Kids

Saiba mais sobre trombose venosa profunda

O colunista do Webrun de medicina esportiva, Dr. Neto, explica mais sobre a trombose venosa profunda. Essa doença pode ser associada a diversos fatores, inclusive longas viagens rodoviárias e aéreas.

A trombose venosa profunda (TVP) é uma condição clínica extremamente séria, potencialmente grave, na qual um coágulo sanguíneo entope alguma veia do sistema vascular profundo, geralmente dos membros inferiores. Ele desenvolve uma reação inflamatória do vaso e compromete o fluxo de sangue que estaria retornando ao coração. A TVP é relativamente comum (50 casos/ 100 mil habitantes) e provoca dores nas pernas, edema (inchaço), aumento da temperatura local, empastamento muscular (rigidez da musculatura da panturrilha), e até úlceras de estase (feridas).

O desenvolvimento da trombose venosa profunda pode estar relacionado a alguns fatores, como estase venosa (diminuição da velocidade de circulação do sangue), lesões nas paredes internas dos vasos sanguíneos e aumento da capacidade de coagulação do sangue (hipercoagulabilidade). Ocorre com maior frequência em portadores de determinadas condições predisponentes, como uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal.

Pode também estar associado ao tabagismo, a portadores de insuficiência cardíaca, à presença de veias incompetentes (varizes), tumores malignos, obesidade, idade avançada ou história prévia de TVP. Qualquer situação de imobilização prolongada, como períodos longos de recuperação pós-operatória, paralisias ou longas viagens aéreas ou rodoviárias, também podem desencadear o aparecimento da TVP.

Tratamento - O tratamento basicamente envolve a administração de drogas anticoagulantes para que o coágulo seja dissolvido, e a recuperação normalmente é total. Portanto, se o tratamento adequado for instituído, são grandes as chances do paciente se recuperar e retornar ao seu desempenho anterior.


Saiba mais sobre trombose venosa profunda

Atletismo · 15 mar, 2011

O colunista do Webrun de medicina esportiva, Dr. Neto, explica mais sobre a trombose venosa profunda. Essa doença pode ser associada a diversos fatores, inclusive longas viagens rodoviárias e aéreas.

A trombose venosa profunda (TVP) é uma condição clínica extremamente séria, potencialmente grave, na qual um coágulo sanguíneo entope alguma veia do sistema vascular profundo, geralmente dos membros inferiores. Ele desenvolve uma reação inflamatória do vaso e compromete o fluxo de sangue que estaria retornando ao coração. A TVP é relativamente comum (50 casos/ 100 mil habitantes) e provoca dores nas pernas, edema (inchaço), aumento da temperatura local, empastamento muscular (rigidez da musculatura da panturrilha), e até úlceras de estase (feridas).

O desenvolvimento da trombose venosa profunda pode estar relacionado a alguns fatores, como estase venosa (diminuição da velocidade de circulação do sangue), lesões nas paredes internas dos vasos sanguíneos e aumento da capacidade de coagulação do sangue (hipercoagulabilidade). Ocorre com maior frequência em portadores de determinadas condições predisponentes, como uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal.

Pode também estar associado ao tabagismo, a portadores de insuficiência cardíaca, à presença de veias incompetentes (varizes), tumores malignos, obesidade, idade avançada ou história prévia de TVP. Qualquer situação de imobilização prolongada, como períodos longos de recuperação pós-operatória, paralisias ou longas viagens aéreas ou rodoviárias, também podem desencadear o aparecimento da TVP.

Tratamento - O tratamento basicamente envolve a administração de drogas anticoagulantes para que o coágulo seja dissolvido, e a recuperação normalmente é total. Portanto, se o tratamento adequado for instituído, são grandes as chances do paciente se recuperar e retornar ao seu desempenho anterior.

Gorduras podem não causar problemas cardíacos…

A Nutrição é um campo de estudo que, assim como tantas outras áreas da saúde humana, há poucas décadas utiliza métodos científicos para tirar suas conclusões daquilo que funciona ou não, do que faz bem ou mal. Um dos maiores desafios na Nutrição é o de estudar o ser humano em um aspecto tão errático e com incontáveis variáveis, o seu hábito alimentar. As pessoas, lembremos, provavelmente devem mentir tanto em anamnese alimentar, quanto em pesquisas sobre hábitos sexuais o que só dificulta.

Por outro lado, os inúmeros nutrientes e variáveis de nossa rotina tornam dificílimo o isolamento dos efeitos de uma substância ou nutriente em nossa saúde. Somemos a isso os mitos que foram sendo criados quando o rigor científico não era regra geral. Afinal, quem nunca ouviu falar que devemos beber de dois a três litros de água por dia? De onde vem esse número? E a ideia de que a temperatura corporal sobe alguns graus com o exercício? Você já viu algum estudo que comprove isso? Eu posso apostar que não, pois o mais recente deve ser mais velho do que eu ou você.

Uma das coisas mais difíceis é você defender algo e depois mudar radicalmente de posição. E foi lendo alguns estudos e um livro magistral que tive que rever com certo constrangimento algumas coisas que sempre acreditei. Basicamente, e toda simplificação de temas complexos é um pouco perigoso, sempre defendi junto com a maioria dos nutricionistas a ideia de que devemos restringir ao máximo o consumo de gorduras saturadas pela sua relação com problemas cardíacos e o colesterol. Mas isso será mesmo verdade? Todo médico ou nutricionista dirá que sim.

