O treinador Maurílio Santana agora é colunista do Webrun da seção triathlon. Ele irá dar ênfase em bike e corrida para a modalidade triathlon. Confira o seu artigo sobre metas para um bom ano de treino e provas.
Olá pessoal! Esse é o meu primeiro artigo para o Webrun e irei discutir sobre Planejamento dos Treinamentos. Definir metas para o treinamento físico é o primeiro passo para desenvolver suas capacidades físicas de maneira segura e eficaz.
Planejamento é fundamental para toda nossa vida, principalmente em relação a treinamento físico, seja para fins competitivos ou recreacionais. Para um bom planejamento é necessário primeiramente definir ao longo do ano o que você vai fazer; datas das provas, férias, período de base, período específico, período competitivo e período de transição (recuperação). A periodização do treinamento pode ser feita dentro de seis meses, um ano, dois anos, ou de quatro em quatro anos, no caso das olimpíadas.
Periodizar o treinamento, quer dizer trabalhar e procurar desenvolver capacidades físicas específicas ao longo de cada período do ano, de acordo com cada modalidade esportiva, nesse caso o triathlon. Cada período no ano é destinado para atingir alguns objetivos e metas, preparando o atleta para estar na sua melhor fase quando chegar o período das competições. Ao longo do ano o atleta poderá até mesmo participar de provas sem estar no período competitivo, contanto que tenha a consciência e orientação de um profissional de que nem todas as provas que participar será para chegar ao lugar mais alto no podium.
Dentro do planejamento do treinamento, o atleta participará de provas que serão realizadas como mero treinamento, outras para chegar entre os primeiros colocados, e já outras, para tentar conquistar o lugar mais alto no podium.
Sente com seu treinador e definam juntos suas metas, depois planeje da melhor maneira possível como alcançá-las. Mas seja realista, defina metas realistas. De nada adianta definir metas que você sabe que não pode alcançar, seja pelo seu estado físico ou até mesmo devido a uma lesão. Metas realistas evitam futuras frustrações, desmotivando assim o atleta, ou até mesmo levando o atleta a suscetíveis micros traumas ao longo dos treinos, tentando superar limites que não fazem parte do seu estado atual de condicionamento físico.
É isso aí caros amigos, por enquanto é só! Até a próxima e bons treinos!
Este texto foi escrito por: Maurílio Santana