Entenda a atuação do árbitro brasileiro no Triathlon das Olimpíadas

Redação Webrun | Triathlon · 29 fev, 2012

Menescal será o primeiro árbitro brasileiro de triathlon em Olimpíadas (foto:  Pauta Livre/ Divulgação)
Menescal será o primeiro árbitro brasileiro de triathlon em Olimpíadas (foto: Pauta Livre/ Divulgação)

O brasileiro Roberto Menescal conquistou uma das 27 vagas para árbitros no Triathlon dos Jogos Olímpicos de Londres. É a primeira vez que o País será representado por um oficial na modalidade da competição, olímpica desde 2000.

Foram mais de 400 candidatos no processo seletivo que culminou com a representação de Menescal, superintendente da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri). Desde 2002, o brasileiro já atuou em mais de 20 eventos da ITU (União Internacional de Triathlon).

Agora, terá apenas que aguardar o credenciamento, feito pelo delegado técnico geral da prova e pelos organizadores do evento (ITU). O processo burocrático definirá qual posição Roberto Menescal ocupará nos Jogos.

“Tem o chefe da natação, de chegada, ciclismo, transição… são posições atribuídas de acordo com a experiência e o nível de certificação de cada árbitro”, explica. “Como tenho um nível alto de certificação e experiência em Mundial, provavelmente serei designado árbitro de transição”, aposta.

Nesse caso, Menescal será o responsável pela verificação do cumprimento das regras na área de transição. “O atleta não pode retirar a bicicleta do cavalete sem o capacete estar afivelado, o que dá uma punição de 15 segundos. Quando voltar para correr, não pode desafivelar o capacete antes de colocar a bicicleta no rack e todo o equipamento do triatleta tem de estar dentro de sua área”, exemplifica.

Menescal afirma que no Triathlon a arbitragem tem mais um caráter fiscalizador do que de punição. “Tem árbitro para verificar se a temperatura da água está adequada, se não há conduta anti-desportiva dos atletas, se o percurso está desimpedido. São várias funções”, esclarece.

Com a carta de aceitação já respondida, o superintendente da CBTri apenas aguarda para saber qual será sua função nas provas dos dias quatro (feminina) e sete (masculina) de agosto. “Só o fato de participar das Olimpíadas já vai ser uma honra”, conclui.

Este texto foi escrito por: Paulo Gomes

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!