Teorias - Nos anos 60, o fisiologista Ancel Keys criou uma teoria que estabeleceu os fundamentos do que pode vir a ser um dos maiores equívocos das ciências da saúde: a relação direta entre gordura, colesterol e problemas cardíacos. As pessoas evitam ovos por causa do colesterol pensando em nunca ter infarto, mas hoje sabemos que a alimentação é responsável por apenas 1/3 dos níveis de colesterol. Mas o pior não é isso, há cada vez mais evidências de que o colesterol e a gordura têm um peso muito menor em nossa saúde.

A economia comportamental, tão em voga atualmente, explica como a teoria de Keys foi se auto-alimentando mesmo trapaceando a ciência. Keys especulou que quanto mais gordura se ingere, mais alto o colesterol e mais riscos temos. Na falta de dados (e eles quase sempre serão inexatos na Nutrição), Keys usou de uma associação totalmente falha e caduca para provar sua tese. Como ela em teoria fazia todo sentido, por décadas centenas de cientistas usaram o viés da confirmação para encontrar apenas resultados que confirmassem a tese de Keys mesmo que para isso – e agora o mais importante – sem más intenções, deixassem de publicar estudos que contrariassem a tese dessa relação achando que houvera erros metodológicos.

Por que estou dizendo tudo isso?
O excelente livro de Gary Taubes, “Good Calories, Bad Calories” (ainda não publicado no Brasil), lista uma série infindável de estudos que mostram que a relação gordura-colesterol-infarto não é garantida. O colesterol alto é encontrado em muitos cardiopatas, mas o colesterol baixo também. Keys parece ter acusado um vilão e o julgamento foi mais do que precipitado.

Comer gordura mataria? - Alguns dos estudos são incríveis, mostram que se o colesterol alto “mata”, ensina que o baixo também mata. Comer gordura mataria? Não comer acaba resultando em mais câncer. Estranho, não? E o que dizer da falta de correlação em inúmeras populações entre consumo de gordura e colesterol e a incidência de problemas cardíacos?

Se o maior erro de Keys foi simplificar algo tão complexo, tornando vilã a gordura quando são inúmeros nutrientes em nossa alimentação, não deixa de ser menos ingênuo menosprezar ou ignorar o peso do estilo de vida da pessoa. Como gordura entupindo vasos fazia sentido e parecia científico, virou verdade e se busca até hoje comprovar que bacon e ovo entopem as artérias.

E então chegamos a um dilema, porque para os estudos mostrando que dieta rica em gordura prejudica nossos casos sanguíneos, há outras mostrando que é inofensiva ou mesmo pode fazer bem.

O vai e vem dos protagonistas

O ovo já foi réu, a gordura trans já foi salvação, Atkins virou celebridade, foi depois execrado e muitas vitaminas já foram tidas como a salvação do futuro. Esse vai e vem não ajuda justamente por gerar descrédito e esperanças vãs. Mas o pior é que ela gera correria em direção ao fogo. Passamos a nos entupir de carboidrato com medo de gordura e cada vez mais a ciência vai descobrindo que os açúcares simples são os grandes vilões. À época, nem Keys nem os demais puderam ver nas entrelinhas que a “sombra” da gordura fez com que o açúcar e a farinha de trigo (refinada) involuntariamente se inocentassem, justo elas que parecem ser as principais responsáveis pelo imenso aumento nos casos de problemas cardíacos e diabetes.

O assunto é longo. Longe de querer absolver a gordura ou liberar seu consumo os profissionais da saúde precisarão rever completamente suas recomendações porque, se comer menos gordura reduz a ingestão calórica (e o peso tem grande influência em nossa saúde), por outro lado ela parece não ter papel único e central nas doenças do coração.

Se é difícil hoje fugirmos da gordura, as farinhas e açúcar estão igualmente introduzidos por completo em nossas vidas.

Para fechar, a tática de alguns fármacos redutores de colesterol, sob o olhar das novas teorias, é tão efetiva quanto montar uma academia dentro do escritório achando que a simples presença das máquinas nos trará condicionamento. Você pode até reduzir os valores do colesterol, mas o inimigo, ainda nem sequer totalmente identificado, permanece lá em uma forma bem doce.


Gorduras podem não causar problemas cardíacos…

Atletismo · 08 mar, 2011

A Nutrição é um campo de estudo que, assim como tantas outras áreas da saúde humana, há poucas décadas utiliza métodos científicos para tirar suas conclusões daquilo que funciona ou não, do que faz bem ou mal. Um dos maiores desafios na Nutrição é o de estudar o ser humano em um aspecto tão errático e com incontáveis variáveis, o seu hábito alimentar. As pessoas, lembremos, provavelmente devem mentir tanto em anamnese alimentar, quanto em pesquisas sobre hábitos sexuais o que só dificulta.

Por outro lado, os inúmeros nutrientes e variáveis de nossa rotina tornam dificílimo o isolamento dos efeitos de uma substância ou nutriente em nossa saúde. Somemos a isso os mitos que foram sendo criados quando o rigor científico não era regra geral. Afinal, quem nunca ouviu falar que devemos beber de dois a três litros de água por dia? De onde vem esse número? E a ideia de que a temperatura corporal sobe alguns graus com o exercício? Você já viu algum estudo que comprove isso? Eu posso apostar que não, pois o mais recente deve ser mais velho do que eu ou você.

