Momentos de descontração antes da largada (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.combr)
Neste domingo (11/12) o triatleta Santiago Ascenço venceu a última etapa do Troféu Brasil de Triathlon, em Santos, e assegurou o título da temporada 2011, o terceiro em sua carreira. Numa prova marcada por garoa e fortes disputas, o goiano marcou 1h45min54 e levou a melhor sobre Marcus Vinicius Fernandes.
Direto de Santos (SP) – O dia amanheceu encoberto na cidade de Santos, litoral paulista, para a disputa da última etapa do Troféu Brasil de Triathlon, prova que esse ano chegou às sua 21ª edição. A largada para os profissionais aconteceu às 9h na Ponta da Praia, hora em que uma leve garoa começou a cair.
Nas duas voltas da primeira perna da prova, com 1,5 quilômetro de natação, Marcus Fernandes, Fred Monteiro e Antônio Massur Filho foram os primeiros, com Santiago correndo atrás do prejuízo. Após uma rápida transição, o grupo seguiu para os 40 quilômetros de ciclismo, onde a pista molhada obrigou todos a redobrarem a atenção.
Após a primeira volta da bike Marcus permanecia na frente, mas Santiago começou a ganhar posições e estava a um minuto atrás, sendo perseguido de perto por Guto Antunes, com 1min15 atrás do líder. Neste momento a chuva deu uma trégua e o clima abafado, característico de Santos, começou a dar as caras.
Na saída para os dez quilômetros de corrida a diferença entre Marcus e Santiago era apenas visual e foi nessa modalidade que o goiano mais uma vez mostrou sua força. Ele ultrapassou o adversário no meio do percurso até completar em primeiro com 1h45min54, contra 1h46min59 do jovem talento do triathlon nacional.
Impressões – Hoje a temperatura ficou confortável e a alta umidade não interferiu. A cada ano vamos ajustando um detalhe para sempre melhorar, conta Santiago que em cada etapa teve um adversário a altura durante a natação e a bike. Numa das provas o Adriano Sachetto deu trabalho e tirei a diferença na corrida, na passada foi o Guilherme Manochhio e hoje o Marcus. Isso é bom, pois engrandece o esporte e valoriza a vitória para não acomodarmos, completa o campeão que vai sacrificar as festas de fim de ano em virtude do treinamento para o Ironman 70.3 de Pucón, no Chile, na primeira semana de janeiro.
Além dos cumprimentos pelo vitória e pelo título, ele recebeu aplausos do público e dos adversários pelo seu aniversário. Antes do caneco dourado deste ano, Santiago também acumulou vitórias no campeonato de 2004 e 2006.
Já o vice-campeão disse que teve problemas para dar tudo de si no ciclismo. O clima até ajudou, mas o ciclismo estava muito perigoso por conta do chão molhado e eu não conseguia fazer muita força após a retomada de velocidade, lembra. Mas foi bom. Os três primeiros encaixaram uma boa prova, mas não deu para pegar o Santiago, ele estava imbatível, completa o triatleta.
O terceiro lugar ficou com Guto Antunes, que marcou 1h48min33. A maior dificuldade que eu tive foram as águas vivas no trecho de natação. Após a primeira bóia senti uma dor, achei que fosse muscular, mas quando olhei para o braço vi que estava todo queimado, lembra o paulista que também avaliou como perigoso o trecho de ciclismo por conta da chuva. Tínhamos que fazer as curvas muito devagar, o que prejudicou minha tentativa pela vitória. Além disso, o Santiago está numa fase impressionante, conta elogiando o adversário.
Guto também teve outro motivo para comemorar o resultado: a presença de sua filha no evento. Com quatro meses foi a primeira prova que ela foi me assistir e foi muito gostoso chegar e vê-la me esperando. Para 2012 Guto pensa em mudar um pouco de ares. Tenho algumas discordâncias da organização e não pretendo correr ano que vem caso não sejam mudadas. Além disso, vou estrear em Ironman na prova do Brasil.
Após cinco etapas realizadas o campeonato ficou da seguinte forma:
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda