Haile ainda não se decidiu sobre a participação (foto: Divulgação/ SCC running)
O atual recordista de maratonas, Haile Gebrselassie, pode mudar de idéia e correr os 42,195 metros dos Jogos Olímpicos de Pequim este ano. O etíope havia dito que não participaria do evento, pois a poluição da cidade poderia prejudicá-lo, já que sofre de asma, mas segundo seu empresário Jos Hermens, ele tem consultado especialistas sobre as conseqüências do clima para sua saúde.
Gebrselassie revelou mês passado que pretende competir nos 10 mil metros em vez da maratona, motivo pelo qual disputará uma prova em Hengelo (Holanda) no fim de maio, na qual avaliará sua performance. Quem sabe, comenta Hermens. Se ele não se classificar para os 10 mil, talvez vocês o vejam na maratona, ele quer muito competir nas Olimpíadas, completa o manager.
Apesar de todas as incertezas que envolvem a participação dele, alguns acontecimentos tem influenciado o atleta de 35 anos a considerar seriamente a idéia de alinhar para o field da maratona olímpica. Ele assistiu pela televisão a vitória de Martin Lel na Maratona de Londres no último domingo, onde ele estabeleceu o novo recorde do percurso, com 2h05min15. Ele quer baixar mais o recorde da distância e tem visto os adversários chegarem perto, ressalta Hermens.
Lel venceu a Maratona de Londres três vezes nos últimos quatro anos, mas nunca disputou um campeonato de maratona e adoraria competir contra Gebrselassie em Pequim. Gostaria de vê-lo na prova para ter a chance de competir contra ele, comenta Lel. As condições não importam, pois serão as mesmas para todo mundo.
Este texto foi escrito por: Webrun