Ivan Albano encara Ironman pela 16ª vez

Redação Webrun | Triathlon · 24 maio, 2007

Ivan durante Ironman em Wisconsin (foto: Arquivo pessoal)
Ivan durante Ironman em Wisconsin (foto: Arquivo pessoal)

O brasileiro Ivan Albano participa novamente do Ironman Brasil no próximo domingo (27) em Florianópolis (SC). Esse será o seu 16º Ironman, sexto como profissional. Além disso, atualmente Ivan é o único brasileiro que nos últimos três anos consecutivos ficou entre os “top ten” da competição canarinha.

Esse ano ele treina com Sérgio Borges, que fez alguns ajustes para melhorar seu desempenho. Pronto para encarar mais um novo desafio, Ivan quer manter os bons resultados e garantir uma vaga no Ironman do Havaí, já que a etapa brasileira é uma das seletivas para o mundial. “Dessa vez trabalhei mais a intensidade e um pouco menos de volume. Fora isso a experiência dos outros ironmans vai ser bastante interessante”, revela.

No ano passado ele conseguiu a vaga havaiana e representou o país no Mundial de Ironman junto com a carioca a Fernanda Keller, os únicos brasileiros profissionais da competição. “O sonho de todo triathleta é representar o Brasil. Estou pensando nessa possibilidade novamente”.

Experiente na etapa brasileira, ele aconselha os estreantes. Ter paciência, principalmente no início da prova, é uma dica valiosa. “A natação é uma parte que você tem que se concentrar por causa da largada. É um pouco estressante. Você tem que se posicionar no lugar certo. Não adianta ficar na frente de alguém que você sabe que pode te atropelar. Você tem que sair bem, para encarar bem algo que vai fazer o dia inteiro. Depois que largou dá uma acalmada nos ânimos”, explica.

Mesmo com 16 Ironmans, Ivan revela que ainda sente a adrenalina antes da prova. “Ainda sinto o frio na barriga antes de largada. Acho que se acabar esse frio na barriga, acaba a paixão pelo esporte”, conta.

Treinamento – Para enfrentar o desafio, Ivan treinou semanalmente cerca de 20 a 22km de natação, 500 e 750km de bike e 80 e 110km de corrida. Mas nas duas semanas que antecedem a prova, ele diminuiu os treinos. “Mais importante disso tudo é estar bem descansado para o dia do evento. Se você chegar cansado nesse tipo de prova, pode acontecer alguma coisa e você não tem outra chance”, diz.

“Meu objetivo para essa prova é colocar em prática tudo que eu treinei. Se eu conseguir fazer isso posso garantir que vou ter uma disparada na prova. Antes de qualquer colocação, vou tentar retirar toda a força que eu tenho e colocar em prática”, acrescenta.

No ano de 2004, Ivan ficou com a 10ª posição. Depois no ano seguinte conquistou o quinto lugar e na última edição ele foi o oitavo colocado. O Ironman Brasil acontece no próximo domingo (27) com largada às 7h na praia de Jurerê Internacional em Florianópolis.

Acompanhe no Webrun a cobertura on line do Ironman a partir das 6h do dia 27 de maio direto de Floripa.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda e Donata Lustosa

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!