Nenhum paraatleta até hoje completou a competição (foto: Divulgação)
Paulo de Almeida será o único deficiente físico do mundo amputado com prótese que correrá a edição desse ano da Comrades Marathon, no dia 17 de junho. A prova é disputada nas montanhas da África e terá largada da capital da província de Kawazulu, em Pietermaritzburg e chegará até a cidade costeira de Durban, na África do Sul.
Em anos pares a disputa é no sentido do nível do mar para a altitude e em anos ímpares ocorre o inverso. Paulo enfrentará as descidas da região num percurso que soma 90 quilômetros e se diz confiante após os treinos realizados. A prova representa mais de duas maratonas no mesmo dia. É um desafio pra mim, pois não existe uma categoria que separa as pessoas com deficiência das pessoas sem deficiência.
Até hoje nenhum deficiente que participou da prova, chegou ao final e esse é mais um fato que motiva o paraatleta. Pretendo vencer e terminar a maratona em menos de 10 horas. Semana passada ele participou de um treino de 70 quilômetros em São Paulo, com duração de sete horas, temperatura média de 35ºC, chuvas em diversos pontos e avalia o resultado como bom.
Terminei o treino no mesmo tempo que meus colegas sem deficiência. Além de todo meu preparo, isso se deve também à qualidade das próteses que temos atualmente no mercado, comenta. Segundo ele, hoje em dia os deficientes conseguem fazer as mesmas coisas que as pessoas comuns. A tecnologia empregada nos equipamentos que nós utilizamos é de ultima geração, completa.
Ele embarcará no dia 12 de junho, mas antes ainda fará treinos especiais de 60 e 50 quilômetros, além de treinamentos diários que incluem condicionamento físico, auxílio psicológico e nutricional.
Após um acidente de trabalho, Paulo de Almeida teve a perna amputada abaixo do joelho, mas em vez de desanimar, encontrou no esporte um novo estilo de vida. Sob recomendação médica, ele começou a correr e se deparou com uma nova realidade. Em 1999 começou a treinar como atleta da ADD (Associação Desportiva para Deficientes) e já alcançou diversas vitórias.
Ele é campeão em sua categoria das seguintes provas: Maratona de Nova Iorque (2000, 2001, 2002 e 2005); campeão da Maratona de Chicago (2005); bicampeão da Maratona de São Paulo (2000, 2001) e vice campeão do Triathlon Internacional de Santos (2002).
A ADD está buscando empresas patrocinadoras que ajudem a viabilizar a participação dele na Comrades. Os interessados devem entrar em contato com Eliane Miada, diretora de gestão da entidade, pelo telefone (11) 5052 9944.
Além de apoiar Paulo, a instituição sem fins lucrativos promove o desenvolvimento da pessoa com deficiência por meio do esporte, educação e cursos de capacitação. Ela atende hoje em dia 2,8 mil deficientes em diversas modalidades esportivas, além de oferecer cursos para os alunos e seus familiares, com apoio da iniciativa privada.
Este texto foi escrito por: Webrun