Blog_Harry_Post

Focar objetivos é fundamental para um corredor

Corridas de Rua · 28 out, 2007

Hoje corri minha quinta prova no ano. E bati meu recorde entre as distâncias, já que percorri 5.275m do percurso montado no Autódromo de Interlagos para a disputa do Ayrton Senna Racing Day. Todas as demais provas foram de 5Km.

Atribuo isso a falta de foco e explico: não programei nenhum objetivo factual como correr uma maratona, cravar um recorde pessoal, quebrar um desafio. E como não gosto de correr somente para completar a escolha de distâncias curtas foi a melhor opção encontrada para correr o mais próximo do meu limite. Mas na minha opinião a falta de foco é muito ruim na vida de um corredor.

Não posso dizer que corri forte hoje. Já que fechei o octeto que montamos aqui no Webrun e comecei a correr por volta das 12h sob um sol escaldante que beirava os 35°C, portanto, meu objetivo era fechar a prova sem andar um único centímetro nas subidas de Interlagos e isso consegui fazer.

Porém, na próxima temporada vou focar em maratonas. Pretendo fazer duas ou três provas e tentar correr o mais próximo possível da casa das três horas. Correr sub 3h está fora dos planos, mas, seria um ótimo foco para a temporada 2009.

Para um corredor foco é fundamental!

Superação olímpica de um atleta

Corridas de Rua · 26 out, 2007

Os jogos olímpicos estão cheios de histórias de atletas que se superaram e, com garra e determinação ganharam medalhas ou apenas concluíram uma prova.

O técnico de atletismo Marco Antônio de Oliveira postou em seu fórum e estou replicando este belo vídeo que mostra a final olímpica dos 800 metros nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, e tem como protagonista o norte-americano Dave Wottle.

É melhor você assistir do que eu contar!

Largada unificada será problema para as mulheres

Corridas de Rua · 25 out, 2007

Tudo bem que nas maiores provas brasileiras como a Meia Maratona do Rio, a Maratona de São Paulo, a São Paulo Classic, como entre tantas outras a largada masculina seja junto com a feminina.

Mas estou com dó das mulheres que forem disputar a próxima Corrida Internacional de São Silvestre, que conforme anunciado, esse ano terá a largada unificada e o pior com incremento de alguns milhares de participantes.

Só quem já enfrentou a longa espera no curral e teve que se desviar dos rios de urina que se transforma o local sabe do que estou falando. Passando esse aperto – literalmente – será hora de tomar muito cuidado para que nenhum homem a derrube ou mesmo não tropeçar nas famigeradas faixas que são descartadas logo após a largada.

Daí um conselho. Olho bem aberto após a largada e fechado nos momentos que a antecede.

Oscar Maroni faz aposta inusitada em SP

Corridas de Rua · 24 out, 2007

O empresário da noite Oscar Maroni, dono da boate Bahamas, pretende fazer uma corrida inusitada pelas ruas de São Paulo. Quando seu estabelecimento foi lacrado no último dia três de agosto, ele apostou com os fiscais da prefeitura, que caso não conseguisse reabrir o Bahamas em poucas semanas, iria “correr de cueca, chinelo e bolsinha no túnel Ayrton Senna”, localizado na cidade de São Paulo (SP).

Como o prazo da aposta termina na próxima semana e a tendência é que o Bahamas continue lacrado, o empresário que entrou no olho do furacão depois do acidente do avião da TAM, no Aeroporto de Congonhas, deve cumprir o prometido. Mas Maroni está com um sério problema para realizar sua promessa, isto porque, é proibido que pedestres atravessem os 1.700 metros do túnel que passa sob o Parque do Ibirapuera.

O empresário, que também quer lançar seu nome para concorrer ao cargo de prefeito da maior cidade brasileira, está estudando formas de como pagar a aposta. E você tem alguma idéia de como o Maroni pode resolver o impasse? Deixe aqui sua sugestão.

Aniversário de um heroí camarada

Corridas de Rua · 22 out, 2007

Hoje é aniversário de um cara que eu gosto e admiro muito. Há 36 anos nascia meu amigo e companheiro de corridas Paulo Renato Amaral, o Nato. Para quem não conhece esse que talvez seja um dos mais fanáticos torcedores do São Paulo Futebol Clube, ele simplesmente é o maior “finisher” brasileiro da Comrades, conhecida como a maratona dos heroís.

Nato já completou seis vezes essa ultramaratona cujo percurso acidentado de 89 quilômetros se dá na África do Sul. Sua meta é clara: completar no mínimo dez edições da competição o que faria dele o primeiro brasileiro a fazer parte do "Hall of Fame" e assim ostentar orgulhosamente em seu peito o "Green Number".

Desafio e superação fazem parte do vocabulário desde ex-jogador de pólo aquático, lembro-me que no ano de 2005 ele estreou na modalidade Ironman (3,8 Km natação / 180 Km ciclismo / 42,2 Km de corridas) com o tempo de 11h34min e completava sua quarta Comrades em um espaço de apenas 18 dias.

Eu já combinei com ele e se tudo der certo no ano de 2011 quando ele completar sua décima Comrades, eu humildemente, estarei lá correndo minha primeira ultramaratona e poderei presenciar ao vivo e a cores mais uma grande conquista desta sensacional figura humana.

Interlagos aguarda corredores de rua

Corridas de Rua · 21 out, 2007

Acabo de assistir o Grande Prêmio Brasil de F1 na televisão e posso garantir que é covardia, neste caso, fazer qualquer comparativo entre homens e máquinas. Enquanto um bolido de F1 leva meros 1min12s para completar os 4.325 km de extensão do Autódromo de Interlagos, eu levei no ano passado 18min35s para fazer o mesmo trajeto. Tudo bem, sou lento, mas o mais rápido dos atletas levaria mais de dez vezes do que essas possantes máquinas.

Outro ponto que me chama a atenção é que pela televisão as terríveis subidas e descidas do autódromo parecem pequenas saliências. E são por causa destas subidas que eu acho que esse é o mais desafiador percurso de corrida (de rua) que existe na cidade São Paulo (SP).

Assim como as equipes de corridas de F1 se preparam para uma disputa, várias equipes de corridas de rua estão se aprontando para disputar no próximo domingo, dia 28, em Interlagos, a Maratona de Revezamento Ayrton Senna, inclusive um octeto amador do Webrun.

Espero que Ayrton Senna – que além de corredor de F1 também era corredor de rua - olhe por nós corredores e dê um empurrãozinho para aqueles que precisarem.

Entrega de kit vai virar peça de museu

Desde que comecei a competir no início de 1995 tive o privilégio de ser testemunha ocular de inovações e porque não dizer até protagonista de melhorias implementadas no mercado de corridas de rua no Brasil. No meu caso específico, tenho a honra de ter sido o pioneiro no mundo virtual, já que no ano de 1999 lancei o primeiro site brasileiro totalmente dedicado às corridas de rua o maratona.com.br, que foi o embrião do portal Webrun.

Nestes mais de doze anos acompanhei a introdução de novidades como o chip, os tapetes de cronometragem, que ficam na largada, meio e chegada, a entrada dos tecidos tecnológicos, novas revistas do meio, medalhas para todos os inscritos, número de peito personalizado, itens que mudaram e inovaram substancialmente o mercado.

A última grande novidade que presenciei foi introduzida no Circuito Alphaville Running que estreou no calendário no último mês de agosto. Nela os atletas inscritos simplesmente podem esquecer da obrigação - muitas vezes trabalhosa - de retirar o kit de atleta, já que eles são entregues gratuitamente no endereço escolhido.

Já li em alguns fóruns de corridas histórias bem humoradas como “pensei que fosse uma bomba, pois não estava esperando nenhuma encomenda e para minha surpresa era o kit do Alphaville”, comentou o corredor ao se deparar com a caixa preta da norte-americana UPS, empresa que detêm grande know-how em corridas já que é responsável por toda a logística da Maratona de Nova York.

É aquela história que grandes idéias não são necessariamente complicadas. E você tem alguma idéia de inovação de produtos e serviços que possam ser introduzidos em corridas? Se tiver não deixe de registrar aqui.


Entrega de kit vai virar peça de museu

Corridas de Rua · 20 out, 2007

Desde que comecei a competir no início de 1995 tive o privilégio de ser testemunha ocular de inovações e porque não dizer até protagonista de melhorias implementadas no mercado de corridas de rua no Brasil. No meu caso específico, tenho a honra de ter sido o pioneiro no mundo virtual, já que no ano de 1999 lancei o primeiro site brasileiro totalmente dedicado às corridas de rua o maratona.com.br, que foi o embrião do portal Webrun.

Nestes mais de doze anos acompanhei a introdução de novidades como o chip, os tapetes de cronometragem, que ficam na largada, meio e chegada, a entrada dos tecidos tecnológicos, novas revistas do meio, medalhas para todos os inscritos, número de peito personalizado, itens que mudaram e inovaram substancialmente o mercado.

A última grande novidade que presenciei foi introduzida no Circuito Alphaville Running que estreou no calendário no último mês de agosto. Nela os atletas inscritos simplesmente podem esquecer da obrigação - muitas vezes trabalhosa - de retirar o kit de atleta, já que eles são entregues gratuitamente no endereço escolhido.

