Atletas falam suas expectativas para Triathlon Internacional de Santos

Redação Webrun | Triathlon · 27 fev, 2010

Participantes do triathlon tiram dúvidas durante o congresso técnico da prova (foto: Ana Fernandes/ www.webrun.com.br)
Participantes do triathlon tiram dúvidas durante o congresso técnico da prova (foto: Ana Fernandes/ www.webrun.com.br)

Atualizada em 01/03 às 12h57

À véspera da 19ª edição do Triathlon Internacional de Santos, os participantes da prova que estavam no congresso técnico neste sábado, 27, comentaram sobre suas expectativas para o domingo de competição. Alguns deles destacaram a mudança nas condições do tempo e do mar, para alguns uma mudança que preocupa, para outros nem tanto…

Santos – O Triathlon Internacional de Santos que acontece na manhã deste domingo, 28, no litoral paulista fechou suas inscrições neste sábado, 27. A prova contará com a participação de cerca de 1.300 atletas, número bastante alto para a modalidade, e terá presença de esportistas vindos de seis países fora o Brasil (Alemanha, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França e Portugal).

A triathleta alemã naturalizada americana, Nina Kraft, que participa de competições no Brasil pela terceira vez, mostra-se bastante animada para a prova, apesar do cansaço (ela chegou ao país esta sexta-feira, 26, vinda dos EUA, onde mora). “Eu gosto bastante desta prova, já estive aqui duas vezes e o clima é sempre muito receptível”, diz a atleta, “mas encaro como uma prova de treino, pois estou ainda muito cansada da viagem”. Nina acredita que o tempo estará bom para a prova e está torcendo para que não chova, mas se preocupa com as condições do mar: “parece estar agitado”, diz ela.

O santista Eduardo Garcia, que volta a participar da prova após cinco anos, também fala sobre o agito das águas, mas o fato não parece preocupá-lo tanto. “O mar está mexido, mas é normal”, diz, “teve essa melhora no tempo, mesmo que chova, pelo menos não vai ficar tão quente”. Eduardo se prepara com o triathlon deste domingo para sua primeira prova de Ironman em julho e se mostra bastante animado. “Minhas expectativas são as melhores, se fizer o dia que fez hoje [sábado], a prova vai ser perfeita”.

Para o paulistano, Paulo Roberto de Lucca, que participa da competição pela quarta vez, o objetivo principal é completar o percurso, que tem distâncias olímpicas (1,5 quilômetro de natação, 40 de ciclismo e 10 de corrida). Questionado se a mudança no tempo pode atrapalhar seu desempenho, Paulo abre um sorriso: “se chover é até melhor”, brinca.

Últimas Recomendações – Durante o congresso técnico da prova, a organização do evento destacou algumas regras importantes às quais todos os participantes devem estar atentos. Veja os principais pontos lembrados:

– A área de transição estará aberta das 6h às 7h45 e é recomendável chegar o mais cedo possível;
– Homens devem usar camiseta durante a parte de corrida e ciclismo da prova;
– É proibido pegar vácuo e a distância mínima entre os competidores deve ser de 15 metros;
– O tempo máximo para ultrapassagem é de 20 segundos;
– Durante todo o trajeto de ciclismo, os atletas devem portar o capacete afivelado;
– É proibido pedalar na área de transição, os competidores só podem subir na bike após passar a faixa vermelha desenhada no chão.

A largada da prova acontece às 8h deste domingo, 28, na praia do Boqueirão. Mais informações sobre o Triathlon Internacional de Santos podem ser encontradas no site oficial do evento: www.internacionaldesantos.com.br .

Este texto foi escrito por: Ana Fernandes

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!