blog

Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba me aguardem

Corridas de Rua · 29 out, 2007

Ontem postei que no próximo ano pretendo correr de duas a três maratonas. Pensando com meus botões, decidi que serão três provas que eu já assisti, mas nunca corri. As escolhidas são Porto Alegre (maio), Rio de Janeiro (julho) e Curitiba (novembro), dessa forma, eu terei participado de todas as maratonas brasileiras, já que competi em São Paulo, Blumenau e Florianópolis.

Para tanto é preciso treinar. Está semana me reunirei com o Branca, meu técnico, e vou pedir que ele planeje a temporada. Provavelmente meu período de base se inicie no próximo dia primeiro de novembro, o que daria um lastro de seis meses até o primeiro desafio na nobre distância.

Pelas características das maratonas escolhidas, Porto Alegre é a que tem a melhor chance de uma boa performance. Rio de Janeiro se a temperatura ajudar também poderei correr bem, já que seu percurso favorece. Curitiba é um caso a parte. Considerado o mais difícil percurso brasileiro da modalidade, meu objetivo nesta competição será cruzar a linha de chegada da melhor forma possível, mas sem compromisso com o relógio.

Se você já participou de alguma destas maratonas deixe registrado aqui sua dica ou sugestão.

PS.: Falha nossa, não citei a novissíma Maratona da Águas em Foz do Iguaçu.

Focar objetivos é fundamental para um corredor

Corridas de Rua · 28 out, 2007

Hoje corri minha quinta prova no ano. E bati meu recorde entre as distâncias, já que percorri 5.275m do percurso montado no Autódromo de Interlagos para a disputa do Ayrton Senna Racing Day. Todas as demais provas foram de 5Km.

Atribuo isso a falta de foco e explico: não programei nenhum objetivo factual como correr uma maratona, cravar um recorde pessoal, quebrar um desafio. E como não gosto de correr somente para completar a escolha de distâncias curtas foi a melhor opção encontrada para correr o mais próximo do meu limite. Mas na minha opinião a falta de foco é muito ruim na vida de um corredor.

Não posso dizer que corri forte hoje. Já que fechei o octeto que montamos aqui no Webrun e comecei a correr por volta das 12h sob um sol escaldante que beirava os 35°C, portanto, meu objetivo era fechar a prova sem andar um único centímetro nas subidas de Interlagos e isso consegui fazer.

Porém, na próxima temporada vou focar em maratonas. Pretendo fazer duas ou três provas e tentar correr o mais próximo possível da casa das três horas. Correr sub 3h está fora dos planos, mas, seria um ótimo foco para a temporada 2009.

Para um corredor foco é fundamental!

Cuidados com a umidade relativa do ar

Corridas de Rua · 27 out, 2007

Depois de meses de estiagem com escassas chuvas São Pedro resolveu dar uma força para São Paulo, a cidade. Desde que desabou um baita toró na tarde do ultimo domingo, dia 21, não pára de chover. Para se ter uma idéia, momentos antes desta chuva a temperatura estava em 35°C e a umidade relativa do ar (UR) em 30%. No momento que escrevo esse post – após outro dilúvio - a temperatura está em 20°C e a UR em 83%.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a média ideal da UR fica entre 40% a 50%. Abaixo de 40% nosso corpo sofre. Os principais problemas observados são complicações alérgicas e respiratórias, ressecamento da mucosa, sangramento pelo nariz e irritação dos olhos, além, da menor dispersão da poluição.

As dicas básicas para amenizar o problema da baixa UR, é evitar e até suprimir exercícios físicos ao ar livre entre 10 e 16 horas, sempre se proteger do sol, usar soro fisiológico para olhos e narinas e consumir muita água.

Por outro, lado ambientes fechados e muito úmido (+70%) também prejudicam a saúde, as principais consequências são as alergias e reumatismos. Neste caso, deve-se manter o local limpo e arejado, limpar as superfícies lisas com pano limpo e úmido e trocar regularmente as roupas de cama.

Esses são alguns dos cuidados básicos que você deve ter!

