Correr é bom. Mas correr ao ar livre e com companheiros de exercício é melhor ainda! Se você nunca experimentou correr em grupo, vale a pena testar e ver se gosta. A corrida vai além de um preparo físico, tem também toda uma construção psicológica e emocional. Quando o treino é com mais gente, é possível que você fique ainda mais estimulado por bons resultados e desempenhos pessoais.
+ Treinado para participar de uma corrida? Inscreva-se na Asiscs Golden Run São Paulo!
“A principal vantagem de correr em grupo é o estímulo que os alunos têm. Tanto o estímulo direto do seu companheiro te ajudando, como o indireto que você faz sobre o seu companheiro sem ele perceber”, comenta o treinador Fernando Mucciolo. Para ele, é comum que pessoas acabem perdendo a motivação de correr se estão sempre treinando sozinhas, sem nenhum tipo de encorajamento de alguém.
Com a publicitária Larissa Baldissera, por exemplo, esse encorajamento foi fundamental. Ela sempre gostou muito de dançar. Começou a caminhar e foi apresentada para um grupo de corrida. “O que eles mais me ensinaram foi acreditar em mim mesma e a poder contar com as pessoas”, diz. Além disso, para ela correr em grupo é ter sempre alguém acreditando no seu potencial, mesmo que seja uma pessoa que você não conheça. “Correr em grupo é confraternizar um momento único!”, fala Larissa com alegria.
Quem corria na esteira e quer começar a fazer corrida na rua pode sentir um pouco mais de dificuldade. Por outro lado, fazer exercício em um lugar aberto é revigorante! Mas uma coisa é importante lembrar. “Mesmo em grupo, cada um tem sua capacidade física e seu objetivo. Deve-se individualizar o treinamento para cada pessoa”, afirma o treinador.
Ficou com vontade de correr com mais pessoas? Na nova série do Webrun, vamos selecionar grupos de corrida por região das cidades! Para estrear, separamos alguns grupos na Zonas Norte e Leste de São Paulo. Confira:
https://www.instagram.com/p/BrsXrIEA-Nw/
Corre CMG
O grupo Corre CMG fica na Zona Norte de São Paulo e faz seu percurso em uma das mais famosas avenidas da região. A Brás Leme recebe os corredores com uma energia especial toda quinta-feira. O CMG foi idealizado pelos amigos Fabio Lyra e Bruno Souza.
Treino Zona Norte: Avenida Brás Leme, Santana (encontro no Degrau Bar)
Quinta-feira, 20h
Corrida – 5km; caminhada – 3km
Gratuito
https://www.instagram.com/p/BwGB5IdFcuo/
Corredores da Zona Norte
Essa assessoria esportiva foi criada com o objetivo de reunir amigos apaixonados pelo esporte. Além de pessoas que buscavam uma melhor qualidade de vida e, segundo o site, conta com mais de 250 alunos.
Treinos Zona Norte: Avenida Brás Leme (número 1946)
Segunda-feira, terça-feira e quinta-feira, 6h15, 19h15 e 20h15
Quarta-feira, 19h15 e 20h15
Sábado às 7h
Avenida Engenheiro Caetano Álvares (número 6250)
Segunda-feira a quinta-feira, 19h30
https://www.instagram.com/p/BwkwEXxnNE3/
Quark Sports
Além de corrida, a assessoria esportiva Quark também oferece treinos de funcional, triathlon, natação em àguas abertas, monitoria de esportes e personal trainer. Nela, os profissionais entendem a individualidade de cada atleta e valorizam todos que fazem parte do grupo!
Treino Zona Norte: CERET – Jardim Anália Franco
Segunda-feira e quarta-feira, das 20h às 22h
Corrida
https://www.instagram.com/p/Bw7Ou-aHIoj/
Ztrack Esporte e Saúde
Também uma assessoria esportiva, possui treinos de corrida de rua, escadaria, funcional, corrida de montanha e triathlon. É parceira da New Balance (NBRunning) e tem uma metodologia exclusiva.
Treino Zona Norte: Avenida Brás Leme – canteiro central
Segunda-feira e quarta-feira – 06h30 às 08h30
Terça-feira e quinta-feira – 18h30 às 20h30
https://www.instagram.com/p/BxCijQsnPer/
Seven Runners Crew
Este grupo está sempre em lugares diferentes de São Paulo para tentar apresentar a cidade aos seus corredores. Além disso, como SP é grande, muitas vezes quem mora em uma determinada região, não consegue chegar tão fácil em outra. A ideia é que mais gente conheça e participe da corrida!
Treino: normalmente aos sábados.
Lugares e horários são definidos a cada semana
Gratuito
https://www.instagram.com/p/Bv9cdl3F8Pb/
Run&Fun
Desde 1993, é uma assessoria esportiva dedicada à corrida, caminhada, ciclismo, triathlon e exercício funcional. São mais de 2000 atletas pelos pontos de apoio pelo Brasil e mais de 45 professores de educação física!
Treino Zona Leste: CERET
Segunda-feira e quarta-feira, das 19h às 20h30
Corrida e caminhada
Planos pagos
https://www.instagram.com/p/BwuvZDFnwv8/
Prazer em Correr
O projeto nasceu com o intuito de promover qualidade de vida, socialização e motivação para a prática de atividades esportivas. O idealizador sentiu a energia que as corridas de grupo envolvem e um pessoa, logo se tornou um grupo.
Treino Zona Leste: Metrô Itaquera (próximo ao ponto da linha 3766/10)
Terça-feira, 19h30 às 21h15 – caminhada e corrida – 5km, 7km, 10km
Gratuito
https://www.instagram.com/p/Bw2JmyMJ-6q/
Exercício do Vizinho
O projeto é idealizado pelo Central Plaza Shopping e está há 18 anos em prática, valorizando a melhoria do condicionamento físico e mental por meio de atividades ocupacionais. Agora, recebe aulas de corrida e caminhada para pessoas acima de 18 anos.
Treino Zona Leste: Central Plaza Shopping
Segunda-feira a sexta-feira, 19h às 21h, no estacionamento Mezanino
Gratuito