Com a chegada do inverno, o sistema imunológico pode ficar mais vulnerável devido às baixas temperaturas, maior permanência em ambientes fechados e aumento da circulação de vírus respiratórios. Nesse cenário, a alimentação desempenha papel fundamental na prevenção de doenças sazonais e na manutenção da saúde.

De acordo com a nutricionista Vanessa de Santis, no inverno, é essencial reforçar a imunidade por meio da alimentação. Manter níveis adequados de vitamina D, consumir alimentos ricos em vitamina C, zinco e selênio no cardápio são medidas simples que fazem grande diferença. Além disso, o mel com limão e própolis verde não alcoólico é um aliado natural para a proteção contra doenças respiratórias.
“Nesta época, cuidar da saúde intestinal é igualmente essencial, já que o intestino exerce papel direto no controle da imunidade. Por isso, é importante atingir a recomendação diária de fibras (25 a 30g) e incluir probióticos na rotina alimentar. Entre as principais fontes dos probióticos estão o iogurte, kefir e kombucha, além da possibilidade de suplementação sempre com orientação de um nutricionista”, destaca Vanessa.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
Já para manter o equilíbrio nutricional durante os meses frios, a especialista também recomenda apostar em sopas e caldos nutritivos com legumes e proteínas magras, incluir chás quentes com mel, gengibre, cúrcuma e canela, que possuem ação antioxidante e anti-inflamatória.
Algumas receitas práticas podem ser incluídas na sua rotina, como destaca a nutricionista, Vanessa de Santis:
Chá de Cebola, Alho e Mel (imunidade e ação anti-inflamatória)
Por que funciona:
A cebola e o alho são ricos em compostos sulfurados (como a alicina), com ação antimicrobiana e imunomoduladora. O mel ajuda a suavizar vias respiratórias e tem efeito antioxidante.
Como fazer (1 xícara):
- ½ cebola picada
- 1 dente de alho amassado
- 200 ml de água
- 1 colher (chá) de mel (adicionar após preparo)
Ferva a água com a cebola e o alho por 5–10 minutos. Coe, espere amornar e adicione o mel.
Dica: tome diariamente, assim que apresentar qualquer sintoma gripal ou pacientes com baixa imunidade recorrente.
Caldo de Abóbora com Frango e Gengibre (imunidade + recuperação)
Por que funciona:
A abóbora é rica em betacaroteno (precursor de vitamina A), essencial para a imunidade.
O frango fornece proteína e zinco, fundamentais para uma resposta imune.
O gengibre tem ação anti-inflamatória e termogênica leve.
Como fazer (2 porções):
- 2 xícaras de abóbora picada
- 1 filé de frango desfiado
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- 1 dente de alho
- 500 ml de água
- Sal e temperos naturais
Cozinhe tudo até a abóbora ficar macia. Bata parte do caldo para dar cremosidade e finalize com o frango.
Dica: ótimo para pacientes em recuperação, intestino sensível , sintomas de má digestão ou com baixa ingestão proteica.
Chocolate Quente Nutritivo com Chia, Cacau e Canela (imunidade + conforto)
Por que funciona:
O cacau é rico em polifenóis antioxidantes.
A chia contribui com ômega-3 e fibras (importantes para microbiota).
A canela ajuda no controle glicêmico e na ação anti-inflamatória.
Como fazer (1 xícara):
- 200 ml de leite (ou bebida vegetal)
- 1 colher (sopa) de cacau 100%
- 1 colher (chá) de chia
- Canela a gosto
- Opcional: 1 tâmara ou um pouco de mel
Aqueça o leite, misture os ingredientes e mexa até engrossar levemente.
Dica: excelente alternativa para reduzir consumo de achocolatados ultraprocessados e reduzir a vontade de doces.