nas trilhas de areia, terra e pedra de Ilhabela. Os três primeiros colocados serão premiados de acordo com cada categoria. Após a premiação, haverá uma apresentação do Frejat, às 22h.

Na última etapa do Xterra Regional, em Manaus, a Trail Run teve recorde no número de competidores, com mais de mil atletas nas corridas de cinco e dez quilômetros. Para o próximo final de semana, além da corrida noturna de sábado, às 21h, outra prova do Xterra desafiará os atletas, o triathlon com 1,5 quilômetro de natação, 29 de bike e nove de corrida.

O Swim Challenge, outra competição marcada para o domingo (19/09), na praia do Perequê, é uma prova de natação no estilo maratona aquática, na qual o nadador escolherá a distância de 1,5 quilômetros ou o trajeto de três quilômetros. Os vencedores do evento ganharão inscrições para a Travessia dos Bravos, que acontece em dezembro, no Rio de Janeiro.

Ainda no dia 19 haverá a Moutain Bik Cup para os melhores bikers do país, que percorrerão 40 quilômetros de descidas íngremes em uma das trilhas mais difíceis do circuito. Já o Xterra Kids Running é uma corrida com distâncias variadas, aberta para crianças de todas as idades. Diversão garantida para pais e filhos.

As inscrições para o Xterra Regional Ilhabela estão abertas até o dia 15/9 e podem ser feitas no site
www.xterrabrasil.com.br.

Xterra tem disputa difícil este mês em Ilhabela, no litoral paulista

Já começou a contagem regressiva para o Xterra Regional Ilhabela, que acontecerá este mês, nos dias 18 e 19, e terá como cenário belas praias, cachoeira e trilhas. A disputa faz parte do maior circuito de triathlon outdoor do país e receberá os melhores atletas profissionais e amadores nacionais, que consideram esta etapa como a mais difícil.

Em 2005, o Xterra chegou ao Brasil, em Ilhabela, com a primeira prova da modalidade em terras tropicais. Para o organizador do evento, Bernardo Fonseca, o local tem um significado muito especial para a comunidade no Brasil. “Além de ser o lugar onde começamos, Ilhabela tem as condições perfeitas para receber a prova e o percurso de moutain bike, um dos mais duros de todo o circuito, colocando à prova a habilidade dos atletas”, afirma.

O vencedor da disputa, além de faturar pontos no ranking nacional, levará para casa R$ 8 mil em premiação na categoria elite do triathlon (masculino e feminino). Todas as modalidades também são abertas a atletas com deficiência física, que competem na categoria PNE (Portadores de Necessidades Especiais).

Durante o evento, haverá outras provas paralelas, que envolverão mais de mil atletas no final de semana, como a Night Trail Run, corrida noturna em trilhas, com percursos de cinco e nove quilômetros, e o Swim Challenge, uma prova de maratona aquática do Brasil, também com duas distâncias, de três e 1,5 quilômetros.

O Kids Running também será realizado no final de semana e será uma motivação para crianças a partir de um ano de idade até os 12 anos iniciarem as passadas rumo ao esporte e à saúde. A corrida é de confraternização na natureza, bastante simbólica, onde todos ganharão medalha.

Vale lembrar que a etapa de Ilhabela reserva emoções especiais para os atletas do moutain bike, com trilhas extremamente desafiadoras e descidas íngremes, que fazem parte do percurso de 40 quilômetros do Mountain Bike Cup. Na noite de sábado, após o Night Trail Run, os participantes ainda poderão curtir o show exclusivo de Frejat, do Barão Vermelho, na arena montada na Praia do Perequê. Para fazer a inscrição basta acessar o site: www.xterrabrasil.com.br .


Xterra tem disputa difícil este mês em Ilhabela, no litoral paulista

Kids · 01 set, 2010

Já começou a contagem regressiva para o Xterra Regional Ilhabela, que acontecerá este mês, nos dias 18 e 19, e terá como cenário belas praias, cachoeira e trilhas. A disputa faz parte do maior circuito de triathlon outdoor do país e receberá os melhores atletas profissionais e amadores nacionais, que consideram esta etapa como a mais difícil.

