Corridas de Rua · 19 out, 2007
Os homens insistiram tanto que conseguiram tornar uma bela e uma das poucas corridas femininas existente no Brasil numa prova mista. Isto porque a edição deste ano da Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama do IBCC, em São Paulo, aceitará inscrição de homens na prova.
A organização usando uma frase de Ralph Lauren (Chairman Fashion Targets Breast Cancer) sintetizou a mudança: "o câncer de mama não é só uma preocupação feminina - afeta todos nós, os irmãos, pais, maridos, filhos e amigos da mulher que está com esta terrível doença. Devemos todos nos unir para apoiar esta importante causa".
Embora não duvide dos propósitos altruístas dos organizadores, penso com os meus botões que esta decisão aconteceria mais cedo ou mais tarde por uma questão econômica, explico: infelizmente centenas de homens corriam essa prova feminina, os chamados bandidos sim, porque roubam água e estrutura dos que pagam já que são atletas que correm sem inscrição.
Por isso a decisão de incluí-los foi tão rápida como uma prova de 100 metros. Vamos ver como será a prova esse ano!
Ela já era a maratona mais conhecida do mundo. Depois que o brasileiro Marílson Gomes da Silva venceu a Maratona de Nova York no ano passado, ela entrou definitivamente para o vocabulário tupiniquim. Fomos inundamos por matérias falando do evento e o curioso é que em quase todas leio: as subidas de Nova York, "seu percurso desafiador e por aí vai.
Bem, quando eu corri lá pela primeira vez cravei 2h58min20 e sinceramente não vi nenhuma subida, exceto, a da ponte que fica bem na marca da meia maratona. Não estou dizendo que não exista subida. Mas para mim uma subida que preze esse nome são aquelas parecidas com a da Biologia na Cidade Universitária de São Paulo (USP), ou então, as saídas dos túneis da Maratona de São Paulo. Isto sim são subidas.
Talvez, fosse o excesso de endorfina, o ótimo treino que o Branca, meu treinador, aplicou em minha preparação, ou ter participado antes de algumas maratonas cabeludas como São Paulo e Ribeirão Pires, que me fez pensar que as subidas de Nova York não são tão fortes.
E hoje olhando pelo retrovisor e vendo o tempo que completei a Maratona de Nova York, penso que foi muito bom mesmo não ter visto as temidas subidas da "Big Apple".
Você que já correu Nova York, achou o percurso duro? Deixe seu comentário aqui e ajude os novatos na prova que acontece no próximo dia quatro de novembro.
Corridas de Rua · 18 out, 2007
Ela já era a maratona mais conhecida do mundo. Depois que o brasileiro Marílson Gomes da Silva venceu a Maratona de Nova York no ano passado, ela entrou definitivamente para o vocabulário tupiniquim. Fomos inundamos por matérias falando do evento e o curioso é que em quase todas leio: as subidas de Nova York, "seu percurso desafiador e por aí vai.
Bem, quando eu corri lá pela primeira vez cravei 2h58min20 e sinceramente não vi nenhuma subida, exceto, a da ponte que fica bem na marca da meia maratona. Não estou dizendo que não exista subida. Mas para mim uma subida que preze esse nome são aquelas parecidas com a da Biologia na Cidade Universitária de São Paulo (USP), ou então, as saídas dos túneis da Maratona de São Paulo. Isto sim são subidas.
Talvez, fosse o excesso de endorfina, o ótimo treino que o Branca, meu treinador, aplicou em minha preparação, ou ter participado antes de algumas maratonas cabeludas como São Paulo e Ribeirão Pires, que me fez pensar que as subidas de Nova York não são tão fortes.
E hoje olhando pelo retrovisor e vendo o tempo que completei a Maratona de Nova York, penso que foi muito bom mesmo não ter visto as temidas subidas da "Big Apple".
Você que já correu Nova York, achou o percurso duro? Deixe seu comentário aqui e ajude os novatos na prova que acontece no próximo dia quatro de novembro.
Se você gosta de ultramaratona e quiser conhecer as estratégias do maior ultramaratonista brasileiro de todos os tempos você pode participar da mesa redonda Bastidores dos campeões, dos 10 km ao 217km", no Brooks Day, na loja Velocitá, que fica em Moema, na cidade de São Paulo. O evento acontece no próximo dia 20 de outubro.