Uma das coisas mais difíceis é você defender algo e depois mudar radicalmente de posição. E foi lendo alguns estudos e um livro magistral que tive que rever com certo constrangimento algumas coisas que sempre acreditei. Basicamente, e toda simplificação de temas complexos é um pouco perigoso, sempre defendi junto com a maioria dos nutricionistas a ideia de que devemos restringir ao máximo o consumo de gorduras saturadas pela sua relação com problemas cardíacos e o colesterol. Mas isso será mesmo verdade? Todo médico ou nutricionista dirá que sim.

Teorias - Nos anos 60, o fisiologista Ancel Keys criou uma teoria que estabeleceu os fundamentos do que pode vir a ser um dos maiores equívocos das ciências da saúde: a relação direta entre gordura, colesterol e problemas cardíacos. As pessoas evitam ovos por causa do colesterol pensando em nunca ter infarto, mas hoje sabemos que a alimentação é responsável por apenas 1/3 dos níveis de colesterol. Mas o pior não é isso, há cada vez mais evidências de que o colesterol e a gordura têm um peso muito menor em nossa saúde.

A economia comportamental, tão em voga atualmente, explica como a teoria de Keys foi se auto-alimentando mesmo trapaceando a ciência. Keys especulou que quanto mais gordura se ingere, mais alto o colesterol e mais riscos temos. Na falta de dados (e eles quase sempre serão inexatos na Nutrição), Keys usou de uma associação totalmente falha e caduca para provar sua tese. Como ela em teoria fazia todo sentido, por décadas centenas de cientistas usaram o viés da confirmação para encontrar apenas resultados que confirmassem a tese de Keys mesmo que para isso – e agora o mais importante – sem más intenções, deixassem de publicar estudos que contrariassem a tese dessa relação achando que houvera erros metodológicos.

Por que estou dizendo tudo isso?
O excelente livro de Gary Taubes, “Good Calories, Bad Calories” (ainda não publicado no Brasil), lista uma série infindável de estudos que mostram que a relação gordura-colesterol-infarto não é garantida. O colesterol alto é encontrado em muitos cardiopatas, mas o colesterol baixo também. Keys parece ter acusado um vilão e o julgamento foi mais do que precipitado.

Comer gordura mataria? - Alguns dos estudos são incríveis, mostram que se o colesterol alto “mata”, ensina que o baixo também mata. Comer gordura mataria? Não comer acaba resultando em mais câncer. Estranho, não? E o que dizer da falta de correlação em inúmeras populações entre consumo de gordura e colesterol e a incidência de problemas cardíacos?

Se o maior erro de Keys foi simplificar algo tão complexo, tornando vilã a gordura quando são inúmeros nutrientes em nossa alimentação, não deixa de ser menos ingênuo menosprezar ou ignorar o peso do estilo de vida da pessoa. Como gordura entupindo vasos fazia sentido e parecia científico, virou verdade e se busca até hoje comprovar que bacon e ovo entopem as artérias.

E então chegamos a um dilema, porque para os estudos mostrando que dieta rica em gordura prejudica nossos casos sanguíneos, há outras mostrando que é inofensiva ou mesmo pode fazer bem.

O vai e vem dos protagonistas

O ovo já foi réu, a gordura trans já foi salvação, Atkins virou celebridade, foi depois execrado e muitas vitaminas já foram tidas como a salvação do futuro. Esse vai e vem não ajuda justamente por gerar descrédito e esperanças vãs. Mas o pior é que ela gera correria em direção ao fogo. Passamos a nos entupir de carboidrato com medo de gordura e cada vez mais a ciência vai descobrindo que os açúcares simples são os grandes vilões. À época, nem Keys nem os demais puderam ver nas entrelinhas que a “sombra” da gordura fez com que o açúcar e a farinha de trigo (refinada) involuntariamente se inocentassem, justo elas que parecem ser as principais responsáveis pelo imenso aumento nos casos de problemas cardíacos e diabetes.

O assunto é longo. Longe de querer absolver a gordura ou liberar seu consumo os profissionais da saúde precisarão rever completamente suas recomendações porque, se comer menos gordura reduz a ingestão calórica (e o peso tem grande influência em nossa saúde), por outro lado ela parece não ter papel único e central nas doenças do coração.

Se é difícil hoje fugirmos da gordura, as farinhas e açúcar estão igualmente introduzidos por completo em nossas vidas.

Para fechar, a tática de alguns fármacos redutores de colesterol, sob o olhar das novas teorias, é tão efetiva quanto montar uma academia dentro do escritório achando que a simples presença das máquinas nos trará condicionamento. Você pode até reduzir os valores do colesterol, mas o inimigo, ainda nem sequer totalmente identificado, permanece lá em uma forma bem doce.

Meia de Florianópolis faz parte das comemorações de aniversário da cidade

No dia 20 de março será realizada a segunda edição da Meia Maratona de Florianópolis, prova que faz parte das comemorações de aniversário da capital catarinense, oficialmente celebrado no dia 23 de março. Além dos 21 quilômetros, haverá ainda uma rústica de 10 quilômetros, uma corrida e uma caminhada de cinco e uma disputa infantil.