Em 2005, o Xterra chegou ao Brasil, em Ilhabela, com a primeira prova da modalidade em terras tropicais. Para o organizador do evento, Bernardo Fonseca, o local tem um significado muito especial para a comunidade no Brasil. “Além de ser o lugar onde começamos, Ilhabela tem as condições perfeitas para receber a prova e o percurso de moutain bike, um dos mais duros de todo o circuito, colocando à prova a habilidade dos atletas”, afirma.

O vencedor da disputa, além de faturar pontos no ranking nacional, levará para casa R$ 8 mil em premiação na categoria elite do triathlon (masculino e feminino). Todas as modalidades também são abertas a atletas com deficiência física, que competem na categoria PNE (Portadores de Necessidades Especiais).

Durante o evento, haverá outras provas paralelas, que envolverão mais de mil atletas no final de semana, como a Night Trail Run, corrida noturna em trilhas, com percursos de cinco e nove quilômetros, e o Swim Challenge, uma prova de maratona aquática do Brasil, também com duas distâncias, de três e 1,5 quilômetros.

O Kids Running também será realizado no final de semana e será uma motivação para crianças a partir de um ano de idade até os 12 anos iniciarem as passadas rumo ao esporte e à saúde. A corrida é de confraternização na natureza, bastante simbólica, onde todos ganharão medalha.

Vale lembrar que a etapa de Ilhabela reserva emoções especiais para os atletas do moutain bike, com trilhas extremamente desafiadoras e descidas íngremes, que fazem parte do percurso de 40 quilômetros do Mountain Bike Cup. Na noite de sábado, após o Night Trail Run, os participantes ainda poderão curtir o show exclusivo de Frejat, do Barão Vermelho, na arena montada na Praia do Perequê. Para fazer a inscrição basta acessar o site: www.xterrabrasil.com.br .

Maratona de Punta del Este tem recorde de brasileiros inscritos

A terceira Maratona Internacional de Punta del Este, marcada para o domingo, cinco de setembro, às 8h, já atingiu a marca de mais de 1.200 atletas inscritos até esta quinta feira (19/08). Os brasileiros são considerados o grupo estrangeiro com maior participação - foram mais de 200 inscrições em apenas uma semana no site oficial da Maratona.

Além do percurso de 42 quilômetros, o evento também conta com outros três trajetos, de 21, 10 e a mini maratona infantil, com dois quilômetros. O trajeto mais procurado pelos diversos corredores é o de 21 quilômetros e o número de participantes está aumentando nas últimas semanas. Os organizadores do evento já esperam que a quantidade de inscritos para a meia deve superar o número de maratonistas.

Haverá largada preferencial para os atletas de elite nas três categorias, assim como números diferenciados por cor. As três provas com distâncias maiores terão largada simultânea, exceto a mini maratona, com início mais cedo, às 7h45, onde os pais terão a possibilidade de ver os filhos na chegada.

O circuito da Maratona de Punta del Este tem uma altimetria regular – o trecho mais alto se encontra a 50 metros acima do mar, no bairro Beverly Hills -, ou seja, é um percurso propício para corredores de alta velocidade.

Os inscritos podem retirar o kit no dia 4/09 (sábado), entre 12h e 19h, no hotel Conrad Punta del Este Resort & Casino. Já a entrega antecipa do kit, em Montevideo, será em 2/09 (quinta-feira), das 14h às 19h, no seguinte local: New Balance Concept de Ciudad Vieja (Sarandí 473 entre Treinta y Tres y Misiones)

As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas no site oficial www.maratondepuntadeleste.com.uy.


