Mulheres recebem premiação menor na corrida São Silveira

A Corrida Internacional de São Silveira, competição que este ano chega à sua 32ª edição em Barueri (Grande São Paulo) vai na contramão dos grandes eventos de corrida de rua do Brasil e ainda oferece premiação menor para as mulheres. Confira a explicação dos organizadores, bem como a opinião de profissionais do meio.

São Paulo - O campeão da categoria masculina da São Silveira desse ano levará para casa o montante de R$ 5.000; o segundo R$ 3.000 e o terceiro R$ 2.000, enquanto as mulheres serão contempladas com R$ 1.500 para o primeiro lugar; R$ 800 para o segundo e R$ 700 para o terceiro. Além disso, os homens contarão com categorias Geral; Principal; Veterano e Infantil e as mulheres terão apenas a categoria geral e a feminina Barueri, que premiará a primeira atleta da cidade a completar.

De acordo com Roberto Silva, um dos responsáveis pela organização da corrida, todos os anos a prova conta com uma elite masculina mais competitiva do que a feminina, motivo pelo qual oferecem uma premiação diferenciada. “A Elite feminina pouco prestigia a prova e, por mais que tenhamos várias formas de divulgação para trazer mais mulheres, não tem surtido efeito”.

Já sobre o fato de as mulheres não terem premiação nas categorias, ele explica que “da mesma forma que não vem muita elite feminina, também vem poucas atletas veteranas e adolescentes”. Ele completa dizendo que em alguns anos abriram para categorias e mesmo assim o número de mulheres continuou baixo.

Contrapartida - Na elite feminina do ano passado estavam Pamela Bundotich, que ficou em quarto lugar na São Silvestre; Marily dos Santos, atual bicampeã do Circuito Caixa de Corridas de Rua; Fabiana Cristine; Nadir Sabino (ambas entre as 15 melhores do ranking CBAt nos 10 km), entre outras atletas de ponta. Para Gilmário Mendes, treinador de Marily, a diferença de premiação “é um absurdo”.

Segundo ele, no Nordeste algumas provas costumavam ter essa prática, pois os organizadores diziam que o número de inscritos entre as mulheres não era muito grande. “Nós dissemos a eles que todos os custos, com passagem, hotel e inscrição eram os mesmos, não havia desconto para as mulheres e no ano seguinte eles igualaram os prêmios, fato que não aconteceu com a São Silveira”.

Sobre a explicação do organizador, ao dizer que a prova não atraía competidoras fortes, Gilmário acredita que é uma forma estranha de se justificar. “Ano passado a elite feminina estava mais forte do que a masculina, mas sempre haverá menos mulheres, porque a quantidade de praticantes do sexo feminino em corridas é menor mesmo”.

Em março, época do Dia Internacional da Mulher, o Webrun entrevistou alguns organizadores de prova sobre o assunto e todos foram contrários à pratica de premiar as mulheres com valores separados. “Apesar do número de mulheres em provas ser menor do que o de homens, sempre premiamos igual. Eu acho justo, não dá para fazer essa diferenciação”, ressalta Oswaldo Felipe Júnior, da TH5 Eventos. “Nós seguimos a norma de igualdade para todos, que é aplicada em nível mundial, que a IAAF utiliza. Ou premiamos igual ou não damos nada”, enfatiza José João da Silva, da JJS Eventos.

A Corrida de São Silveira acontecerá no dia 15 de dezembro nas ruas de Barueri e servirá como seletiva para a São Silvestre. Quem quiser participar do evento, pode se inscrever através do site www.wmeventosesportivos.com.br.

Corridas de Rua · 14 nov, 2007


Semana de Esportes Astronômicos tem Spinning

Desde a última segunda feira acontece em São Paulo a Semana de Esportes Astronômicos, que tem o objetivo de integrar a ciência, o corpo e a mente. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e a Subprefeitura de Pinheiros, que entre outras atividades contará com um spinning no planetário.

Pedalar entre as estrelas de uma galáxia à outra, contemplar os planetas do Sistema Solar, ou mesmo a lua enquanto se pratica exercício, pode parecer uma cena do futuro, ou mesmo saída diretamente das telas de um filme de ficção científica. Não para os paulistanos que participarem nesse fim de semana da aula de spinning no planetário do Parque Ibirapuera.