Nela o ultramaratonista, Valmir Nunes, vai contar qual foi sua estratégia para quebrar o recorde mundial da Badwater, a ultramaratona mais difícil do mundo. Mas o evento não vai ficar só nisso. Os participantes poderão fazer um Teste Run Brooks acompanhado de um fisioterapeuta para definir o melhor modelo para seu tipo de passada, o que é fundamental para uma boa performance, seja de uma simples caminhada ou uma ultramaratona.
Como você vê dois passos já foram dados. Saber o tipo de tênis e conhecer algumas estratégias de ultramaratonista. Já o terceiro passo, encarar uma ultramaratona, só depende de você.
E você pretende correr uma ultramaratona? Deixe seu comentário aqui. Mas lembre-se, somente encare a ultramaratona depois que seu médico o liberar para o desafio!
Confira a programação do evento:
11 às 15h - Teste de pisada no Footscan com fisioterapeuta.
11 às 15h - Teste Run em esteira.
15 às 16h30 - Mesa redonda com atletas Brooks.
Onde:
Velocità Sports - Moema
Rua Pavão, 342 - São Paulo - SP
Corridas de Rua · 17 out, 2007
Se você gosta de ultramaratona e quiser conhecer as estratégias do maior ultramaratonista brasileiro de todos os tempos você pode participar da mesa redonda Bastidores dos campeões, dos 10 km ao 217km", no Brooks Day, na loja Velocitá, que fica em Moema, na cidade de São Paulo. O evento acontece no próximo dia 20 de outubro.
Nela o ultramaratonista, Valmir Nunes, vai contar qual foi sua estratégia para quebrar o recorde mundial da Badwater, a ultramaratona mais difícil do mundo. Mas o evento não vai ficar só nisso. Os participantes poderão fazer um Teste Run Brooks acompanhado de um fisioterapeuta para definir o melhor modelo para seu tipo de passada, o que é fundamental para uma boa performance, seja de uma simples caminhada ou uma ultramaratona.
Como você vê dois passos já foram dados. Saber o tipo de tênis e conhecer algumas estratégias de ultramaratonista. Já o terceiro passo, encarar uma ultramaratona, só depende de você.
E você pretende correr uma ultramaratona? Deixe seu comentário aqui. Mas lembre-se, somente encare a ultramaratona depois que seu médico o liberar para o desafio!
Confira a programação do evento:
11 às 15h - Teste de pisada no Footscan com fisioterapeuta.
11 às 15h - Teste Run em esteira.
15 às 16h30 - Mesa redonda com atletas Brooks.
Onde:
Velocità Sports - Moema
Rua Pavão, 342 - São Paulo - SP
Corridas de Rua · 16 out, 2007
Foi o tempo em que índio queria somente apito como apregoava uma famosa marchinha de carnaval. Na última quinta-feira (11) foi lançado no Recife (PE), a nona edição dos Jogos dos Povos Indígenas, programados para acontecer de 24 de novembro a primeiro de dezembro, nas cidades de Recife e Olinda.
São aguardadas cerca de 40 etnias brasileiras que totalizarão mil atletas. Além disso, como convidados estarão presentes povos indígenas canadenses e aborígenes australianos.
Eles vão disputar provas de arco e flecha, canoagem, arremesso de lança, cabo de força, natação (travessia), futebol (masculino e feminino), corrida de 100 metros, corrida de fundo, corrida de tora - haja força!
Já nos Estados Unidos, pensando em incentivar a prática de exercícios dos índios norte-americanos, que apresentam altos índices de obesidade, a Nike lançou no último dia 25 de setembro, o Air Native N7, modelo que levou dois anos ser desenvolvido. Entre os diferenciais do tênis está seu formato, já que ficou constatado que os índios têm pés mais largos e compridos que o tamanho médio dos calçados no mercado.
Isso são sinais dos tempos. Índio não quer somente apito!
Corridas de Rua · 15 out, 2007
Quebrar um recorde não é fácil. Quebrar quatro em uma única prova então nem se fale, mas, foi isso que Marílson Gomes fez ontem no Campeonato Mundial de Corridas de Rua, disputado em Udine, na Itália.
O atual campeão da Maratona de Nova York concluiu os 21.097 metros da competição em sétimo lugar com o tempo de 59min33s, marca que faz do atleta o novo recordista sul americano da distância. De quebra, o bateu outros três recordes sul-americano: 10Km (27min48s), 15Km (42min15s) e 20Km (56min32s).