Maratona de Punta del Este tem recorde de brasileiros inscritos

Kids · 19 ago, 2010

A terceira Maratona Internacional de Punta del Este, marcada para o domingo, cinco de setembro, às 8h, já atingiu a marca de mais de 1.200 atletas inscritos até esta quinta feira (19/08). Os brasileiros são considerados o grupo estrangeiro com maior participação - foram mais de 200 inscrições em apenas uma semana no site oficial da Maratona.

Além do percurso de 42 quilômetros, o evento também conta com outros três trajetos, de 21, 10 e a mini maratona infantil, com dois quilômetros. O trajeto mais procurado pelos diversos corredores é o de 21 quilômetros e o número de participantes está aumentando nas últimas semanas. Os organizadores do evento já esperam que a quantidade de inscritos para a meia deve superar o número de maratonistas.

Haverá largada preferencial para os atletas de elite nas três categorias, assim como números diferenciados por cor. As três provas com distâncias maiores terão largada simultânea, exceto a mini maratona, com início mais cedo, às 7h45, onde os pais terão a possibilidade de ver os filhos na chegada.

O circuito da Maratona de Punta del Este tem uma altimetria regular – o trecho mais alto se encontra a 50 metros acima do mar, no bairro Beverly Hills -, ou seja, é um percurso propício para corredores de alta velocidade.

Os inscritos podem retirar o kit no dia 4/09 (sábado), entre 12h e 19h, no hotel Conrad Punta del Este Resort & Casino. Já a entrega antecipa do kit, em Montevideo, será em 2/09 (quinta-feira), das 14h às 19h, no seguinte local: New Balance Concept de Ciudad Vieja (Sarandí 473 entre Treinta y Tres y Misiones)

As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas no site oficial www.maratondepuntadeleste.com.uy.

A importância da Ressonância magnética em lesão de menisco/ cartilagem

Lesões dos meniscos e da cartilagem articular do joelho são bastante comuns na população geral e em esportistas. A ressonância magnética (RM) é o método de imagem mais adequado para fazer o diagnóstico dessas lesões, assim como determinar seu grau e sua extensão. Este exame complementar é frequentemente solicitado por ortopedistas e médicos do esporte, depois do exame físico e da análise da história clínica, com o objetivo de auxiliar no diagnóstico e no acompanhamento de seus pacientes atletas e não atletas. As informações obtidas na RM são valiosas para se determinar o tipo de tratamento a ser adotado: clínico conservador, ou cirúrgico.

Os meniscos (medial e lateral) são fibrocartilagens que possuem várias funções no joelho como, por exemplo, contribuir para a estabilidade articular e proteção contra impacto. A cartilagem é uma camada que reveste toda a superfície articular do fêmur, tíbia e patela (rótula), e também tem função protetora sobre os ossos do joelho, além de promover o adequado deslize entre estes ossos nos movimentos da articulação.

As lesões meniscais e de cartilagem podem ser agudas ou crônicas:

As lesões agudas meniscais e condrais (de cartilagem) em esportistas são geralmente traumáticas, decorrentes de entorses, e podem ou não estar associadas a outras lesões (fraturas, contusões ósseas, lesões ligamentares, etc).

A RM revelará se há rotura meniscal, em qual dos meniscos ela se situa, além de determinar a configuração da rotura (longitudinal, oblíqua, horizontal, tipo alça de balde, etc) e a sua extensão: se compromete apenas uma porção do menisco ou se estende por todo ele.

Lesões agudas - As lesões agudas de cartilagem também são muito bem identificadas nos exames de ressonância magnética do joelho. Elas podem se apresentar como áreas de afilamento variável, desde uma leve erosão superficial até o extremo de perda completa, com exposição do osso subcondral (subjacente). Em alguns casos, há desprendimento de fragmentos de cartilagem, que se soltam e se tornam corpos livres intra-articulares, causando sintomas específicos.

Lesões Meniscais - Lesões meniscais crônicas são de causa degenerativa (desgaste), sem que haja necessariamente um episódio traumático ou rotura propriamente dita. Estas alterações se iniciam em pacientes acima dos 30 anos. Como há uma relação próxima entre meniscos e a cartilagem articular, lesões/roturas crônicas em meniscos podem levar a alterações degenerativas e erosões/afilamento da cartilagem articular, causando diminuição na resistência à carga vertical e impactos.