“São esperados cerca de três mil participantes para esta que promete ser, muito em breve, uma das principais provas do país”, comenta Thiago Brasil, um dos organizadores. “Queremos também incentivar a saúde por meio da prática esportiva”, acrescenta Thiago Mansur, também responsável pelo evento.

A largada será a partir das 7h na Avenida Beiramar Norte, em frente à estação de tratamento de água da Casan. Os atletas sairão em direção ao sul da ilha e passarão ao lado da ponte Hercílio Luz, um dos cartões postais da cidade, antes de retornar e cruzar a linha de chegada no mesmo locado do tiro de partida.

A Ilha da Magia, como é popularmente conhecida, foi fundada em 1726 com o nome inicial de Nossa Senhora do Desterro, mas o nome Florianópolis só veio em 1894 depois de se tornar capital do Estado. Segundo o último censo do Ibge, a população residente é de 421.203 habitantes.

As inscrições para a Meia Maratona podem ser feitas com desconto até o dia 31 de janeiro pelo Webrun. Para garantir uma vaga, basta acessar a seção Inscrições Online.


Meia de Florianópolis faz parte das comemorações de aniversário da cidade

Caminhada · 13 jan, 2011

No dia 20 de março será realizada a segunda edição da Meia Maratona de Florianópolis, prova que faz parte das comemorações de aniversário da capital catarinense, oficialmente celebrado no dia 23 de março. Além dos 21 quilômetros, haverá ainda uma rústica de 10 quilômetros, uma corrida e uma caminhada de cinco e uma disputa infantil.

“São esperados cerca de três mil participantes para esta que promete ser, muito em breve, uma das principais provas do país”, comenta Thiago Brasil, um dos organizadores. “Queremos também incentivar a saúde por meio da prática esportiva”, acrescenta Thiago Mansur, também responsável pelo evento.

A largada será a partir das 7h na Avenida Beiramar Norte, em frente à estação de tratamento de água da Casan. Os atletas sairão em direção ao sul da ilha e passarão ao lado da ponte Hercílio Luz, um dos cartões postais da cidade, antes de retornar e cruzar a linha de chegada no mesmo locado do tiro de partida.

A Ilha da Magia, como é popularmente conhecida, foi fundada em 1726 com o nome inicial de Nossa Senhora do Desterro, mas o nome Florianópolis só veio em 1894 depois de se tornar capital do Estado. Segundo o último censo do Ibge, a população residente é de 421.203 habitantes.

As inscrições para a Meia Maratona podem ser feitas com desconto até o dia 31 de janeiro pelo Webrun. Para garantir uma vaga, basta acessar a seção Inscrições Online.

Retrospectiva 2010: quebra de recordes, novidades no calendário e mais

O ano de 2010 foi marcado por diversos acontecimentos, entre eles a quebra de recordes, a inclusão de novas provas no calendário e a vitória brasileira em diversas modalidades. Confira a seguir os principais fatos da temporada.

Janeiro

  • O brasileiro Adriano Bastosfatura pela sétima vez a Maratona da Disney, nos Estados Unidos. Essa foi a sexta vitória consecutiva e o objetivo do fundista é obter 10 primeiros lugares.

  • A USP lança novas medidas que visam regular o uso do campos por corredores e ciclistas. A ideia era fornecer uma carteirinha de identificação.

  • O etíope Haile Gebrselassie vence a Maratona de Dubai pela terceira vez, mas não consegue bater o recorde mundial da modalidade.

  • O triatleta brasileiro Reinaldo Colucci vence o Meio Ironman de Pucón, no Chile, e ainda garante o recorde da competição.

    Março

  • Zersenay Tadese, atleta da Eritreia, quebra o recorde mundial de Meia Maratona ao marcar 58min23 na Meia Maratona de Lisboa, em Portugal.

  • Prova de ciclismo Claro 100k reúne mil atletas antes da inauguração do trecho sul do Rodoanel.

    Abril

  • Robert Kiprono Cheruiyot fatura Maratona de Boston com recorde do percurso ao marcar o tempo de 2h05min52.

    Maio

  • Webrun publica o tradicional Guia do Tênis 2010, que reúne informações sobre as principais marcas de calçado na área de running e triathlon

  • Australiano Luke McKenzie vence a décima edição do Ironman Brasil com recorde de percurso, ao marcar 8h07min38.

  • O jamaicano Asafa Powell desbanca o astro Usain Bolt na temporada, ao marcar 9seg83 nos 100m do meeting de Ostrava (República Tcheca)

  • Marílson Gomes dos Santos confirma favoritismo e é pentacampeão dos 10 km Tribuna FM, em Santos.

    Junho

  • Floresta Amazônica sedia a primeira edição de uma prova do triathlon cross country XTerra e a vitória fica com o brasileiro Alexandre Manzan.

    Julho

  • Desafio 600k volta com prova entre São Paulo e Rio de Janeiro

    Agosto

  • Tyson Gay derruba a superioridade de Usain Bolt nas pistas, ao vencer o jamaicano em Estocolmo, na Suécia.

  • O brasileiro Reinaldo Colucci vence etapa da Hungria da Copa do Mundo de Triathlon num fato histórico para o esporte. A última vitória de um brasileiro na Copa do Mundo havia sido em 1998 com Alexandre Manzan.