Já li em alguns fóruns de corridas histórias bem humoradas como “pensei que fosse uma bomba, pois não estava esperando nenhuma encomenda e para minha surpresa era o kit do Alphaville”, comentou o corredor ao se deparar com a caixa preta da norte-americana UPS, empresa que detêm grande know-how em corridas já que é responsável por toda a logística da Maratona de Nova York.

É aquela história que grandes idéias não são necessariamente complicadas. E você tem alguma idéia de inovação de produtos e serviços que possam ser introduzidos em corridas? Se tiver não deixe de registrar aqui.

Corrida feminina vira mista

Corridas de Rua · 19 out, 2007

Os homens insistiram tanto que conseguiram tornar uma bela e uma das poucas corridas femininas existente no Brasil numa prova mista. Isto porque a edição deste ano da Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama do IBCC, em São Paulo, aceitará inscrição de homens na prova.

A organização usando uma frase de Ralph Lauren (Chairman Fashion Targets Breast Cancer) sintetizou a mudança: "o câncer de mama não é só uma preocupação feminina - afeta todos nós, os irmãos, pais, maridos, filhos e amigos da mulher que está com esta terrível doença. Devemos todos nos unir para apoiar esta importante causa".

Embora não duvide dos propósitos altruístas dos organizadores, penso com os meus botões que esta decisão aconteceria mais cedo ou mais tarde por uma questão econômica, explico: infelizmente centenas de homens corriam essa prova feminina, os chamados “bandidos” – sim, porque “roubam” água e estrutura dos que pagam – já que são atletas que correm sem inscrição.

Por isso a decisão de incluí-los foi tão rápida como uma prova de 100 metros. Vamos ver como será a prova esse ano!

Subidas na Maratona de NY? Onde?

Corridas de Rua · 18 out, 2007

Ela já era a maratona mais conhecida do mundo. Depois que o brasileiro Marílson Gomes da Silva venceu a Maratona de Nova York no ano passado, ela entrou definitivamente para o vocabulário tupiniquim. Fomos inundamos por matérias falando do evento e o curioso é que em quase todas leio: “as subidas de Nova York”, "seu percurso desafiador” e por aí vai.

Bem, quando eu corri lá pela primeira vez cravei 2h58min20 e sinceramente não vi nenhuma subida, exceto, a da ponte que fica bem na marca da meia maratona. Não estou dizendo que não exista “subida”. Mas para mim uma subida que preze esse nome são aquelas parecidas com a da Biologia na Cidade Universitária de São Paulo (USP), ou então, as saídas dos túneis da Maratona de São Paulo. Isto sim são subidas.

Talvez, fosse o excesso de endorfina, o ótimo treino que o Branca, meu treinador, aplicou em minha preparação, ou ter participado antes de algumas maratonas “cabeludas” como São Paulo e Ribeirão Pires, que me fez pensar que as subidas de Nova York não são tão fortes.

E hoje olhando pelo retrovisor e vendo o tempo que completei a Maratona de Nova York, penso que foi muito bom mesmo não ter visto as temidas subidas da "Big Apple".

Você que já correu Nova York, achou o percurso duro? Deixe seu comentário aqui e ajude os novatos na prova que acontece no próximo dia quatro de novembro.

Conheça as estratégias de um ultramaratonista

Corridas de Rua · 17 out, 2007

Se você gosta de ultramaratona e quiser conhecer as estratégias do maior ultramaratonista brasileiro de todos os tempos você pode participar da mesa redonda “Bastidores dos campeões, dos 10 km ao 217km", no Brooks Day, na loja Velocitá, que fica em Moema, na cidade de São Paulo. O evento acontece no próximo dia 20 de outubro.

Nela o ultramaratonista, Valmir Nunes, vai contar qual foi sua estratégia para quebrar o recorde mundial da Badwater, a ultramaratona mais difícil do mundo. Mas o evento não vai ficar só nisso. Os participantes poderão fazer um “Teste Run Brooks” acompanhado de um fisioterapeuta para definir o melhor modelo para seu tipo de passada, o que é fundamental para uma boa performance, seja de uma simples caminhada ou uma ultramaratona.

Como você vê dois passos já foram dados. Saber o tipo de tênis e conhecer algumas estratégias de ultramaratonista. Já o terceiro passo, encarar uma ultramaratona, só depende de você.

E você pretende correr uma ultramaratona? Deixe seu comentário aqui. Mas lembre-se, somente encare a ultramaratona depois que seu médico o liberar para o desafio!

Confira a programação do evento:

11 às 15h - Teste de pisada no Footscan com fisioterapeuta.
11 às 15h - Teste Run em esteira.
15 às 16h30 - Mesa redonda com atletas Brooks.

Onde:
Velocità Sports - Moema
Rua Pavão, 342 - São Paulo - SP