Pacientes ou atletas mais velhos, geralmente acima dos 50 anos, já podem ter algum grau de osteoartrose do joelho (processo degenerativo osteoarticular), e a RM complementa de forma muito mais detalhada a avaliação dos meniscos e da cartilagem articular, visto que as radiografias iniciais são insuficientes para este tipo de diagnóstico.

A ressonância magnética tem altíssima sensibilidade e especificidade para fazer o diagnóstico de lesões meniscais e condrais, quando interpretada por um radiologista com experiência em músculo-esquelético. Por isso, este exame quase que invariavelmente complementa a avaliação clínica em algum momento do acompanhamento dos pacientes e atletas.


A importância da Ressonância magnética em lesão de menisco/ cartilagem

Atletismo · 12 ago, 2010

Lesões dos meniscos e da cartilagem articular do joelho são bastante comuns na população geral e em esportistas. A ressonância magnética (RM) é o método de imagem mais adequado para fazer o diagnóstico dessas lesões, assim como determinar seu grau e sua extensão. Este exame complementar é frequentemente solicitado por ortopedistas e médicos do esporte, depois do exame físico e da análise da história clínica, com o objetivo de auxiliar no diagnóstico e no acompanhamento de seus pacientes atletas e não atletas. As informações obtidas na RM são valiosas para se determinar o tipo de tratamento a ser adotado: clínico conservador, ou cirúrgico.

Os meniscos (medial e lateral) são fibrocartilagens que possuem várias funções no joelho como, por exemplo, contribuir para a estabilidade articular e proteção contra impacto. A cartilagem é uma camada que reveste toda a superfície articular do fêmur, tíbia e patela (rótula), e também tem função protetora sobre os ossos do joelho, além de promover o adequado deslize entre estes ossos nos movimentos da articulação.

As lesões meniscais e de cartilagem podem ser agudas ou crônicas:

As lesões agudas meniscais e condrais (de cartilagem) em esportistas são geralmente traumáticas, decorrentes de entorses, e podem ou não estar associadas a outras lesões (fraturas, contusões ósseas, lesões ligamentares, etc).

A RM revelará se há rotura meniscal, em qual dos meniscos ela se situa, além de determinar a configuração da rotura (longitudinal, oblíqua, horizontal, tipo alça de balde, etc) e a sua extensão: se compromete apenas uma porção do menisco ou se estende por todo ele.

Lesões agudas - As lesões agudas de cartilagem também são muito bem identificadas nos exames de ressonância magnética do joelho. Elas podem se apresentar como áreas de afilamento variável, desde uma leve erosão superficial até o extremo de perda completa, com exposição do osso subcondral (subjacente). Em alguns casos, há desprendimento de fragmentos de cartilagem, que se soltam e se tornam corpos livres intra-articulares, causando sintomas específicos.

Lesões Meniscais - Lesões meniscais crônicas são de causa degenerativa (desgaste), sem que haja necessariamente um episódio traumático ou rotura propriamente dita. Estas alterações se iniciam em pacientes acima dos 30 anos. Como há uma relação próxima entre meniscos e a cartilagem articular, lesões/roturas crônicas em meniscos podem levar a alterações degenerativas e erosões/afilamento da cartilagem articular, causando diminuição na resistência à carga vertical e impactos.

Pacientes ou atletas mais velhos, geralmente acima dos 50 anos, já podem ter algum grau de osteoartrose do joelho (processo degenerativo osteoarticular), e a RM complementa de forma muito mais detalhada a avaliação dos meniscos e da cartilagem articular, visto que as radiografias iniciais são insuficientes para este tipo de diagnóstico.