  • Italiano e neozelandesa vencem Corrida Vertical em São Paulo, novidade no calendário de provas.

  • O queniano David Rudisha estabelece o novo recorde mundial dos 800m, ao marcar 1min41seg09 durante o meeting de Berlim do Iaaf World Challenge.


    Outubro

  • A velocista Ana Cláudia Lemos quebra o recorde sul americano nos 100 metros rasos ao cruzar a linha de chegada em 11seg15.

  • Brasileiros ocupam os três primeiros lugares da Maratona de Buenos Aires

  • Walter Feldman reassume a Secretaria de Esportes de São Paulo

    Novembro

  • Bett Kimutai e Rasa Drazdaukaite são os campeões da Maratona Clássica de Atenas, que este ano celebrou 2.500 da lenda que originou a competição.

  • Sammy Wanjiru, do Quênia, e Liliya Shobukhova,da Rússia foram campeões da temporada 2009-2010 do WMM (Circuito Maiores Maratonas do Mundo) e levaram para casa 500 mil dólares

    Dezembro

  • A tradicional Corrida Internacional de São Silvestre encerra a temporada 2010 com vitória de Marílson Gomes dos Santos e da queniana Alice Timbilili.


  • Retrospectiva 2010: quebra de recordes, novidades no calendário e mais

    Atletismo · 04 jan, 2011

    O ano de 2010 foi marcado por diversos acontecimentos, entre eles a quebra de recordes, a inclusão de novas provas no calendário e a vitória brasileira em diversas modalidades. Confira a seguir os principais fatos da temporada.

    Janeiro

  • O brasileiro Adriano Bastosfatura pela sétima vez a Maratona da Disney, nos Estados Unidos. Essa foi a sexta vitória consecutiva e o objetivo do fundista é obter 10 primeiros lugares.

  • A USP lança novas medidas que visam regular o uso do campos por corredores e ciclistas. A ideia era fornecer uma carteirinha de identificação.

  • O etíope Haile Gebrselassie vence a Maratona de Dubai pela terceira vez, mas não consegue bater o recorde mundial da modalidade.

  • O triatleta brasileiro Reinaldo Colucci vence o Meio Ironman de Pucón, no Chile, e ainda garante o recorde da competição.

    Março

  • Zersenay Tadese, atleta da Eritreia, quebra o recorde mundial de Meia Maratona ao marcar 58min23 na Meia Maratona de Lisboa, em Portugal.

  • Prova de ciclismo Claro 100k reúne mil atletas antes da inauguração do trecho sul do Rodoanel.

    Abril

  • Robert Kiprono Cheruiyot fatura Maratona de Boston com recorde do percurso ao marcar o tempo de 2h05min52.

    Maio

  • Webrun publica o tradicional Guia do Tênis 2010, que reúne informações sobre as principais marcas de calçado na área de running e triathlon

  • Australiano Luke McKenzie vence a décima edição do Ironman Brasil com recorde de percurso, ao marcar 8h07min38.

  • O jamaicano Asafa Powell desbanca o astro Usain Bolt na temporada, ao marcar 9seg83 nos 100m do meeting de Ostrava (República Tcheca)

  • Marílson Gomes dos Santos confirma favoritismo e é pentacampeão dos 10 km Tribuna FM, em Santos.

    Junho

  • Floresta Amazônica sedia a primeira edição de uma prova do triathlon cross country XTerra e a vitória fica com o brasileiro Alexandre Manzan.

    Julho

  • Desafio 600k volta com prova entre São Paulo e Rio de Janeiro

    Agosto

  • Tyson Gay derruba a superioridade de Usain Bolt nas pistas, ao vencer o jamaicano em Estocolmo, na Suécia.

  • O brasileiro Reinaldo Colucci vence etapa da Hungria da Copa do Mundo de Triathlon num fato histórico para o esporte. A última vitória de um brasileiro na Copa do Mundo havia sido em 1998 com Alexandre Manzan.

  • Italiano e neozelandesa vencem Corrida Vertical em São Paulo, novidade no calendário de provas.

  • O queniano David Rudisha estabelece o novo recorde mundial dos 800m, ao marcar 1min41seg09 durante o meeting de Berlim do Iaaf World Challenge.


    Outubro

  • A velocista Ana Cláudia Lemos quebra o recorde sul americano nos 100 metros rasos ao cruzar a linha de chegada em 11seg15.

  • Brasileiros ocupam os três primeiros lugares da Maratona de Buenos Aires

  • Walter Feldman reassume a Secretaria de Esportes de São Paulo

    Novembro

  • Bett Kimutai e Rasa Drazdaukaite são os campeões da Maratona Clássica de Atenas, que este ano celebrou 2.500 da lenda que originou a competição.

  • Sammy Wanjiru, do Quênia, e Liliya Shobukhova,da Rússia foram campeões da temporada 2009-2010 do WMM (Circuito Maiores Maratonas do Mundo) e levaram para casa 500 mil dólares

    Dezembro

  • A tradicional Corrida Internacional de São Silvestre encerra a temporada 2010 com vitória de Marílson Gomes dos Santos e da queniana Alice Timbilili.