A viagem intergalática será composta por 60 tripulantes, que usarão bikes colocadas sobre um tablado a ser montado em cima das cadeiras do planetário, um veículo alternativo, limpo e que contribui para o bem estar. O evento terá o acompanhamento de um instrutor e um médico ficará de plantão para qualquer eventualidade.

As seções acontecem entre sexta (16) e domingo (18) às 15h, 17h, 19h e 21h, sendo que os três primeiros horários serão reservados para pessoas menos experientes, que farão uma espécie de passeio ciclístico, enquanto a última sessão será uma exploração pelo universo para os mais experientes. O Planetário fica no Parque Ibirapuera, sito à Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, entrada pelo Portão 10.

Triathlon · 14 nov, 2007


Desafio 24h agita Fortaleza no fim de semana

No próximo sábado começa a edição 2007 do Desafio 24h de Ciclismo, competição que acontecerá no Beach Park, em Fortaleza e conta com algumas novidades para essa edição, como o Desafio 12 horas e a categoria solo. Entre o total de 200 participantes, 18 homens e uma mulher optaram por pedalarem sozinhos.

Nas 12 horas, vários quartetos e sextetos foram inscritos, representando quase metade do total de participantes e equipes profissionais se prepararam para brigar pela ponta, fatores que certamente aumentarão a emoção da disputa. Segundo os organizadores, haverá um caminhão na arena, que venderá gelo durante o sábado até às 16h e um restaurante servirá almoço e jantar de massas no sábado (incluso na inscrição para os atletas).

A largada está prevista para 9h do sábado e, na sexta-feira, acontecerá a entrega de kits, entre 15 e 17h, além do simpósio técnico, entre 17 e 18h. Logo em seguida haverá um jantar de massas, que será servido dentro do Aquapark, no Beach Grill, incluso no valor da inscrição para atletas e sob o valor de R$ 15 para convidados.

Como novidade na premiação deste ano, após a chegada as equipes subirão ao pódio para sessões de fotos e comemoração com champagne, mas a entrega de prêmios será feita às 12h do domingo no restaurante Beach Gourmet. Também será servido um almoço para os atletas (acompanhantes pagam R$ 15) e vales ingresso para o Parque Aquático.

Triathlon · 14 nov, 2007


Grupos especiais podem praticar atividade física?

Correr é uma atividade física recomendada por muitos médicos, porém, algumas pessoas ficam em dúvida quanto à restrição da corrida para dois grupos distintos: os diabéticos e as grávidas. Para falar e esclarecer dúvidas sobre esse tema, o médico esportista Dr. Osmar de Oliveira, participou nessa última segunda-feira de um bate-papo na loja Velocità, em São Paulo. Saiba como foi.

São Paulo - Será que quem tem diabete pode correr? E a grávida também pode? Pessoas desses dois grupos distintos, porém, com a necessidade de cuidados extras, muitas vezes não sabem se podem ou não praticar atividade física. A boa notícia é que elas não só podem como devem. Claro que alguns cuidados devem ser seguidos, mas não é nenhum “bicho de sete cabeças”, como alguns podem pensar.

Para os diabéticos a corrida funciona como um aditivo a mais para diminuir a taxa de glicose do sangue. De acordo com o Dr. Osmar de Oliveira, pesquisas indicam que a diabete é doença que atinge mais pessoas no mundo. Por isso devemos ficar atentos com a nossa saúde e saber cuidar do nosso corpo corretamente.

O organismo do ser humano só funciona porque se alimenta basicamente de duas substâncias essenciais para nossa sobrevivência: o açúcar (em forma de glicose) e o oxigênio. Somente essas duas substâncias são aproveitadas por todas as partes do corpo. Mas para o açúcar entrar nas células é preciso da insulina, que nos diabéticos é produzida em baixa quantidade ou então não é produzida.

Assim, no caso dos diabéticos, o açúcar não irá para a célula e, portanto ficará acumulado no sangue. “A atividade física pode ser uma das formas de queimar essa glicose acumulada”, explica Dr. Osmar.