A ressonância magnética tem altíssima sensibilidade e especificidade para fazer o diagnóstico de lesões meniscais e condrais, quando interpretada por um radiologista com experiência em músculo-esquelético. Por isso, este exame quase que invariavelmente complementa a avaliação clínica em algum momento do acompanhamento dos pacientes e atletas.

10 Milhas Noturnas agita a cidade gaúcha de Gramado

Corridas de Rua · 11 ago, 2010

Gramado, o principal destino turístico do Rio Grande do Sul, ganhou mais uma atração além das belas paisagens e do frio característico. Está marcada para o dia 12 de setembro a 10 Milhas Noturna, uma prova que quer atrair atletas para correr sob as luzes da encantadora cidade.

O evento será dividido nas categorias individual e revezamento – para duplas ou quartetos -, com quatro trechos iguais, em um percurso total de 16,09 quilômetros passando por ruas e avenidas da cidade, além de estradas, trechos de terra batida e trilhas na mata fechada.

As crianças têm diversão garantida: na véspera da prova noturna, dia 11, os pequenos de dois a 15 anos terão sua própria corrida, buscando incentivar a prática do esporte de forma divertida e educativa.

As inscrições para a corrida estão abertas pelo site www.10milhasgramado.com.br.

Running Show 2010 encerra às 18h deste domingo na Bienal do Ibirapuera

Direto da Running Show - A edição 2010 da São Paulo Running Show termina neste domingo na Bienal do Ibirapuera, zona sul da capital paulista. Quem vier até o local do evento vai encontrar novidades, promoções e lançamentos do mundo running, além de palestras com os profissionais do meio.

Às 14, por exemplo, o Presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo (ATC), Nelson Evêncio, vai apresentar números sobre o crescimento das corridas de rua na metrópole. Também haverá uma palestra sobre o universo da corrida com o editor da Runners World Brasil, Sergio Xavier, além de uma explanação sobre exercícios funcionais para corredores com Alexandre Machado.

Os estandes das marcas, como Asics, Saucony e Speedo, oferecem descontos, lançamentos e facilidades de pagamento nos produtos. Nos estande da Polar, é possível testar os frequencímetros da marca, na Ilha das Maratonas estão concentradas as agências de viagem que operam pacotes para provas internacionais e o estande de Santa Catarina mostra um pouco mais sobre o Mountain Do, K42 Bombinhas e outras competições da região.

Diversas publicações do meio também estão na feira, onde os leitores podem adquirir assinaturas ou comprar edições avulsas. No piso superior do pavilhão está montada uma praça de alimentação, com lanchonete e um quiosque de açaí, para recuperar as energias depois de caminhar por algum tempo.

Para conhecer a programação completa das palestras do dia e saber quem são os expositores presentes, basta acessar o site www.runningshow.com.br. Os ingressos para a feira custam R$ 15 e podem ser adquiridos na bilheteria da bienal.


Running Show 2010 encerra às 18h deste domingo na Bienal do Ibirapuera

Atletismo · 01 ago, 2010

Direto da Running Show - A edição 2010 da São Paulo Running Show termina neste domingo na Bienal do Ibirapuera, zona sul da capital paulista. Quem vier até o local do evento vai encontrar novidades, promoções e lançamentos do mundo running, além de palestras com os profissionais do meio.

Às 14, por exemplo, o Presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo (ATC), Nelson Evêncio, vai apresentar números sobre o crescimento das corridas de rua na metrópole. Também haverá uma palestra sobre o universo da corrida com o editor da Runners World Brasil, Sergio Xavier, além de uma explanação sobre exercícios funcionais para corredores com Alexandre Machado.

Os estandes das marcas, como Asics, Saucony e Speedo, oferecem descontos, lançamentos e facilidades de pagamento nos produtos. Nos estande da Polar, é possível testar os frequencímetros da marca, na Ilha das Maratonas estão concentradas as agências de viagem que operam pacotes para provas internacionais e o estande de Santa Catarina mostra um pouco mais sobre o Mountain Do, K42 Bombinhas e outras competições da região.

