Grupo de radioamador fornece importante apoio durante a Volta à Ilha

Redação Webrun | Ultra Maratona · 28 abr, 2010

Parte da equipe de apoio durante a Volta à Ilha (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
Parte da equipe de apoio durante a Volta à Ilha (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)

O Radio Grupo Litoral-PX é uma entidade sem fins lucrativos que oferece suporte de comunicação para vários eventos em Florianópolis e região, inclusive para a Volta à Ilha, competição de 150 quilômetros que acontece na cidade. Carlos Antonini é o responsável pelo do grupo, que coordena os rádios de comunicação da prova.

Logo cedo eles montam uma base no local de largada/ chegada da corrida e instalam antenas e aparelhos de rádio em veículos da organização. “Nós contamos com o carro madrinha, que acompanha os líderes, e o carro retaguarda, que fica na cola da última equipe”, conta Carlos. Além disso, as ambulâncias também são equipadas com aparelhos e podem se locomover com exatidão para os pontos de possíveis ocorrências.

“É um serviço que os corredores geralmente não percebem, mas que é muito importante para o andamento da prova”, ressalta Carlos. Dessa forma, os organizadores conseguem saber ao certo qual a previsão de chegada dos campeões, são informados de quantas equipes ainda estão no percurso, dentre outras informações.

Para que todos consigam uma comunicação alta e clara nos mais diversos pontos da ilha, algumas antenas (chamadas de repetidoras) são instaladas em residências de moradores, o que amplifica o sinal.

  • Atento carro madrinha, copia base?
  • Prossiga base
  • Qual o QTH da primeira equipe?
  • Equipe zero zero uno passando sob a Ponte Hercílio Luz
  • Ok carro madrinha, TKS

    O diálogo acima reproduz de forma simplificada uma conversa entre a base e o carro madrinha da prova, indicando que a equipe campeã da Volta à Ilha 2010, a Paquetá Esportes/ Asics, já se aproximava da linha de chegada. Durante toda a prova eles se comunicam e trocam informações e só desmontam a base depois que todas as equipes cruzam a linha de chegada com segurança.

    Além da Volta à Ilha e de outros eventos da Ecofloripa, como o Desafrio Urubici e o Desafio Praias e Trilhas, a equipe também desempenha papel importante em épocas de dificuldades. “Durante a passagem do furacão Catarina, em 2004, a Defesa Civil nos chamou para ajudar na comunicação com as cidades atingidas”, relembra Carlos.

    Assim como escoteiros, que estão “sempre alerta”, os voluntários do Grupo estão sempre prontos para ajudar quando necessário. “Somos uma grande família, todos adoram o que fazem”, finaliza o coordenador.

    Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

  • Redação Webrun

    Ver todos os posts

    Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!