Leandro Macedo leva pupilos para o Ironman

Redação Webrun | Triathlon · 22 maio, 2007

Leandro deixou de competir profissionalmente  mas não consegue ficar longe do triathlon (foto: Fernanda Paradizo/ www.webrun.com.br )
Leandro deixou de competir profissionalmente mas não consegue ficar longe do triathlon (foto: Fernanda Paradizo/ www.webrun.com.br )

O triathleta Leandro Macedo não compete mais profissionalmente, pois se dedica a dar aulas para jovens promessas do esporte brasileiro. Mesmo assim, a paixão pelas competições é tão grande que, mesmo participando “apenas” com o intuito de incentivar seus alunos, mostra que está em plena forma.

Prova disso foi a vitória na primeira etapa do Rbk Long Distance e o título do Revezamento Volta à Ilha na categoria duplas, ambas esse ano. Agora o próximo desafio será encarar os 3,8 quilômetros de natação, 180 de ciclismo e 42,195 de corrida no Ironman Brasil no próximo domingo (27) em Florianópolis.

“Eu comecei a me preparar para a Volta à Ilha e, como já estava voltando a fazer essa preparação, resolvi manter o treino para o Ironman”, comenta o brasiliense que diz ter recebido uma grande motivação e incentivo de seus alunos. Na prova desse fim de semana ele levará 26 atletas de Brasília e oito de Fortaleza, a maioria ainda na fase amadora.

Mudanças – Desde que ele participou pela última vez, diversas mudanças aconteceram no trajeto, mas ele mostra que está atento a tudo para instruir seus comandados. “A natação é tranqüila, pois se usa a roupa de borracha. Já o ciclismo quanto mais tarde fica, mais forte é o vento, então eu costumo dizer que a metade da bike não é nos 90 quilômetros, mas sim nos 120”. Já na corrida ele aprova a substituição de uma volta longa para duas curtas. “Hoje é diferente, o público motiva muito, principalmente na hora do cansaço, o que é uma ajuda para todos”.

Como a maioria dos alunos de Leandro vai participar pela primeira vez, ele comenta que é importante não pensarem em resultado, apenas em finalizar a prova, o que já é um grande feito. “Eu diria que o primeiro Ironman é mais fácil do que o segundo, pois você não tem noção do tamanho do buraco (risos). A partir do segundo já quer melhorar o tempo, então a probabilidade de errar o ritmo e maior”, ressalta.

Como dica para os debutantes, ele afirma que é necessário estar bem psicologicamente para enfrentar a competição que é muito dura. “É uma prova longa e é necessário estar muito bem preparado para as adversidades. Tem horas que você está muito bem, fica mal e depois recupera”.

Ainda segundo ele, a Ilha da Magia possui um clima mais ameno do que Porto Seguro, onde a prova era disputada até 2001, o que pode facilitar sua performance, assim como a maioria dos que treinam sob seus cuidados. Resta saber se a tradição de que o bom pupilo supera seu mestre vai se concretizar na prova de domingo.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!