Para quem disse que ia usar a competição para treinar para a defesa do título em Nova York está de bom tamanho!
Atletismo · 14 out, 2007
Tem gente que detesta. Eu particularmente adoro o horário de verão que começou à 0h de hoje, dia 14, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e vai vigorar até a meia-noite do dia 16 de fevereiro de 2008.
A medida consiste em adiantar em uma hora os relógios. Assim, no horário de verão quando o relógio marcar 10 horas da manhã na realidade serão 9 horas.
O que mais me agrada nesta época é amplitude da luz solar. Ao menos aqui na cidade de São Paulo quando for 6h30 da manhã o dia já estará claro e o pôr do sol será por volta das 19h e dependendo do mês aconterá às 20 horas. E é disto que eu gosto, que meu treino noturno seja feito com a luz do sol. Fico com muito mais disposição.
Porém, partindo da premissa que não devemos ficar expostos ao sol entre 10 e 15 horas, aqueles que correm a tarde devem iniciar seu treino somente após as 16 horas que na realidade será 15 horas.
Mas como nem tudo é alegria outros cuidados devem ser observados nesta época de maior incidência de sol e calor:
E a última dica é fazer uma visita ao seu médico dermatologista para que ele possa avaliar o grau de exposição e os cuidados preventivos que você deve ter nesta época do ano.
Bons treinos!
Atletismo · 13 out, 2007
Nas principais provas internacionais e em algumas provas brasileiras é muito difícil não entregar o chip de cronometragem após cruzar a linha de chegada. Isto porque, existem voluntários especialmente a postos para ajudar a retirá-lo, ou mesmo porque, o chip é a senha para receber a medalha.
Mas em muitos casos, o corredor pode desistir da prova durante o percurso, ou então não entregar o chip por causa de algum tumulto e longas filas que se formam, principalmente, em provas com muitos participantes. Se por qualquer motivo você não o entregou o chip não precisa se desesperar, pois segundo as dois grandes organizadoras de corrida do Brasil, a Corpore e a Yescom, o processo é bastante simples.
Quando o corredor esquece de entregar o chip, basta leva-lo pessoalmente ou até mesmo por encomenda registrada. No caso da Corpore a instrução é entregar na sede da entidade. Já o chip usado nas provas da Yescom você deve enviar para Chiptiming, empresa de cronometragem.
Aqueles que não devolvem passam a figurar em um tipo de lista negra que impede o corredor de participar de novos eventos promovidos por esses organizadores, até que tenha sua situação regularizada. E se por algum motivo você perder o chip deverá pagar uma taxa que serve para cobrir o custo da engenhoca.
Para a solução deste problema o ideal é atingirmos os padrões internacionais, com mais pessoas para ajudar o corredor a retirar o chip, disponibilizando inclusive bancos para o maior conforto do atleta, já que é um grande incomôdo ter que se curvar ou abaixar, após a corrida. No exterior alguns clubes de corredores dão a opção para que seus sócios comprem o chip que é personalizado e que pode ser utilizado ao longo temporada em todos os seus eventos.
Sei que é difícil, após o esforço de uma competição ter que pegar filas, mas muitas vezes esse trabalho será bem menor do que devolver pessoalmente o chip, enfrentar a fila nas agências de correios ou mesmo ter que desembolsar o valor de um serviço de entrega.
Corpore
Rua Bento de Andrade, 436
Jardim Paulista - São Paulo - SP
Cep: 04503-001
A/C.: Marcel
Website: www.corpore.org.br
Chiptiming
Rua David da Silva Meirelles, 124
Jd. Maria Luiza - Taboão da Serra - SP
Cep: 06770-160
A/C.: Lucilene.
Website: www.chiptiming.com.br
Atletismo · 12 out, 2007
É notório que mulheres sofrem mais preconceitos que os homens. Não é necessário ler o Livreiro de Cabul, da jornalista norueguesa Asne Seierstad, nem morar no Afeganistão para notar esse tipo de atitude em nosso dia-a-dia, seja, a discriminação profissional, comportamental, nas mais variadas situações.
No mundo da corrida, em especial no Brasil, devemos, no entanto, abrir um parêntese para um tipo de discriminação que os homens sofrem. O título deste texto foi cunhado observando três preconceitos muitas vezes velados que nós homens sofremos, e pior, o preconceito não vem das mulheres e sim de homem para homem.