  • Meia de Florianópolis abre as inscrições para a disputa do próximo ano

    Corridas de Rua · 23 dez, 2010

    A Meia Maratona Internacional de Florianópolis, que acontece em uma região mundialmente conhecida por suas belezas naturais e exuberantes, já está com as inscrições abertas para a edição de 2011. O evento está marcado para o dia 20 de março e também oferecerá outros dois percursos, um de dez e outro de cinco quilômetros, além da Maratona Kids e da competição Cadeirantes Hand Cycle.

    Os corredores se reunirão às 7h na Av. Beiramar Norte, horário e local da largada, e a expectativa é que três mil pessoas participem das disputas. Além da atividade física, que favorece a qualidade de vida, vale lembrar que a Meia de Florianópolis também comemora o aniversário de 285 anos da capital catarinense.

    Ano passado, Claudir Rodrigues e Rosa Jussara foram campeões da prova com os tempos de 1h07 e 1h20, respectivamente. As inscrições para a edição do próximo ano podem ser feitas no portal Webrun até o dia 14 de Março de 2011 ou até o término das vagas disponíveis.

    Inscrições para a São Silvestrinha encerram no próximo dia 20

    Kids · 15 dez, 2010

    Não são apenas os adultos que se preparam para a emocionante São Silvestre no último dia 31. As crianças também poderão fechar a temporada correndo a São Silvestrinha, no dia 27 de dezembro, na pista de atletismo do Centro Olímpico de Treinamento, localizada na região do Parque do Ibirapuera.

    A São Silvestrinha começará às 18h e receberá crianças com idade entre seis e 15 anos."Provas como essa são importantes para o crescimento do esporte no Brasil. Esperamos uma festa dos futuros atletas nesta edição em novo local, a pista do COTP recém-inaugurada", afirma Julio Deodoro, criador da disputa.

    As crianças de seis e sete anos disputarão uma corrida de 50 metros. Já as de oito e nove anos correrão 60 metros. Além dessas distâncias haverá mais três percursos: 80 metros (para competidores com dez e 11 anos), 100 metros (destinados aos corredores de 12 e 13 anos) e também um trajeto de 400 metros (exclusivo para quem tem 14 e 15).

    O kit de participação será entregue no mesmo local e dia da disputa, das 13 às 17 horas, e a versão kids da São Silvestre tem inscrições abertas até o próximo dia 20. Para participar fazer a inscrição basta acessar o site www.yescom.com.br/saosilvestrinha/2010/portugues.

    O que siginifica calcificação de tendão?

    Caminhada · 13 dez, 2010

    Nome: Silveria

    Idade: 47

    Dúvida: Fiz RX do pé e no laudo veio: calcificação na inserção do tendão de aquiles. O que é calcificação de tendão? Não tenho dor,o que fazer para prevenir?

    Resposta: Olá Silveria.

    Significa que seu tendão tem uma área onde ele se prende ao osso com calcificação, ou seja, uma ponta de osso foi formada talvez por excesso de impacto ou tração, falta de alongamento ou até mesmo degeneração. Se você não tem dor, é certo querer prevenir, mas antes é preciso descobrir a causa, sendo assim só com o especialista em tornozelo e pé analisando o seu caso para usar os artifícios que corretos ara combater a evolução.

    Resposta concedida pela Dra. Ana Paula Simões. Especialista em medicina e cirurgia do pé e tornozelo. É médica do grupo de trauma esportivo da Santa Casa de São Paulo e atual médica da seleção brasileira de futebol feminino. http://lattes.cnpq.br/2785121990946814.

    População mundial está acima do peso recomendado

    Uma pesquisa recente causou preocupação entre os que estudam o crescimento da obesidade no mundo. Nos EUA o censo local apontou um aumento da população com IMC acima do recomendado (25), porém quando questionados sobre o próprio peso, há um aumento considerável do número de pessoas que agora se acha em forma. Ou seja, como indivíduos nos consideramos em forma, mas como população estamos de fato bem mais gordos.

    O problema é que as pessoas parecem cada vez mais perder a referência do que seria estar em forma quando ela se vê rodeada por gente com sobrepeso. Por muitos anos o estudo da Nutrição apenas buscava informações sobre a composição dos alimentos e quais os efeitos em nosso organismo do consumo de gordura, carboidrato e proteína. Ainda há, obviamente, muita coisa muito útil sendo produzida nesse sentido e há também muita coisa interessante sendo produzida para compreendermos melhor hormônios e também alguns micronutrientes ainda não muito bem compreendidos.

    A grande limitação dessa linha de pesquisa é que diferentemente de ratos, o ser humano é muito complexo, se não conseguimos sequer controlar bem a ingestão de proteína, como vamos controlar o de inúmeras vitaminas ou minerais? Não se consegue. Eu acredito que cada vez mais, mudanças no comportamento referente à nossa alimentação não terá absolutamente nada ligado à composição dos alimentos, mas ao nosso comportamento.

    Treinadores vivem dizendo que não regulamos bem o mecanismo de sede. Isso é bobagem! Controlamos muito bem a sede, ela é quase tão automática quanto a respiração, ninguém morre de sede. O que não controlamos nada bem é a sensação de fome nem a necessidade de algum nutriente em particular, por mais vital que ele seja.