Superação olímpica de um atleta

Corridas de Rua · 26 out, 2007

Os jogos olímpicos estão cheios de histórias de atletas que se superaram e, com garra e determinação ganharam medalhas ou apenas concluíram uma prova.

O técnico de atletismo Marco Antônio de Oliveira postou em seu fórum e estou replicando este belo vídeo que mostra a final olímpica dos 800 metros nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, e tem como protagonista o norte-americano Dave Wottle.

É melhor você assistir do que eu contar!

Largada unificada será problema para as mulheres

Corridas de Rua · 25 out, 2007

Tudo bem que nas maiores provas brasileiras como a Meia Maratona do Rio, a Maratona de São Paulo, a São Paulo Classic, como entre tantas outras a largada masculina seja junto com a feminina.

Mas estou com dó das mulheres que forem disputar a próxima Corrida Internacional de São Silvestre, que conforme anunciado, esse ano terá a largada unificada e o pior com incremento de alguns milhares de participantes.

Só quem já enfrentou a longa espera no curral e teve que se desviar dos rios de urina que se transforma o local sabe do que estou falando. Passando esse aperto – literalmente – será hora de tomar muito cuidado para que nenhum homem a derrube ou mesmo não tropeçar nas famigeradas faixas que são descartadas logo após a largada.

Daí um conselho. Olho bem aberto após a largada e fechado nos momentos que a antecede.

Oscar Maroni faz aposta inusitada em SP

Corridas de Rua · 24 out, 2007

O empresário da noite Oscar Maroni, dono da boate Bahamas, pretende fazer uma corrida inusitada pelas ruas de São Paulo. Quando seu estabelecimento foi lacrado no último dia três de agosto, ele apostou com os fiscais da prefeitura, que caso não conseguisse reabrir o Bahamas em poucas semanas, iria “correr de cueca, chinelo e bolsinha no túnel Ayrton Senna”, localizado na cidade de São Paulo (SP).

Como o prazo da aposta termina na próxima semana e a tendência é que o Bahamas continue lacrado, o empresário que entrou no olho do furacão depois do acidente do avião da TAM, no Aeroporto de Congonhas, deve cumprir o prometido. Mas Maroni está com um sério problema para realizar sua promessa, isto porque, é proibido que pedestres atravessem os 1.700 metros do túnel que passa sob o Parque do Ibirapuera.

O empresário, que também quer lançar seu nome para concorrer ao cargo de prefeito da maior cidade brasileira, está estudando formas de como pagar a aposta. E você tem alguma idéia de como o Maroni pode resolver o impasse? Deixe aqui sua sugestão.

Anotações em um Diário de Treino

Uma das coisas que eu faço desde que passei a correr sob planilha é montar meu Diário de Treino. Hoje em dia você pode utilizar uma planilha no formato Excel – que tem como vantagem não precisar ficar on line para atualizá-la - ou mesmo usar um dos vários sistemas gratuitos que estão a disposição na rede. Mas vejo que o mais importante não é onde fazer, mas sim como fazê-lo.

O meu Diário de Treino basicamente contempla as seguintes informações:

  • Dia do mês
  • Dia da semana
  • Quilometragem proposta
  • Quilometragem efetiva
  • Tempo
  • Média horária
  • Frequência Cardíaca (máxima e média)
  • Horas do inicio do treino
  • Temperatura
  • Condições climáticas
  • Tênis utilizado
  • Observações gerais

    Basicamente minha planilha segue esses itens descritos acima. Ou seja, podemos através dela detectar o volume semanal e mensal de nossos treinos, saber em quais condições climáticas e horários a corrida nos é mais favorável, saber quantos quilômetros um determinado par de tênis já rodou e controlar sua vida útil. Lembre-se que em média os fabricantes recomendam que o tênis deve ser aposentado a partir de 500 quilômetros.

    Evidente que em um curto espaço de tempo a planilha por si só não resolverá. Porém, quando ela tiver um histórico consistente você certamente conseguirá tirar um melhor proveito observando pontos fortes e fracos de seus treinos e conseguirá fazer adaptações junto ao seu treinador, que melhorarão efetivamente sua corrida.

    Conheça alguns sistemas on line:

    Run Notes
    Sistema 3 Pontas


  • Anotações em um Diário de Treino

    Corridas de Rua · 23 out, 2007

    Uma das coisas que eu faço desde que passei a correr sob planilha é montar meu Diário de Treino. Hoje em dia você pode utilizar uma planilha no formato Excel – que tem como vantagem não precisar ficar on line para atualizá-la - ou mesmo usar um dos vários sistemas gratuitos que estão a disposição na rede. Mas vejo que o mais importante não é onde fazer, mas sim como fazê-lo.

    O meu Diário de Treino basicamente contempla as seguintes informações:

  • Dia do mês
  • Dia da semana
  • Quilometragem proposta
  • Quilometragem efetiva
  • Tempo
  • Média horária
  • Frequência Cardíaca (máxima e média)
  • Horas do inicio do treino
  • Temperatura
  • Condições climáticas
  • Tênis utilizado
  • Observações gerais

    Basicamente minha planilha segue esses itens descritos acima. Ou seja, podemos através dela detectar o volume semanal e mensal de nossos treinos, saber em quais condições climáticas e horários a corrida nos é mais favorável, saber quantos quilômetros um determinado par de tênis já rodou e controlar sua vida útil. Lembre-se que em média os fabricantes recomendam que o tênis deve ser aposentado a partir de 500 quilômetros.

    Evidente que em um curto espaço de tempo a planilha por si só não resolverá. Porém, quando ela tiver um histórico consistente você certamente conseguirá tirar um melhor proveito observando pontos fortes e fracos de seus treinos e conseguirá fazer adaptações junto ao seu treinador, que melhorarão efetivamente sua corrida.

    Conheça alguns sistemas on line:

    Run Notes
    Sistema 3 Pontas

  • Aniversário de um heroí camarada

    Corridas de Rua · 22 out, 2007

    Hoje é aniversário de um cara que eu gosto e admiro muito. Há 36 anos nascia meu amigo e companheiro de corridas Paulo Renato Amaral, o Nato. Para quem não conhece esse que talvez seja um dos mais fanáticos torcedores do São Paulo Futebol Clube, ele simplesmente é o maior “finisher” brasileiro da Comrades, conhecida como a maratona dos heroís.

    Nato já completou seis vezes essa ultramaratona cujo percurso acidentado de 89 quilômetros se dá na África do Sul. Sua meta é clara: completar no mínimo dez edições da competição o que faria dele o primeiro brasileiro a fazer parte do "Hall of Fame" e assim ostentar orgulhosamente em seu peito o "Green Number".

    Desafio e superação fazem parte do vocabulário desde ex-jogador de pólo aquático, lembro-me que no ano de 2005 ele estreou na modalidade Ironman (3,8 Km natação / 180 Km ciclismo / 42,2 Km de corridas) com o tempo de 11h34min e completava sua quarta Comrades em um espaço de apenas 18 dias.

    Eu já combinei com ele e se tudo der certo no ano de 2011 quando ele completar sua décima Comrades, eu humildemente, estarei lá correndo minha primeira ultramaratona e poderei presenciar ao vivo e a cores mais uma grande conquista desta sensacional figura humana.

    Interlagos aguarda corredores de rua

    Corridas de Rua · 21 out, 2007

    Acabo de assistir o Grande Prêmio Brasil de F1 na televisão e posso garantir que é covardia, neste caso, fazer qualquer comparativo entre homens e máquinas. Enquanto um bolido de F1 leva meros 1min12s para completar os 4.325 km de extensão do Autódromo de Interlagos, eu levei no ano passado 18min35s para fazer o mesmo trajeto. Tudo bem, sou lento, mas o mais rápido dos atletas levaria mais de dez vezes do que essas possantes máquinas.

