Edson Dantas também é tetracampeão da São Silvestre (foto: Divulgação)
Direto da Running Show – O fundista Edson Dantas mostra nesta sexta-feira que tudo é possível quando se é determinado. Na palestra que dará na Running Show 2010, ele conta como superou as dificuldades de ter uma perna amputada após trágico acidente e atualmente corre grandes provas e consegue sonhar em ir além.
Em 1992, Dantas foi mais uma vítima da violência urbana e teve sua perna amputada logo abaixo do joelho. Demorou oito meses para se recuperar e se adaptar à sua nova realidade, incluindo reaprender a andar.
Há dez anos surgiu a curiosidade, como ele mesmo define, sobre como seria correr sendo um amputado. Ele descobriu que existiam próteses especiais, conseguiu ajuda e começou. Hoje, corre provas de diversas distâncias e coleciona títulos em sua categoria.
Em mais um exemplo de superação, Dantas correu 13 quilômetros descalço e com o tênis na prótese durante a Meia Maratona do Rio de Janeiro. Um problema no solado que mantém a aderência da prótese fez com que ele tivesse que tirar o tênis para conseguir completar a prova, mantendo o exemplo de garra e determinação.
A Running Show acontece até o dia primeiro de agosto no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera. As palestras são realizadas diariamente e têm duração de uma hora. A inscrição é gratuita aos participantes da feira.
Este texto foi escrito por: Clarissa Viana