Blog_Harry_Post

Bebendo água francesa na corrida

Corridas de Rua · 17 nov, 2007

No ano de 1994 aconteceu o Circuito Evian Track & Field, disputado em quatro etapas no parque do Ibirapuera, sempre na distância de 6 quilômetros. Fora a tradicional Corrida de São Silvestre essa competição foi a primeira que assisti ao vivo, e diferente do que acontece hoje em dia, a disputa acontecia aos sábados e não aos domingos.

Nesta época eu já dava meus trotes e cheguei a participar de uma etapa, mas não era um corredor na essência da palavra. Porém, nada me impedia de assistir as disputas travadas no parque. Mas o que me chamava mesmo a atenção era a água distribuída aos participantes.

Esqueça as águas minerais de copinhos ou os saquinhos plásticos fornecidos por estatais do saneamento básico. A água em questão era a francesa Evian, originária dos Alpes Franceses, famosa por sua qualidade e que faz contra ponto com a badalada marca francesa Perrier.

Nesta prova acredito que uma coisa que não se reclamou foi da qualidade da água.

Baldini, Cordeiro e um padre a mais

Corridas de Rua · 16 nov, 2007

Apesar do vídeo abaixo ser editado por italianos exaltando a vitória do italiano Stefano Baldini na última maratona olímpica em Athenas 2004, foi o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, sem dúvida alguma, o grande protagonista da prova, reveja alguns momentos deste histórico dia.

Engenhoca alimentar

Corridas de Rua · 15 nov, 2007

A indústria esportiva cada vez mais desenvolve e aprimora produtos para o aumento e melhora do desempenho, conforto e performance dos atletas. Roupas, tênis, acessórios, equipamentos, e claro alimentos, sejam eles sólidos, líquidos gelatinosos e agora em tiras.

Tiras ou strips é a última novidade que tive conhecimento, trata-se de uma engenhoca alimentar que foi desenvolvida pela americana Enlyten, que tem a finalidade de suprir necessidades de ingestão de eletrólitos de forma mais rápida que pela ingestão líquida.

Dizem os estudos que a ingestão de eletrólitos (substância vital no processo de hidratação) é mais rápida pela mucosa bucal do que por via gastrointestinal. Sabendo disto, a empresa está comercializando o Enlyten Strips, apresentados na forma de tiras de eletrólitos (parecidas com uma goma de mascar). De uso fácil, já que basta que a tira se dissolva na língua, são aresentadas em três sabores e disponíveis em embalagem com 9 unidades (US$9,99) até 360 unidades (US$299,99) no site do fabricante.

No mercado mundial atualmente o maior “fornecedor” de eletrólitos do mundo é a marca Gatorade com seus famosos isotônicos. Como se vê, será uma disputa bastante dura em um nicho especifico do mercado esportivo. A conferir!

Saiba mais sobre o Enlyten Strips.

Nasceu a primeira bolha

Corridas de Rua · 13 nov, 2007

Depois de 13 dias de treino, ou 75 quilômetros percorridos, surgiu a primeira bolha no meu pé. Contribuiu correr na chuva no domingo e, acredito também, um par de meias que usei e que possui costuras.

Pelo visto vou ter que investir em alguns pares de meias sem costura. Digo investir, porque segundo pesquisei, as meias de marcas conceituadas estão na faixa de R$ 40 a R$ 60 o par.

Subindo a Brigadeiro

Corridas de Rua · 13 nov, 2007

Hoje eu subi a temida Avenida Brigadeiro Luis Antônio, aqui em São Paulo, e cronometrei o tempo do 13º ao 15º quilômetro do percurso da Corrida de São Silvestre. Atingi o prédio da Gazeta em 11min57, tempo bom para o meu patamar atual de treino, até porque subi tranqüilo.

Mas a São Silvestre está fora dos meus planos. Tenho duas SS no “curriculum” e sofri tanto na última oportunidade, que prometi a mim mesmo só voltar a correr quando a prova atingir um nível organizacional condizente com seu status. Mas o percurso anualmente eu corro, já que participo do treino anual no qual minha equipe simula o percurso da competição. Neste simulado contamos com apoio técnico, suporte durante o percurso, além da hidratação.

A Yescom pegou o pepino. Know how e competência para endireitar a prova não faltam.

Sua medalha está escondida?

Corridas de Rua · 13 nov, 2007

Eu escrevi um post enorme com argumentos e contra argumentos para entender o porquê os corredores brasileiros escondem suas medalhas, mas resolvi não publicar esse dossiê, que ficará arquivado para que historiadores (quanta pretensão) os desvendem na posteridade.

