Favoritos do Ironman Brasil falam sobre a prova

Redação Webrun | Triathlon · 23 maio, 2008

Hillary Biscay participa novamente da competição (foto: David Homsi/ www.webrun.com.br)
Hillary Biscay participa novamente da competição (foto: David Homsi/ www.webrun.com.br)

Florianópolis – No próximo domingo (25) acontece na praia de Jurerê Internacional o Ironman Brasil e nessa sexta-feira os favoritos ao pódio falaram sobre expectativa e o desafio da competição que consiste em nadar 3,8 quilômetros, pedalar 180 e por fim correr uma maratona, 42 quilômetros.

Nessa edição do Ironman a participação dos brasileiros na elite será maior que nos outros anos. No feminino umas das favoritas é a veterana Fernanda Keller, que já venceu duas edições do Ironman Brasil e competiu mais de 50 provas da modalidade ao redor do mundo.

Mas diferente dos outros anos, dessa vez Keller irá competir o Ironman Brasil como forma de comemoração. “Todas as provas desse ano fazem parte de uma comemoração especial porque faço 25 anos de carreira e 21 anos consecutivos de Ironman Havaí”.

Para ela não há como falar sobre a prova de domingo. “É muito difícil fazer uma previsão sobre a prova, o que interessa é na hora. Nem sempre o favorito vence, já que o nível da prova cresce cada vez mais”, conta Keller.

Pela segunda vez no Ironman, mas dessa vez com um preparação específica para a prova, a santista Carla Moreno pode surpreender. Atual campeã do Troféu Brasil de Triathlon, Carla diz que começou a se preparar no fim do ano passado e não esperava fazer um Ironman tão cedo. “Meu sonho é ir para o Mundial de Ironman no Havaí, se um dia eu quero estar lá eu tenho que começar a focar no Ironman por isso estou aqui”, conta Carla Moreno que atualmente participa mais de provas na distância olímpica.

O argentino Oscar Galindez, quase um brasileiro, já que mora em Santos há mais de 10 anos, pode se tornar no domingo o tricampeão da prova, porém, Galidez não gosta de falar sobre o favoritismo. “Como todo atleta estou preparado, mas cada Ironman é diferente do outro. Muitas vezes a experiência não conta muito”.

Estrangeiros – O alemão Olaf Sabatchus, que também já venceu o Ironmna de Florianópolis, está feliz em voltar para o Brasil. Mas, de acordo com o atleta, ele não tem muita previsão sobre a prova, já que venceu o Ironman da China há cinco semanas. “A prova da China foi muito dura. Estava muito calor, cerca de 40 graus e foi difícil vencer. Por isso não sei como será meu desempenho aqui”, revela o alemão.

A norte-americana Hillary Biscay também é uma das favoritas ao pódio e esse ano ela se preparou apenas para a para a prova brasileira. “Minha preparação para esse Ironman foi a melhor que eu já que fiz. Realizei três Ironmans como treino e me sinto bem preparada, mas tudo pode acontecer no dia da prova”.

Recorde – De acordo com a organização da prova, o percurso de ciclismo desse ano mudou e estará mais rápido por causa da eliminação de alguns retornos. Por isso a quebra de recorde pode acontecer no domingo.

O atual recorde feminino foi conquistado em 2001 no tempo de 9h10min02seg. Já o mascullino também foi marcado em 2001 com 8h11min10seg. Mas segundo Fernanda Keller e Oscar Galindez, não é possível adiantar se terá quebra de recorde tudo também vai depender da temperatura e clima do dia.

O Ironman Brasil acontece no domingo e o Webrun irá fazer a cobertura on line do evento a partir das 6h.

Este texto foi escrito por: Donata Lustosa

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!