    Estudos - Três estudos me chamaram muito a atenção recentemente. Em um deles as pessoas perdiam a vontade de comer quando havia um obeso desconhecido comendo, mas quando havia um magro qualquer as pessoas tinham um maior desejo pelo alimento. Um segundo estudo longitudinal mostra que quanto mais pessoas de nosso círculo social têm sobrepeso, maior é o nosso peso por assimilação de costumes e hábitos! “Diga-me com quem andas...”.

    Já em um terceiro estudo, algumas escolas americanas alteraram a distribuição dos alimentos na cantina com resultados mais do que surpreendentes, pois com mudanças como deixar a bebida saudável à frente do refrigerante ou apenas perguntando se o aluno gostaria de comer salada resultou em melhoras de até 120% em alguns medidores. Sou suspeito, porque sou grande entusiasta do uso da Economia Comportamental também na Nutrição. Como já escrevi aqui a respeito, mais do que saber quantas calorias há em alguns pratos (eu confesso, não sei a maioria deles sem nenhuma vergonha) é preciso que saibamos coisas básicas ditas por qualquer avó: varie os alimentos, coma frutas, verduras e legumes, faça várias refeições ao dia, e não abuse (principalmente) do açúcar, gorduras e frituras. Quem nunca ouviu isso?

    Mas o que pouca gente sabe é que comemos mais quando nossos amigos também comem, exageramos quando o prato (ou a tigela da guloseima) é grande, doces em potes de vidro (são sempre visíveis!) nos faz comer mais vezes, na frente da TV comemos a mais e por aí vai. Por sua vez, quando a fruta fica lá na gaveta no pé da geladeira longe de nossa vista, ela fica esquecida, a simples palavra “natural” ou “light” faz que comamos ainda mais (!) se comparado à versão “normal” e sempre que tentamos calcular calorias na base do olho, nos damos muito mal. E essas armadilhas não discriminam ninguém, desde quem mal sabe ler até quem tem PhD.

    O segredo, pois, parece estar mais em percebemos pequenos truques para controlar nossa vontade pelos “pecados” sem esquecermos obviamente o que é uma boa educação alimentar (vitaminas, minerais...).


    População mundial está acima do peso recomendado

    Caminhada · 13 dez, 2010

    Uma pesquisa recente causou preocupação entre os que estudam o crescimento da obesidade no mundo. Nos EUA o censo local apontou um aumento da população com IMC acima do recomendado (25), porém quando questionados sobre o próprio peso, há um aumento considerável do número de pessoas que agora se acha em forma. Ou seja, como indivíduos nos consideramos em forma, mas como população estamos de fato bem mais gordos.

    O problema é que as pessoas parecem cada vez mais perder a referência do que seria estar em forma quando ela se vê rodeada por gente com sobrepeso. Por muitos anos o estudo da Nutrição apenas buscava informações sobre a composição dos alimentos e quais os efeitos em nosso organismo do consumo de gordura, carboidrato e proteína. Ainda há, obviamente, muita coisa muito útil sendo produzida nesse sentido e há também muita coisa interessante sendo produzida para compreendermos melhor hormônios e também alguns micronutrientes ainda não muito bem compreendidos.

    A grande limitação dessa linha de pesquisa é que diferentemente de ratos, o ser humano é muito complexo, se não conseguimos sequer controlar bem a ingestão de proteína, como vamos controlar o de inúmeras vitaminas ou minerais? Não se consegue. Eu acredito que cada vez mais, mudanças no comportamento referente à nossa alimentação não terá absolutamente nada ligado à composição dos alimentos, mas ao nosso comportamento.

    Treinadores vivem dizendo que não regulamos bem o mecanismo de sede. Isso é bobagem! Controlamos muito bem a sede, ela é quase tão automática quanto a respiração, ninguém morre de sede. O que não controlamos nada bem é a sensação de fome nem a necessidade de algum nutriente em particular, por mais vital que ele seja.

    Estudos - Três estudos me chamaram muito a atenção recentemente. Em um deles as pessoas perdiam a vontade de comer quando havia um obeso desconhecido comendo, mas quando havia um magro qualquer as pessoas tinham um maior desejo pelo alimento. Um segundo estudo longitudinal mostra que quanto mais pessoas de nosso círculo social têm sobrepeso, maior é o nosso peso por assimilação de costumes e hábitos! “Diga-me com quem andas...”.

    Já em um terceiro estudo, algumas escolas americanas alteraram a distribuição dos alimentos na cantina com resultados mais do que surpreendentes, pois com mudanças como deixar a bebida saudável à frente do refrigerante ou apenas perguntando se o aluno gostaria de comer salada resultou em melhoras de até 120% em alguns medidores. Sou suspeito, porque sou grande entusiasta do uso da Economia Comportamental também na Nutrição. Como já escrevi aqui a respeito, mais do que saber quantas calorias há em alguns pratos (eu confesso, não sei a maioria deles sem nenhuma vergonha) é preciso que saibamos coisas básicas ditas por qualquer avó: varie os alimentos, coma frutas, verduras e legumes, faça várias refeições ao dia, e não abuse (principalmente) do açúcar, gorduras e frituras. Quem nunca ouviu isso?

