Você conhece os principais benefícios em consumir carne de frango?

Carolina Abrantes | Alimentação · 16 maio, 2023

O frango é a ave mais consumida no Brasil pelo seu alto valor nutritivo e a possibilidade de produção em larga escala. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cada brasileiro costuma consumir em média 43 kg de carne de frango por ano.

“Devido a sua baixa quantidade de gordura se comparado a alguns cortes de carne vermelha e de porco, o frango é considerado uma fonte de proteína mais saudável, sendo chamado até mesmo de ‘carne magra”, explica a Flaubenia Maria, engenheira de alimentos da Tijuca.

Você conhece os principais benefícios em consumir carne de frango?

Foto: Divulgação

Confira abaixo os principais benefícios do consumo da carne de frango:

Rico em proteínas

Entre os três macronutrientes existentes, carboidratos, proteínas e gorduras, a proteína é a mais saciante. A maior densidade da carne de frango, provavelmente é o que causa essa melhoria nos níveis de saciedade. As proteínas atuam diretamente também na reparação, crescimento e construção dos tecidos, constituição das células e composição dos anticorpos do sistema imunológico. Além de serem uma fonte de energia e contribuírem para a produção de fluídos corporais como o leite materno.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Fonte de creatina

O corpo humano produz naturalmente a creatina, no entanto, ela também pode ser obtida a partir de alguns alimentos e suplementos. Produzida a partir dos aminoácidos: arginina, glicina e metionina, a creatina auxilia no melhor desempenho físico, ganho de massa muscular e de força, ajuda na maior resistência dos músculos e na recuperação muscular.

Rica em selênio

O selênio é o mineral encontrado em maior quantidade e concentração na carne de frango. Além de essencial para aumentar os níveis de antioxidantes no sangue, ele também funciona como anti-inflamatória e cardioprotetora no organismo. O selênio auxilia ainda na prevenção do envelhecimento precoce e do câncer, perda de peso, fortalecimento do sistema imunológico, e manter a saúde da tireoide.

Cérebro e coração mais saudáveis

A niacina, também chamada de vitamina B3, contida na carne de frango, é necessária para o bem-estar do cérebro, atuando até mesmo como uma proteção contra o Alzheimer. Já a vitamina B6, também presente no frango, auxilia o corpo a manter os níveis de homocisteína baixos. Quando os níveis desse aminoácido se encontram altos, causam danos aos vasos sanguíneos que podem resultar em problemas cardiovasculares como doença coronariana, infarto cardíaco ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Carolina Abrantes

Ver todos os posts

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.