Todo início de ano nós pensamos em novos objetivos. E com os corredores não é diferente. Eles fazem o mesmo com as provas que querem correr no ano.
Para essa preparação física, costumam alinhar os treinos com o treinador, incrementar com novos exercícios, mas e a mente?
Sabemos que a mente fortalecida auxilia muito nos treinos e provas.
Portanto seguem algumas dicas para ajudá-los no preparo mental:
1. Escolha seus objetivos cuidadosamente
Lembre-se de buscar objetivos claros e possíveis, de acordo com seus treinos e momento de vida. Para te auxiliar você pode utilizar o método S.M.M.A.R.T (Específico, alcançável, relevante e temporal). Para manter seu foco, escreva-os e revise regularmente. Isso te ajuda na motivação dos treinos.
2. Treino mental é forte aliado nas provas
É importante manter sua mente equilibrada. Autoconfiança e o poder da resiliência mental são fundamentais para manter a motivação durante todo o ano. Você pode praticar a visualização antes das provas, lembrando que quanto mais aspectos sensoriais você colocar na imagem, mais efetiva será. Sinta cheiros, temperatura, sensações físicas e, principalmente, a boa sensação mental de estar realizando aquela prova.
3. Livre-se da ansiedade
Muitos atletas sentem-se ansiosos antes das provas, dormem mal, alguns com medo de perder a hora, ou sentem desconforto físico. Então, hora de aprender a gerenciar sua ansiedade. Você pode praticar respirações diafragmáticas (método 4-7-8, inspire profundamente por 4 segundos, segure o ar por 7 segundos e expire lentamente por 8 segundos), mindfulness, exercícios de relaxamento progressivo, reestruturação cognitiva, que significa identificar pensamentos automáticos negativos. E questioná-los. Verifique a veracidade desses pensamentos, deixe-os passar e foque em algo positivo, porém realista, que te motive e te leve para a frente.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
4. Saiba planejar
Tenha um planejamento de treinamento estruturado, alinhado com suas provas. Isso auxilia na sua autoconfiança.
5. Calibre suas expectativas
Para não se frustrar saiba respeitar os seus limites físicos e mentais. Foque no processo e não somente nos resultados.
6. A resiliência é fundamental
As dificuldades podem aparecer. Lesões, desmotivação, tempo abaixo do esperado. A forma como você lida com isso fará toda a diferença na sua evolução nas corridas. Sempre que esse momento difícil acontecer pense no que você pode aprender com isso e lembre-se que esses acontecimentos serão oportunidades para seu crescimento.
Resumindo: O bom resultado depende de um planejamento estratégico, disciplinado e claro, fortalecimento mental.
Valorize cada conquista, mesmo que seja aparentemente pequena, mantenha-se emocionalmente forte e aproveite muito o processo.
Lembre-se: mente e corpo funcionam juntos!
Excelente ano para todos.