Luzia Carla e Sabrina foram as três melhores colocadas do ranking 2010 (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
Fortaleza – Alexandre Manzan e Luzia Belo conquistaram o título do Circuito XTerra Brasil e chegaram à ultima etapa, em Fortaleza no último sábado (20/10), em condições diferentes. Luzia não correu por conta de uma cirurgia na mão e torceu para Carla Prada não vencer, enquanto Manzan garantiu o título por antecipação, mas fez questão de disputar a prova e mais uma vez chegou ao primeiro lugar.
O brasiliense fechou a temporada com 653 pontos, após vitórias nas etapas de Fortaleza, Pedra Azul, Amazônia, Idaiatuba, Juiz de Fora e o vice em São Lourenço e Angra dos Reis. Bicampeão do XTerra, Manzan conta que as vezes não se dá conta que jovens atletas se inspiram nele para começar a competir.
Às vezes não cai a ficha do significado que a gente tem. Eu me sinto muito feliz e espero que eles não sigam à risca minhas loucuras, mas treinem direitinho e usem o esporte como um meio de vida, relata o atleta que esse ano teve que conciliar os treinos com o trabalho como policial civil e o MBA em Gestão Ambiental. Por meio do esporte eu conheci o mundo e espero poder ajudar a molecada e mostrar um caminho legal.
Manzan também comenta sobre as drogas, um dos grandes problemas que assola a humanidade há muito tempo. Felizmente essa é uma realidade muito distante de mim. Acho que é uma fragilidade humana num momento de carência e que consome as pessoas. O esporte pode ser uma saída e levar para um mundo de saúde, amizade, viagens, educação e cidadania.
O competidor de 36 anos, 20 deles dedicado ao esporte, fomenta a importância de se investir na base. Temos que trabalhar com a molecada, que certamente é o futuro do nosso país. E vamos juntos, porque o vovô está quase parando, brinca.
Luzia – Luzia Belo, 39 anos e 16 deles dedicados ao triathlon, fechou a temporada 2010 do XTerra com 525 pontos e torceu por um tropeço da concorrente Carla Prada para garantir o título. Como ela não competiu por conta de uma lesão na mão, se a adversária faturasse o título em Fortaleza, ficaria com um ponto a mais no ranking. Mas, o vento soprou a favor da santista e, como a americana Shonny V. cruzou em primeiro, Luzia fechou a temporada como campeã.
Foram 525 pontos contra 495 de Carla e 392 de Sabrina Gobbo. Esse ano fiz quase todas as etapas, ao contrário de 2009 em que fiz apenas uma e para mim foi muito bom, pois sempre gostei de provas cross country, ressalta. Não existe um XTerra igual, cada etapa é diferente, o que motiva bastante, completa.
Dentre todas as disputas, ela elege Ilhabela como a melhor do ano. Foi a que mais me deu prazer em fazer. Quebrei a costela e corri os nove quilômetros finais nessa condição e mesmo assim fechei em segundo lugar. Para a temporada 2011, ela ainda não tem planos concretos, mas pretende continuar a treinar forte. Vou esperar acontecerem as coisas para planejar minhas provas.
A primeira etapa do XTerra 2011 será em Minas Gerais, em cidade ainda a definir, nos dias dois e três de abril.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda