Orgulho de ser brasileiro

Redação Webrun | Corridas de Rua · 29 nov, 2007

“Brasil”! Grita um cara ao ver a bandeira brasileira estampada em minha camiseta. Rápido como o tempo exigia, já que vinha em um ritmo constante para quebrar meu recorde pessoal em maratona, deu tempo de pegar aquele sotaque conhecido no meio da multidão, encará-lo, agradecer com um rápido aceno de cabeça e seguir em frente.

O fato de escutar a palavra Brasil a 10 mil quilômetros de distância de nossas casas é muito forte em alguns casos. Eu numa situação esportiva indiretamente representando o país como todos os amadores que correm provas fora do Brasil o fazem posso dizer que a situação é marcante.

Mas o que marcou mesmo foi o fato que eu me emocionei com a cena e, plagiando o slogan do Pão de Açúcar, que também estava representado em peso na prova por centenas de atletas, naquele momento senti o verdadeiro “orgulho de ser brasileiro”.

E nada como divagar em uma maratona para manter a dor longe ou um pouco mais distante, me peguei questionando: o porquê eu tinha orgulho de ser brasileiro. Pensei nas mazelas, na miséria, nos políticos, nas riquezas do país que são expropriadas, pensei, pensei e não sei como eu cheguei à conclusão, que apesar de sermos o que somos, eu tinha orgulho de ser brasileiro.

Talvez essa foi uma das lições que eu aprendi na corrida, ter orgulho de ser brasileiro. Mais. Aprendi que podemos com pequenos gestos de cidadania, de carinho e incentivo mudar situações para o bem, como fez aquele anônimo torcedor ao gritar Brasil!

E você já sentiu isso que estou falando? Então divida esse momento conosco no link abaixo.

Este texto foi escrito por: Harry Thomas Jr.

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!