São eles no meu ponto de vista:
Calção - Quando corremos na rua com calções específicos para corridas, aqueles com fendas laterais abertas, somos tratados com sarcasmo, já que é fácil perceber piadinhas e risadas irônicas, muitas vezes de cunho homofóbico, como se duvidassem de nossa masculinidade (embora nada tenho contra pessoas gays) somente porque estamos vestidos da forma correta e apropriada para um corredor.
Calça legging - A mesma situação descrita acontece com outro vestuário. Quantos e quantos corredores não vestem uma calça legging, que sem sombra de dúvida, é o mais apropriado item de vestuário para proteger as pernas em baixas temperaturas? Hilário quando eu lembro que andava de legging pela quinta avenida em Nova York e as pessoas nem olhavam, isto é algo que nem penso em repetir em terras tupiniquins.
Depilação - Talvez esse é o item de maior preconceito. Hummm, você se depila?, ironicamente me perguntaram com o tom de escracho. Como sou resolvido na questão respondo de bate pronto: depilo minhas pernas, sim. Em primeiro sem querer ser hipócrita, eu me depilo por razão estética, acho que fica legal, dá para perceber o contorno e divisões dos grupos musculares. Outro ponto é que facilita e muito as seções de massagens que fazemos, principalmente as feitas com loções friccionadas junto a pele.
Obviamente essas questões apontadas são culturais, e cada pessoa tem seu estilo. Embora não seja adepto a firulas como cremes e perfumes, minha editora, a Donata Lustosa, me classificou como metrosexual. Isso talvez pela depilação, mas o termo não se aplica ao vestuário como o calção e a legging, pois esses são necessidades básicas.
Esses são três exemplos de preconceitos masculinos, de homem para homem. Alguém aí já escutou um homem reclamar que uma mulher esteja bem depilada, que use shorts com fenda lateral ou use uma legging colada ao corpo? Eu acho que não! Bons treinos independente da sua roupagem.
Corridas de Rua · 11 out, 2007
Enquanto muitos passam o feriado de amanhã, 12 de outubro, descansando, ou no máximo fazendo seu treino longo de até 35 quilômetros, o corredor Jaime Maria da Rocha, o Jaiminho, encara um treininho entre as cidades de São Paulo e Aparecida cuja distância são meros 180 quilômetros.
Jaiminho que inicia seu desafio hoje (11) por volta das 18h estima que fará o trajeto entre 18 e 20 horas, dependendo da temperatura durante o percurso. O ultramaratonista fará uma corrida solo como fez quando venceu a Volta a Ilha, em Santa Catarina, em 2002, ocasião em que completou os 155 quilômetros da competição com o tempo recorde da prova de 14h48min39s.
Segundo Rocha, o objetivo do treino é se preparar para uma possível ultramaratona de 48h no Brasil, que provavelmente acontecerá em novembro. Mas a prova ainda não está confirmada pela Yescom, organizadora do evento.
Boa sorte Jaime, que a padroeira do Brasil o proteja na perigosa Rodovia Dutra!
Caminhada · 10 out, 2007
Uma das primeiras coisas que aprendemos com nossos pais é não jogar lixo na rua. Uma das poucas exceções desta lição é quando disputamos uma prova e ficamos liberados para jogar os copos plásticos de água no chão.
Mas ao longo dos anos observei nas competições que até para jogar o copo devemos ter técnica. Sim técnica! Pois não podemos simplesmente jogar o copo pensando somente em nossa comodidade e mesmo sem querer atrapalhar um companheiro de corrida.
Primeira lição é sempre que for descartar o copo olhar para os lados para ver se você não vai atingir ninguém. Caso venha alguém espere que ele ultrapasse e com o caminho liberado descarte o copo
Procure jogar o copo o próximo à sarjeta (meio fio). Evite jogar no meio do percurso e assim não atrapalhar quem vem atrás.
Já vi corredor mirando e o pior, acertando seu copo em um bueiro. Jamais faça isso! Lembre-se que um simples copo plástico precisa de mais de 100 anos para se decompor na natureza.
São medidas simples que fazem a diferença! Boas provas!
Alimentação · 17 jun, 2026
Saúde · 17 jun, 2026
Atletismo · 17 jun, 2026