O Magnésio é o quarto mineral essencial mais abundante no corpo, distribuído nos ossos, músculos e tecidos moles, que participa de mais de 300 reações no organismo, e o Inositol é um tipo de carboidrato importante para o funcionamento e regula diversos processos celulares. Os dois nutrientes são responsáveis também por transmissões nervosas, bem como contração muscular, tônus vasomotor e controle da pressão sanguínea.
Juntos, o Magnésio e o Inositol melhoram o funcionamento do sistema nervoso, promovendo bem-estar e redução da ansiedade. Além disso, os nutrientes encontrados na suplementação de Magnésio Inositol são essenciais para a saúde cardiovascular, muscular e óssea.
Segundo Carolina Sommer Mazon, Farmacêutica e Diretora Técnica da Equaliv, marca de suplementos alimentares, a deficiência de Magnésio e Inositol pode surgir por diferentes motivos, entre eles a ingestão alimentar inadequada. “Estudos atuais têm mostrado inadequação na ingestão de diversos nutrientes, sendo o Inositol, e em particular, o magnésio, com o consumo reduzido pela população, o que aumenta o risco do surgimento de doenças inflamatórias, crônicas e neurais”, aponta a profissional.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
O Magnésio Inositol contribui para a manutenção do estado saudável, modulando o estresse do dia a dia, otimizando o funcionamento intestinal e auxiliando na qualidade do sono. As pesquisas também apontam resultados clínicos positivos associados à suplementação de Magnésio Inositol, aumentando significativamente os níveis deste nutriente no corpo: “O uso é considerado eficaz e reverte déficits induzidos por estresse e deficiências dietéticas. A combinação deles gera equilíbrio, promovendo maior disposição, relaxamento e controle do humor”, completa Carolina.
Para obter os benefícios desejados, é preciso ficar atento ao horário de uso. Para a melhora do sono, por exemplo, é indicado que a suplementação seja feita na parte da noite, pelo menos 40 minutos antes de dormir. Para atuação no trânsito intestinal ou de melhora da sensação de bem-estar, o consumo pode ser feito em horário diurno, e até mesmo dividido em mais de uma vez ao dia.