Mas a pergunta é simples: porque tão poucas pessoas que concluem uma corrida ostentam suas medalhas logo após o feito por tão pouco tempo. Será que faltam pessoas simpáticas para colocar a medalha em seu pescoço e condecorá-lo? Preguiça de abrir o famigerado saquinho plástico e desenrolar a fita da medalha? Vergonha de expor suas conquistas perante seus amigos ou adversários? Confesso que até hoje não consegui entender as razões.

Mas só quem correu uma grande maratona no exterior talvez seja capaz de entender a relação corredor-medalha, sob uma ótica extremamente avançada para nossos padrões. Na verdade, muitas vezes você acaba escondendo a medalha como fazemos aqui nos trópicos, mas, por uma razão oposta. Estar cansado de receber os “congratulations” que se multiplicam exponencialmente a cada pessoa que vê o prêmio do seu feitio.

Cabe a cada um valorizar suas conquistas por menor que elas sejam!

Um dia quase off

Corridas de Rua · 12 nov, 2007

Segunda-feira minha planilha de corridas é off. Aproveito então esse dia para fazer um treino complementar. Um pouco de musculação não faz mal a ninguém, certo Schwarzenegger? Mas, o importante é seguir a recomendação dos treinadores e praticar a musculação para corredores, que é diferente da musculação por hipertrofia.

São elas baixa carga com alta intensidade, ou seja, pouco peso e muitas repetições (20 a 30 repetições, no meu caso). Uma série de agachamento daqui, umas roscas dali, fazem com que trabalhemos tanto os músculos inferiores como os superiores, ambos importantes na vida de um corredor.

Os especialistas afirmam ainda, que a musculação é um grande inibidor das temidas lesões, principalmente as torções e os problemas nas juntas, já que fortalecem essas partes que requerem um trabalho específico mas, nem por isso extenuantes.

Harry vai com Deus

E o maratonista Silvio Sorvillo, radicado em Londres, escreve e avisa que o Harry (o príncipe) pode e deve correr tranqüilo ao lado do rio Tâmisa como eu sugeri a ele. Sorvillo que é chief num badalado pub londrino, informa que o point divide com o Hyde Park a preferência dos corredores que estão aos milhares pela cidade.

Segundo o maratonista, o Hyde Park impressiona pelo seu tamanho. “Dá uns cinco Ibirapuera juntos”, conta.
Bom, se é essa a sua vontade, você pode correr por esses dois locais e vários outros pontos turísticos e históricos participando, em abril, da maratona de Londres.

Portanto Harry, só falta você calçar o tênis, pois lugar não falta!


Harry vai com Deus

Corridas de Rua · 12 nov, 2007

E o maratonista Silvio Sorvillo, radicado em Londres, escreve e avisa que o Harry (o príncipe) pode e deve correr tranqüilo ao lado do rio Tâmisa como eu sugeri a ele. Sorvillo que é chief num badalado pub londrino, informa que o point divide com o Hyde Park a preferência dos corredores que estão aos milhares pela cidade.

Segundo o maratonista, o Hyde Park impressiona pelo seu tamanho. “Dá uns cinco Ibirapuera juntos”, conta.
Bom, se é essa a sua vontade, você pode correr por esses dois locais e vários outros pontos turísticos e históricos participando, em abril, da maratona de Londres.

Portanto Harry, só falta você calçar o tênis, pois lugar não falta!

O príncipe e o plebeu

Corridas de Rua · 11 nov, 2007

Enquanto nesta semana meu xará o príncipe britânico Harry perdeu a namorada, eu termino a primeira semana de treino 45 quilômetros mais velho e, ao contrário dele, bem feliz. As dores estão por toda parte, mas em questão de dias e com a seqüência de treinamento as coisas se ajeitam e elas logo somem.

Estou na base e a regra número um é rodar. Esqueça o relógio e gaste muita sola de tênis. Para mim o ideal é 65 e no máximo 75 quilômetros por semana. De 45 subo essa semana para 60 km, sendo no sábado um semi-longo de 21 km (meia maratona). Sem choro.

Pôxa, o Harry (o príncipe) está com um problemão e eu falando de mim. Bom, se for assim eu aconselho ele a dar umas corridinhas lá pelo lado do Tâmisa e quem sabe, as coisas comecem a melhorar para ele!

O resultado chegou

Corridas de Rua · 11 nov, 2007

Finalmente o torpedo com meu resultado chegou as 15h23 e diz o seguinte:

"O seu tempo na Nike 10K foi 1:07:48. Compare seu resultado com outros participantes e veja sua foto no nikecorre.com"

Esse tempo informado foi o bruto sem descontar os mais de dez minutos que precisei para atravessar o pórtico de largada. Mas está valendo, definitivamente, entrei na era dos bits!

PS.: Tempo oficial 57:03 - 5515° colocado