Vanderlei Cordeiro deve baixar tempo na Maratona

Redação Webrun | Maratona · 13 mar, 2008

Vanderlei ainda não está na melhor forma física  mas nunca perde o sorriso e a simpatia (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
Vanderlei ainda não está na melhor forma física mas nunca perde o sorriso e a simpatia (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)

Atualizada em 14/03 às 8h50

Vanderlei Cordeiro de Lima, herói olímpico em Atenas no ano de 2004, atualmente possui 2h12min53 na maratona e tentará baixar esta marca para garantir uma vaga na Olimpíada de Pequim. Este tempo lhe proporciona o índice “A” requerido para a convocação e lhe coloca na terceira posição do ranking brasileiro, atrás de Marílson Gomes (2h08min37) e José Teles (2h12min23).

O paranaense participou no último domingo da Meia Maratona de São Paulo, prova utilizada como complemento dos treinos e onde chegou na segunda colocação, atrás do queniano Kiprono Mutai. “Aos poucos estou recuperando a minha melhor forma, ainda não estou 100% mas o objetivo principal é a maratona de Turim (Itália), no dia 13 de abril”.

Ainda em fase de preparação ele vai disputar no dia 23 de março uma prova em Vitória (ES) de 13 quilômetros, onde fará mais uma avaliação de sua condição física. Cordeiro também mesclará treinos de altitude na cidade de Campos do Jordão (São Paulo) e Paipa (Colômbia) e evitou fazer uma previsão de qual tempo seria o ideal para obter a vaga.

Expectativa – “O importante é fazer uma prova com a cabeça”, ressalta o corredor de 38 anos. “Não pretendo fazer a melhor marca da minha vida, mas sim um tempo que me garanta entre os três nas olimpíadas”, completa. Ele e seu treinador, Ricardo Ricardo D’Angelo, ainda devem estipular a melhor estratégia para a maratona italiana.

Caso ele consiga a vaga, esta seria sua quarta participação em olimpíadas, já que ele esteve em Atlanta no ano de 1996, em Sidney no ano 2000 e, mais recentemente em Atenas 2004, onde conquistou o bronze na maratona. A terceira posição foi a melhor alcançada por um brasileiro, já que antes dele Luís Antônio dos Santos havia obtido a 10ª colocação em Atlanta.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!