Tipos - Estudos mostram que existem dois tipos de diabetes. O mais grave é a diabete tipo I, quando o organismo não tem mais insulina. Nesse caso a atividade física deve ser feita de forma leve e com supervisão de profissionais da área da saúde.

Já o Tipo II é o mais comum e sua característica principal é a não absorção da insulina pelo organismo. “Nesses casos recomendo pelo menos 20 minutos de atividade física, tempo para o corpo começar a queimar a glicose”, explica Dr. Osmar. Além disso, uma boa alimentação é recomendada.

Não é porque a mulher está grávida, que ela deve parar toda e qualquer atividade física. Praticar algum tipo de esporte durante a gestação só beneficia a mulher, o trabalho de parto e a recuperação no pós-parto. Mas nesse caso a mulher só deve encarar alguma atividade se tiver aprovação do médico, no caso do ginecologista e também do obstetra.

“Nem toda gestação é igual. Às vezes o que é bom para uma mulher é ruim para a outra. Por isso antes de fazer alguma atividade física durante a gravidez é preciso consultar o médico”, conta Dr. Osmar.

Depois de ser liberada pelo médico, aí sim a mulher grávida deve fazer atividade física pelo menos três vezes por semana. As mais indicadas e eficientes são caminhada, hidroginástica e localizada. Essas podem ser complementadas com alongamento.

“O exercício durante a gravidez evita varizes, lombalgia e diminuiu o inchaço. Além disso, se a mulher enrijecer o abdômen, ela terá mais músculos e força na hora do parto”, diz o médico esportivo.

Mas de acordo com o Dr. Osmar, alguns cuidados devem ser tomados durante os nove meses de gestação:

- Não prender a respiração durante a atividade física;
- Não apertar os seios com tops, por exemplo;
- Não fazer impactos (prefira caminhada ao invés de corrida);
- Parar a atividade física 15 dias antes do parto.

Atletismo · 13 nov, 2007


Confira como foi o GP Internacional de Triathlon

No último domingo cerca de 200 triathletas participaram da terceira edição do GP Internacional de Triathlon, em Balneário Camburiu (SC), competição que teve uma novidade para a categoria elite, o desafio contra o relógio. A vitória entre os homens ficou com Fábio Carvalho, enquanto Vanessa Gianinni faturou entre as mulheres, num total de atletas de nove estados brasileiros e da Argentina.

O principal desafio que eles enfrentaram no percurso foi a subida da Estrada da Rainha, que é sempre muito temida pelos atletas, devido à sua inclinação. Outro fator que deixou a competição ainda mais interessante foi o fato de ninguém saber em que posição estava depois de completar o percurso, já que cada um largou separadamente.

A ordem de largada aconteceu via sorteio no momento do check in das bikes na área de transição, com cada atleta tirando um número correspondente à sua posição inicial. Thuanny Viegas foi a primeira a entrar na água, sozinha, seguida de Verônica Melo, Thiciane Viegas, enquanto Wesley Matos foi o primeiro homem a largar e assim sucessivamente a cada cinco minutos, até todos os atletas estarem na água.

Os primeiros a cruzarem a linha de chegada foram Thuanny e Juraci Moreira, medalhista de bronze no Pan 2007, mas os vencedores só foram conhecidos depois que todos cruzaram a linha de chegada. Enquanto a prova aconteceia, familiares, amigos e fãs faziam as contas na tentativa de diminuir a angústia antes do resultado oficial.

Fábio Carvalho obteve a vitória, com 36 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Juraci Moreira, que por sua vez ficou 10 segundos à frente de Igor Amorelli. Entre as mulheres, Vanessa deu um show à parte na bike e na corrida e faturou o título com mais de um minuto sobre Thuanny.

Resultados

Masculino:
1º Fábio Carvalho - 58min
2º Juraci Moreira 58min36seg
3º Igor Amorelli - 58min56seg
4º Frederico Luís Monteiro - 59min02seg
5º Guilherme Manocchio - 59min31seg

Feminino:
1ª Vanessa Gianinni - 1h07min39seg
2ª Thuanny Viegas - 1h09min16seg
3ª Fernanda Bau - 1h09min34seg
4ª Pâmela Oliveira - 1h10min15seg
5ª Maria Soledad Omar - 1h10min16

Triathlon · 13 nov, 2007