Edson compete há 10 anos (foto: Eduardo Iezzi/ www.webrun.com.br)
O atleta amputado Edson Dantas representará o Brasil na sétima edição da tradicional Hope & Possibility, prova de cinco milhas (aproximadamente oito quilômetros), que acontecerá no Central Park, em Nova York (EUA) no próximo dia 28. Ele defenderá o título em sua categoria, já que ano passado foi o primeiro com o tempo de 34min43.
O atleta, que conta com o patrocínio da empresa Otto Bock, já obteve sete vitórias nesta temporada. Ele foi o primeiro na Meia Maratona de São Paulo, na Corrida da Cidade de Aracajú, na Meia Maratona Corpore, na Corrida do Trabalhador, na Corrida e Caminhada Graacc e, mais recente, na primeira etapa do Circuito Paraolímpico Loterias Caixa São Paulo.
A competição americana tem organização do New York Road Runners, mesmo clube responsável pela Maratona de Nova York, e oferecerá uma premiação de seis mil dólares, divididos entre as categorias geral, deficientes visuais, amputados acima do joelho, amputados abaixo do joelho, com deficiência e cadeirantes. Ano passado a disputa contou com 21ºC de temperatura e ventos de 2,2 metros por segundo.
A história de sucesso do atleta começou após um grande trauma em 1992, ocasião em que ele foi empurrado de um trem em movimento e foi obrigado a amputar a perna direita. Recuperado física e psicologicamente, no ano 2000 ele começou a se dedicar ao atletismo e os resultados positivos começaram a aparecer.
Este texto foi escrito por: Webrun