Diversas publicações do meio também estão na feira, onde os leitores podem adquirir assinaturas ou comprar edições avulsas. No piso superior do pavilhão está montada uma praça de alimentação, com lanchonete e um quiosque de açaí, para recuperar as energias depois de caminhar por algum tempo.

Para conhecer a programação completa das palestras do dia e saber quem são os expositores presentes, basta acessar o site www.runningshow.com.br. Os ingressos para a feira custam R$ 15 e podem ser adquiridos na bilheteria da bienal.

Running Show: EcoGym Assessoria apresenta Kangoo Running

Direto da Running Show - A Running Show 2010 trouxe mais uma novidade do mundo da corrida: o Kangoo Running. A nova modalidade de corrida consiste em correr com o Kangoo, um sapato especial com uma mola embaixo. Os grupos de visitantes e instrutores da EcoGym Assessoria, empresa que apresenta o produto na feira, deram voltas pelo Parque do Ibirapuera para conhecer melhor a novidade.

O estande em si já chama a atenção: estão expostos vários sapatos com uma mola especial embaixo. Quando alguém resolve calçá-lo, o estranhamento é maior ainda, uma vez que o Kangoo exige uma postura mais ereta e mais elevação de pernas na hora de andar.

Mas quem experimentou garante que a sensação de correr com os sapatos supera a primeira impressão. Isso porque o Kangoo absorve melhor o impacto e proporciona mais facilidade para correr, aumentando inclusive a velocidade dos atletas. A novidade tem se mostrado uma boa alternativa tanto para sair da rotina dos treinos quanto para acelerar a reabilitação de atletas lesionados.

Leveza - “Na corrida é sensacional, você não sente o impacto da corrida como você sente sem o Kangoo, parece até que melhora o desempenho. E trabalha bastante a parte aeróbica”, comenta a enfermeira Juliana Francischelli, um pouco ofegante após a volta com a equipe da assessoria.

Segundo João Moraes, da EcoGym Assessoria, estudos já comprovaram que o Kangoo absorve 80% do impacto da corrida. Trabalhando com o produto há dois meses, ele confessa que ainda há muito a descobrir sobre o uso do Kangoo. “Estudos na Europa já constataram um aumento de até 15% na velocidade do corredor. Por ser um sapato que pesa 1,7 quilo, ele também faz um trabalho muscular bem intenso. Além disso, a mola obriga o usuário do Kangoo a ter uma postura melhor, ajudando no próprio movimento da corrida”, explica.

O funcionário público Adilson Gomes da Costa também elogiou o passeio de Kangoo. “Adorei. Dá uma sensação de leveza, não tem impacto, eu senti que eu podia desenvolver uma velocidade maior, tive vontade de correr mais, não queria parar”, confessa o também triatleta, que se mostrou empolgado com a possibilidade de treinar com a novidade.

A Running Show acontece no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera até o dia primeiro de agosto. Neste sábado, a feira funciona das 10h às 21h, e no domingo, das 10h às 18h.


Running Show: EcoGym Assessoria apresenta Kangoo Running

Atletismo · 30 jul, 2010

Direto da Running Show - A Running Show 2010 trouxe mais uma novidade do mundo da corrida: o Kangoo Running. A nova modalidade de corrida consiste em correr com o Kangoo, um sapato especial com uma mola embaixo. Os grupos de visitantes e instrutores da EcoGym Assessoria, empresa que apresenta o produto na feira, deram voltas pelo Parque do Ibirapuera para conhecer melhor a novidade.

O estande em si já chama a atenção: estão expostos vários sapatos com uma mola especial embaixo. Quando alguém resolve calçá-lo, o estranhamento é maior ainda, uma vez que o Kangoo exige uma postura mais ereta e mais elevação de pernas na hora de andar.

Mas quem experimentou garante que a sensação de correr com os sapatos supera a primeira impressão. Isso porque o Kangoo absorve melhor o impacto e proporciona mais facilidade para correr, aumentando inclusive a velocidade dos atletas. A novidade tem se mostrado uma boa alternativa tanto para sair da rotina dos treinos quanto para acelerar a reabilitação de atletas lesionados.

