Marily buscará índice olímpico em abril (foto: Tico Utiyama/ ZDL)
A alagoana Marily dos Santos tentará o índice olímpico para a Maratona de Pequim no começo de 2008. Após um fim de ano agitado com diversas competições nacionais importantes, como a Volta da Pampulha e a São Silvestre, a atleta irá encarar maratonas internacionais para conquistar uma vaga olímpica.
Segundo o treinador da maratonista, Gilmário Mendes, a idéia inicial era participar da Maratona de Dubai, nos Emirados Árabes, já que é uma prova de grande repercussão, principalmente pela presença de Haile Gebrselassie, recordista em maratonas (2h04min26). Tentamos contato com um manager por lá, mas com a programação intensa no fim do ano tivemos que adiar, comenta Gilmário que também é marido de Marily.
Agora eles estão programando uma maratona para meados de abril, também na Europa, provavelmente a de Roterdã, no dia 13. Se até o quilômetro 30 mais ou menos, ela não conseguir a média para o índice, ela vai parar e correrá a Maratona de San Antonio, em Padova (Itália), dia 27 de abril. Ano passado ela foi a terceira colocada dessa prova e, segundo Gilmário, essa foi uma prova em que ela gostou de correr.
A chegada na cidade é complicada, pois tem um piso antigo e dificulta um pouco para os atletas e nos pegou desprevenidos ano passado, mas agora já vamos preparados, ressalta o treinador. Atualmente Marily ostenta o tempo de 2h39min45, obtido em Padova, e está na segunda posição do ranking com índice B exigido pela Iaaf.
Segundo as regras de convocação, vão para Pequim as três primeiras do ranking nacional, desde que possuam o índice A , estabelecido em 2h37min, ou a primeira com o índice B, estabelecido em 2h42min. A data limite para obtenção da marca é dia 11/05/2008 e, atualmente, Marizete Moreira seria a única convocada, já que possui 2h39min08. Lucélia, Pretinha, Marizete Rezende, todas estarão na busca por marcas, então é necessário fazer um ótimo tempo para se garantir, conclui Gilmário.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda