Corridas de Rua · 14 nov, 2007
Para o treino de seis meses, que comecei no último dia primeiro visando a Maratona de Porto Alegre, tive o cuidado de separar alguns equipamentos e acessórios novos. Alguns não estão dando certo, como os pares de meia, mas no quesito tênis, talvez o mais importante, inicío a empreitada municiado de cinco pares: um Nike Shox, dois Nike Pegasus (2006 e 2007), um Adidas Adistar Cushion e um Olimpikus Tube.
Costumo dois meses antes da maratona comprar um par de tênis específico que usarei na competição, já que até lá os modelos usados para treinos estarão desgastados e creio que seja um tempo hábil para amaciar o novo tênis. Uma dica é sempre comprar o modelo que você teve melhor adaptação durante seu treinamento. Daí a importância de optar pelos modelos que você já vem treinando.
Importante também, é que eu tive acesso aos testes de pisada e contei com essa importante informação na hora de escolher o modelo apropriado ao meu tipo de pisada. Entendo que nem todas as localidades deste vasto país contam com a tecnologia. Por isso, você que não tem acesso aos testes precisa passar por um médico, preferencialmente um médico ortopedista ou especialista em esporte.
Completa a lista calções, blusas, legging e, umas cinqüenta camisetas, essas para dar e vender.
Corridas de Rua · 13 nov, 2007
Depois de 13 dias de treino, ou 75 quilômetros percorridos, surgiu a primeira bolha no meu pé. Contribuiu correr na chuva no domingo e, acredito também, um par de meias que usei e que possui costuras.
Pelo visto vou ter que investir em alguns pares de meias sem costura. Digo investir, porque segundo pesquisei, as meias de marcas conceituadas estão na faixa de R$ 40 a R$ 60 o par.
Corridas de Rua · 13 nov, 2007
Hoje eu subi a temida Avenida Brigadeiro Luis Antônio, aqui em São Paulo, e cronometrei o tempo do 13º ao 15º quilômetro do percurso da Corrida de São Silvestre. Atingi o prédio da Gazeta em 11min57, tempo bom para o meu patamar atual de treino, até porque subi tranqüilo.
Mas a São Silvestre está fora dos meus planos. Tenho duas SS no curriculum e sofri tanto na última oportunidade, que prometi a mim mesmo só voltar a correr quando a prova atingir um nível organizacional condizente com seu status. Mas o percurso anualmente eu corro, já que participo do treino anual no qual minha equipe simula o percurso da competição. Neste simulado contamos com apoio técnico, suporte durante o percurso, além da hidratação.
A Yescom pegou o pepino. Know how e competência para endireitar a prova não faltam.
Corridas de Rua · 13 nov, 2007
Eu escrevi um post enorme com argumentos e contra argumentos para entender o porquê os corredores brasileiros escondem suas medalhas, mas resolvi não publicar esse dossiê, que ficará arquivado para que historiadores (quanta pretensão) os desvendem na posteridade.
Mas a pergunta é simples: porque tão poucas pessoas que concluem uma corrida ostentam suas medalhas logo após o feito por tão pouco tempo. Será que faltam pessoas simpáticas para colocar a medalha em seu pescoço e condecorá-lo? Preguiça de abrir o famigerado saquinho plástico e desenrolar a fita da medalha? Vergonha de expor suas conquistas perante seus amigos ou adversários? Confesso que até hoje não consegui entender as razões.
Mas só quem correu uma grande maratona no exterior talvez seja capaz de entender a relação corredor-medalha, sob uma ótica extremamente avançada para nossos padrões. Na verdade, muitas vezes você acaba escondendo a medalha como fazemos aqui nos trópicos, mas, por uma razão oposta. Estar cansado de receber os congratulations que se multiplicam exponencialmente a cada pessoa que vê o prêmio do seu feitio.
Cabe a cada um valorizar suas conquistas por menor que elas sejam!
Corridas de Rua · 12 nov, 2007
Segunda-feira minha planilha de corridas é off. Aproveito então esse dia para fazer um treino complementar. Um pouco de musculação não faz mal a ninguém, certo Schwarzenegger? Mas, o importante é seguir a recomendação dos treinadores e praticar a musculação para corredores, que é diferente da musculação por hipertrofia.
São elas baixa carga com alta intensidade, ou seja, pouco peso e muitas repetições (20 a 30 repetições, no meu caso). Uma série de agachamento daqui, umas roscas dali, fazem com que trabalhemos tanto os músculos inferiores como os superiores, ambos importantes na vida de um corredor.
Os especialistas afirmam ainda, que a musculação é um grande inibidor das temidas lesões, principalmente as torções e os problemas nas juntas, já que fortalecem essas partes que requerem um trabalho específico mas, nem por isso extenuantes.
E o maratonista Silvio Sorvillo, radicado em Londres, escreve e avisa que o Harry (o príncipe) pode e deve correr tranqüilo ao lado do rio Tâmisa como eu sugeri a ele. Sorvillo que é chief num badalado pub londrino, informa que o point divide com o Hyde Park a preferência dos corredores que estão aos milhares pela cidade.
Segundo o maratonista, o Hyde Park impressiona pelo seu tamanho. Dá uns cinco Ibirapuera juntos, conta.
Bom, se é essa a sua vontade, você pode correr por esses dois locais e vários outros pontos turísticos e históricos participando, em abril, da maratona de Londres.
Portanto Harry, só falta você calçar o tênis, pois lugar não falta!
Corridas de Rua · 12 nov, 2007
E o maratonista Silvio Sorvillo, radicado em Londres, escreve e avisa que o Harry (o príncipe) pode e deve correr tranqüilo ao lado do rio Tâmisa como eu sugeri a ele. Sorvillo que é chief num badalado pub londrino, informa que o point divide com o Hyde Park a preferência dos corredores que estão aos milhares pela cidade.
Segundo o maratonista, o Hyde Park impressiona pelo seu tamanho. Dá uns cinco Ibirapuera juntos, conta.
Bom, se é essa a sua vontade, você pode correr por esses dois locais e vários outros pontos turísticos e históricos participando, em abril, da maratona de Londres.
Portanto Harry, só falta você calçar o tênis, pois lugar não falta!
Corridas de Rua · 12 nov, 2007
Corridas festivas como a Nike 10K, São Silvestre e Meia do Rio, atraem muitos corredores novatos que escolhem essas provas para estrear no esporte. Esses atletas 0Km sem trocadilhos são evidentemente bem vindos ao nosso mundinho, mas talvez por inexperiência ou até por acharem que tem experiência, protagonizam cenas estranhas e muitas vezes perigosas quando colocam a segurança dos outros em risco. Credito a maior fatia de culpa aos novatos, entretanto, tem muito atleta rodado que também dá suas mancadas.
Uma das melhores maneiras de identificar esse tipo de atleta é observar nessas provas aquele sujeito que do nada aparece ao seu lado com uma velocidade espantosa (e eu sempre me pergunto: onde ele estava?). Se não bastasse o susto de ver um torpedo no meio de um monte de gente lenta para ele é claro o cidadão teima em ficar dando suas bufadas em seu pescoço e querendo ultrapassar a todo custo, num zigue-zague infernal. Frise-se, ultrapassar em corrida é um direito. Porém deve-se saber fazê-lo, respeitando o seu colega corredor.
Por outro lado, os corredores mesmo os que correm no fundão, não devem formar paredes de três, quatro ou mais corredores de forma compacta, impedindo assim que mais rápidos os ultrapassem. Deixar uma brecha e caminho livre para um atleta mais rápido, que não necessariamente se encaixe no estereótipo acima, também faz parte das regrinhas básicas do manual.
Como se vê, tudo é uma questão de bom senso entre lentos e rápidos, novatos e experientes.
Corridas de Rua · 11 nov, 2007
Enquanto nesta semana meu xará o príncipe britânico Harry perdeu a namorada, eu termino a primeira semana de treino 45 quilômetros mais velho e, ao contrário dele, bem feliz. As dores estão por toda parte, mas em questão de dias e com a seqüência de treinamento as coisas se ajeitam e elas logo somem.
Estou na base e a regra número um é rodar. Esqueça o relógio e gaste muita sola de tênis. Para mim o ideal é 65 e no máximo 75 quilômetros por semana. De 45 subo essa semana para 60 km, sendo no sábado um semi-longo de 21 km (meia maratona). Sem choro.
Pôxa, o Harry (o príncipe) está com um problemão e eu falando de mim. Bom, se for assim eu aconselho ele a dar umas corridinhas lá pelo lado do Tâmisa e quem sabe, as coisas comecem a melhorar para ele!
Corridas de Rua · 11 nov, 2007
Finalmente o torpedo com meu resultado chegou as 15h23 e diz o seguinte:
"O seu tempo na Nike 10K foi 1:07:48. Compare seu resultado com outros participantes e veja sua foto no nikecorre.com"
Esse tempo informado foi o bruto sem descontar os mais de dez minutos que precisei para atravessar o pórtico de largada. Mas está valendo, definitivamente, entrei na era dos bits!
PS.: Tempo oficial 57:03 - 5515° colocado
Corridas de Rua · 11 nov, 2007
E não é que deu pau o sistema de resultados da corrida Nike 10K, pois passadas mais de três horas que eu cruzei a linha de chegada, até agora não recebi nenhum torpedo no celular informando meu tempo como prometido.
Para falar a verdade, o tempo nesta prova não é o mais importante, alias, foi os 10 quilometros mais lento que eu já fiz em minha vida. Extra-oficialmente fechei com pouco mais de 57 minutos, mas o grande barato desta corrida é justamante se divertir, e isso eu fiz.
Alimentação · 17 jun, 2026
Saúde · 17 jun, 2026
Atletismo · 17 jun, 2026