Leveza - “Na corrida é sensacional, você não sente o impacto da corrida como você sente sem o Kangoo, parece até que melhora o desempenho. E trabalha bastante a parte aeróbica”, comenta a enfermeira Juliana Francischelli, um pouco ofegante após a volta com a equipe da assessoria.

Segundo João Moraes, da EcoGym Assessoria, estudos já comprovaram que o Kangoo absorve 80% do impacto da corrida. Trabalhando com o produto há dois meses, ele confessa que ainda há muito a descobrir sobre o uso do Kangoo. “Estudos na Europa já constataram um aumento de até 15% na velocidade do corredor. Por ser um sapato que pesa 1,7 quilo, ele também faz um trabalho muscular bem intenso. Além disso, a mola obriga o usuário do Kangoo a ter uma postura melhor, ajudando no próprio movimento da corrida”, explica.

O funcionário público Adilson Gomes da Costa também elogiou o passeio de Kangoo. “Adorei. Dá uma sensação de leveza, não tem impacto, eu senti que eu podia desenvolver uma velocidade maior, tive vontade de correr mais, não queria parar”, confessa o também triatleta, que se mostrou empolgado com a possibilidade de treinar com a novidade.

A Running Show acontece no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera até o dia primeiro de agosto. Neste sábado, a feira funciona das 10h às 21h, e no domingo, das 10h às 18h.

Running Show: Running Experience Kids propõe mini-circuito olímpico

Direto da Running Show - A Running Show tem atrações para todos os públicos, e com os pequenos não podia ser diferente. Montada na parte externa do Pavilhão da Bienal, a Running Experience Kids tem um mini circuito olímpico com diversas modalidades de atletismo para que as crianças participem e comecem a gostar do esporte.

A corrida com barreiras tem cerca de 40 metros, com quatro linhas de obstáculos feitos de espuma para não machucar, e é a primeira parte da “brincadeira”. Depois de correr, eles ainda fazem salto em distância, lançamento de dardo e salto em altura.

As baterias ocorrem ao longo do dia, com participação média de três ou quatro crianças em cada. Depois de “competirem” – todos os monitores fazem questão de enfatizar que não há vencedores – os pequenos recebem medalha de ouro: todos são vencedores.

Diversão para todos - Os irmãos Nathan e Mariana Medeiros, quatro e cinco anos, competiram juntos. Ao perceber que recebeu medalha como o irmão, a pequena Mariana questionou a mãe: “Mamãe, mas eu terminei em último”. “O importante é participar, filha! Você ganhou porque também correu”. Indagada se preferia correr na hora do recreio na escola ou aqui, Mariana foi enfática. “Aqui é mais legal, todo mundo ganha medalha”.

Crianças de até 14 anos podem participar, a inscrição é gratuita e feita na hora. Os pais assistem e incentivam os filhos do lado de fora da grade. A Running Experience Kids acontece ao longo de toda a Running Show, que vai até o dia primeiro de agosto no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera.


Running Show: Running Experience Kids propõe mini-circuito olímpico

Atletismo · 30 jul, 2010

Direto da Running Show - A Running Show tem atrações para todos os públicos, e com os pequenos não podia ser diferente. Montada na parte externa do Pavilhão da Bienal, a Running Experience Kids tem um mini circuito olímpico com diversas modalidades de atletismo para que as crianças participem e comecem a gostar do esporte.

A corrida com barreiras tem cerca de 40 metros, com quatro linhas de obstáculos feitos de espuma para não machucar, e é a primeira parte da “brincadeira”. Depois de correr, eles ainda fazem salto em distância, lançamento de dardo e salto em altura.

As baterias ocorrem ao longo do dia, com participação média de três ou quatro crianças em cada. Depois de “competirem” – todos os monitores fazem questão de enfatizar que não há vencedores – os pequenos recebem medalha de ouro: todos são vencedores.

