O Troféu Brasil de Triathlon promete continuar bastante disputado em 2010 (foto: João Pires/ Jump)
O Troféu Brasil de Triathlon abriu a temporada 2010 neste domingo, dia 28, festejando 20 anos de evento em Santos. Com a participação de 807 competidores de 12 estados, a prova também estreou um novo local de competição, a Ponta da Praia, entre os canais cinco e seis. A abertura do Troféu continuou com mesmo o equilíbrio dos últimos anos, tanto na categoria masculina quanto feminina, mas no final a festa maior foi de Fábio Carvalho e Carla Moreno, que venceram a primeira das seis etapas previstas para o ano.
A briga foi acirrada entre os homens e a liderança da prova ficou alternada entre o tricampeão Fábio Carvalho, Paulo Miyashiro e Fred Monteiro. Miyashiro foi o primeiro a completar a natação, seguido por Fred. Fábio, que foi o sétimo a sair da água, fez uma prova de recuperação e, na transição da bike para a corrida, já liderava a competição, vencendo com o tempo de 1h48min39.
“Nadei mal e, por isso, precisei fazer muita força para recuperar na bike e corrida. Vencer a primeira etapa é muito importante, principalmente este ano em que vou focar meus treinos já pensando em uma classificação para as Olimpíadas de Londres (2012)”, antecipa Fabinho. Esta semana, ele embarca para o Peru, onde irá competir em Lima. Sobre o novo percurso, Fábio aprovou. “Gostei do novo local. Ficou mais técnico, com duas ou três curvas mais acentuadas e ficou mais seguro para as pessoas assistirem, completa.
No feminino, Carla Moreno mostrou-se completamente recuperada da dengue contraída há um mês e marcou os primeiros pontos da temporada ao completar o percurso com o tempo de 2h05min50seg. Ela foi a primeira a terminar a natação, mas perdeu a liderança para Vanessa Gianinni na bike e finalmente na corrida conseguiu garantir o primeiro lugar na prova. “Fiz tudo o que podia na bike, mesmo sentindo dores lombares. Meu técnico também me incentivou muito e só na corrida consegui ultrapassar a Vanessa. Estou muito feliz com o resultado”, comemora.
Núbio de Almeida, organizador da competição, festejou a realização da primeira etapa do Troféu de 2010. “Completamos duas décadas com a consciência de que o triathlon faz parte do Troféu Brasil. Por aqui passaram vários triathletas, incluindo os olímpicos. Essas duas décadas só foram possíveis graças à comunidade que gosta do evento e do poder público, como no caso da CET (Companhia de Engenharia de Tráfico) que, assim como nós, também se preocupa em não impactar o trânsito da cidade e proporcionou o novo local da competição”, finaliza.
Este texto foi escrito por: Webrun