    Outro ponto que me chama a atenção é que pela televisão as terríveis subidas e descidas do autódromo parecem pequenas saliências. E são por causa destas subidas que eu acho que esse é o mais desafiador percurso de corrida (de rua) que existe na cidade São Paulo (SP).

    Assim como as equipes de corridas de F1 se preparam para uma disputa, várias equipes de corridas de rua estão se aprontando para disputar no próximo domingo, dia 28, em Interlagos, a Maratona de Revezamento Ayrton Senna, inclusive um octeto amador do Webrun.

    Espero que Ayrton Senna – que além de corredor de F1 também era corredor de rua - olhe por nós corredores e dê um empurrãozinho para aqueles que precisarem.

    Entrega de kit vai virar peça de museu

    Desde que comecei a competir no início de 1995 tive o privilégio de ser testemunha ocular de inovações e porque não dizer até protagonista de melhorias implementadas no mercado de corridas de rua no Brasil. No meu caso específico, tenho a honra de ter sido o pioneiro no mundo virtual, já que no ano de 1999 lancei o primeiro site brasileiro totalmente dedicado às corridas de rua o maratona.com.br, que foi o embrião do portal Webrun.

    Nestes mais de doze anos acompanhei a introdução de novidades como o chip, os tapetes de cronometragem, que ficam na largada, meio e chegada, a entrada dos tecidos tecnológicos, novas revistas do meio, medalhas para todos os inscritos, número de peito personalizado, itens que mudaram e inovaram substancialmente o mercado.

    A última grande novidade que presenciei foi introduzida no Circuito Alphaville Running que estreou no calendário no último mês de agosto. Nela os atletas inscritos simplesmente podem esquecer da obrigação - muitas vezes trabalhosa - de retirar o kit de atleta, já que eles são entregues gratuitamente no endereço escolhido.

    Já li em alguns fóruns de corridas histórias bem humoradas como “pensei que fosse uma bomba, pois não estava esperando nenhuma encomenda e para minha surpresa era o kit do Alphaville”, comentou o corredor ao se deparar com a caixa preta da norte-americana UPS, empresa que detêm grande know-how em corridas já que é responsável por toda a logística da Maratona de Nova York.

    É aquela história que grandes idéias não são necessariamente complicadas. E você tem alguma idéia de inovação de produtos e serviços que possam ser introduzidos em corridas? Se tiver não deixe de registrar aqui.


    Entrega de kit vai virar peça de museu

    Corridas de Rua · 20 out, 2007

    Desde que comecei a competir no início de 1995 tive o privilégio de ser testemunha ocular de inovações e porque não dizer até protagonista de melhorias implementadas no mercado de corridas de rua no Brasil. No meu caso específico, tenho a honra de ter sido o pioneiro no mundo virtual, já que no ano de 1999 lancei o primeiro site brasileiro totalmente dedicado às corridas de rua o maratona.com.br, que foi o embrião do portal Webrun.

    Nestes mais de doze anos acompanhei a introdução de novidades como o chip, os tapetes de cronometragem, que ficam na largada, meio e chegada, a entrada dos tecidos tecnológicos, novas revistas do meio, medalhas para todos os inscritos, número de peito personalizado, itens que mudaram e inovaram substancialmente o mercado.

    A última grande novidade que presenciei foi introduzida no Circuito Alphaville Running que estreou no calendário no último mês de agosto. Nela os atletas inscritos simplesmente podem esquecer da obrigação - muitas vezes trabalhosa - de retirar o kit de atleta, já que eles são entregues gratuitamente no endereço escolhido.

    Já li em alguns fóruns de corridas histórias bem humoradas como “pensei que fosse uma bomba, pois não estava esperando nenhuma encomenda e para minha surpresa era o kit do Alphaville”, comentou o corredor ao se deparar com a caixa preta da norte-americana UPS, empresa que detêm grande know-how em corridas já que é responsável por toda a logística da Maratona de Nova York.

    É aquela história que grandes idéias não são necessariamente complicadas. E você tem alguma idéia de inovação de produtos e serviços que possam ser introduzidos em corridas? Se tiver não deixe de registrar aqui.