    Mas o que pouca gente sabe é que comemos mais quando nossos amigos também comem, exageramos quando o prato (ou a tigela da guloseima) é grande, doces em potes de vidro (são sempre visíveis!) nos faz comer mais vezes, na frente da TV comemos a mais e por aí vai. Por sua vez, quando a fruta fica lá na gaveta no pé da geladeira longe de nossa vista, ela fica esquecida, a simples palavra “natural” ou “light” faz que comamos ainda mais (!) se comparado à versão “normal” e sempre que tentamos calcular calorias na base do olho, nos damos muito mal. E essas armadilhas não discriminam ninguém, desde quem mal sabe ler até quem tem PhD.

    O segredo, pois, parece estar mais em percebemos pequenos truques para controlar nossa vontade pelos “pecados” sem esquecermos obviamente o que é uma boa educação alimentar (vitaminas, minerais...).

    Participe da pesquisa Webrun e concorra a prêmios

    Atletismo · 09 dez, 2010

    O Webrun lança nesta semana a pesquisa anual sobre o perfil do público e o mercado de corridas de rua.

    Para participar é bem simples. Basta preencher o questionário online e responder a pergunta: "Qual sua motivação para correr/ pedalar em 2011?" Os autores das melhores frases ganharão prêmios. A promoção é válida até as 13h do dia 17/01/2011 e os resultados serão divulgados no dia 21/01/2011.

    Serão distribuídos 13 prêmios para os vencedores: 1º ao 12º colocados levam um par de Tênis Fila Neo ou Way; o 13º leva uma avaliação postural e teste da pisada com o Fisioterapeuta David Homsi, do 14º ao 18º, um Theraband Physio pilates (cada); 19º ao 23º uma Reflex Ball 8cm Phisio pilates (cada), do 24º ao 33º um kit Kellogs cada um e o 34º um kit com camiseta e shorts Cris Racca.

    Participe agora mesmo da pesquisa e concorra aos prêmios. Clique aqui.

    Looney Tunes Sports Day anima o dia de crianças carentes em São Paulo

    Cerca de 69 meninos e meninas de Paraisópolis participarão do Track &Field Looney Tunes Sports Day, uma corrida infantil que acontece no próximo domingo (12/12), às 9h, no espaço de eventos do shopping Lar Center, na capital paulista. A iniciativa é uma parceria da Warner Bros. Consumer Products (WBCP) com a Latin Sports.

    As crianças são atendidas pela ONG Pró Saber, instituição que trabalha com alfabetização, e todas elas terão acesso a diversas atividades temáticas da turma Looney Tunes a partir das 9h. Na programação consta: Futebol do Ligeirinho, Desafio do Taz, Foto a La Patolino e Basquete do Pernalonga. Para Marcos Bandeira de Mello, gerente-geral da WBCP, a ação visa proporcionar um momento inesquecível aos pequenos e incentivar a prática de esportes desde cedo.

    “Será um dia muito especial, onde poderemos contribuir com a ONG no resgate da cidadania, dignidade e esperança das crianças”, afirma Mello. Já a coordenadora da Pró Saber, Maria Cecilia de Almeida, afirma que toda a equipe ficou muito contente com a notícia. “Estamos felizes com a possibilidade dos nossos alunos ampliarem a relação com o esporte, mediado pelos personagens infantis”.

    O diretor da empresa organizadora do evento, Carlos Galvão, também acredita que além da atividade física e da qualidade de vida, dessa vez o ingrediente especial será o da cidadania. Mas as iniciativas sociais não param por ai, pois o banco HSBC, patrocinador do evento, também convidou outras crianças da instituição Recanto da Cruz Grande para se divertirem no Looney Tunes Spots Day. Vale lembra que as inscrições para outras crianças ainda estão abertas e podem ser feitas pelo o site .


    Looney Tunes Sports Day anima o dia de crianças carentes em São Paulo

    Kids · 09 dez, 2010

    Cerca de 69 meninos e meninas de Paraisópolis participarão do Track &Field Looney Tunes Sports Day, uma corrida infantil que acontece no próximo domingo (12/12), às 9h, no espaço de eventos do shopping Lar Center, na capital paulista. A iniciativa é uma parceria da Warner Bros. Consumer Products (WBCP) com a Latin Sports.

    As crianças são atendidas pela ONG Pró Saber, instituição que trabalha com alfabetização, e todas elas terão acesso a diversas atividades temáticas da turma Looney Tunes a partir das 9h. Na programação consta: Futebol do Ligeirinho, Desafio do Taz, Foto a La Patolino e Basquete do Pernalonga. Para Marcos Bandeira de Mello, gerente-geral da WBCP, a ação visa proporcionar um momento inesquecível aos pequenos e incentivar a prática de esportes desde cedo.

    “Será um dia muito especial, onde poderemos contribuir com a ONG no resgate da cidadania, dignidade e esperança das crianças”, afirma Mello. Já a coordenadora da Pró Saber, Maria Cecilia de Almeida, afirma que toda a equipe ficou muito contente com a notícia. “Estamos felizes com a possibilidade dos nossos alunos ampliarem a relação com o esporte, mediado pelos personagens infantis”.

    O diretor da empresa organizadora do evento, Carlos Galvão, também acredita que além da atividade física e da qualidade de vida, dessa vez o ingrediente especial será o da cidadania. Mas as iniciativas sociais não param por ai, pois o banco HSBC, patrocinador do evento, também convidou outras crianças da instituição Recanto da Cruz Grande para se divertirem no Looney Tunes Spots Day. Vale lembra que as inscrições para outras crianças ainda estão abertas e podem ser feitas pelo o site .