As belas praias da cidade fazem parte do percurso (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
No dia 25 de abril a cidade de Florianópolis (SC) receberá a 14ª edição do Revezamento Volta à Ilha, competição de 150 quilômetros em torno da Ilha da Magia que esse ano bateu recorde de inscritos. Ao todo são 380 equipes, 30 a mais do que ano passado, num montante de 3.500 participantes entre brasileiros e argentinos.
O trajeto inclui mais de 20 pontos turísticos e praias da cidade e os atletas terão que passar por praias, dunas, estradas e outros desafios, saindo do lado oeste da ilha, na Avenida Beira Mar Norte. Participar do revezamento é sempre pensar coletivamente. A prova requer da equipe organização e preparação meses antes, enfatiza o professor Carlos Duarte, organizador do evento e presidente da Eco Floripa Eventos Esportivos.
Um dos trechos mais temidos pelos atletas é o Morro do Sertão do Peri, ao sul do município, apelidado por alguns como Morro Maldito. O terreno é de chão batido, com uma subida íngreme que atinge 250 metros de altitude. A seguir vem a descida, onde os freios musculares e o equilíbrio corporal são muito exigidos, explica Carlos.
Em 2008 a equipe vencedora foi a Paquetá Esportes Asics, de Porto Alegre, que já confirmou participação na edição deste ano na tentativa de obter o tetracampeonato. O recorde histórico da competição pertence ao Exército Brasileiro, que em 2002 marcou 8h21min50 no então trajeto de 155 quilômetros.
Este texto foi escrito por: Webrun