A largada foi no interior do LIC (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
Atualizada em 19/10 às 12h31
Florianópolis – Foram mais de 70 quilômetros de percurso por asfalto, praia, trilhas, bosques, pasto e outros terrenos durante a edição 2010 do Mountain Do Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC) no último sábado (16/10). Entre os desafios do percurso estavam dunas, pedras, mata fechada e até uma aranha caranguejeira.
Durante o trajeto e nos postos de troca, a animação e o cansaço se misturavam, mas o prazer de cruzar a linha de chegada era comum a todos os competidores. Saiba quem foram os vencedores entre as duplas, quartetos e octetos, que receberam troféus de bonificação durante o almoço festivo no domingo (17/10).
A campeã geral da disputa foi a Companhia da Corrida, que conquistou o heptacampeonato com os oito atletas coordenados pelo treinador Ivan Razeira. A dupla campeã, Petiskeira Fun Runners/ SNC foi a primeira a cruzar a linha de chegada, mas no tempo corrigido ficou apenas com o título da categoria. Eles marcaram 6h17min19 e foram seguidos pela Koru Corrida de Aventura (7h19min09) e pela Konsolle Running (7h22min31).
Entre os quartetos masculinos, o topo do pódio ficou com a florianopolitana Tribo do Esporte/ Os Meninos, com o tempo de 5h50min22. Estamos felizes por termos melhorado o nosso tempo na corrida e estamos preparados para fazer ainda mais bonito ano que vem, comenta Jasiel Neves, que teve ainda a companhia de Ramiro Isotton; Rafael Maioral e Gilberto Cordeiro, com coordenação de Andrea Teixeria. A segunda colocação ficou com a Sprint Assessoria Esportiva 5, também de Floripa (6h24min23) e a terceira com a Sprint Assessoria Esportiva 2 (6h46min31).
Na categoria quatro atletas misto, quem se deu melhor foi a Rastro Joinville, com 6h13min45, seguida pela Portonave, de Navegantes (SC) com 6h14min40 e a Corre-Bloc Fazenda, de São José (SC), com 6h28min39. A equipe é realmente muito forte e graças a Deus eles conseguiram uma boa colocação. A equipe já foi montada com o objetivo de vencer, relata Cristiano Berezoski, que representou no pódio os colegas Juliano da Silva, Andreia Nazaré de Jesus, Eduardo Bertolotti e Gerson Leal.
Já nos quartetos femininos, as meninas da Phisic Running/ Adidas/ Marcelo Sports, de Balneário Camburiu, fizeram bonito ao marcar 8h09min27 para garantir a vitória. Foi uma prova muito legal, um verdadeiro desafio, conta Adriana Rauber. Sempre viemos com octeto, mas dessa vez resolvemos encarar em quarteto. Foi difícil, mas a emoção é maior, completa a atleta que estuda a possibilidade de competir em duplas ano que vem. O time era composto ainda por Farid Raimundo Beraldo; Ludmilla Malta e Nádia Guerra e foi sucedido pela Sprint Assessoria Esportiva 1 (8h35min30) e Os Pernas Girls (9h53min14).
Octetos – Entre os octetos masculinos a Runners Team Ricardo Sardá, de São José (SC) fechou em primeiro com 6h19min49, seguida pelas equipes da casa Marinha do Brasil II (6h22min47) e Vidativa Floripa Formacco (6h38min32). O Mountain Do é show de bola! É um evento muito bem organizado e alucinante, avalia Vanderlei Lopes. Foi difícil, mas conquistamos o objetivo de forma perfeita, finaliza o competidor que teve a companhia de Ricardo e Renato da Silva Sardá, Rodrigo Paz da Silva Ribeiro, Eduardo Cardoso, Kassiano Machado, Luiz Carlos dos Santos e Fábio Junior Medeiros.
Na categoria oito atletas misto a Phisic Running/ Adidas/ Marcelo Sports 1, de Balneário Camboriú, chegou ao topo do pódio com o tempo de 6h35min, em disputa acirrada com a Polícia Militar de Santa Catarina (6h50min10). Todos os trechos foram muito difíceis, mas o sol ajudou e no final deu tudo certo, conta Gisele Silverio, que correu o percurso do Hotel Engenho Eco Park ao Rio Vermelho, com paralelepípedo, asfalto e estrada de chão. A parte mais complicada foi a subida de quase um quilômetro, completa. A terceira colocação foi para a Phisic Running/ Adidas/ Marcelo Sports 3, com o tempo de 7h48min34.
Por fim, nos octetos femininos as meninas de Balneário Camboirú da Corredores do Terral disputaram trecho a trecho a vitória com a Vidativa Floripa/ formacco 2, de Floripa, e a Ironmind II, também da Ilha da Magia. As representantes de Balneário foram melhores em quase todos os trechos até completarem em primeiro com o tempo de 7h37min22. Foi uma prova com muitos desafios, cansaço e superação e até umas vacas no caminho que atrapalharam um pouco, relata Andresa Bruse. A trilha também estava um pouco molhada e escorregadia, finaliza a atleta que correu o trecho entre a Praia da Joaquina e a Praia Mole.
A Vidativa foi mais rápida nos trechos dois, três, seis e sete, mas ficou com a segunda colocação ao marcar o tempo de 7h49min41. A Ironmind II teve um desempenho superior no percurso seis e no sete em relação à campeã, no oito em relação à vice, mas acabou em terceiro com 8h18min12.
A competição esse ano teve largada no Lagoa Iate Clube (LIC), diferente dos anos anteriores, em que a saída e a chegada eram no Hotel Engenho Eco Park. São Pedro resolveu acompanhar a mudança e não mandou a tradicional chuva que sempre dava as caras, desde a primeira edição.
A prova foi um sucesso, avalia Euclides S. Cunha, o Kiko, responsável pela organização. São sete edições da competição na Lagoa da Conceição, tivemos alguns percalços e incidentes, mas no geral consolidamos o evento. Foram 1.200 atletas, sendo 40% de participação feminina na prova mais charmosa do Brasil, completa.
Ainda segundo Kiko, apesar da competição que há entre as equipes, o Mountain Do é uma grande confraternização entre amigos. A competição fica em segundo plano, pois há um espírito de amizade e companheirismo em meio à natureza. Sobre a nova largada, assim como os atletas, ele também aprovou a mudança. Temos que fazer alguns ajustes, mas a largada certamente será sempre aqui. É uma obra de Oscar Niemayer e um verdadeiro cartão postal da Lagoa da Conceição, finaliza.
A próxima competição com organização da Sports Do Marketing Esportivo será o Beto Carrero Mountain Bike, a ser realizado no dia 21 de novembro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site oficial, o www.betocarreromountainbike.com.br.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda