Já faz algum tempo que as danças fitness se tornaram alternativa para quem não tem o hábito ou não gosta muito de frequentar academias convencionais; são diversas opções de ritmos que prometem manter o preparo físico lá em cima e trazer tantos benefícios quanto outras atividades físicas. Por isso, o Webrun reuniu em uma lista tudo o que dançar pode fazer de bom ao seu corpo, se é de motivação que você precisa, dá uma olhada:
– Melhorar o metabolismo
Quando se leva uma vida sedentária e começa a praticar algum tipo de exercício físico, rapidamente, o organismo acelera os gastos calóricos. Isso porque é necessário mais energia para atingir os objetivos dentro da atividade, exigindo que o metabolismo trabalhe de maneira mais rápida.
– Queimar calorias
Por acelerar o metabolismo, assim como outras modalidades aeróbicas, a dança colabora na queima de calorias e perda de peso, favorecendo a redução do percentual de gordura. É possível eliminar até 600 calorias em 1 hora de aula!
– Mais resistência
A atividade ajuda o praticante a ganhar mais fôlego, ou seja, a aumentar a resistência física e o VO2 máximo, já que aumenta a frequência dos batimentos cardíacos. Além de melhorar a circulação sanguínea do corpo.
– Melhorar a flexibilidade
A atividade física exige uma mobilidade articular mínima. A pessoa sedentária que passa a praticar um exercício passa a forçar naturalmente novos limites de amplitude, assim como a coordenação motora e reflexos.
– Aumentar o condicionamento físico
Aquela sensação de fadiga ao subir uma escada, por exemplo, diminui, pois, o coração fica mais condicionado. É claro, que a pessoa também passa a ter mais energia e disposição para realizar outras tarefas do dia a dia.
– Ajudar na concentração
Estudos apontam que o intenso fluxo de sangue que envolve o cérebro durante a prática de atividade físicas, como a dança fitness, é uma espécie de turbo para as células cerebrais, o que melhora a concentração e o foco.
Benefícios para a mente
Além de todos os pontos positivos já citados, diversos estudos já mostraram que a dança também pode trazer ganhos para a parte emocional, como melhorar a autoestima e autoconfiança, fazer com que a pessoa se expresse melhor, diminuir o estresse e socializar, uma vez que a grande parte das aulas de dança fitness são realizadas em grupos.
Quem pode fazer?
A dança fitness pode também melhorar o equilíbrio e coordenação motora, por isso pode ser praticada por qualquer pessoa, independente da idade, só é preciso consultar um médico antes de iniciar a prática para verificar possíveis restrições de saúde.
E os corredores?
Para quem já corre, dançar pode servir como uma prática complementar e ser alternada com os dias de treinos de corrida. Ganhar aquele “molejo” na dança pode fazer com que o corredor tenha mais consciência corporal e corrija mais facilmente sua postura e gesto esportivo. A capacidade cardiorrespiratória obtida nos ritmos mais rápidos pode ser benéfica também para respirar melhor ao correr.
De acordo com a professora da rede de academias Smart Fit Natalia Bruzzone, para obter todos os benefícios que a modalidade oferece é recomendável no mínimo 30 minutos de duração e as aulas devem ser realizadas duas ou três vezes por semana.