Diversão para todos - Os irmãos Nathan e Mariana Medeiros, quatro e cinco anos, competiram juntos. Ao perceber que recebeu medalha como o irmão, a pequena Mariana questionou a mãe: “Mamãe, mas eu terminei em último”. “O importante é participar, filha! Você ganhou porque também correu”. Indagada se preferia correr na hora do recreio na escola ou aqui, Mariana foi enfática. “Aqui é mais legal, todo mundo ganha medalha”.

Crianças de até 14 anos podem participar, a inscrição é gratuita e feita na hora. Os pais assistem e incentivam os filhos do lado de fora da grade. A Running Experience Kids acontece ao longo de toda a Running Show, que vai até o dia primeiro de agosto no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera.

Running Show: visitantes e treinadores concorrem a kits do Mountain Do

Direto da Running Show - Na noite desta sexta-feira (30/07), Euclides Neto, o Kiko, responsável pela organização das provas do Mountain Do, fará uma palestra na feira para falar sobre a competição e vai oferecer alguns kits contendo diversos brindes. Serão contemplados treinadores e os demais visitantes.

Os 30 primeiros treinadores que passarem no estande do Mountain Do e fizerem inscrição já receberão um kit, a ser entregue ao final da palestra. Após o evento, também serão sorteadas cinco unidades para as pessoas presentes.

“O Mountain Do é um evento esportivo que integra natureza, alegria e desafio”, comenta Kiko. “É organizado pensando no corredor e na família dele, com o intuito de promover muito mais que uma corrida, uma grande festa”, completa. O organizador estará no Auditório Dois a partir das 20h para falar mais sobre o evento.

O kit é o mesmo que os atletas recebem na prova e contém mochila e squezze da Gatorade, uma camiseta da Adidas confeccionada em tecido tecnológico, além de um boné alusivo à competição. Os treinadores que desejarem participar devem apresentar documento comprovando que são profissionais do ramo.

A próxima etapa da disputa será o Mountain Do Circuito de Charme, a ser realizada na Praia do Rosa (SC) no dia 14 de agosto. No dia 11 de setembro será a vez de Campos do Jordão, interior de São Paulo, receber uma prova pela primeira vez.

Para conhecer mais sobre o Circuito, basta acessar o site oficial, www.mountaindo.com.br.


Running Show: visitantes e treinadores concorrem a kits do Mountain Do

Caminhada · 30 jul, 2010

Direto da Running Show - Na noite desta sexta-feira (30/07), Euclides Neto, o Kiko, responsável pela organização das provas do Mountain Do, fará uma palestra na feira para falar sobre a competição e vai oferecer alguns kits contendo diversos brindes. Serão contemplados treinadores e os demais visitantes.

Os 30 primeiros treinadores que passarem no estande do Mountain Do e fizerem inscrição já receberão um kit, a ser entregue ao final da palestra. Após o evento, também serão sorteadas cinco unidades para as pessoas presentes.

“O Mountain Do é um evento esportivo que integra natureza, alegria e desafio”, comenta Kiko. “É organizado pensando no corredor e na família dele, com o intuito de promover muito mais que uma corrida, uma grande festa”, completa. O organizador estará no Auditório Dois a partir das 20h para falar mais sobre o evento.

O kit é o mesmo que os atletas recebem na prova e contém mochila e squezze da Gatorade, uma camiseta da Adidas confeccionada em tecido tecnológico, além de um boné alusivo à competição. Os treinadores que desejarem participar devem apresentar documento comprovando que são profissionais do ramo.

A próxima etapa da disputa será o Mountain Do Circuito de Charme, a ser realizada na Praia do Rosa (SC) no dia 14 de agosto. No dia 11 de setembro será a vez de Campos do Jordão, interior de São Paulo, receber uma prova pela primeira vez.

Para conhecer mais sobre o Circuito, basta acessar o site oficial, www.mountaindo.com.br.